Passarinha

Resenhas - Passarinha

2063 encontrados | exibindo 76 a 91

Edi 06/09/2020

Lindo, forte e tocante.
Confesso que comecei a leitura desse livro um pouco desconfiado, mas ele acabou se tornando a melhor leitura do ano(até esse momento).
A história é narrada a partir do ponto de vista de Caitlin. Uma menina sensível, com síndrome de Asperger e que tinha acabado de perder um ente muito querido.
Por meio de uma narrativa muito bem construída, a autora nos faz sentir muito do que a garotinha sente, fazendo com que temas tão importantes como luto, respeito e empatia sejam pensados de uma maneira genuína.
Indico muito esse livro é espero que toque muita gente, assim como me tocou.
Jamile.Almeida 06/09/2020minha estante
Vai entrar na minha lista de desejos

Nayara - @nay.e.os.livros 18/06/2021

PASSARINHA
Começo dizendo o quanto esse livro é lindo e sensível.

Caitlin tem 10 anos e é portadora da Síndrome de Asperger, ela tem um irmão mais velho chamado Devon, ele tem 13 anos. Os dois moram com o pai, a mãe deles já é falecida.

Devon além de irmão é o único amigo que Caitlin tem, os dois tem uma relação maravilhosa e é extremamente lindo o quanto ele a ama, ele tem a paciência gigantesca com ela, ele é quem tenta ensinar coisas novas para ela e trata e cuida dela com muita atenção e delicadeza.

Mas, algo terrível acontece e Devon acaba morrendo e Caitlin tem que aprender a lidar com tudo e principalmente a lidar com a dor do seu pai que fica devastado pela perda do filho.

Para tentar ajudar o pai a superar, ela começa a procurar um desfecho, algo que ela pudesse fazer para ajudar ela e ao pai a seguirem em frente. E ela no final acaba não só conseguindo um desfecho para eles, mas também consegue dar um desfecho, um balsamo para toda uma comunidade.

Como tem austismo, Caitlin tem muita dificuldade de lidar com as pessoas, ela não gosta que olhem muito para ela, não gosta que gritem, não gosta de muita gente no mesmo espaço, não gosta de conversar com estranhos, e não gosta de uma série grande de coisas.

Por causa disso, ela acaba não conseguindo e nem se interessando muito em fazer amigos, já que as outras crianças do colégio a acham esquisita. Como ela mesma diz, seus únicos amigos agora que Devon se foi são: o dicionário, a tv e o computador.

Caitlin é uma menina extremamente inteligente e uma ótima desenhista, mas que não consegue ter empatia e nem consegue conversar sobre sentimentos. Mas, graças ao apoio da terapeuta da escola e de sua professora, ela acaba conseguindo trabalhar esses sentimentos e consegue até fazer amigos.

Caitlin ao longo do livro evolui bastante e aprende muitas coisas novas. É emocionante ver o desenvolvimento dela ao longo da história.

leiturasdamafe 22/09/2020

Eu encontrei meu desfecho
mt fofo e tocante
fiquei totalmente apaixonada por essa história, é como entrar na cabeça da Caitlin e ver pelos olhos dela como é viver com Asperger

Fernanda 15/09/2021

Sensível e cativante
*Passarinha*

Caitlin é uma menina de dez anos, bastante inteligente e observadora. Tem Síndrome de Asperger, um transtorno que está dentro do espectro autista e geralmente afeta a capacidade de interação e socialização. Sua visão de mundo é bastante peculiar: tem dificuldade para entender o sentido figurado das palavras, não gosta de misturar cores, tem sensibilidade a sons e texturas. Uma das maiores dificuldades de Caitlin é entender o sentido de empatia e amizade, até mesmo porque as crianças da sua classe a evitam, sem que ela compreenda o porquê.

Órfã de mãe, encontra no irmão, Devon, três anos mais velho, um grande companheiro que compreende seu jeito de ser e a ajuda a lidar e entender esse mundo que é tão complexo para ela.
Quando uma terrível tragédia acontece na sua família, Caitlin acrescenta à sua vida mais vários desafios aos tantos que já precisa enfrentar diariamente: precisa entender e processar o luto, além de ajudar a família a não desmoronar. A garotinha sente que precisa encerrar um ciclo para que consiga seguir em frente, mas não sabe por onde começar. Fã de dicionários, encontra a palavra que melhor representa o que ela precisa encontrar: um desfecho. Essa busca é o que define o rumo de uma história cativante, emocionante e inspiradora.

A história é narrada pela própria Caitlin, de forma que o leitor poderá compreender a sua forma de encarar o mundo. É um livro curto, porém cheio de conteúdo. Ponto para a autora, pela incrível capacidade de tratar temas tão complexos com tamanha simplicidade e sensibilidade. É uma leitura indispensável e maravilhosa. E, se a emoção tomar conta, você pode aprender com Caitlin a fazer bichinho de pelúcia.
CPF1964 16/09/2021minha estante
Ótima resenha, Fernanda. A booktuber doidinha adora este livro.

Fernanda 17/09/2021minha estante
Obrigada!
Quem é a booktuber doidinha? Rsrsrs

CPF1964 17/09/2021minha estante
Como assim ? Só tem uma booktuber doidinha. É de Londrina - PR.

CPF1964 17/09/2021minha estante
Beatriz Paludetto

Fernanda 18/09/2021minha estante
Não conheço... ?

Rosi 27/06/2020

Que livro lindo! Uma estória para fazer refletir e nos mostrar como podemos ser melhor, como podemos superar nossas limitações e como podemos ser melhor para o próximo que tem suas próprias dores.

Heloísa 11/09/2020

O sol é para todos
A Scout de "O sol é para todos" ganha uma belíssima homenagem em Caitlin, de Passarinha. É emocionante ver o mundo sob o seu ponto de vista. Caitlin tem Asperger, então, se desenha como ninguém - "é a melhor desenhista do estado" -, por outro lado tem dificuldades de comunicação por causa de ser Asperger, e percepções do mundo de uma forma totalmente diferente das outras pessoas.

Nath 30/08/2020minha estante
Ops,esqueci dessa:
"Só as palavras especiais levam maiúsculas... Ela colocou um X em cima do C de Coração e escreveu um c minúsculo. Não parece certo desse jeito. Tenho certeza de que ela está errada em relação às palavras especiais e às letras maiúsculas mesmo sendo uma professora. Como pode existir alguma palavra mais especial que Coração?"

Eduardda_ 18/04/2021

Todos nós estamos em algum ponto do espectro de comportamento. O espectro é isso. É uma linha e todos estamos nela. Alguns de nós estão mais avançados nesta linha do que outros.
Escaliote 18/04/2021minha estante
Esse livro é incrível!

Eduardda_ 19/04/2021minha estante
Maravilhoso!!

Fabiana 10/10/2021

Empatia
Esse livro com certeza deveria ser lido por todos, pois, o que mais aprendemos com ele é se colocar no lugar do outro.
? A empatia é tão difícil quanto parece porque muitos dos sentimentos das pessoas são os mesmos. E isso ajuda a compreender os outros porque aí a gente pode realmente se preocupar com eles de vez em quando. E ajudá-los. E ser amigos.?

Lícia 26/03/2021

Incrível
Livro lindo, personagens cativantes que dá vontade de colocar no colo e ninar. Ensina uma grande lição sobre empatia e respeito. Explora referências do livro "O Sol é para Todos", então, se puder ler este antes de ler Passarinha, vai lhe situar melhor nas comparações. Contém gatilhos.

Suziene 17/07/2022

O livro é narrado pela ótica de uma criança de 10 anos que tem síndrome de Asperger, enquanto sofre o luto pela perda de seu irmão mais velho, que era a pessoa que mais a compreendia.

O livro é interessante, por ver como ela leva tudo ao pé da letra (letra tem pé????), o que me fez sorrir em muitas partes. Mas possui, também, muitos momentos que me partiram o coração...
Fiquei feliz por ela ter encontrado o "desfecho".

Thay 16/08/2022

Passarinha
Chorei horrores, foi lindo acompanhar essa jornada! Tive vontade de pegar a personagem no colo mais de uma vez.

mayfranca 05/05/2020

Eu adorei cada partezinha do livro, se tornou um dos meus favoritos. A tradução ficou ótima para um livro cheio de jogos com palavras, mas vou relê-lo em inglês da próxima vez, para "captar o sentido" de algumas coisas na escrita original do livro que posso ter perdido.

Seven 15/11/2021

Leitura muito interessante.
Caitlin é uma menina de dez anos que tem Síndrome de Asperger, é difícil para ela ver as emoções ou sentimentos das pessoas. O que faz com que todos na escola pensem que ela é uma "aberração" ou "esquisita". Mal sabem eles o que Caitlin passou nesses dois meses. Sua mãe morreu de câncer, e seu irmão mais velho faleceu recentemente em um tiroteio fatal na escola e Caitlin quer encontrar um encerramento e aprender sobre as emoções.

Eu realmente gosto de como o livro é contado do ponto de vista dela, é interessante ver como alguns dos comportamentos erráticos têm uma razão muito lógica por trás disso.
A nota da autora no final fala sobre como ela espera que, contando a história do ponto de vista de Caitlin, possamos entender mais as pessoas com Asperger e ter mais empatia e compaixão e, com sorte, poderemos evitar um pouco da violência que decorre de mal-entendidos e preconceitos.

hortencia.vilione 13/04/2021

Adorável
?Todos nós somos especiais de maneiras diferentes. Especial É bom?.

2063 encontrados | exibindo 76 a 91