Viver não dói

Viver não dói Leila Ferreira

Resenhas - Viver não dói

Wesley - @quemleganhamais 08/07/2023

Viva a vida
Gosto da escrita da Leila, pois me faz sentir que estou ouvindo um bate-papo dela com as pessoas que ela conversa. E como gosto de conversas, gostei deste livro também.
Neste livro a autora divide algumas de suas experiências de vida pessoal e profissional que nos leva a refletir sobre a vida e os desafios que passamos por ela.
O livro é dividido em sessões compostas de crônicas curtas. Uma escrita bem fluída e agradável.
Muitas lições aprendidas e algumas mensagens foram bem marcantes, como a com tema "Fachada Branca", na qual Leila fala de sua mãe ?.
Gostei bastante desta leitura

Camila 28/10/2013

Viver Não Dói
Eu sempre fui apaixonada por crônicas e o texto da jornalista Leila Ferreira me conquistou! "Viver Não Dói" me fez refletir sobre os inúmeros assuntos abordados pela autora de uma forma muito bacana! Acho que todas as mulheres acima dos 30 deveriam ler esse livro. Inclusive já adquiri alguns exemplares para dar de presente para minhas amigas!!

site: www.leitoracompulsiva.com.br

Jorge Luiz da Silva 14/07/2023

Um dos mais vendidos
Viver não dói é o terceiro livro com a assinatura da jornalista mineira Leila Ferreira.
Chegou a lista dos mais vendidos.
O livro apresenta 48 crônicas. Vale a pena ler.

Cathy 17/10/2020

Aconchegante como uma xícara de café em tarde de chuva
Sabe aquela amiga querida que você quer ter ou ser? É Leila Ferreira. Leitura cativante e a autora entende com maestria muitos aspectos da alma, dentre eles a necessidade de se afastar para melhor se ouvir. Bem como a necessidade de ouvir para entender a outra alma a nossa frente. Vivências tristes, alegres ou de reencontro são relatadas nessas páginas. Super recomendo. Quem tiver lido anteriormente o A Arte de Ser Leve compreenderá melhor esse livro.
Gosto de fazer coletâneas de algumas frases que me marcaram nos livros que li, até mesmo para relembrar a leitura e o que ela provocou em minha alma. E esses foram meus registros desse livro:

Viver dói. É claro que dói. Mas não viver dói mais, porque nos condenado ao nada, nos rouba da nossa humanidade.

Na vida real, o que existe é uma felicidade homeopática, distribuída em conta-gotas. Um pôr do sol aqui, um beijo ali, uma xícara de café recém coado, um livro que a gente não consegue fechar, um homem que nos faz sonhar, uma amiga que nos faz rir...

Fugir da tecnologia e, ao mesmo tempo, garantir o acesso a ela é um dos muitos paradoxos nos quais a gente se equilibra hoje – ou tenta se equilibrar.

Sei o quanto é difícil criar essas pausas e encontrar lugares que acolham nossos cansaços, nossas angústias e nossos medos. Mas é preciso buscar a possibilidade da pausa e as serras, planícies, desertos ou oceanos que nos devolvam a nós mesmos.

Quando a gente aprende a apreciar o carinho da liberdade que vem com a solidão, o medo de estar só passa.

A felicidade é a soma das pequenas felicidades.

Lugar abençoado: um lugar onde me sinto só, mas inteira. E onde cada pessoa, cada pássaro, cada planta e cada pedaço da paisagem falam uma língua que minha alma traduz sem precisar recorrer ao dicionário. Muitos chamariam isso de felicidade. Prefiro chamar de serenidade, um estado de espírito em que não é preciso se desfazer da tristeza para sentir paz.

Rosália 21/11/2020

Recomendo muito!
Leila Ferreira escreve de uma forma única e deliciosamente intimista. "Viver não dói" é um livro reflexivo de uma forma leve e divertida. É um livro apaixonante!

Universo dos Le 16/09/2013

Crônicas sobre a vida e a alma!
Neste livro, Leila Ferreira nos apresenta a uma coleção de crônicas repletas de sensibilidade e leveza. Os assuntos abordados estão relacionados à felicidade, ao amor, ao sexo, ao envelhecimento e aos variados temas que permeiam a mente feminina. Além disso, algumas partes retratam as experiências pessoais da escritora e encontros que ela teve com pessoas famosas que conseguiram lhe passar importantes lições.

Sem a pretensão de ser um guia de auto ajuda, as crônicas apresentam reflexões importantes acerca das nossas escolhas e da forma como lidamos com a dor e com a vida.

A linguagem é simples e cada texto possui em média duas ou três páginas, o que torna a leitura rápida e agradável. Não é um livro para ler de uma vez, é preciso calma, tempo e tranquilidade para que as mensagens passadas nele sejam absorvidas da melhor forma possível.

O destaque do livro não está só no texto de Leila, mas também na edição cuidadosa e caprichosa da Globo Livros, que deu um charme especial. As crônicas estão divididas em sessões de acordo com o assunto abordado e o início de cada sessão vem com uma folha especial, vejam só:

Sendo muito sincera, eu gostei de tudo que li e não consegui decidir por uma parte ou um texto preferido. Apenas a título de exemplo e para que vocês vejam entendam um pouco do que vão encontrar no livro, vou comentar alguns textos que me tocaram de forma particular.

Na parte "Felicidade: menos por favor", a crônica "Os outros" é sensacional! Incrível ler algo que fala sobre a importância que damos à opinião dos outros, quando na verdade, eles sequer estão pensando na nossa vida, mas sim no que nós pensamos da vida deles. Será que compensa deixar de sermos nós mesmos em razão da opinião de terceiros?

Na sessão "Admirável Mundo Novo" tem uma crônica chamada "Prazer pela Metade" que retrata um pouco de tudo que deixamos de fazer ou viver em razão das cobranças que fazemos a nós mesmos e da preocupação excessiva em acertar. A abordagem está excelente e Leila expressou muito bem as pequenas coisas que colocamos no nosso caminho e que nos impedem de viver a felicidade por inteiro.

Para não estragar as surpresas das crônicas eu vou dar só mais um exemplo. Na parte "Mães e Filhas" é impossível não se emocionar com "Quarto de Mãe". No texto, a escritora retrata as aflições de uma filha que perdeu a mãe e as dificuldades que ela encontra para lidar com a perda. Simplesmente lindo!

Um ponto que achei muito interessante foi o último capítulo de livro, que veio com as principais passagens ou frases de cada texto. Com isso, relembrar as mensagens passadas por eles ou escolher qual a melhor crônica para ler em um momento específico ficou bem mais fácil!

Viver dói ou a gente que escolhe a nossa dor? Essa é a pergunta que não quer calar...

site: http://www.universodosleitores.com/2013/09/viver-nao-doi-de-leila-ferreira_16.html

Thais 29/09/2013

Sabe aquele livro que todo mundo deveria ler na vida? É isso o que eu diria se tivesse que resumir o livro 'Viver Não Dói' da autora Leila Ferreira em uma unica frase. Pra falar a verdade eu sei que nem sempre a impressão que uma história passa a uma pessoa é igual a que ela passa para outra pessoa. Mas quando se trata de sentimentos e os diversos assuntos presentes em nosso dia a dia, é impossível que não seja capaz de tocar profundamente seus mais diversos leitores.

'Viver Não Dói' é um livro repleto de crônicas, nelas a autora me fez refletir sobre diversos assuntos da vida como por exemplo a felicidade, o amor, a velhice, entre outros. Os textos são pequenos, possuem cerca de três ou quatro páginas, e isso me permitiu uma leitura bem dinâmica, do tipo que eu consegui abrir e fechar o livro em momentos bem alternativos, sem ter que me preocupar em perder o fim da meada, e isso graças aos seus capítulos alternados que não dependiam um do outro.

A linguagem abordada por Leila Ferreira é simples, porém conduzida de maneira tão intima que me fez sentir em meio a uma conversa com uma boa amiga. Outro fato interessante ressaltar é a diversidade usada por Leila na hora de explorar suas crônicas, variando entre os sentimentos que todos nós sentimos ou podemos um dia sentir, passando por situações vividas pela própria autora e indo até momentos citados por pessoas que ela simplesmente entrevistou um dia.

O mais incrível nisso tudo foi simplesmente a maneira como me identifiquei com o livro e a autora. Fui criada pela minha vó, que é mineira, então muitos dos termos e das comidas citadas por Leila durante uma cronica ou outra, me fizeram sentir cada vez mais familiarizada com o que estava escrito. E confesso que até tenho outros livros de crônicas, mas 'Viver Não Dói' foi o melhor desse gênero que eu tive o prazer de ler até agora.

Quem me conhece sabe que eu gosto de tudo um pouquinho, e não me prendo a um único tipo de leitura. Mesmo amando a fantasia - que me leva para outros mundos - não abro mão daqueles livros que são capazes de me fazer refletir, ou até mesmo de me fazerem mudar. Então, o que tenho a dizer é que 'Viver Não Dói' me fez querer modificar a maneira como venho lidando com alguns sentimentos acumulados pela vida. E longe de ser o tão 'temível' auto ajuda, este é o tipo de leitura que eu recomendo sem sombras de duvidas, e sei que de um jeito ou de outros irá tocar aqueles que lerem.

Meu blog: http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

Clã 05/10/2013

Clã dos Livros - Viver não dói
Em seu livro de crônicas Leila Ferreira consegue abordar temas do cotidiano como sexo, morte, amizade, felicidade e amor. Sua escrita é leve e desta forma sua leitura se torna prazerosa.
É um livro para se ler devagar, "saboreando as palavras", percebo em algumas crônicas alguns ensinamentos e lições que podemos levar para nossas vidas. Os textos não são longos e o livro está bem organizado e gostoso de ler. As crônicas foram divididas por temas principais, permitindo ao leitor escolher o que mais lhe agrada no momento da leitura. Ao final você encontra um capítulo dedicado as frases mais marcantes do livro que fazem querer retornar a leitura de algumas crônicas.

"Quando o amor deixa de existir, é melhor deixar que ele se vá - inclusive para que outras histórias de amor possam nascer, mas acima de tudo, para evitar que junto com ele, tantas outras coisas essenciais sejam enterradas. Entre elas, a capacidade - dificílima - de eventualmente perdoar".

Uma das crônicas que mais gostei foi a crônica "Os outros" que nos coloca a refletir sobre a importância que damos aos outros na nossa vida. Sabe aquela história de deixarmos de fazer algo por que nos preocupamos com o que os outros vão pensar...? Pois é, Leila aborda esse tema em sua crônica com muita sabedoria e chegamos a conclusão de que antes de pensar sobre isso, devemos pensar em quem são os outros que nos preocupam de fato.

"Tirando os que se importam de verdade, e repetindo as palavras do poeta Dante Milano, o resto é paisagem."

Vale a leitura, vale o prazer, valem as mensagens que levamos para nossa vida!

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2013/09/resenha-viver-nao-doi-leila-ferreira.html

Dressa Oficial 21/10/2013

Resenha - Viver não dói
Olá, tudo bem com vocês ?

Depois de ler “A arte de ser leve” fiquei muito entusiasmada em ler o segundo livro da autora e ainda bem que o entusiasmo valeu a pena!

Recebi o livro Viver não dói da parceria com a Globo Livros, e comecei a ler o livro com a sensação que estava em um bate papo pessoalmente com a autora, quando terminei a leitura tive vontade de dar um abraço carinhoso na autora, sabe quando conversamos com alguém que acabamos de conhecer e já temos um carinho imenso? Foi isso que aconteceu comigo, quando terminei a leitura.

Leila escreve de maneira muito simples e leve, o que faz a leitura fluir fácil e agradável e ela começa relatando que viu uma vez em um outdoor em Paris a frase:

“A felicidade é a soma das pequenas felicidades.”

Para quem pensava que felicidade era eterna ela teve que mudar sua visão de felicidade.
Pág. 19
O livro conta crônicas que abordam diferentes assuntos o que me fez pensar que estava em um bate papo descontraído onde os assuntos iam surgindo naturalmente, ela conta também que cresceu ouvindo frases como “O que os outros vão pensar?” “O que vão dizer?”
E afirma :
“Viver em função da aprovação alheia não é viver, é representar.”

Gostei muito da crônica: "Ser feliz ( e saber)" onde ela fala que "a felicidade chega quando menos se espera, dura menos do que a gente gostaria e vai embora sem dar satisfações."

Devido a isso é muito comum falarmos “Eu era feliz e não sabia”, quando a felicidade aparece estamos distraídos e muitas vezes quando falamos essa frase de que era feliz e não sabia a gente pode estar sendo feliz e não se dar conta.
"Felicidade não se compra, não se empresta, não se arrenda. A gente é feliz quando consegue, quando a vida permite, quando dá para ser."

Com um jeitinho de mineira, ela se refere as pequenas felicidades como “alegrias modestas”
e diz que sentir cheiro de café recém coado, comer cocada são algumas dessas “alegrias modestas” e mais para a frente percebeu que esses momentos eram de felicidade.

Impossível não se emocionar com o relato da perda de sua mãe que faleceu as 92 anos de idade.
Pág. 213
“O tempo para e meu coração para com ele. Por onde começar a reinventar a vida? O que se faz quando se perde, de uma vez, alguém que era mãe, filha e melhor amiga?”

O livro ainda conta casos bem engraçados e descontraídos como o dia em que dormiu em uma palestra no Sex Shop, uma viagem com uma guia que não parava de falar e um casal que namorava a mais de 50 anos e resolveu se separar.

Impossível também não querer conhecer Serra da Canastra o refúgio para onde a autora vai quando quer se desligar do mundo e curtir a solidão mais próxima da natureza.

E no final do bate papo, ops! No final da leitura depois de risos, emoções e reflexões a Leila nos mostra que são os pequenos momentos que trazem a felicidade e que viver de fato não dói!

Pag. 267
"A vida que não se vive dói. A vida vivida... dói também, mas é bem menos. E sempre vale a pena."
A diagramação e o capricho no livro se vê em cada novo capítulo com capa rosa e nos orienta qual o próximo assunto que será a abordado

E a numeração das páginas ficou na lateral o que achei muito interessante.

Beijos

Até mais !

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2013/10/resenha-viver-nao-doi.html?showComment=1382375387778#c1983478676675312984

Paulo 13/10/2014

Um ótimo livro para as férias
Uma leitura leve e atraente que lhe conduz a muitas reflexões.

iellen Bruna 29/03/2024

Sensacional!
Uma leitura leve, divertida que nos faz dar ótimas risadas. Traz reflexões sobre diversos temas da vida cotidiana - inclusive, aborda um lado sobre ser turista que ninguém nunca comenta - sem pesar o clima.
Portanto, é como se autora, ao escrever essas crônicas, nos convidasse para tomar um café enquanto "fofoca" sobre a sua vida. Ou seja, nós, leitores, nos sentimos como velhas amigas batendo um dedin de prosa.
Ameeei, super recomendo!

Flávia Carvalho 06/08/2016

Excelente
Um excelente começo para se encantar com o trabalho de Leila Ferreira.
Um livro curto sim, mas de grande conteúdo.
Merece nota máxima pela boa escrita de um tema que é batante corriqueiro, mas que a autora acrescentou reflexões interresantes com um toque de bom humor.
Um presente da Amazon estar oferecendo um livro desse sem custo algum, mas ao mesmo tempo um markerting a favor da autora porque com certeza farei questão de adquirir outros.

Fabiana.Salgado 05/02/2023

Crônicas rasas
Adoro crônicas, mas achei o livro bem cansativo, crônicas com poucas reflexões profundas. Leitura rápida e algumas vezes interessante.

Laura 21/09/2013

Crônicas deliciosas!

site: http://o-doce-mundo.blogspot.com.br/2013/09/viver-nao-doi-leila-ferreira.html