Depois de Auschwitz

Eva Schloss

Resenhas - Depois de Auschwitz

Carolina2402 13/12/2023

Apelativo, mas emocionante
A leitura flui com muita facilidade, deixando o leitor interessado em cada palavra.
O relato é extremamente emocionante e muito diferente de qualquer outra biografia de sobreviventes. O fato dela trazer aspectos de sua vida antes, durante e depois dos campos de concentração cria uma relação de proximidade com o leitor, o deixando afeiçoado pela história de vida dela e pela sua própria personalidade.
Infelizmente, o título que ela dá de "irmã de Anne Frank" (escrito em letras garrafais na capa do livro) é um tanto apelativo, tendo em vista que ela não era sua irmã realmente. O pai de Anne se casou com a mãe de Eva (a autora) após a guerra, quando Anne (junto com sua irmã e sua mãe) já havia falecido e Eva já era uma jovem adulta. Portanto, apesar de compreender a relação de proximidade que a autora tinha com a escritora do famoso diário e do carinho existente entre Otto (pai de Anne) e Eva, não vejo necessidade de tal citação.
Apesar de sustentar esse título durante todo o livro, a autora não se deixa "corromper" por essa relação, contando efetivamente sua história e trazendo Anne de forma bastante natural e orgânica, não deixando espaço para ser chamada de aproveitadora ou algo do tipo.
No geral, é uma leitura interessantíssima e que traz diversas reflexões.

RobertoF 09/12/2023

Para respeitar e repensar
É um pouco da triste história da humanidade.
Sentir o trauma que todos passaram é estarrecedor!!
Como o ser humano foi capaz disso, e muitas outras atrocidades?

Muito triste pelo que passou, e uma bela trajetória e redenção.

Cín 05/12/2023

Emocionante
É muito lindo conhecer esses personagens, apesar de tudo o que passaram, são histórias de superação que te fazem refletir sobre a humanidade e sobre nossa própria vida.

Comenta Livros 29/11/2023

Um relato forte sobre uma menina que viveu horrores e perdeu parte de sua família e teve que sobreviver com marcas em seu coração. Muito bom o livro.

site: https://comentalivros.com/depois-de-auschwitz-eva-schloss/

Silvana137 28/11/2023

Me surpreendi
Esse livro tem muita história da minha leitura demorei 7 meses, pois comecei pelo com muito ímpeto por ser sobre o holocausto e ler sobre isso acho de exima importância.
Mas qdo estava lendo meu filho de 9 anos ficou doente e eu deixei de marcar um dia de leitura no skoob e desanimei ..mas muita coisa pior viria ele foi internado pensado ser uma dengue depois descobrimos a leucemia e desisti de ler hje voltei a ler por causa dele .
E esse livro é maravilhoso..não pelo o holocausto em si mas exatamente pelo pós holocausto e muito triste dizer mas muita coisa não mudou, o preconceito, a maldade humana, e as verdades de cada um.ainda matam pessoas. A leitura é maravilhosa.
Eu amei o final as últimas 100 páginas mudaram minha visão.

JESSICA53 17/11/2023

Eva, sobreviveu mesmo acreditando que isso seria impossível
Quero que elas saibam o que aprendi: apesar de todo o desespero, haverá sempre esperança. A vida é muito preciosa e bonita ? e ninguém deve desperdiçá-la.

Esse livro conta a história de Eva, desde sua infância até a deportação. Ah relatos muito tristes aqui. Principalmente porque ela sofreu todos os horrores juntamente com sua mãe. E há também o pós guerra. Onde ela nos relata como conseguiu seguir em frente e manter a mente sã. E pasmem sem terapia. Recomendo muito.

Carol 14/11/2023

Leitura torna ainda mais difícil entender tanta crueldade.
Um relato emocionalmente com detalhes raros de uma época triste. Leitura importante para as gerações atuais e futuras lembrarem das monstruosidades que o ser humano é capaz e para não deixarmos que nada nem remotamente semelhante aconteça novamente. Difícil digerir e acreditar que tantas pessoas ?normais? aceitaram e compactuaram com algo tão odioso e inaceitável com desculpas tão inaceitáveis.

Kiim.Machado 03/11/2023

A SUPERAÇÃO de quem viveu o insuperável
Eva Schloss é uma menina de 11 anos quando está a passar por um marco histórico mundial. Passou 4 anos em fuga, se escondendo de nazistas quando ela é sua família, composta por Pappy (pai), Mutti (mãe) e Heinz (irmão), são traídos e enviados a Auschwitz. O terror passado durante seu período lá é todo descrito nesse livro, junto com os anos após esse trauma.

?Depois de Auschwitz? te leva a uma atmosfera interna de questionamentos, pensando se tudo não passa de um teste. Você vai se ver, perguntando pra si, se a sua vida é mesmo tão sofrida ou se você não está vendo ela da forma que realmente ela é. Tenho certeza que esse livro vai te ajudar caso você precise de um pouco de esperança!

JanaAna90 23/10/2023

O livro, escrito por Eva Schloss, sobrevivente do Holocausto e meia-irmã de Anne Frank. Eva faz um relato comovente sobre sua experiência durante os horrores do nazismo e suas consequências e implicações de sua sobrevivência no período pós-Auschwitz.
Eva Schloss narra sua infância feliz em Viena, na Áustria, antes de a cidade ser ocupada pelos nazistas. Ela descreve como sua vida e a de sua família mudaram drasticamente após a chegada das forças nazistas. O relato se aprofunda na angústia que ela e sua família enfrentaram enquanto tentavam evitar a perseguição escondendo-se e, quando foram traídos e presos em Auschwitz.
O livro detalha as condições desumanas que Eva e sua família enfrentaram nos campos de concentração nazistas, incluindo a fome, o trabalho forçado, a brutalidade e a morte constante ao seu redor. Eva foi uma das poucas sobreviventes de Auschwitz, e sua história se torna uma lembrança vívida dos horrores do Holocausto.
No entanto, o livro não se limita apenas a relatar o sofrimento de Eva durante a guerra. Ela também relata sua difícil jornada após o Holocausto e as tentativas de reconstruir sua vida, e como enfrentaram o desafio de seguir em frente após a libertação.
A leitura também aborda a importância da educação e da lembrança do Holocausto. O livro destaca a necessidade de manter viva a memória do que aconteceu para garantir que tais atrocidades nunca se repitam.

Mariangelabraga 14/10/2023

Triste!!
Um dos lidos mais tristes que já li, porém riquissimo em história e conhecido da realidade em que as pessoas foram submetidas na epoca da 2 guerra mundial.

Jana C. 09/10/2023

Comovente!
Ainda hoje, não consigo acreditar que as pessoas podem ser tão cruéis... Sim, elas podem! O holocausto ainda consegue chocar o mundo mesmo depois de tanto tempo! Assim como "O diário de Anne Frank", o livro da Eva é extremamente necessário, por muitas vezes me vi com o estômago embrulhado, a garganta seca e os olhos cheios de lágrimas! Só leiam!

P. Silva 05/10/2023

Aprendemos nas escolas superficialmente sobre o que foi o holocausto. Esta obra nos mostra a bestialidade das guerras e como o ser humano pode ser terrível em suas atitudes. Recomendo para os que querem saber um pouco mais sobre o que foi a 2 Guerra Mundial.