Chico Bento - Pavor Espaciar

Chico Bento - Pavor Espaciar Gustavo Duarte

Resenhas - Chico Bento: Pavor Espaciar

Minha Velha Estante 24/01/2018

Apaixonada pela Turma da Mônica??? Eu??? Claaaaaro que sim!!! E o Chico Bento tá dentro dessa minha paixão.

Já falei aqui, e já resenhei, de algumas das HQs do Graphic MSP, que é um projeto do Maurício de Sousa que tem historinhas de personagens já conhecidos mas feitas por outros artistas brasileiros. É come se fosse o seu personagem preferido visto pelos olhos de outro pessoa. E são todos muuuuitos legais.

Em Pavor Espaciar, os pais do Chico vão dar um passeio à noite e ele fica na fazenda com a Giserda, sua galinha de estimação, o porco e o Zé, seu amigo. Lá pelas tantas, Chico resolve beber água e descobre que seres alienígenas invadiram a sua casa! Você conseguiria imaginar uma historia do Chico com seres de outro planeta???

Se você não consegue, o Gustavo Duarte fez isso pra você. E olha que fez muitíssimo bem! A história não deixa nada a desejar em diversão e criatividade para os quadrinhos escritos pelo próprio Maurício, além de manter todas as características peculiares do Chico, como o jeito de falar da roça e a sua ingenuidade.

Se prepare também para personagens inusitados que aparecerão na história e roubarão a cena. Sem contar que a responsabilidade de salvar o dia será mesmo o que vai te deixar chocado como o Chico ficou com a chegada dos extraterrestres.

Como essa aventura espaciar vai acabar? Bem, isso você vai ter que se deliciar nas páginas dessa super HQ para descobrir.

Confira as resenhas de outros títulos do projeto Graphic MSP:

- Bidu: Caminhos

- Bidu: Juntos

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2017/09/leitura-da-drica-pavor-espaciar.html

Carol.Santiago 07/10/2017

Chico Bento - Pavor Espaciar
Com traçados, cores e detalhes perfeitos, Chico Bento - Pavor Espaciar volta a história clássica de alguém sendo raptado por alienígenas na roça. Embora o enredo deixe muitos pontos soltos, tal fato faz com se abram várias possibilidades e explicações que podem ser completadas pelo leitor. Composto em sua maioria por ilustrações e não falas, o desenrolar da estória se torna dinâmico e corrido. Além disso, as ilustrações possuem várias referências em seus mínimos detalhes. Feito para crianças, jovens e adultos essa é uma obra que vale muito a pena ser comprada e lida. ?

Mauricio (Vespeiro) 06/10/2017

Abduziram a história e levaram junto a qualidade.
A coleção Graphic MSP nos apresenta uma nova geração de ótimos ilustradores. Contudo, poucas edições têm trazido roteiros minimamente prazerosos. Gustavo Duarte fez uma ótima releitura visual dos personagens Chico Bento, Zé Lelé, Torresmo e Giselda. Sua arte funcionaria bem para uma belíssima coleção de pôsteres. Mas para compor uma história em quadrinhos, faltou basicamente uma boa história.

Foi legal ver o uso de referências à cultura pop, especialmente ao mundinho das invasões alienígenas. Pesquei algumas, como cenas do filme Contatos Imediatos do Terceiro Grau; Giorgio Tsoukalos, o apresentador da série “Alienígenas do Passado”; Star Wars, Roswell, Varginha, Michael Jackson (!), aviões e navios que (suponho) desapareceram no Triângulo das Bermudas e até ao Noroeste de Bauru. Foram bem distribuídas e utilizadas no contexto. Mas ficou faltando uma história que ligasse uma referência a outra com alguma harmonia. O roteiro, apesar de sugerir muita ação e correria, tem ritmo lento e arrastado. Foi resolvido de uma forma muito preguiçosa, no mais amplo sentido. São pouquíssimos diálogos, páginas e páginas trazendo apenas quadros mudos, com cenários limpos de elementos, fundos sóbrios demais, alguns apenas brancos ou com uma porta ou com uma mesa ou apenas com a divisão entre chão e parede. Algumas expressões faciais são muito repetidas, praticamente num copy and paste. O autor sabe desenhar, mas fez um trabalho matado, tanto na ilustração quanto no roteiro.

Nota do livro: 5,56 (2 estrelas).

Edimario 29/08/2017

Graphic MSP - Chico Bento: Pavor Espaciar, de Gustavo Duarte
Terceiro projeto da Graphic MSP, selo no qual autores nacionais de quadrinhos reimaginam personagens criados por Maurício de Sousa, esse quadrinho é uma divertida história que reúne Chico Bento, Zé Lelé, Torresmo e Giselda em uma tremenda desventura com seres de outro planeta.

Um dos maiores trunfos da obra é nos trazer uma arte leve e dinâmica, que valoriza a narrativa e deixa a história fluir de uma forma bem gostosa. Além disso, também sabe adicionar detalhes e referências sem precisar poluir ou afetar o andamento da trama.

Outro destaque interessante é que os personagens conseguem trazer as características já conhecidas de cada um nos quadrinhos clássicos , ao mesmo tempo que também demonstram uma identidade própria dessa história especial.

PS: Esta resenha integrou o dia #5 do #365hqs. Para conhecer mais do desafio, segue abaixo o link:

site: https://www.instagram.com/explore/tags/365hqsed/

Stefani 21/05/2017

Projeto Graphic MSP
Mais uma HQ desse projeto tão lindo o Graphic MSP.
Bom antes de mais nada tenho que dizer que o Chico Bento é um dos meus personagens favoritos da Turma da Monica, e ele marcou minha infância, então sou suspeita pra falar desse personagem, obviamente por isso minhas expectativas estavam bem altas com essa HQ.
Eu achei a arte muito perfeita, amei os traços dos personagens! Estão lindos! E a personalidade deles foi fielmente mantida, sinceramente achei linda a maneira q o autor conseguiu manter a essência do personagem, tudo é muito parecido com algo que o próprio Mauricio de Sousa escreveria.
Outro ponto positivo é que de um quadrinho pro outro vc tem aquela sensação de movimento dos personagens, é muito bonito a forma que isso é feito.
Uma coisa a ser destacada é q essa HQ tem poucos dialogos, mas não acho que isso seja um ponto negativo.
Mas infelizmente a historia teve um ponto negativo, que apesar de ser apenas um é um detalhe BEM importante, a historia é fraca, muito fraca, não existe um porque das coisas estarem acontecendo, a historia é bem superficial, a gente fica querendo um enredo mais desenvolvido, coisa que não vem nunca.
Mas pra resumir é uma HQ muito bonita, pena q não teve um roteiro bem elaborado... mas leiam pq vale a pena, é bem curtinho ;-)

Carlos 13/10/2016

Ótima composição para uma história simples
A obra "Chico Bento - Pavor Espaciar" não é para ser comparada. Afinal, é a licença poética entregue somente a Gustavo Duarte que, por sua vez, possui suas próprias características enquanto desenhista. Sendo assim, analiso apenas a obra.

O roteiro da história de aventura e humor de Chico Bento e Zé Lelé é simples, mas cumpre a função de entreter. Em alguns momentos houve exageros, principalmente em relação ao porco Torresmo. Mas é algo que é deixado de lado ao perceber que a obra possui mais qualidade do que defeitos. Entre eles, as engraçadas expressões faciais dos personagens e o inteligente uso dos espaços para impactar o leitor ou para demonstrar a proporção de tamanho entre os personagens da cena.

Também gostei do uso criativo de várias referências a filmes e a outros personagens da Turma da Mônica. Quando você encontra o primeiro, fica sempre curioso para saber qual será o próximo. E, por fim, gostei do silêncio em diversos quadros. Na minha opinião, gerou no leitor a tensão que algumas cenas exigiam.

Confesso que em alguns momentos esperava uma solução mais criativas para algumas cenas e personagens, Mas gostei do livro e de conhecer trabalho de Gustavo Duarte.

Fimbrethil Call 15/12/2013

Chico Bento com outra cara mas engraçado como sempre.
Chico Bento desenhado por outro cartunista, por isso com uma cara diferente, mas engraçadíssimo como sempre.

Gláucia 31/08/2016

Chico Bento: Pavor Espaciar - Gustavo Duarte
Fofinho, mas não extraordinário. Valeu pela homenagem ao meu personagem preferido da Turma da Mônica.

Gabriela 02/06/2016

Este não foi um dos meus volumes favoritos da Graphic MSP, até porque o Chico Bento não é dos meus favoritos, mas a história foi bem engraçada e divertida. Alguns títulos têm histórias mais "maduras", como os do Astronauta, mas este do Chico achei bem inocente e serve para crianças.

Quanto à parte gráfica, o traço não é bonitinho, as caras do Chico e Zé Lelé ficaram meio feiosas e bem diferentes do original, mas é cheio de movimento. Dá para você imaginar as cenas em movimento, com os personagens se mexendo, conforme disse o Maurício Sousa na apresentação.

Não sei o motivo de terem chamado outro cartunista para fazer o outro quadrinho do Chico, mas já quero ler e comparar a interpretação que cada um deu ao personagem.

site: https://bibliomaniacas.blogspot.com.br/

Leitora eclética 31/05/2016

Chico Bento: Pavor Espaciar
A história é engraçada, gostei muito dela. Tem até o Michael Jackson. Os pais do Chico saim deixando ele e o primo Zé Lelé sozinhos em casa. Logo eles são levandos pelos extraterrestres, não escapa nem o porco Torresmo e a galinha Giserda. Lá, eles fazem o possível para voltar

Canto da Resenha 05/04/2016

Chico Bento - Pavor Espaciar, de Gustavo Duarte

Pavor Espaciar é a terceira Graphic MSP.
Como vocês já podem ter percebido, não estou lendo-as na ordem em que foram publicadas. Vou comprando as que mais quero de forma aleatória.
Essa foi a segunda que comprei, e por incrível que pareça não tinha lido-a até hoje.

Quer conferir a continuação? Visite o Canto da Resenha:

site: http://cantodaresenha.blogspot.com/2016/04/resenha-chico-bento-pavor-espaciar-gustavo-duarte-canto-da-resenha.html

Núbia Esther 31/01/2016

Desde que eu descobri as graphic novels do selo Graphic MSP, as histórias que tive maior vontade de ler, eram as adaptações da turma do bairro do Limoeiro (o meu núcleo favorito ever) e a do Chico Bento. Laços foi uma homenagem muito bonita e saudosista feita pelos irmãos Cafaggi. Pavor Espaciar, do Gustavo Duarte, foi publicada em 2013, mas só consegui conferir agora, depois de sua reedição. E, apesar de toda a ansiedade para ter o volume em mãos, não estava esperando tanto da história, pois havia lido algumas resenhas negativas que diziam que o Gustavo Duarte não fazia jus ao personagem, reclamando da ausência de texto… Foi com um pé atrás que comecei essa história, mas o traço limpo e bastante expressivo de Duarte, sua história simples e de certa forma tão ligada às crendices das cidades do interior e as mil referências espalhadas pelas páginas, garantiram uma leitura bastante divertida.

Do núcleo do Chico Bento, Gustavo Duarte decidiu fazer um recorte e criar uma história na qual Chico, Zé Lelé, Torresmo e Giselda fossem os personagens em destaque. Com isso, os pais do Chico têm apenas uma pequena aparição, e outros conhecidos nossos (como a Rosinha) nem dão as caras. E isso é um porém, que espero que uma nova HQ do Chico poderia sanar. Mas, voltando a história…

Em Pavor Espaciar, Chico Zé Lelé, Torresmo e Giselda estão sozinhos em casa quando se deparam com visitantes do espaço que os capturam com o objetivo de fazer experimentos. Começa então uma luta contra o tempo para eles salvarem suas peles e conseguirem escapar. Os desenhos do Gustavo deram vida à personagens bastante caricatos, de um jeito bem fofo. O Chico fechando os olhos para ver se os ETs não sumiam, é impagável. Uma característica da sua trama é que quase não há falas e boa parte da história é contada apenas com os desenhos. Mas como disse antes, seus desenhos são tão expressivos que não há a sensação de que falta algo, não há necessidade das palavras. Além disso, há várias referências de cultura pop em geral, e mais especificamente de coisas relacionadas ao espaço e às conspirações alienígenas: Roswell, Varginha, o uniforme do Astronauta, Star Wars e isso só para citar alguns. Os extras, como já é de praxe, seguem trazendo informações sobre a construção da história (primeiros esboços, capas, traços finais…) e do histórico do personagem.

Eu como criança que cresceu ouvindo histórias de fantasmas, lendas e extraterrestres, e para completar, fã de carteirinha do Arquivo X, gostei da história do Gustavo. Simples, mas bem conduzida. E o mais legal, foi conseguir captar as referências.

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2016/01/29/chico-bento-pavor-espaciar-gustavo-duarte/

divapuntar 30/12/2015

Ah, Chico! O Chico Bento é um dos meus personagens favoritos do Maurício de Souza, e invariavelmente me lembra da minha avó, que sempre lia as histórias para mim caprichando no sotaque interiorano dos personagens. Até hoje o Chico ainda fala um pouco com a voz da Dona Zilda.

Nesta nova edição, escrita por Gustavo Duarte, Chico Bento e seu primo Zé Lelé (além da galinha Giserda e do porco Torresmo) são ABDUZIDOS!

No melhor clima de Arquivo X, Chico se vê dentro de uma nave espacial, e tem que suar a camisa para salvar seu primo e seus bichinhos dos malvados alienígenas extra-terrestres espaciais!

Particularmente nesta edição entram mil referências à outras histórias e personagens do Maurício, o que foi lindo de encontrar.

Com uma história engraçada e divertida, e com um traço lindo e fofolete, paxonei!

z..... 17/12/2015

Uai sô! Essa obra tem uma arte sensacional! A impressão visual é agradável em cores, formas, valorização do espaço e expressividade das personagens, ao ponto de dispensar diálogos em vários momentos. Um diferencial da HQ.
O roteiro foge do contexto mais conhecido do Chico Bento - algo que na minha visão não é muito atrativo - mas é compensado pela sedução da imagem. Na real, queria muito ter visto o personagem em seu universo típico (o rio, a natureza, os amigos, a Rosinha, a escola, a vila, etc e tal) que é pouco mostrado ou ausente, em prol da ambientação em sua casa ou no disco voador na maior parte da obra. Senti falta da roça e seu caipirismo, com uma curiosidade grande do resultado final na singular arte de Gustavo Duarte.
Bonita!