Chico Bento - Pavor Espaciar

Chico Bento - Pavor Espaciar Gustavo Duarte

Resenhas - Chico Bento: Pavor Espaciar

Rose 12/07/2018

Era para ser mais uma tranquila noite na casa do Chico Bento ao lado de seu primo Zé Lelé, mas com esta dupla, nada é simples... Após os pais de Chico saírem, os dois ficaram lendo, mas tudo muda quando Chico vai beber água e encontra um alienígena bem na sua cozinha.
Pronto, a confusão estava armada, e os dois acabam sendo abduzidos e para voltarem para casa, precisarão passar por muitas aventuras, tudo regada a muita risada, pelo menos de nossa parte, claro.

Karen 18/04/2018

O pavor "espaciar" não é de arrepiar...
A graphic novel Chico Bento: Pavor Espaciar, de Gustavo Duarte, lançada pela Panini Comics em 2013, apresenta uma trama razoavelmente agradável, que, por isso, não pode ser classificada como excelente e, muito menos, surpreendente. Com efeito, ainda que sua leitura valha a pena, uma vez que seus personagens evidenciam-se não só fiéis às características daqueles originalmente concebidos por Mauricio de Sousa, como também coerentes nos relacionamentos estabelecidos entre si, a obra em questão não é, de forma alguma, rica ou inovadora. Pode-se classificá-la, de fato, como um trabalho que combina os textos verbal e não verbal de modo bem-humorado, mas não divertido; interessante, mas não instigante; bem articulado, mas não criativo. Em resumo, falta ao "pavor" sentido pela turma de Chico Bento o ardor que, por suas historinhas tradicionais, tantas gerações vivenciaram, tornando-se admiradoras do mais doce e carismático caipirinha que já existiu nas revistas em quadrinhos do Brasil.

Izis Negreiros 16/02/2018

A junção perfeita dos alienígenas com os atrapalhados Chico Bento e Zé Lelé
Dentre todas as graphics MSP que li, Chico Bento Pavor Espaciar é a menos tem falas por se tratar de personagens variados, como animais, humanos e alienígenas por exemplo. Adorei a junção das crenças do povo do sertão, como as histórias de abdução, com os medos dos dois personagens principais que para os que não os conhecem, são crianças. O traço de Gustavo Duarte é lindo e despojado.

Outro ponto bem interessante da obra são as referências culturais, isso mesmo, em um determinado ponto de Chico Bento Pavor Espaciar você vai se deparar com o rei do pop, Michael Jackson, em um tubo dentro da nave dos alienígenas, entre outros personagens da nossa história que foram retratados por Gustavo Duarte. Dei 4 estrelas porque ainda não é minha graphic MSP favorita, ou melhor, apesar de ter adorado o enredo e a forma como foi pensada, não foi a HQ que mais mexeu comigo ou trouxe um sentimento igual ou tão próximo ao de Chico e seu primo.

site: http://vidro-colorido.blogspot.com

Izis Negreiros 16/02/2018

A junção perfeita dos alienígenas com os atrapalhados Chico Bento e Zé Lelé

site: http://vidro-colorido.blogspot.com

Fimbrethil Call 15/12/2013

Chico Bento com outra cara mas engraçado como sempre.
Chico Bento desenhado por outro cartunista, por isso com uma cara diferente, mas engraçadíssimo como sempre.

Carol.Santiago 07/10/2017

Chico Bento - Pavor Espaciar
Com traçados, cores e detalhes perfeitos, Chico Bento - Pavor Espaciar volta a história clássica de alguém sendo raptado por alienígenas na roça. Embora o enredo deixe muitos pontos soltos, tal fato faz com se abram várias possibilidades e explicações que podem ser completadas pelo leitor. Composto em sua maioria por ilustrações e não falas, o desenrolar da estória se torna dinâmico e corrido. Além disso, as ilustrações possuem várias referências em seus mínimos detalhes. Feito para crianças, jovens e adultos essa é uma obra que vale muito a pena ser comprada e lida. ?

Mauricio (Vespeiro) 06/10/2017

Abduziram a história e levaram junto a qualidade.
A coleção Graphic MSP nos apresenta uma nova geração de ótimos ilustradores. Contudo, poucas edições têm trazido roteiros minimamente prazerosos. Gustavo Duarte fez uma ótima releitura visual dos personagens Chico Bento, Zé Lelé, Torresmo e Giselda. Sua arte funcionaria bem para uma belíssima coleção de pôsteres. Mas para compor uma história em quadrinhos, faltou basicamente uma boa história.

Foi legal ver o uso de referências à cultura pop, especialmente ao mundinho das invasões alienígenas. Pesquei algumas, como cenas do filme Contatos Imediatos do Terceiro Grau; Giorgio Tsoukalos, o apresentador da série “Alienígenas do Passado”; Star Wars, Roswell, Varginha, Michael Jackson (!), aviões e navios que (suponho) desapareceram no Triângulo das Bermudas e até ao Noroeste de Bauru. Foram bem distribuídas e utilizadas no contexto. Mas ficou faltando uma história que ligasse uma referência a outra com alguma harmonia. O roteiro, apesar de sugerir muita ação e correria, tem ritmo lento e arrastado. Foi resolvido de uma forma muito preguiçosa, no mais amplo sentido. São pouquíssimos diálogos, páginas e páginas trazendo apenas quadros mudos, com cenários limpos de elementos, fundos sóbrios demais, alguns apenas brancos ou com uma porta ou com uma mesa ou apenas com a divisão entre chão e parede. Algumas expressões faciais são muito repetidas, praticamente num copy and paste. O autor sabe desenhar, mas fez um trabalho matado, tanto na ilustração quanto no roteiro.

Nota do livro: 5,56 (2 estrelas).

Edimario 29/08/2017

Graphic MSP - Chico Bento: Pavor Espaciar, de Gustavo Duarte
Terceiro projeto da Graphic MSP, selo no qual autores nacionais de quadrinhos reimaginam personagens criados por Maurício de Sousa, esse quadrinho é uma divertida história que reúne Chico Bento, Zé Lelé, Torresmo e Giselda em uma tremenda desventura com seres de outro planeta.

Um dos maiores trunfos da obra é nos trazer uma arte leve e dinâmica, que valoriza a narrativa e deixa a história fluir de uma forma bem gostosa. Além disso, também sabe adicionar detalhes e referências sem precisar poluir ou afetar o andamento da trama.

Outro destaque interessante é que os personagens conseguem trazer as características já conhecidas de cada um nos quadrinhos clássicos , ao mesmo tempo que também demonstram uma identidade própria dessa história especial.

PS: Esta resenha integrou o dia #5 do #365hqs. Para conhecer mais do desafio, segue abaixo o link:

site: https://www.instagram.com/explore/tags/365hqsed/

Stefani 21/05/2017

Projeto Graphic MSP
Mais uma HQ desse projeto tão lindo o Graphic MSP.
Bom antes de mais nada tenho que dizer que o Chico Bento é um dos meus personagens favoritos da Turma da Monica, e ele marcou minha infância, então sou suspeita pra falar desse personagem, obviamente por isso minhas expectativas estavam bem altas com essa HQ.
Eu achei a arte muito perfeita, amei os traços dos personagens! Estão lindos! E a personalidade deles foi fielmente mantida, sinceramente achei linda a maneira q o autor conseguiu manter a essência do personagem, tudo é muito parecido com algo que o próprio Mauricio de Sousa escreveria.
Outro ponto positivo é que de um quadrinho pro outro vc tem aquela sensação de movimento dos personagens, é muito bonito a forma que isso é feito.
Uma coisa a ser destacada é q essa HQ tem poucos dialogos, mas não acho que isso seja um ponto negativo.
Mas infelizmente a historia teve um ponto negativo, que apesar de ser apenas um é um detalhe BEM importante, a historia é fraca, muito fraca, não existe um porque das coisas estarem acontecendo, a historia é bem superficial, a gente fica querendo um enredo mais desenvolvido, coisa que não vem nunca.
Mas pra resumir é uma HQ muito bonita, pena q não teve um roteiro bem elaborado... mas leiam pq vale a pena, é bem curtinho ;-)

Carlos 13/10/2016

Ótima composição para uma história simples
A obra "Chico Bento - Pavor Espaciar" não é para ser comparada. Afinal, é a licença poética entregue somente a Gustavo Duarte que, por sua vez, possui suas próprias características enquanto desenhista. Sendo assim, analiso apenas a obra.

O roteiro da história de aventura e humor de Chico Bento e Zé Lelé é simples, mas cumpre a função de entreter. Em alguns momentos houve exageros, principalmente em relação ao porco Torresmo. Mas é algo que é deixado de lado ao perceber que a obra possui mais qualidade do que defeitos. Entre eles, as engraçadas expressões faciais dos personagens e o inteligente uso dos espaços para impactar o leitor ou para demonstrar a proporção de tamanho entre os personagens da cena.

Também gostei do uso criativo de várias referências a filmes e a outros personagens da Turma da Mônica. Quando você encontra o primeiro, fica sempre curioso para saber qual será o próximo. E, por fim, gostei do silêncio em diversos quadros. Na minha opinião, gerou no leitor a tensão que algumas cenas exigiam.

Confesso que em alguns momentos esperava uma solução mais criativas para algumas cenas e personagens, Mas gostei do livro e de conhecer trabalho de Gustavo Duarte.

Lih 19/09/2016

A trama leve nos leva a curtir as páginas com facilidade.
O traço de Duarte é extremamente limpo, funcional e confere elegância, movimento e grande elasticidade para todos os personagens. Como o álbum é colorido, suas páginas ficaram ainda mais chamativas.

site: https://desvaneiosliterarios.com.br/2016/07/19/resenha-chico-bento-pavor-espaciar/

Gláucia 31/08/2016

Chico Bento: Pavor Espaciar - Gustavo Duarte
Fofinho, mas não extraordinário. Valeu pela homenagem ao meu personagem preferido da Turma da Mônica.

Gabriela 02/06/2016

Este não foi um dos meus volumes favoritos da Graphic MSP, até porque o Chico Bento não é dos meus favoritos, mas a história foi bem engraçada e divertida. Alguns títulos têm histórias mais "maduras", como os do Astronauta, mas este do Chico achei bem inocente e serve para crianças.

Quanto à parte gráfica, o traço não é bonitinho, as caras do Chico e Zé Lelé ficaram meio feiosas e bem diferentes do original, mas é cheio de movimento. Dá para você imaginar as cenas em movimento, com os personagens se mexendo, conforme disse o Maurício Sousa na apresentação.

Não sei o motivo de terem chamado outro cartunista para fazer o outro quadrinho do Chico, mas já quero ler e comparar a interpretação que cada um deu ao personagem.

site: https://bibliomaniacas.blogspot.com.br/

Leitora eclética 31/05/2016

Chico Bento: Pavor Espaciar
A história é engraçada, gostei muito dela. Tem até o Michael Jackson. Os pais do Chico saim deixando ele e o primo Zé Lelé sozinhos em casa. Logo eles são levandos pelos extraterrestres, não escapa nem o porco Torresmo e a galinha Giserda. Lá, eles fazem o possível para voltar