A Garota das Cicatrizes de Fogo

Resenhas - A Garota das Cicatrizes de Fogo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bárbara 06/01/2014

Decepção
Primeiramente vou avisando que é minha primeira resenha, então não atirem pedras em mim. Estou apenas expondo a minha opinião sobre o livro em questão. A decisão de lê-lo ou não cabe somente a você.

A obra narra a busca de Johnny Falco por sua filha desaparecida e respostas que expliquem a estranha morte de sua esposa. Tudo começa quando ele é demitido e, ao chegar em casa, encontra tudo num marasmo e apenas o corpo de sua mulher jogado ao chão. Chocado pelo estado do cadáver de Nora, e notando a ausência de sua filha Diana, Johnny parte em uma jornada (que era para ser) emocionante.

Paralela à história de Johnny temos a de Lisa. Após um grave acidente, a garota que tinha tudo para ser feliz viu-se com 80% do corpo queimado, passando a viver num estado de isolamento. Porém, subitamente suas cicatrizes desapareceram! Quando seu caminho cruza com o de Johnny Falco na pequena Valparaíso, ambos unem-se para obter respostas sobre os mistérios que cercam suas vidas.

A Garota das Cicatrizes de Fogo tinha tudo para ser um excelente livro. A sinopse atrai o leitor, curioso para descobrir o desfecho de todo o mistério que ronda o enredo. Os apaixonados por thriller imediatamente caem na tentação do ler o livro, que aparenta ser a nova maravilha do mundo... Contudo, estão enganados.

Primeiro ponto que será apresentado dirá respeito à norma culta. O emprego de expressões como subir em cima e vi ela, constantes no texto, são ABOMINÁVEIS, principalmente quando o escritor é de origem brasileira, o que dá a ele o dever de saber o básico da língua portuguesa. É inacreditável como o livro ainda foi publicado com tamanho erro.

A narrativa, com toda a sua criatividade poderia prender o leitor facilmente. Não obstante, a falta de emoção e a rapidez com que o autor elaborou a estória, além de uma carga de drama desnecessária, proporcionou a total monotonia do enredo. O que era para ser uma revelação bombástica tornou-se apenas mais um fato irrelevante. O escritor deveria ter buscado envolver o ledor; entretanto, se tentou, não obteve sucesso.

A obra tinha todas as chances de ter renome e fama. O autor está despreparado tanto na escrita, desrespeitando a norma culta, e na falta de capacidade de pôr as ideias no papel. Por essas e outras razões, não recomendo A Garota das Cicatrizes de Fogo. Se procura algo que coloque o seu coração a mil, uma estória mergulhada em suspense... Tenho CERTEZA que vai encontrar coisa melhor.

Rose 01/06/2014

Lisa Gomez ainda era uma criança quando teve 80% de seu corpo queimado do quintal de sua própria casa por um lunático imbecil que achava ser legal fazer churrasco de crianças.
Desde então ela passou a viver em um hospital. Quase morreu várias vezes e ficou com cicatrizes tão profundas, quem nem cirurgias plásticas ou terapias seriam capazes de apagá-las ou ao menos amenizá-las.
Esta angústia e sofrimento que agora faziam parte da vida de Lisa, sumiram junto com suas cicatrizes de uma hora para outra como um passe de mágica...
Lisa estava tendo uma segunda chance e queria sugar até a última gota dela por conta dos anos que perdeu.
Ao retornar sua vida, Lisa conhece Leo, o bad boy da turma da escola, revê sua melhor amiga de infância que hoje sofre bullying de Leo e percebe que seu passado não ficou para trás como ela esperava.
Neste ínterim, temos John Falco tentando desvendar o assassinato bizarro de sua esposa há quatro anos, junto com o desaparecimento de sua filha.
Ele não tinha pista nenhuma, e só contava com a ajuda de seu amigo Salvatore. Aliás, foi Salvatore quem lhe indicou Valparaíso para encontrar suas respostas. Ali, naquela pequena cidade dois corpos fora encontrados mortos do mesmo jeito que sua esposa. Finalmente ele tinha uma pista e poderia ir atrás do que ocorreu com a filha.
O que estes fatos tinham em comum? Um garoto sem memória e que fora visto perto das vítimas. Alex era um mistério completo e Falco tinha certeza que ele era o elo e a resposta para todas as perguntas.
Mesmo já tendo visto muita coisa bizarra durante seus anos de procura, foi difícil para Falco engolir, ou pelo menos acreditar na verdade que estava sendo desenrolada ali na sua frente. Uma verdade que começou a milhares de anos atrás, quando Lisa era Fiorella e Alex era Daniel.
Agora, nesta vida, Alex era um ceifador a serviço da Sra. Morte, e Lisa era o sopro de vida. Estas duas almas gêmeas, que foram separadas pela morte, poderiam ser a única chance de vida da filha de Falco. Ou será que a morte era mesmo o fim e a verdade de todos?
Gostei muito da forma como o autor escreve, mas o desenrolar da estória não foi de todo o meu agrado. Achei que houve muita mistura ao longo do enredo, e para um homem que afirmava já ter cuidado de vampiros, lobisomens e afins, Falco demorou muito a entender o que acontecia ao seu redor.
Mas vou confessar que adorei a forma como Falco resolveu seu problema, ou melhor, seu "acordo de cavalheiros" no final do livro. Ah, se isso acontecesse na vida real, acho que o mundo seria de fato melhor...

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br
Cinthia 02/06/2014minha estante
Desde o lançamento tenho curiosidade, apesar de saber que o desenvolvimento deixa a desejar. Um daqueles livros que só vou parar de pensar após ler.

Line :) 29/06/2014minha estante
Eui me apaixonei pela capa desse livro e depois de ver a sinopse quis muito ler...Apesar de saber que vai ter algumas coisas que me desagradrão no decorrer da história, quero muito lê-lo. parabéns pela resenha..

Beth 14/07/2014minha estante
Estou curiosa com a história. Pela resenha pude notar que é bem interessante e marcante. Vou experimentar ler. Beijos.

Naty__ 22/07/2014minha estante
Recebi esse livro do autor e gostei, Rose. Fiquei até espantada com sua nota, rs.
Achei Lisa um pouco chata em alguns momentos, mas o enredo em si é bem legal, porém, acho que poderia melhorar. Eu dei 4 estrelas.

Clarice.Castanhola 15/06/2015minha estante
eu to doida para ler este livro. Falam maravilhas dele e fico mais feliz ainda por ser um autor brasileiro.

Rafaella 14/03/2014

A Garota das Cicatrizes de Fogo, segunda obra do autor Ricardo Ragazzo, foi a minha escolha para o mês de março do Desafio Literário Skoob 2014 sob o tema: Suspense (englobando mistério/assassinato/policial). Além desses três subtemas, aparece uma boa pitada de sobrenatural que me agrada bastante.

A Garota das Cicatrizes de Fogo conta a história de dois personagens paralelamente: Johnny Falco e Lisa Gomez.

Jhonny, um homem comum, um dia está voltando de casa, com uma notícia não muito animadora para dar a sua esposa: ele perdera o emprego. Entretanto, ao chegar em casa, ele se depara com algo muito estranho: sua esposa, morta, seu corpo não passa de um esqueleto com pele. Sua filha, Diana, também some nesse dia.

Lisa, por sua vez, em um dia de feriado, está se preparando para brincar no jardim de casa e quebrar o recorde de sua amiga Debby de pular corda. Entretanto, um carro azul metálico para em frente a seu jardim e chama sua atenção. Ela atenciosamente vai saber se a pessoa dentro do carro precisa de alguma ajude e algo acontece: ela sofre um atentado.

A história começa quatro anos após a morte da esposa de Jhonny. Ele descobre em uma pequena cidade chamada Valparaíso outras duas mortes com a mesma características misteriosas da morte da sua esposa. E ele resolve investigá-las para ver se consegue descobrir o que aconteceu e tentar achar uma pista de onde possa estar sua filha.

Já pela parte de Lisa a história começa seis anos depois de ter 80% do seu corpo queimado. Ela acorda no hospital um dia, com uma diferença. Todas as cicatrizes do seu corpo sumiram.

O livro é contado sob as duas perpectivas. A história de Jhonnny nos é contado por ele em primeira pessoa, e a de Lisa em terceira pessoa. Os capítulos, são intercalados, um conta a história de Jhonny e o outro de Lisa. Entretanto, após eles se encontrarem, cada capítulo contém a narrativa dos dois. Isso foi uma coisa que eu achei que funcionou bem, as duas histórias estão bem desenvolvidas e devido a alguns acontecimentos na história de Lisa, a terceira pessoa caiu como uma luva para contar a história dela.

É díficil resenhar esse livro sem soltar nenhum spoiler, pois ele é cheio de mistérios. O que aconteceu com a esposa de Jhonny? Por que essas pessoas morrem desse jeito? Qual é a relação entre elas? Será que a situação de Lisa tem alguma coisa a ver com as mortes? Foram apenas algumas das perguntas que eu me fiz.

A história é bem consistente e bastante ágil, me prendeu do ínicio ao final, e não dava vontade de largar o livro até saber tudo o que aconteceu. Os personagens são bem desenvolvidos. Jhonnny que teve sua vida destruida após os acontecimentos daquele fatídico dia e agora passa seus dias enfretando seres sobrenaturais para tentar achar alguma pista do que aconteceu, sempre acompanhado do seu possante Landau 78. E Lisa, a menina que teve sua infância e adolescência completamente destruídas e de repente se vê livre das cicatrizes, e quer viver uma vida normal. Entretanto, as cicatrizes da alma são as que mais doem. Outros personagens também são bem queridos.

O suspense me agradou bastante e sua finalização, embora não como eu esperava, também agradou e me pegou totalmente de surpresa. Algumas coisas que aconteceram, eu jamais iria sequer imaginar. O livro tem algumas partes bem tensas e até sangrentas, mas nada muito dramático.

A diagramação do livro está linda. As páginas iniciais dos capítulos são pretas, com títulos em cinza e a letras brancas, que dão um toque a mais ao mistério. E em algumas páginas também encontra-se algumas imagens.

Essa foi uma história que me prendeu completamente, diferente de alguns suspenses, não tem aquela autoridade oficial do detetive e ele que vai conduzir as investigações. Jhonny é sim um detetive, mas porque as circunstâncias assim o fizeram. Gosto desse envolvimento do personagem com a investigação.

Portanto, esse é um livro super recomendado, de um autor nacional, e isso acaba com aquela ladainha que muita gente faz, que livros nacionais não são bons. Estou começando a ler mais livros nacionais recentemente, e posso dizer que muitos superam alguns dos renomados autores.

site: http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/
Flávia 14/03/2014minha estante
Adorei a resenha. Me deixou bastante curiosa. Parabéns

Rafaella 14/03/2014minha estante
Que bom que gostou Flávia :)
Me surpreendeu bastante o livro!!
Recomendo muito *-*

Daly 10/05/2014

...
Talvez não tenha lido o livro em um bom momento porque, pelo que percebi nas resenhas, a minha seja a única não tão pró.
O autor escreve muito bem, faz umas associações admiráveis, tem umas sacadas criativas e inteligente.
Mas com relação a história chega em um momento em que as revelações começam a ser despejadas, meio confusas, atropeladas, é tudo muito rápido e eu achei meio cansativo. Embora sejam boas conexões.
E Johnny foi muito implicante e incoerente com o Alex/Daniel visto que ele não tinha nada concreto que comprovasse a relação direta da morte da mulher.
E coitada da Débora, acho que ela sofreu bullying em todo o tempo em que esteve na história.
Achei que o desfeixo entre Lisa e Daniel não fez sentido! Lisa não se vinga bem do cara lá psicopata (não vou dar mais detalhes pra não ser spoiler).
Acho que não gostei do desfecho do Johnny Falco...

Liliane32 18/12/2022

História muito confusa
Chegou um ponto na história que eu não entendia nada. Parece que teria que ter algum outro livro antes, com o começo da história. Este aqui parece o meio... Abandonei.

Pedro Augusto 06/05/2014

Fiquei impressionado!
Johnny Falco, um cara que perde sua filha e esposa por um evento que nunca havia acontecido antes; a pele de sua mulher desaparecera e apenas os seus ossos foram encontrados. Sua filha estava desaparecida. E ele tenta encontrar o motivo desse acontecimento depois de ouvir que um evento parecido havia acontecido numa cidade chamada Val Paraíso, onde duas pessoas foram mortas desse mesmo jeito, então ele vai para lá para ver se sua filha podia estar lá e o que acontecera com sua mulher.

Paralelamente o livro também conta a estória de Lisa Gomez, uma menina que quando tinha 11 anos doi queimada viva, porém por um milagre da medicina, ela sobrevive. Ela ficara bastante tempo no hospital e por mais um milagre da medicina, suas cicatrizes sumiram. Lisa ficou feliz com isso e até voltou pela escola. Sua beleza chamou a atenção dos alunos, Lisa virou uma típica garota popular e até entrou na onda daqueles que discriminavam os outros alunos.

Mas essas estórias se entrelaçam, e você só vai saber o por quê disso lendo o livro.

O livro é extremamente bem escrito, e algo que me chamou atenção é que o livro é contado de diferentes modos: nos capítulos onde Johnny Falco é o foco os capítulos são contados em primeira pessoa. E isso foi algo que me chamou bastante atenção, principalmente porque Johnny tem um ótimo senso de humor, e com certeza Ricardo Ragazzo soube usar o humor muito bem, pois eu mesmo dei algumas gargalhadas. Porém confesso que não gostei muito de Johnny, ele tem aquele ar de "galã" e tenho que concordar com o blog Maníaca por livros, ele se acha o fodão.

Algo que ficou visível é que o autor soube retratar o afeto que Johnny tinha pela filha, Diana, isso eu achei incrível, pois parecia que ele estava disposto a fazer qualquer coisa por ela, e aqui está uma dica: nunca duvide de Johnny Falco.

Nos capítulos onde a Lisa é o foco é contado todo em terceira pessoa.

E no mais, o livro é super recomendando! Me diverti bastante lendo e a escrita do Ricardo Ragazzo fluiu e isso facilitou bastante a leitura, pois não ficou aquela coisa chata, eu li o livro em dois dias sem problema.

site: Leia mais em: http://ser-pedro.blogspot.com.br/2014/05/resenha-garota-das-cicatrizes-de-fogo.html

Mari 18/11/2013

A Garota das Cicatrizes de Fogo | Sem Querer me Intrometer
Se você é o tipo de leitor que adora um suspense policial, mas ao mesmo tempo não consegue abrir mão de uma boa ficção fantástica, esse é o livro certo para você. A Garota das Cicatrizes de Fogo é o primeiro livro de booktour que eu me candidatei para ler e definitivamente não me arrependo.

No livro de Ricardo Ragazzo, conhecemos Johnny Falco, um homem que levava uma vida monótona e subvalorizada até o dia fatídico, quatro anos atrás, em que tudo mudou. Ao chegar em casa, após ser demitido de seu emprego, Johnny encontra sua esposa morta.
Porém, o evidente assassinato de Nora não tem nada de comum: Seu corpo está totalmente ressecado, restando apenas pele e osso da mulher que Falco amava. E para piorar sua situação, sua filha pequena, Diana, havia desaparecido inexplicavelmente.

Após a triste reviravolta em sua vida, Johnny conhece Sal Salvatore (Duplo Sal). O novo amigo o apresenta a um mundo que até então Falco, como a maioria dos humanos, desconhecia: o mundo de criaturas fantásticas e terríveis que se escondem na Terra.
Mas o coração do nosso protagonista recebe uma injeção de esperança quando, em Valparaíso, uma pequena cidade, um corpo é encontrado nas mesmas condições do de Nora. Diante disso, Johnny parte em busca do assassino de sua esposa e, principalmente, da localização de sua filha.

Ao mesmo tempo em que somos apresentados ao drama de Johnny Falco, conhecemos também Lisa Gomez, uma jovem garota de Valparaíso que passou por uma grande tragédia em sua infância: Liz havia sido queimada viva por um psicopata desconhecido e, apesar de ter milagrosamente sobrevivido, carregava consigo marcas (externas e internas) do mal que havia lhe sido causado.
Um dia, misteriosamente, as cicatrizes de Liz somem de forma inexplicável. E é a partir de então que os caminhos de Lisa Gomez e Johnny Falco se cruzam em uma busca por explicações que só podem ser encontradas no temível universo sobrenatural.

A Garota das Cicatrizes de Fogo possui uma trama engenhosa que mantêm o leitor envolvido durante toda a estória. Com narrativa sendo alterada entre primeira pessoa (Johnny Falco) e terceira (Lisa Gomes), os personagens são extremamente bem trabalhados, mostrando seus sentimentos e temores mais ocultos.

Com um final surpreendente (e genial!), o livro realiza todas as conexões necessárias para que o leitor sinta-se plenamente satisfeito com a conclusão da leitura. Mesmo com tantos mistérios sendo desenvolvidos durante as 255 páginas, o autor não deixa pontas soltas, criando uma estória policial sobrenatural de se aplaudir de pé.

E agora que minha opinião sobre A Garota das Cicatrizes de Fogo está mais que clara, aproveito a resenha para fazer um apelo: Ricardo Ragazzo, por favor, presenteie seus leitores com mais um... dois... três... mil livros sobre as aventuras de Johnny Falco.

site: http://www.semquerermeintrometer.com

Totta 14/03/2014

Intrigante e Surpreendente são as palavras que resumem esse livro.
É um grande prazer poder fazer mais uma resenha, entretanto o fato de ser de um escritor brasileiro torna essa tarefa ainda mais saborosa.

Antes de falar sobre a história de A garota das Cicatrizes de Fogo de Ricardo Ragazzo, preciso dizer que sempre que eu começo a ler um livro, o que realmente me prende é a escrita. A forma como o conjunto de palavras, usadas pelo autor prendem o meu interesse e este livro me prendeu logo nas primeiras páginas, o que tornou a leitura fácil e prazerosa. Ah e não posso deixar de mencionar que a narrativa é feita na 1ª e na 3ª pessoa dependendo do personagem em foco. Achei isso muito interessante e é a primeira vez que leio um livro com esse tipo de narrativa.

*** cuidado pode conter spoiler ***

Johnny Falco é um homem sofrido, que teve sua família destruída de forma abrupta e inexplicável. Sua esposa foi encontrada morta em sua casa, e sua filha desaparecida. O que seria algo comum se o estado em que o corpo da sua esposa se encontrava ser peculiarmente estranho.
A partir de então Falco dedica sua vida a descobrir quem fizera aquilo com sua esposa e levara sua filha.

Quatro anos mais tarde, com a ajuda de seu amigo Sal, Johnny tem uma pista que pode levar ele a descobrir o que terminou com seu lar doce lar.
Quando ele chega na cidade de Valparaíso para investigar sobre corpos encontrados exatamente como os da sua esposa (pele e esqueleto) sua vida cruza com a de Lisa Gomes.
Lisa é uma menina que foi brutalmente violentada aos onze anos, quando um estranho jogou gasolina no seu corpo e ateou fogo. Depois de ter 80% do seu corpo queimado, Lisa passa seis anos da sua vida enclausurada no hospital, em tratamento... Se escondendo do mundo... até que um dia ela acorda e está diferente. Não há cicatrizes.

Espantada, mas feliz, Lisa resolve viver a vida, para recuperar o tempo perdido e assim que o faz, ela conhece Alex/Daniel que não sabe quem é, mas a paixão entre eles é algo avassalador e inexplicável. A ligação entre eles é forte a ponto de compartilharem memórias. Mas o que intriga em toda essa história é que quando eles estão juntos, as cicatrizes de Lisa voltam.

Falco tem certeza que Alex/Daniel é a chave para encontrar sua filha, mas para isso eles precisam fazer com que ele recobre a memória e com isso eles se unem.

Sim, duas palavras resumem esse livro: INTRIGANTE E SURPREENDENTE.
A forma como a história se interligou, e o desfecho para tudo, é algo inesperado, entretanto algumas respostas poderiam ter sido mais desenvolvidas. De forma alguma isso deixa o livro menos interessante. Pelo contrário. Se você quer ler um livro nacional cheio de mistério... esse é o livro certo.
Para saber mais sobre essa incrível história, você terá que ler A Garota das Cicatrizes de Fogo.

Beijos, Val

Ana Carol 19/11/2013

Diferente e divertido
O livro gira em torno de Johnny Falco (contado em 1ª pessoa) e Lisa Gomez (contado em 3ª pessoa).
As histórias começam separadas, até o ponto em que se encontram da forma mais inimaginável.

Johnny Falco: Depois de quatro anos da morte de sua esposa, que acabara misteriosamente como um esqueleto com pele e do sumiço de sua filha, Johnny Falco ainda não se conforma, ele tenta de tudo para encontrar sua filha e descobrir o que aconteceu com sua esposa. Quando seu amigo Sal Salvatore descobre mortes semelhantes na cidade de Valparaíso, avisa à Johnny, que começa a sua investigação na cidade.
Lisa Gomez: Aos 11 anos Lisa, moradora de Valparaíso, sofreu um atentado: um homem em um carro a atraiu para perto e a incendiou, simplesmente jogou gasolina na menina e ateou fogo. Depois disso a vida de Lisa nunca mais foi a mesma, sempre estava em hospitais e foi submetida a diversas cirurgias. Até que um dia, em que ela estava quase morrendo, viu uma sombra e alguém tocando-a. Quando acordou, não tinha mais nenhuma cicatriz daquele terrível acidente.

O livro envolve coisas demais, nos deixa entender que o mundo tem de tudo: vampiros, lobisomens, criaturas... e que Johnny já enfrentou a maioria deles. Acho que estava se desenrolando bem até que o autor chegou a questões de destino, reencarnação, ceifadores, morte e coisas que realmente achei forçadas. Na minha humilde opinião, acho que se a causa do desaparecimento das cicatrizes de Lisa fossem mais elaboradas e envolvesse coisas mais voltadas para a ficção científica, toda a história seria bem melhor.

Outra coisa forçada demais e que aconteceu do nada: o amor "destinado" a acontecer entre Lisa e Daniel. Ele era um mendigo e não lembrava de nada sobre a vida dele, aí acharam que ele podia ter relação com as mortes bizarras e depois a Lisa simplesmente leva ele pra casa dela (o que?) e se entrega pra ele. Imagina minha indignação: isso foi muito forçado! Tudo bem, reencarnação, amores se reencontrando e blábláblá... mas... forçado!

Lisa tinha uma amiga de infância, Débora. A coitada engordou, sofreu depois do acidente da amiga (que ela não viu desde o ocorrido) e acaba se sacrificando por ela. Gente, fiquei com pena da gordinha. =/

Eu sabia que não ia gostar do final. E realmente não gostei. Acho que a intenção inicial era de que o Johnny Falco fosse o foco da história, porém a Lisa está na capa e o título do livro é dedicado à ela, mas nem dá pra saber muito bem o que aconteceu com ela no final. E outra coisa que não entendi: Porque um homem quis queimar uma garotinha do nada? Quer coisa mais sem sentido que isso?

Confesso que gostei muito da conversa bizarra de Johnny Falco com a Morte e de como o autor colocou isso. Mas o contexto do livro em si é cheio de pontas soltas. A forma de escrever do autor é ótima, e te faz ter vontade de continuar lendo, mas acho que ele teve uns insights enquanto escrevia e saiu colocando tudo. Ele tem trechos geniais, e adorei a forma de como começou a contar a vida de Lisa.

"Música era sua droga de escolha, e não deixava sequelas." Pág.:81

É uma boa leitura, dá pra se divertir. Mas tem que se acostumar às pontas soltas que ela nos deixa. Não garanto um final fofo e feliz, mas sim um final condizente com tudo o que o livro acopla, devendo apenas mais detalhes sobre o que aconteceu com Lisa e Daniel.

"O amor nada mais é que um sádico brincalhão que coloca cordas nas costas das pessoas enquanto as manipula como marionetes, e o que mais me deixa nervoso é que é a única coisa que Eu não consigo exterminar de vez, o amor é a epidemia da Morte, por assim dizer." Pág.:240

É isso, dou três estrelas, pois apesar de ser um livro bom, deixa algumas coisas a desejar.

Postada originalmente em: www.portaoazul.blogspot.com

site: http://portaoazul.blogspot.com.br/2013/11/resenha-garota-das-cicatrizes-de-fogo.html

luaaloren 28/12/2022

Dei 4 estrelas porque não tem como dar 5 para um livro com umas passagens super gordofóbicas que não tratou com nenhuma delicadeza esse assunto.
Mass eu gostei muito da história e da escrita do autor, e inclusive esse é um livro brasileiro.
Johnny Falco é incrível, Debby é fantástica, Lisa Gomez é chata e quer ser a diferentona sempre e Daniel não criei nenhuma opinião sobre ele.

Paula Juliana 25/11/2013

Resenha: A Garota das Cicatrizes de Fogo - Ricardo Ragazzo - Autor Parceiro.

'' A perspectiva real da morte nos traz, ás vezes, de bandeja, a vida.''

'' Sal Salvatore não acreditava em sinais. Considerava-os frutos de uma imaginação frágil e desesperada, em busca de qualquer coisa que mantivesse viva a chama da esperança. Já eu acreditava que sinais eram a forma mais democrática de se conversar com Deus. Se o Diabo existia - e eu já tinha dezenas de provas que sim -, Deus também existia. Mesmo que residisse na bondade dentro de cada um de nós.''

Quem não gosta de um bom mistério? Daqueles que te prendem em um determinado lugar, olhos arregalados, mãos suando e um palpitar no coração. Foi nessa atmosfera que li o livro A garota das Cicatrizes de fogo do Autor Parceiro Ricardo Ragazzo. Esse livro foi uma bela surpresa. Não só na minha expectativa com ele, como ao decorrer que eu lia a história. Nunca me enganei tanto. Comecei a ler pensando que seria um gênero e devagarinho, com pequenos passos vou descobrindo que seria uma coisa completamente diferente do esperado. E que gostoso essa descoberta.

'' Cicatrizes na alma que jamais se regenerariam como as marcas que havia desaparecido na pele.''

'' - Uma tela em branco representa infinitas possibilidades. E isso me atrai. Imaginar como um pintor a preencheria seria conhecer sua alma. E isso me atrai. Eu só estava tentando adivinhar o que você poderia pintar aqui.(...)
- E por que você quer adivinhar isso? (...)
- Porque você me atrai.'' ( Alex seduzindo aqui!!!)

Se vocês estão me acompanhando até aqui, viram que eu escrevi sobre a história do livro enquanto ainda estava lendo; (Veja aqui Li até a página 100 - A Garota das Cicatrizes de Fogo) mas vou dar uma pequena sinopse sobre o enredo. Temos duas histórias paralelas, Lisa e Johnny. Ambos vitimas de tragédias; Lisa brutalmente queimada quando criança e Johnny encontrando esposa morta e filha desaparecida. Johnny encontra pistas sobre casos parecidos com de sua mulher e vai em busca de respostas, onde Lisa acorda belo dia sem uma cicatriz no ex corpo antes mutilado. A partir dai as história que antes eram separadas aos poucos vão se juntando.

''Justo na hora em que você acha que as coisas não podem piorar a areia movediça se transforma nos dejetos humanos e uma fossa. Ainda assim, a estrada tinha um único sentido, sem ramificações. Nenhum outro lugar para ir. Eu sabia o que tinha que fazer.''

Temos capítulos intercalados com a narrativa de Jon e Liz. Assim conhecemos todos os pontos de vista da história bem como também os sentimentos dos personagens. Eu achei o Livro bárbaro, intrigante. Sou uma pessoa muito curiosa. Montei inúmeras teorias enquanto lia, mas por incrível que pareça errei todas.Isso nunca tinha acontecido comigo (risos!)...Sério! Pelo menos alguma coisinha eu acerto. Agora esse final me pegou de surpresa. Toda a ligação de Alex e as histórias, o final meio que me deixou de boca aberta. Mas gostei muito, foi surpreendente, no primeiro momento fiquei pensando que não... isso não poderia ter acontecido e depois eu vi que foi o final melhor para os dois. No entanto o Final do Jon foi incrível. Foi fechar o livro e pensar...É isso ai!!!!

'' Pele e osso, em um tom acinzentado bem diferente daqueles que líamos em alguns livros. A morte, senhoras e senhores, não tem no preto sua cor predileta. Não, não, não. Ela é cinza... E cruel.''

Por fim, para quem não conhecia a obra eu super indico, espero não ter entregado muito nos meus textos, tive até um certo cuidado com os trechos que eu escolhia para postar, por que cada pista que eu desce poderia ser um grande spoiler. Amei a escrita do Autor, foi o primeiro livro que li dele e foi maravilhosa a forma que ele emprega as palavras, as metáforas e o humor na dose certa com o suspense.
Leiam! Cinco estrelas e Favorito!

''O Amor nada mais é que um sádico brincalhão que coloca cordas nas costas das pessoas enquanto as manipula como marionetes. (...) O Amor é a epidemia da Morte...''

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/

ManuFRibeiro 23/12/2022

??
Se eu tivesse entendido eu teria dado mais estrelas, porém só entendi o final mesmo, de resto eu fiquei ??

Nu e As 1001 Nuccias 16/01/2023

Fantasia urbana com toques de crime
Resumão do enredo: Lisa sofreu queimaduras quando criança. Só que 6 anos depois, do nada todas as cicatrizes sumiram. Na mesma época, mortes estranhas começam a acontecer na cidade de Valparaíso. O mesmo tipo de morte que levou a esposa de Jhonny Falco 4 anos atrás. Além da esposa morta, filha desaparecida. E Falco se tornou um caçador. De coisas.

A história é muito boa. A gente se aprofunda na vida pessoal do suposto detetive, mas não muito no trabalho dele (aqui fiquei com vontade de ter uma série, contendo prequel e continuação desse livro).

Claro, também acompanhamos a história de vida (e de morte) da Lisa. No caso dela, senti falta de saber como ficou a família dela depois do "final".

Achei que algumas questões ficaram meio... "perdidas", ex: a doutora do necrotério. Teve um foco grande e depois nem se soube mais.

Uma fantasia urbana com toques detetivescos, muita ação. Gostei das revelações, dos motivos e tal.

É uma boa leitura. Não impactante, mas muito boa.

Caroline 11/11/2013

Instigante
Olá leitores!!!

Hoje trago a resenha de mais um livro proveniente de BT que participei.

O livro gira em torno de Johnny Falco, um homem que tem sua família retirada de si abruptamente.

Ele achava que sua vida não era boa, mas não imaginava que as coisas poderiam ficar ainda piores. Em uma noite, ao chegar em casa encontra sua esposa morta em circunstâncias assustadoras, aparentemente, inexplicáveis e como se não bastasse, sua filha desaparecera, sem deixar vestígios.

A partir desse momento a vida do Johnny resume-se a seguir pistas e encontrar justificativas que vislumbrem o que, de fato, aconteceu com a sua mulher e que levem ao paradeiro de sua filha. A dor nunca mais o deixou.

" O tempo não fecha feridas, meu amigo. Somos nós os responsáveis por isso, pois somos fracos demais para conviver com a dor e sofrimento. Deixamos de lado aqueles que foram arrancados de nossas vidas, colocando-os em um closet na nossa mente, sob o cínico argumento de que temos que "seguir em frente" ".

Após a morte da esposa, chega a seu conhecimento informações de que outras pessoas morreram da mesma forma que a esposa e com base nesses dados, assim começa uma busca frenética e Johnny então é levado à cidade de Valparaíso. E nesta mesma cidade seu destino cruza com o de uma garota que após um acidente fica com o corpo cheio de cicatrizes, mas que como um milagre elas desaparecem.

"Isso não era uma doença - na verdade, era sim, mas não nos moldes conhecidos pelos humanos. Isso era um Armagedon."

A morte de sua esposa, a garota das cicatrizes e o aparecimento de um garoto sem lembranças levarão o Johnny a "uma viagem" que jamais ele esperaria ter e a encontrar as respostas para perguntas que durante anos o atormentaram.

Eu curti o livro, confesso que não pensei que teria o desfecho que teve, me senti em meio ao seriado Supernatural porém, fiquei satisfeita.

A Garota das Cicatrizes de Fogo prende sua atenção, e o Ricardo tem uma escrita envolvente, pois explora bastante o campo sensorial do leitor permitindo que ele sinta e vivencie de forma profunda os fatos narrados, algo que apreciei. Além disso. a linguagem é acessível, de fácil compreensão.

A capa do livro eu adorei, muito bonita e traz um quê de mistério. De imediato, foi justamente o que me chamou a atenção, já que sou fascinada por capas de livros.

Não conhecia o trabalho do Ricardo, mas posso dizer que recomendo seu livro e pretendo ler também 72 horas para morrer, que é sua obra anterior dele.

Confira A Garota das Cicatrizes de Fogo e desvende os mistérios desse triller cheio de altos e baixos, que nos deixa imersos do início ao fim.

site: blogandolinhas.blogspot.com.br

Quatro Amigas 30/11/2013

www.quatroamigaseumlivroviajante.com
Em A Garota das Cicatrizes de Fogo, você vai conhecer Johnny Falco, um personagens eximidamente bem escritos e extremamente cativante.

Em A Garota das Cicatrizes de Fogo, Johnny está finalmente diante de uma pista concreta. Na cidadezinha de Valparaíso, mortes muito semelhantes a ocorrida há 4 anos com sua esposa, e também desaparecimento de a sua filha, Diana, estão ocorrendo. Mas esta é uma versão bastante resumida da história, então vou falar, sem “spoilers”, do enredo.

Apesar de Johnny achar que suas respostas estão em Valparaiso, a verdadeira resposta para suas orações chama-se: Lisa Gomez.

Lisa Gomez, ou simplesmente, Liz, teve boa parte de seu corpo queimado em um atentado cruel, cometido por um homem mistério, ocorrido no jardim de sua casa quando tinha apenas 10 anos. Depois de um, dentre tantos períodos de internação no hospital, Liz acorda com o corpo totalmente regenerado, sem nenhuma cicatriz. Na corrida de Liz em busca de respostas para o seu doloroso passado, indecifrável presente e incógnito futuro, ela tem a corajosa e debochada, Débora Vilaça, a encantadora Debby, a melhor amiga que toda garota gostaria de ter.

Lisa está de volta a sua vida, e de todos os problemas que vieram no pacote: Escola, amigos, hormônios e garotos. Leo, um lindo garoto de sua escola a convidou para sair, mas o que deveria ser o encontro perfeito, resultou em uma estranha briga que trouxeram para a vida de Liz a única coisa mais assustadora que um garoto: Outro garoto!

O Misterioso Alex parece muito familiar para Liz, ela se sente estranhamente tranquila e segura ao lado daquele garoto que surgiu, sem nenhuma lembrança, no beco ao lado da lanchonete, e os laços que unem Liz e Alex são maiores e mais antigos do que eles ou qualquer um suspeitam.

Enquanto isso, Johnny Falco continua sua odisseia investigativa, agora na companhia da lindíssima Dra. Tara Zanon, médica legista do Hospital de Valparaiso, em busca de pistas que embora sejam muitas, compreendem cada vez menos em respostas coerentes. Mas Johnny sabe que está no rastro de algo grande, e quando suas pistas levam em direção de Liz e Alex, ele percebe que as coisas se tornaram maiores do que imaginava!

------------------- CITAÇÃO -------------------
“...Certas conversas só podem ocorrer quando estamos bêbados ou sentados. Fato.”
----------------------------------------------------------------------------

Dois personagens são extremamente marcantes e cativantes nesta trama: Sal Salvatore, o fiel escudeiro e companheiro no “crime” de Johnny, e é claro, o beberão mais rápido do oeste: O Landau 78 que Johnny dirige.

A Garota das Cicatrizes de Fogo é uma trama Urban Fantasy super envolvente, extremamente bem escrita e cheia de reviravoltas, bem ao estilo de Ricargo Ragazzo. Esta vai ser a primeira, DE MUITAS - estou certa disso - das aventuras de Johnny Falco que vamos ler, rir e vibrar.

Queridos leitores, fiz uma resenha muito parecida com essa para o nosso blog irmão o Jantando Livros para comemorar o lançamento e sortear um livro, ou seja, isso não é uma cópia, é só um breve resumo para o Book Tour de "A GAROTA DAS CICATRIZES DE FOGO" que você pode saber mais aqui.

A Garota das Cicatrizes de Fogo
Autor: Ricardo Ragazzo
Páginas: 256
Editora: Novo Século
Resenha por: Alessandra
Classificação: 5/5

site: http://www.quatroamigaseumlivroviajante.com/2013/11/resenha-garota-das-cicatrizes-de-fogo.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5