Chico Bento - Pavor Espaciar

Chico Bento - Pavor Espaciar Gustavo Duarte

Resenhas - Chico Bento: Pavor Espaciar

Carina 11/09/2013

Chico Bento redesenhado em uma história fraquinha, fraquinha...
Por vir depois dos excelentes "Magnetar" e "Laços", este 3º livro da coleção Graphic MSP deixa a desejar. Ao contrário das obras anteriores, que tinham uma boa história para contar, o autor Gustavo Duarte parece querer apostar todas as fichas no traço do seu desenho - tanto é assim que a maior parte da história ocorre sem falas.

As ilustrações são bem feitas, mas as mesmas caras e bocas dos personagens se repetem com frequência, como se fosse um carimbo impresso em várias páginas. Vale a pena conhecer uma versão diferente do Chico Bento, mas o original é bem melhor.
Daniel 21/09/2013minha estante
Uma crítica justa. Também achei muito fraco, e nem lio Magnetar ainda, só Laços.

ARcH! 23/09/2013minha estante
Carina, como vc mesmo percebeu, acredito que esse 3º livro foi feito com o intuito de ser mais visual, do que focado na história. Se você procurar por outros trabalhos do Gustavo Duarte, vai ver que em nenhuma obra dele ele utiliza falas.
Pavor Espaciar, tem um historia simples, que é contada através de belas ilustrações. ;)

Hervily.Ribeiro 24/12/2023

Nostálgico
Vi uma resenha de uma amiga sobre o quadrinho e fiquei muito interessada. Foi a minha primeira experiência com um titulo da Graphics MSP é estou muito impressionada. Precisava dessa leitura, a nostalgia bateu em cheio.
Adriana Naves 24/12/2023minha estante
Eu também curti muito, foi divertido e bem na pegada dos quadrinhos do Chico mesmo, diferente de outras Graphic MSP .

Tatah 03/08/2015

Fraquíssimo. Não era pra ser uma releitura do Chico Bento? O que eu li foi uma história que poderia muito bem ser inserida em qualquer gibi dele - e nem seria tão fiel ao personagem.

Com toda certeza faltou muuuito estudo do personagem, desenvolvimento, preparação, cuidado, tudo. Parece que o autor se preocupou muito mais em colocar referências ao tal time de futebol que gosta e umas 3 ou 4 coisinhas pop de easter egg que realmente construir um "novo" Chico Bento em homenagem ao original do Maurício de Souza.
E só dei duas estrelas (ao invés de uma) por uma risada: quando Chico vê o Jotalhão e diz "que surrear..."

.... ééé, surreal é conseguir fazer tão pouco com um personagem tão rico quanto Chico Bento.

PS: mudei de idéia. merece uma estrela só, non dá mais.
Bia0210 07/09/2019minha estante
Exatamente. Pensei a mesma coisa!

Vicente Tavares 29/08/2013

Aventura de Encher os olhos.
A história é menos empolgante que Magnetar e menos poética que Laços, pouco texto e muitas imagens belíssimas. Não explica muito, é só uma rápida aventura, deixa com gosto de quero mais. Acabamento impecável, preço justíssimo.

Renan 20/11/2013

Um Bom Chico
Não achei a melhor Graphic MSP nem a melhor obra de Gustavo Duarte, mas é uma hq muito boa que vale a pena ser lida ( e vista) ja que boa parte dela é sem diálogos. Esse foi um ponto q não me agradou muito, achei q Gustavo iria manter seu padrão de sem dialogo algum, mas de qualquer forma as falas são engraçadíssimas.

Há varias referencias a casos "reais" de extraterrestre, a filmes de ficção cientifica e a própria Turma da Mônica, algumas dessas referencias são mais explicitas, como a do Jotalhão ( q acompanha uma piada ótima) outras mais implícitas como o esqueleto do Horácio.

Achei deslocado o texto do Roger do Ultraje a Rigor, não tinha a ver com o tema, poderia ter um texto melhor.

E nao entendo a escolha de capas desse selo, as três hqs lançadas até agora tem a segunda capa bem mais bonita do que a original.

Fimbrethil Call 15/12/2013

Chico Bento com outra cara mas engraçado como sempre.
Chico Bento desenhado por outro cartunista, por isso com uma cara diferente, mas engraçadíssimo como sempre.

Teo 24/12/2013

'Pavor Espaciar' é muito divertido e faz conexão direta com a minha infância, além de proporcionar um esbaldamento com as referências a várias obras de ficção-científica. O roteiro é bem simples, mas a arte de Gustavo Duarte é brilhante. Recomendado!

Fabi 02/01/2014

Uma deliciosa HQ de humor
Uma HQ muito divertida, eu chorei de dar risada.
Quem conhece Gustavo Duarte sabe que ele não costuma usar diálogos. Aqui ele usa um pouco, com falas engraçadíssimas, mas o desenho ainda é o destaque. Só as expressões do "rosto" da Giserda já são impagáveis! Os alienígenas, então, nem se fala! Há várias referências a cultura pop, ufologia e personagens do Maurício de Souza. Uma delícia de ler!!!
Vi alguns comentários comparando com as outras HQs da coleção. Não acho que dá para comparar, são estilos completamente diferentes. "Pavor Espaciar" é uma HQ de humor, e muitíssimo bem feita. Para ler devagar, reparando em cada detalhe do desenho, porque o Gustavo Duarte é tudo de bom!

regifreitas 09/01/2014

Confira no blog abaixo:

MENINALY 24/01/2014

Divertido!!!
Adorei a estoria e principalmente o traço do Gustavo Duarte!!!! Dei muitas risadas......pena que a estoria é curtinha!!!! Já quero o proximo da coleção (Piteco)!!! Mais do que recomendado!!!

Paula 13/03/2014

Apesar de não ser uma leitora assídua de quadrinhos, Mauricio de Sousa fez parte da minha infância e esse projeto Graphic MSP me fez voltar um pouco "às origens".
Esse terceiro volume se difere um pouco dos dois anteriores por ser bem mais visual, explorando muito a parte gráfica. O desenho de Gustavo Duarte tem vida, é uma delícia acompanhar o movimento quadro a quadro, parece realmente que os personagens estão se mexendo.
E o que mais me agradou foi o fato do volume ser recheado de referências e easter eggs. Inclusive com relação a Bauru, minha cidade natal da qual morro de saudade, mesmo visitando com frequência.
Pra ler numa sentada só, mas prestando muita atenção a todos os elementos de cada quadrinho. Diversão garantida.

Kookia 16/05/2024

Quando eu era criança, era obcecada por tudo relacionado à Turma da Mônica. E isso incluía o universo do Chico Bento! Quando saiu essa edição, eu implorei pra ganhar de presente e quando ganhei fiquei polvorosa. Amei cada detalhe da ilustração e sua originalidade, a história prende a atenção de qualquer criança, adolescente ou até mesmo adulto. É uma mistura de comédia, nostalgia e suspense, característica de qualquer obra que tenha um dedinho do Maurício. Bom, eu sou suspeita! Sou fã desde criança ??

Nay 07/04/2014

Comprei essa Graphic Novel junto com Piteco - Ingá na Livraria Saraiva. Ambas são capa dura, mas há também as de capa cartonada que são mais baratas. A edição de capa dura é super benfeita, com lombada costurada, papel couché - é o chique :P -, introdução do Maurício e ótimos extras de produção com fotos de esboços e outras coisas.
A partir do momento em que você põe os olhos na primeira página, é uma viagem sem volta. Não há parada voluntária. O quadrinho flui de uma forma tão natural e certeira, que o leitor só desvia os olhos no absoluto final. E não por muito tempo, já que, no meu caso, comecei a ler tudo de novo.

Para continuar, acesse o link.

site: http://letrasequadros.blogspot.com.br/2014/04/vez-de-quadros-chico-bento-pavor.html

Debb Cabral 25/06/2014

O Gato leu: Pavor Espaciar, de Gustavo Duarte
Na Graphic Novel “Pavor Espaciar”, o artista “reinterpreta os personagens de Mauricio de Souza mesclando perigo, aventura, suspense e humor.”

Chico Bento é um dos meus personagens preferidos criados pelo Mauricio de Souza. Mais do que um menino caipira, ele sempre foi questionador, ao longo dos anos viu a mudança, o “desenvolvimento” e a relação do homem com a modernidade.

“Pavor Espaciar” é linda de ver. Gustavo, que é formado em Design Gráfico, consegue contar uma história praticamente sem texto. As imagens são o centro de tudo. Claras e objetivas, Gustavo se aproveita de recursos como fundo com total preenchimento de cor e o uso das áreas “vazias” da imagem.

site: Leia mais em: http://gatoqueflutua.wordpress.com/2013/12/27/o-gato-leu-pavor-espaciar-de-gustavo-duarte/

Nelmaliana 03/08/2014

Me perdendo no Universo Mauricio de Sousa
Tudo começou em 2009 quando foi lançado o livro MSP 50 (1° de uma série de 4), em homenagem aos 50 anos de carreira do Mauricio de Sousa. Nesse livro 50 artistas diferentes fizeram releituras dos personagens clássicos dele. Esses livros ganharam diversos prêmios, e o sucesso foi tão grande que decidiram continuar com essa sequência de edições, mas dessa vez os artistas escolhidos teriam mais espaço para desenvolverem as histórias, então nasce o selo Graphic MSP.

O primeiro lançamento foi em outubro de 2012, e a partir daí vieram mais 3. E é sobre essas quatro obras de arte que vou falar um pouquinho nesse post.

Cada livro segue o traço do seu autor, mas mantendo o contexto do personagem clássico no qual foi baseado.

Leia mais no link:

site: http://profissaoleitora.blogspot.com.br/2014/08/me-perdendo-no-universo-mauricio-de.html