Depois de Auschwitz

Eva Schloss

Resenhas - Depois de Auschwitz

Bianca2324 02/02/2024

Bom e muito triste
Livro ótimo, relata com precisão as barbaridades feitas contra os judeus na segunda guerra mundial, deixa o leitor preso querendo saber cada vez mais e torcendo por um final feliz para aquelas pessoas que tanto sofreram, a realidade bateu na minha cara cada vez que virei uma pagina, saber que tudo aquilo tudo foi real, e muito pior do que jamais caberá num livro me fez chorar e pensar no quanto a humanidade é cruel, o câncer do mundo. Todos deveriam ler esse livro um dia.

thais 01/02/2024

Não avaliou histórias de vida/autobiografias não existem para serem avaliadas, estão aqui para serem lidas e eu li essa com o coração muito apertado em diversas partes. Eva é uma sobrevivente e viveu uma história linda.

Bia* 25/01/2024

O livro é um relato sobre o tempo que Eva passou em Auschwitz com sua mãe, todos os horrores a que elas foram submetidas até o momento da libertação pelos russos. E o processo que foi superar todos os traumas e reconstruir a vida.

Debora 22/01/2024

Um livro incrível . Recomendo a todos lerem , ela relata a sua vivência des da infância até a sua velhice . Fala sobre os preconceitos do mundo e mostra até onde um preconceito pode chegar . Eva foi uma sobrevivente , uma mulher batalhadora e guerreira . Que a sua história de vida possa alcançar muitas outras vidas.

Nila 21/01/2024

Toda vez que leio uma bibliografia ou uma história baseada no holocausto, eu me surpreendo com o quão fácil é pro ser humano machucar o próximo... Hoje em dia já não me pergunto mais como chegamos nessa situação, pois 2018-2022 foi vívido como isso pode acontecer e como proclamamos que somos superiores, mas na realidade os seres humanos estão cheios de preconceitos. Pra mim esse livro é um lembrete do pior, mas do melhor da vida humana... Da nossa capacidade de se reconstruir, de ajudar, de acolher... Mas que as cicatrizes perduram. Eu adorei a visão crítica da Eva, mesmo tão nova, em relação ao que acontecia e, como os Aliados, só acabaram com Auschwitz quando lhes foi mais inconveniente, pq estavam mais preocupados com o problema da imigração. Afinal, não é assim até hoje? O relato de Eva mostrou também como os resgatados de auschwitz viram os soviéticos, aos quais estamos acostumados a ouvir coisas ruins, mas que para eles representavam a salvação. Ler esse tipo de livro é sempre um lembrete de que podemos e devemos ser melhores.

Eduarda.Breancini 19/01/2024

Não esperava que o livro fosse ser assim?
Gosto muito de relatos da Segunda Guerra e de sentir pelas palavras dos sobreviventes como foi a experiência vivida por eles.
Acho que o ser humano conseguiu atingir um nível de crueldade imensa. Não só no holocausto, mas não temos versões escritas de outros sobreviventes.
Enfim, achei que o livro fosse abordar mais o que an Eva viveu nos campos, mas ela era pequena então é compreensível a pouca fala dela sobre.
Prefiro mais relatos do campo e como foi a volta pra vida após o ocorrido, a história da Eva parece que passou muito do ponto que eu gosto.

Rimylles.Silva 18/01/2024

Triste
São relatos sempre chocantes os dos sobreviventes do Holocausto. Nesse livro, acompanhamos o relato de Eva Schloss, cuja mãe se casou com o pai de Anne Frank depois do fim da guerra. Quase no fim da guerra, sua família foi traída e ela foi parar em campos de concentração nazistas.

Lyvia.mra 09/01/2024

Emocionante e inspirador

Muitas vezes me senti quase que na pele de Eva, sua narração detalhada não só dos acontecimentos, mas também de seus próprios sentimentos me tocaram demais em muitos momentos. A perca da liberdade, da pureza, de sua amada família e de sua personalidade deixaram marcas irreparáveis.

Nunca antes, por incrível que pareça, tinha parado pra pensar como foi para os que sobreviveram. É claro que difícil, mas no literal, como foi? Conseguiram emprego? Onde viviam se ja não tinham casa, muito menos dinheiro?

Ler o após também machucou muito, ler que onde costumava ser seu lar agora só lhe trazia dor.. ler sobre o luto, ler sobre a saudade de seu pai e seu irmão, ler sobre como ficou a relação com sua mãe e como ela lidou com a vida cotidiana.

Eva é forte e inspiradora. Todos deveriam ler seu relato.

E que nunca nos esqueçamos destas marcas profundas.

Malu.Lopes 08/01/2024

"Apesar de todo desespero, haverá sempre esperança."
Confesso que não estava tão ansiosa pra ler, mas me encontro chorando por não ter lido isso antes.
O holocausto foi desumano, algo que quem não viveu não pode nem imaginar a dor. Gosto da frase de Nanette que descreve bem isso: Quem não viveu em um campo de concentração não pode imaginar que, mesmo quando você deixa o campo, o campo não deixa você, não há paz."
Eva fez um trabalho excelente relatando um pouco de sua história, não tenho palavras pra descrever o quanto esse livro me tocou.
Desejo que todos que puderem, leiam! A gente não pode mudar o passado, mas podemos construir um futuro melhor.

Gabi Rosemberg 06/01/2024

Visão de dentro de auschwitz
Mesmo lendo o relato de Eva durante a segunda guerra mundial e sobre o tempo que ela ficou no campo de concentração auschwitz, difícil entender como isso realmente aconteceu e ainda acontece. Uma leitura forte e muito educativa, recomendo

Diego Santos 30/12/2023

Sobreviver a um genocídio tem severas consequências
Sobreviver a uma guerra em que seu povo foi dizimado e ainda se adaptar depois exige muita força, e isso a Eva tem de sobra.

Não tenho palavras pra descrever como foi angustiante ler algumas partes do livro, inclusive depois do fim da guerra.

O nível de deslocamento que alguém deve ter, o sentimento de estar perdido e reconstruir a vida depois de perder tudo é esmagador.

E de alguma forma a Eva conseguiu lidar com tudo isso da melhor maneira possível. Heroína, apenas!

Micaeli9 25/12/2023

Leitura Especial
Lindo, comovente e triste é tudo que esperamos de livros com essa temática e posso garantir que esse consegue ultrapassar esse limite. Relato potente e humano.

Ana Júlia_ 23/12/2023

Um livro que conta uma história pesada de uma forma que não traumatiza as pessoas. Um livro que deveria ser obrigatorio mas escolas.

Nanzin 22/12/2023

Livro mt bom, a parte alta dele é durante a guerra, o que dura menos capítulos do que eu gostaria.
O final é Bem broxante porém o livro em geral é bomzinho. Talvez fosse merecedor de meia estrela a mais porém acredito que faltou uma finalização mais digna, assim como o restante do livro

Manuriella 19/12/2023

Bah!
Esse livro foi um choque de realidade pra mim! Li ano passado e lembro que chorei junto com ela em diversas partes! Lembro que o final me fez refletir, por não ser ficção, existem muitas vidas afetadas que carregam as consequências da guerra consigo por toda a existência. É um baita livro, lição de vida!