Depois de Auschwitz Anne Frank
Eva Schloss

Resenhas - Depois de Auschwitz

Clara 31/07/2023

é um livro extenso, e cansativo mentalmente falando. pelo fato de saber que existiram pessoas assim e que uma única pessoa foi capaz disso tudo. o mais incrível para pessoas interessadas nessas histórias, é você ir afundo e se colocar no lugar do outro, tendo empatia. uma experiência que irei levar pra vida. emocionante.

ahgninha 31/07/2023

Depois de Auschwitz
Sempre gostei muito de ler, ver e ouvir sobre a segunda guerra mundial e, ao me indicaram esse livro, não pensei 2x em ler. Comecei a ler com muitas expectativas e, sinceramente, elas foram supridas. A forma como a autora conta todo o ocorrido, faz com que adentramos dentro dos acontecimento, a tal ponto de conseguirmos imaginar aproximadamente. Fui tocado emocionalmente durante todo o livro, muitas vezes, pensando: ?como podem ter feito tamanha atrocidade??, pois são narrados acontecimentos desumanos.

Mesmo diante a tantos horrores que a autora sofreu, a reviravolta e superação que ocorre, é inspiradora!

LAvia315 20/07/2023

Depois de Auschwitz
Eva Schloss, sobrevivente do Holocausto e de toda a maldade que os nazistas utilizaram nos judeus, ela irá relatar tudo oq sofreu e enfrentou ao lado de sua irmã e seus pais, desde o momento de fuga dos nazistas até o momento que são capturados e levados ao campos de concentração. E após tudo, como seguiu sua vida, ou pelo menos tentou...
É um relato muito emocionante, bonito e necessário.

Nana 19/07/2023

Comecei o livro pensando que ela teria convivido com Anne, mas o que aconteceu na vdd fica evidente no fim. Me deixou com vontade de ler a história de Eva, e saber mais sobre esse assunto.

Lívia 18/07/2023

A autora conta sua vivência antes, durante e depois de Auschwitz. Os momentos descritos do começo das perseguições, o período que precisaram se manter escondidos, os acontecimentos no campo são realmente muito tristes, alguns são muito difíceis de digerir.
Os acontecimentos pós campo são mais arrastados, a leitura da uma desacelerada, mas ainda assim, muito importantes para a conclusão de sua história.

Mayara.Lorraine 10/07/2023

Leitura rica em detalhes, relatando a história de uma família judia em um passado não tão distante.
Dor, sofrimento, angústia e ansiedade é o que define todo o tempo dedicado a este livro, mas completamente necessário, conhecer as partes duras e ruins da história do mundo, e não repeti-las.

Mapplehead 03/07/2023

Essa não é nem de longe uma resenha crítica sobre o livro, na verdade, é apenas meus comentários curtos e singelos sobre isso, porque acho difícil julgar uma autobiografia ? principalmente quando é sobre sobreviver um genocídio, sobreviver ao holocausto. Como posso julgar o que é verdade e o que é mentira? O que é exagerado ou pouco descritivo?
Eva trouxe, para mim, um sentimento de angústia que não sentia há muitos anos, desde que parei de ler livros sobre o holocausto. A angústia que só sinto quando leio livros escritos por sobreviventes, não historiadores. Uma experiência pessoal e íntima, não dados factuais.

A verdade é que Eva trouxe sua história, a de Heiz (seu irmão), Pappy (seu pai), Mutti (sua mãe) e de outros milhares de judeus, gays, ciganos e negros, todas aquelas minorias e de religiões desprezados pelos nazistas. Ela traz a história de Otto, o pai de Anne Frank, após a guerra, e que é possível, apesar das dificuldades, não apenas sobreviver após isso, mas VIVER.

Eva traz questionamentos e novas perspectivas sobre a vida, e por isso, apesar de já ter lido uma cota de livros bibliográficos escritos por judeus, Eva ainda pode me ensinar mais. Espero que aprendam com ela também.

" Há alguns meses, quando terminei meu discurso em uma determinada ocasião, olhei para a sala repleta de alunos
Uma garota de olhos escuros levantou a mão, hesitante, e perguntou:
?Você acha que isso pode voltar a acontecer?
Não posso responder isso, mas talvez você possa. Será que pode voltar a acontecer? Eu espero que não."

Sarah.Beatriz 24/06/2023

Em uma narrativa honesta, Eva Schloss conta sua história, desde uma criança com suas motivações infantis, passando pela adolescência, quando começou a entender e sofrer com o conflito, sua passagem pelo campo de concentração, e seus anos seguintes, até a vida adulta.
Ela mostra suas esperanças, frustrações, contrariedades, surpresas.
É tudo muito dolorido, exposto, cru.
Uma nota interessante é que a autora conheceu e brincou com Anne Frank antes da prisão das duas. A mãe de Schloss casou com o pai de Frank, já que ambos ficaram viúvos e se aproximaram. A autora também fala um pouco sobre essa relação.
Apesar de difícil, é muito importante esse tipo de leitura, especialmente colocando em perspectiva o mundo em que vivemos.

crdrchok 19/06/2023

A história de Eva
Eu peguei esse livro na biblioteca da minha escola a um mês, eu gosto bastante de estudar sobre o assunto.
infelizmente eu acabei enrolando na leitura e não pegando o ritmo rápido, por causa da escola.
eu considero essa leitura finalizada mesmo que eu não tenha terminado todos os capítulos, faltavam certa de 50 páginas para eu terminar quando entreguei hoje pra biblioteca.
eu já tinha estendido muito o prazo da leitura e precisava focar em outras coisas, mesmo que é importante para mim aprender sobre o holocausto e o mundo que vivo.
e eu aprendi. eu já sabia sobre coisas do holocausto, li o diário de anne e maus, mas ainda sim consegui aprender mais do que esperava nesse livro.
ele conta experiências pessoais de eva sobre o holocausto e depois dele, além de nós dar MUITAS informações sobre o que aconteceu ao longo da vida dela sobre questões envolvendo o nazismo.
muito educativo e sentimental, leiam.

Bianca.Aranda 19/06/2023

Lindo
Este livro é lindo, conta as alegrias e horrores que Eva e sua família viveram e sua conexão com Anne Frank.
Uma época de vergonha para humanidade, onde a intolerância prevalecia e o humano mostra sua pior face.
Histórias assim devem ser difundidas para nunca serem esquecidas e conscientizar as pessoas como os conceitos humanos são frágeis e mudam de acordo com interesses e principalmente quando envolvem poder.
Tristeza e injustiça que passa por gerações, e que tomara que nunca mais ocorra. Apesar das inúmeras guerras entre nações, a magnitude desse episódio talvez nunca seja superada.

Daniela694 14/06/2023

Um relato da Segunda Guerra Mundial muito forte! O livro conta a história de Eva, que foi para Auschwitz com sua família, apesar da capa do livro dizer que ela é irmã da Anne Frank, foi uma jogada de marketing, que na minha opinião foi desonesta. Pra quem conhece minimamente a história de Anne já sabe, a irmã de Anne morreu no campo de concentração também. O pai de Anne, acabou se casando depois da guerra com a mãe de Eva, por isso o irmã. Mas o livro é muito bom. O relato da Eva sobre os dias que passou com sua mãe no campo de concentração são bem detalhistas e muito forte. Eu chorei lendo. Apesar de já ter lido outros livros sobre, mas cada vez que leio algo desse tema me sinto muito triste. Depois de mais de 70 anos do fim da guerra ainda não dá pra acreditar nas atrocidades que foram cometidas com pessoas totalmente inocentes. Acho que agora vou até dar um tempo dessas leituras. Mexe muito com a gente. Saber do que o ser humano é capaz nos deixa desacreditados da humanidade.

Michele206 12/06/2023

Uma leitura cansativa da metade para frente maçante. Eu esperava mais desse livro mais detalhes mais história.

Natane3 10/06/2023

VISCERAL
"Meu sonho é que um dia alguém irá pegá-la [a história desse livro], muito tempo depois de eu partir, e ficará chocado e perplexo ao descobrir que o mundo já foi dessa maneira. Perseguir as pessoas porque elas são judias, ou porque são negras, ciganas, muçulmanas ou homossexuais, vai parecer algo tão ridículo, desumano e ultrajante quanto a escravidão nos parece agora."

Acho que de todas as obras que já li sobre a II Guerra Mundial, sejam científicas, ficcionais ou outobiografias, essa foi a que mais mexeu comigo. Não sei se é porque são narradas detalhedamente muitas das atrocidades que aconteceram nos campos de concentração ou por qual outro motivo, mas sei que mexeu fisicamente comigo.
No entanto, recomendo muito pra quem gosta de ler sobre o tema!

Dhaka.Felix 06/06/2023

Eva nos conta toda sua história, desde antes dos campos, de como foi ficando assustada com a possibilidade de ir parar em um deles. Seu relado dentro de Auschwitz é forte. Todo o desespero que sentiu, o medo de nunca mais ver seus pais e irmão.

Depois ela disserta sobre como foi se reerguer na vida, sobre como ficou abatida e depressiva. Conta sobre otto, mutti e suas filhas. Os últimos capítulos sao bem prolixos, repetitivos.

Contem algumas páginas com fotos e os desenhos de seu irmão, ele realmente era muito talentoso.

maria20065 06/06/2023

Forte!
Narrativa bem detalhada, com uma história forte, achei bem explorado tanto os fatos externos que aconteceram, como os internos. Acredito que é uma leitura importante para todos, para que episódios como esses não ocorram novamente!