O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota

O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota Olavo de Carvalho

Resenhas - O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota

Jonathan.Ferreira 02/03/2020

Não é meu estilo
Pelo título imaginei que seria um livro desenvolvimento pessoal, entretanto, seu conteúdo é filosófico onde o autor coloca sua opinião pessoal sobre determinados temas, tais como aborto, orientação sexual, sistema de governo, educação, entre outros.
A forma que o autor escreve é de fácil compreensão porém o assunto não me prendeu, confesso que pulei várias páginas e alguns capítulos inteiros. Existe outro livro pela editora Meteoro Brasil que rebatem as opiniões do autor deste livro - tudo o que você precisou desaprender pra virar um idiota - enfim, não é meu estilo de livro é por isso não gostei.

Claudia Cordeiro 26/12/2019

Não é à toa que esquerdista tem ódio do autor. Ele desvenda truque por truque, tira a máscara deles até a última letra.
Não quer dizer que eu concordo com tudo; por ex a parte que fala de religião e de feminismo não concordo. Mesmo não sendo feminista atual.
Mas qdo desvenda os truques sujos da esquerda... Ahhh... fantástico!

Izzy 04/12/2019

ruim? péssimo? pior que isso
de longe o pior livro que eu li na vida, e o pior que eu li até o resto dela. um desserviço à literatura, ao ser humano, as árvores que foram cortadas para virar papel onde esse lixo completo foi impresso.
Mabbi 20/12/2019minha estante
:)))

Mika 30/11/2019

Esperava mais.
Regular.
Igor 03/01/2020minha estante
Também achei confuso, para uma pessoa que dizem ser tão inteligente me pareceu que não domina realmente o conhecimento que diz ter.

Vitao 20/09/2019

The Fool on The Hill
Day after day
Alone on a hill
The man with the foolish grin
Is keeping perfectly still
But nobody wants to know him
They can see that he's just a fool
And he never gives an answer
And the eyes in his head
See the world spinning 'round
Well on the way
Head in a cloud
The man of a thousand voices
Talking perfectly loud
But nobody ever hears him
Or the sound he appears to make
And he never seems to notice
And the eyes in his head
See the world spinning 'round
And nobody seems to like him
They can tell what he wants to do
And he never shows his feelings
And…

Fernando 02/07/2019

Conhecendo melhor Olavo de Carvalho
"Se Homero tinha razão ao dizer que os moinhos dos deuses moem lentamente, o cérebro nacional deve ser divino, pois é infinita a lentidão com que processa as mais óbvias informações". (página 166).

O livro é um divisor de águas e é inegável a sua capacidade de fazer o leitor ao menos refletir sobre os assuntos que ele se dispõe a analisar. Aliás, ponto muito positivo para Felipe Moura Brasil e sua incrível organização dos assuntos divididos de forma exemplar.
Aqui Olavo só comprova a sua personalidade forte e seu jeito carrancudo de colocar suas opiniões às claras. Há quem goste e há quem não goste. Estou incluso na primeira opção.
De qualquer forma, recomendo a leitura para os que estão alinhados ao pensamento do autor e também para aqueles que não concordam com sua maneira de pensar, justamente para ter bases sólidas para sua discordância.
Apreciei a obra do início ao fim e com certeza lerei outras obras suas, assim como dos diversos autores que ele recomenda.
Em resumo, o principal objetivo aqui é concluído com êxito: fazer o leitor pensar e moldar sua própria opinião sobre os assuntos.

Ari 16/06/2019

Cirúrgico
Sabe o que significa a palavra Leia?

Will 11/06/2019

Um livro complicado
Esse livro é uma compilação de reportagens durante o início do ano 2000 até aproximadamente 2014, nele são abordados muitos temas, como juventude, socialismo, capitalismo, educação, cultura, a era pt, preconceitos, feminismo, aborto, "gayzismo" entre outros, isso aos olhos do Escritor Olavo de Carvalho.
Sobre os temas abordados. Olavo tem razão em diversos momentos, muita coisa que é falado no livro, tem sentido e embasamento comprovado, pois todos os livros e artigos são citados ao final de cada capítulo, porém em outras ele realmente surta, egocêntrico ao extremo em muitos temas, perde a razão ao achar que ele é dono da razão em quase todos os temas, cita sempre teoria da conspiração em tudo que existe e vai contra a livre interpretação de fatos, e isso é ruim, porém concordo em temas como educação, cultura, socialismo e sobre buscar conhecimento, ele mesmo fala que, para você saber em que acredita tem que ler tudo e tirar suas conclusões, sem nunca ficar ouvindo apenas lado "a" ou "b". Resumindo, foi uma boa leitura, muitas vezes massante e outras empolgantes, momentos que dá vontade de largar e outras que você se concentra no que ele diz. A leitura me fez entender muito do que dizem sobre o cara ser louco, e por vezes concordei, porém me clareou muitas idéias sobre temas que eu realmente gosto e procuro entender. Toda obra tem que ser lida e peneirada, descarte aquilo que você não concorda e absorva aquilo que você considera importante e interessante, isso fará com que você adquirira conhecimento, sem ficar centrado apenas olhando em uma direção, é sempre preciso olhar para os dois lados da rua, senão você acaba sendo atropelado ou pior, você sempre será o cara chato da rodinha, pois não aceita opiniões nem consegue aceitar que discordem de você, e isso não te torna um conhecedor da causa, isso te torna um idiota.

nota 3 de 5
Carlos Patricio 22/11/2019minha estante
PERFEITO!

Diego 21/05/2019

Ótimo !!!
Olavo de carvalho e de uma maestria encantadora, em todos os seus artigos de anos passados refletem no estado em que o Brasil se encontra, um Homem de grande lucidez !!!

Weslley.Lima 12/05/2019

Abandonei o livro por não ser de meu gosto pessoal. Achei bom o tema "CONHECIMENTO", fala nada mais do que a verdade e que ninguém precisa ser um intelectual para compreender, basta olhar a sua volta. Agora o resto do livro é tendencioso, apesar das varias referencias, não existe base cientifica, e apesar de ser empírico são argumentos rasos. Vou ler outros livros dele, espero que não me decepcione.
Leonardo 31/08/2019minha estante
Interessante você entrar no skoob só pra comentar que abandonou este livro.

LOLA 02/04/2019

Psicodélico
Eu só queria meus 31 reais de volta.
renatocaldas 17/06/2019minha estante
Não poderia ser mais sintética ???

Agora estou angustiado. Este livro está na fila das versões em papel. É o próximo. Que agonia...

Michelle.Danielle 12/10/2019minha estante
Ahahahha, desculpa, tão ruim assim?

Rafael 27/10/2019minha estante

Corajosa

Rodrigo.Magalhaes 25/01/2019

Conjugação do verbo LER sobre o livro do Olavo
Me perguntaram:
- Rodrigo, você leu o livro do Olavo?

Eu respondi:
- Meu amigo, eu li sim, na verdade eu leio, eu lia, eu lera, eu lerei, eu leria, tudo no indicativo, nada no subjuntivo.

Wagner 29/12/2018

PÉROLAS AOS PORCOS...

(...) O professor ou mestre, ao contrário, ensina, dirige, molda (...)

in: CARVALHO, Olavo de. O minimo que você precisa saber para não ser um idiota. Rio de Janeiro: Record. pg 443