Depois de Auschwitz Anne Frank
Eva Schloss

Resenhas - Depois de Auschwitz

Nichelle0 07/05/2024

A história de Eva
Lembro do primeiro livro que li sobre o holocausto; o menino do pijama listrado, me comovi bastante, mas pela minha idade não consegui enxergar como uma história que pudesse ter acontecido de verdade, deixei a história guardada na minha mente como parte de uma fantasia muito triste. A medida que fui crescendo e me tornando adulta, renovei o interesse pela leitura com temas relacionados a segunda guerra, mais precisamente ao holocausto. Lendo livros como: a menina que roubava livros, mas foi lendo o tatuador de Auschwitz que caiu a ficha, aquilo foi real, um ser humano liderou outros a matar pessoas com o argumento de manter a raça alemã pura e exterminar quem eles achassem conveniente. A história de Eva me faz lembrar do pior que o ser humano pode ser, mas também o melhor que se pode fazer em tempos difíceis. A gente não precisa ser igual a quem nos faz mal, e podemos fazer a diferença com a nossa história. O que quero dizer com isso? Haverão pessoas no mundo com o mesmo potencial sombrio de Hitler, mas haverão muitas outras pessoas que mesmo tendo sofrido horrores, que não serão levadas a maldade e serão capazes de se tornarem exemplos com isso, e que apesar disso, das dores, das lembranças ruins do passado, seguirão a vida. Que bom que a Eva compartilhou a história dela conosco.

Fernanda3771 07/05/2024

Entre lágrimas e sorrisos
Esse é o tipo de livro que te faz navegar em um bilhão de emoções.
Eva narra de um jeito objetivo e ao mesmo tempo sensível a realidade da guerra. O mais impressionante é como ela consegue expressar perfeitamente a visão de crescer em meio a uma guerra e a imaturidade da infância e adolescência no meio do caos.
Em alguns momentos você quase pode sentir que você mesmo está lá, os cheiros, as imagens, a dor, os sentimentos... tudo é perfeitamente narrado.
Um livro bom para ler, mas acredito que o audiobook ajude ainda mais na imersão. As horas passam como minutos, a tensão, a tristeza, o desespero, o alívio, o luto, a esperança, a felicidade e o recomeço se misturam nessa obra do início ao fim.

Maria Clara 04/05/2024

Todo mundo deve ler esse livro
Eva conta sua história e a da sua família, como era sua vida antes do início da segunda guerra, o momento em que eles precisam se esconder, quando são capturados pelos nazistas, a busca pela sobrevivência dentro de Auschwitz e o pós guerra.
A leitura foi muito intensa e importante, esse livro não pode receber menos estrelas do que 5.
Uma das partes que mais mexeu comigo foi uma em que ela e outras mulheres estavam no campo de concentração e uma delas chega assustada dizendo que tinha visto um urso e Eva diz que de fato ela viu um urso...esse urso eram um russo que estava lá pra ajuda-las, o quanto essas mulheres estavam vulneráveis e com medo...Outra parte que também me marcou muito foi a função que a Eva era obrigada a fazer no campo, revistar as roupas/pertences das pessoas mortas na câmara de gás pra ver se tinha algo valioso... Esse período da história é tenebroso e horrível.
Ler sobre a vida de Eva e de sua família foi muito triste, o que ela descreve do campo de concentração é muito doloroso, eles viviam em condições extremamente precárias e cruéis. Além disso, ela relata também a vida de uma sobrevivente pós guerra, que também é bem complicada.
Esse livro deveria ser leitura obrigatória pra todos!

Clara.Ferreira 30/04/2024

Livro incrível, emocionante
São muitos momentos, sentimentos e reflexões durante a leitura desse livro, te faz pensar como foi difícil e cruel os anos de perseguição e tortura contra os judeus e outros povos que os nazistas julgavam como "impuros".
Ver o holocausto na visão de Eva me fez ter um misto de emoções e eu amei cada segundo da leitura. É um livro forte e com certeza deve ser lido por muitas pessoas que desejam saber a perspectiva de um sobrevivente dessa barbárie.
O álbum de fotos no final de livro me deixou bem emocionada e me transmitiu muito amor e felicidade.

Tassiaperesf 27/04/2024

Pesado
Toda vez que leio algo sobre o holocausto eu fico reflexiva de uma maneira diferente. Mas de alguns anos para cá eu fico com um receio enorme porque, do jeito que estamos hoje, quando eu ouço a pergunta: "Você acha que isso pode vir a acontecer de novo?" E hoje em dia já acontece, então fica muito mais pesado. A humanidade parece que não evoluiu nada.

Karine.Mesquita 18/04/2024

Em seu aniversário de quinze anos, Eva é enviada para Auschwitz. Sua sobrevivência depende da sorte, da sua própria determinação e do amor de sua mãe, Fritzi. Quando Auschwitz é extinto, mãe e filha iniciam a longa jornada de volta para casa.

FerP 10/04/2024

Livro tocante, extremamente necessário. Possui muitas informações que normalmente não são chegadas de uma maneira mais facilitada, recomendo demais pra quem gosta sobre o assunto.

Daniele.Rodrigues 24/03/2024

Impactante e Profundo
Schloss compartilha suas experiências de sobrevivência no campo de concentração, descrevendo os horrores e as perdas que presenciou. Além disso, ela reflete sobre a importância de manter viva a memória do Holocausto para que gerações futuras possam aprender com os erros do passado e evitar que tais atrocidades se repitam.
A obra também aborda questões mais amplas, como a natureza do mal, a resiliência humana e a necessidade de perdão e reconciliação. Schloss consegue transmitir uma mensagem de esperança e resiliência, apesar das adversidades enfrentadas.

Adri.RMonteiro 21/03/2024

Eva Schloss narra sua vida desde a infância confortável, o período que começou a perseguição aos judeus, a falência de seu pai e a necessidade de fugir dos soldados nazistas. Foram anos se escondendo, precisando ficar longe de seu pai (que buscava a todo custo promover segurança a sua família). Passou por abusos por parte de um homem que morava numa das pensões que ela se escondia. Nenhum lugar era seguro e ninguém era de confiança. Enfim, foram descobertos e presos. No dia de seu aniversário de 15 anos chega num campo de concentração, onde vai para um lado com sua mãe, seu pai e seu irmão para outro. Viu seu pai apenas uma vez mais. Por conta de uma de uma amiga lá dentro do campo que tinha muita influência, foram pousadas da morte. Relata com detalhes o que viu e o que passou em Auschwitz. A segunda metade do livro conta o ?depois. Para onde foram, o que fizeram e quando se casaram. A mãe de Eva se casou com Otto, pai de Anne Frank e dedicou o restante de sua vida na divulgação do diário da menina.

Eva, por vezes, se comporta como uma pessoa mimada. Não sei como é possível depois de ter visto tanto horror se comportar assim, por outro lado ela assume que nunca fez terapia. Acabou ficando uma pessoa mais dura em muitas situações depois de ver sua riqueza sendo tomada, sua família desmanchada e precisar lutar por comida. Me angustiei com a forma que ela tratava sua mãe, muito incomodada com a ?alegria? dela e com o amor que sentia por Otto e pela divulgação do Diário de Anne Frank. Depois que sua mãe faleceu, com mais de 90 anos, leu cartas que ela enviou para sua avó e viu como ela precisou transparecer alegria, tudo pela filha. Com certeza sentiu remorso e arrependimento por não ter dado mais atenção a sua mãe.

Sempre que leio algum livro relacionado a Auschwitz fico sabendo de algo novo. As maldades cometidas ali foram inúmeras!

Felipe1503 21/03/2024

"Depois de Auschwitz", escrito por Eva Schloss, é uma obra que mergulha nos detalhes da vida da autora antes, durante e após sua experiência no campo de concentração nazista.

Com uma narrativa envolvente, Schloss conduz o leitor por um profundo mergulho neste período sombrio da história humana.

Mais do que apenas relatar os horrores enfrentados, o livro nos convida a refletir sobre as profundas cicatrizes deixadas na vida dos poucos sobreviventes, como no caso da autora, que precisou encarar o desafio de reconstruir sua vida após tamanha devastação.

Bia 18/03/2024

Depois de Auschwitz
Inacreditável pensar que algo tão cruel aconteceu quantas pessoas. Ler a história de uma sobrevivente é impactante, difícil e doloroso. E mesmo assim, esses sentimentos não chegam nem perto do que a Eva e todas as vítimas do holocausto sentiram. Livro muito necessário

LariCoe 18/03/2024

Eva relata sua história e de sua família na 2°Guerra Mundial onde o Holocausto assassinou pelas mãos dos Nazistas cerca de seis milhões de pessoas entre Judeus, ciganos,pessoas com limitações físicas e mentais, opositores políticos dentre outros. E depois relata como foi importante esses relatos pelo mundo onde ela tinha esperança de que os jovens aprendessem com o passado para que não voltasse a acontecer no futuro.

Tiago Santos 16/03/2024

O pior lado da humanidade
Um livro que demonstra o pior momento da humanidade, um relato forte e assombroso do pior lado que a humanidade já mostrou.
Porém de todo lado obscuro e maldoso, temos a mensagem que há uma luz no fim do túnel. E que a esperança nunca deve ser abandonada.
Um livro que não pode cair no esquecimento...

Janaina 10/03/2024

Depois de Auschwitz
Eu sempre fico pensativa quando leio livros de histórias reais, especialmente sobre esse período tão obscuro.
Não consigo imaginar como essas pessoas conseguiram sobreviver a tudo aquilo e como o ser humano pode ser tão cruel.
Testemunhos como o de Eva neste livro nos mostram que o sofrimento se estendeu muito além dos campos de concentração. Vidas foram desfeitas e refeitas do zero, com traumas e ausências...
Eu me emociono e valorizo ainda mais tudo que tenho.