O visconde Partido ao Meio

O visconde Partido ao Meio Italo Calvino

Resenhas - O visconde partido ao meio

Be 27/12/2022

O visconde partido ao meio
faz tempo que li, mas lembro de no começo achar uma leitura um tanto complicada, mas depois me encantar pela história. achei incrível e com uma crítica bem pesada.

Victoria96 07/12/2022

Geniaaaaaal recomendo mtoo p ler no metrô e de noitinha, super curto, leve e tb memorável. Tem meu coração inteiro inteiro

skuser02844 29/11/2022

Calvino não decepciona
Foi minha segunda experiência com o autor, esse tem quase um tom de fábula infantil, mas a fantasia é usada na medida certa para passar a mensagem sobre a dualidade humana

Sarah 17/11/2022

Uma escrita afloreada, recheada de pequenas reflexões.
Nesse livro vamos conhecer a história de Medardo di Terralba, um visconde que é persuadido pelos parentes a participar da guerra, e que acaba levando um tiro de canhão no peito, separando-o em duas partes: A boa e a ruim.

Terminado de ler esse livro achei que houvesse o entendido, mas foi só depois de ter assistido a um vídeo que realmente consegui captar a essência da história.

Basicamente essas duas partes - boa e ruim - viviam vagando por aí; uma assolando os demais com a sua maldade, e outra espalhando sua bondade por onde quer que fosse.

O curioso desse livro é que tanto a parte ruim quanto a parte boa são... iguais - apesar de ambos serem totalmente opostos um ao outro o seu extremismo acabava os interligando.

Apenas quando houve a união entre essas duas partes existiu serenidade; Pois enquanto essas duas partes se mantivessem em confronto e em de total desacordo, pessoas que dependiam de suas diligência continuariam a sofrer.

Enfim... A polarização.

Christian.Tharlen 11/11/2022

Uma Análise Sobre O Bem e o Mal Que Habita em Cada Homem!
Quando chegaram a me indicar Ítalo Calvino e a mim relataram sua grandeza eu por um momento imaginei que era exagero. Então, peguei esse livro como minha primeira experiência com o autor e posso dizer sem exagero que deu pra perceber o quanto ele é grande, importante e pontual em suas análises sobre o homem.
Por um momento fiquei com medo do livro ser de escrita chata ainda mais por abordar viscondes,condes e condessas ( Coisas á qual não sou fã do gênero).
No entanto,esse livro é tão magnífico que me prendeu nas primeiras páginas. A história é de uma escrita tão simples e impactante que me apaixonei.
Eu me peguei rindo e amando até a parte mal do Visconde e em alguns momentos me peguei odiando a parte boa,isso eu acredito que se deve ao senso de moralismo da parte desse personagem.
Esse livro entrou pra uma das minhas melhores leituras do ano e esse autor entrou para aquela lista de obrigação de ler todos seus escritos.

Michele 15/09/2022

As consequências do 8 ou 80
Daquelas histórias que, com um texto curto e bem humorado, têm muito a dizer ao leitor. Num primeiro momento pode até parecer inofensiva, mas acaba provocando várias reflexões com suas subcamadas e ácidas críticas acerca do comportamento humano.

tbbrgs 29/08/2022

Uma leitura divertida sobre a natureza do ser humano
Em O visconde partido ao meio, o visconde Medardo di Terralba é atingido, numa batalha contra os turcos, por uma bala de canhão, que o divide em duas partes, uma má e outra boa. Italo Calvino trata, com muita ironia e humor, de questões como a natureza dupla do ser humano, suas contradições e o sentimento de incompletude que o perturba. Além disso, ele também mostra como nenhum extremo é bom: ser extremamente mau é algo ruim, mas ser extremamente bom também pode ser prejudicial. Assim, uma importante reflexão que o livro propõe é a de que os seres humanos têm de abraçar todas as suas naturezas, pois sem elas não são completos. Ninguém é absolutamente bom ou absolutamente mau, mas somos bons e também somos maus. A obra de Calvino traz com certeza muitas outras reflexões pertinentes acerca da natureza da humanidade, mas essas foram algumas das que consegui elencar. Assim como o autor diz, é um livro para divertir, e assim o faz, mas também nos faz refletir, o que, na minha opinião, é uma das funções sociais da literatura.

Helissa 27/08/2022

Ótimo
Um excelente livro para pensar o bem e o mal, saindo do maniqueísmo, refletindo sobre a humanidade na modernidade.

Erica.Regiani 24/08/2022

Na guerra dos cristãos contra os turcos, o nobre italiano Visconde Medardo di Terralba inexperiente, ja na sua primeira batalha leva um tiro de bala de canhão no peito, sendo partido ao meio. É socorrido e sobrevive.

A sua metade malvada volta para a Italia ... e aí a história realmente começa, contada pelo sobrinho do Visconde.

Mesquinho, Capenga, Manco, Aleijão, Arrebentado, são alguns dos apelidos dados pelos moradores do castelo e seus arredores. Também são muitas as malvadezas e peripécias cometidas pelo Visconde.

Quando todos já haviam se acostumado com o Mesquinho e suas afrontas, aparece o lado "Bom", a outra parte do Visconde, então a confusão é geral, surgem novos aborrecimentos e o final não foi nada previsível!

Gostei bastante da leitura!

Thamiris.Treigher 07/07/2022

Luz e sombra.
Durante a guerra contra os turcos, o visconde Medardo di Terralba é atingido por um tiro de canhão no peito. Mas, ele não morre! Fica com uma parte do corpo intacta e a outra parte completamente destruída.

Graças ao trabalho dos médicos, porém, ele consegue sobreviver com a metade que restou. Mas o que aconteceu com a outra metade? Ao voltar para sua terra, todos desconhecem o novo comportamento do visconde. O que mudou? A verdade é que a outra metade ainda está viva, e ressurge. Uma metade é completamente má, e a outra é completamente boa.

Diversas situações, das mais trágicas às mais hilárias, são provocadas pelas metades do visconde, em uma completa divisão entre "anjinho/diabo". Nunca se sabe a metade que vai aparecer!

Porém, podemos pensar que a metade boa do visconde é uma ótima personalidade. No começo, sim. Mas, com o tempo, as pessoas vão percebendo que a metade "boa demais" é na verdade de um visconde completo chato, que acha que pode interferir na vida das pessoas, ensinando e dando conselhos que não foram solicitados, com a desculpa de "ajudar".

"Nos sentíamos como perdidos entre maldades e virtudes igualmente desumanas", diziam os moradores da cidade. Por isso que, já na apresentação do livro, o autor Italo Calvino diz: às vezes os bons, as pessoas demasiado programaticamente boas e cheias de boas intenções, são uns chatos terríveis.

Como solucionar tal problema? Como o visconde pode sair dessa situação e encontrar um equilíbrio? Tem que ler pra saber! Adorei o livro, só queria que ele fosse um pouco maior para explorar ainda mais situações que essas duas metades poderiam causar.

Um livro sobre a natureza do ser humano, sobre nossas luzes e sombras e sobre como conviver com nossos dois lados! Excelente.
Carolina.Gomes 11/07/2022minha estante
Fiquei curiosa. ?

Thamiris.Treigher 12/07/2022minha estante
Achei bem interessante, Carol! ?

Julia 09/06/2022

Achei uma leitura fácil. Achei parecido com uma fábula por conta do tipo de historia e do tamanho do livro.

Robson68 03/06/2022

Um quê de Machado?
Ouvindo o podcast de @book.ster, peguei a dica de
@socorroacioli e mergulhei nesse livro novelesco que traz um enredo muito interessante que nos faz
pensar: se fôssemos partidos ao meio, na vertical,
quão mal um lado seria e quão bom o outro seria? O Visconde que foi partido ao meio na guerra levanta
essas dúvidas e nos faz analisar de maneira cômica tal circunstância. É um livro curto, divertido, reflexivo e cheio de moral. Lembrou-me bastante Machado de
Assis!

Malu 22/05/2022

aff
just like all the books school gives for their students to read? bullshit ????but it?s fine? like it could be worse considering the others books that school have already gave it to me!