Viva o Povo Brasileiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fernanda.Marques 02/02/2021

3/12 livros para 2021
Apenas questão de gosto!
Não me envolvi com a história, cheia de vozes ao mesmo tempo e temas pouco explorados. Faltou desenvolvimento e fechamos aos personagens - inclusive da minha preferida Maria da Fé!
Alê | @alexandrejjr 07/02/2021minha estante
Maria da Fé é uma personagem fraca? E o Leléu? Como esquecer de Perilo Ambrósio, o barão de Pirapuama? Não conseguir se envolver e se confundir com as histórias e vozes que perpassam o romance é normal, mas discordo totalmente que exista pouco desenvolvimento das personagens...

Fernanda.Marques 07/02/2021minha estante
Que bom que vc gostou da experiência desse livro! Mas Como enfatizei no título trata-se apenas do Meu Gosto. E cada um tem o seu!

Alê | @alexandrejjr 07/02/2021minha estante
Claro, literatura é subjetiva. Uma pena, Fernanda. Mas tente outros do autor, ele vale a pena.

Ananda 21/01/2021

# Descrevendo o livro em 3 frases

1. Um livro poéticamente histórico.
2. Atmosfera fortemente imagética, de modo a fazer com que o leitor realmente presencie os fatos a estarem narrados.
3. Para pensar as nossas origens passadas e as implicações disso no nosso presente e futuro.

# Ideia(s) principal(ais) da obra

Contar a história do Brasil - desde a invasão Européia até a contemporaneidade - através de uma escrita literária, com personagens e acontecimentos ficcionais, porém, ao mesmo tempo, baseados nos acontecimentos verídicos de nossa luta.

Indagar quem é o povo brasileiro; quem são seus verdadeiros povos e questionar a tirania daqueles que se vêem como os proprietários das terras do brasis. :

# 🤔 Reflexões gerais

João Ubaldo Ribeiro delineou sutilmente mas perspicaz, a maneira como se assentou a formação intelectual do brasileiro e, consequentemente, a sua própria visão de si. Nisso, compreendi que a base do pensamento nacional, muito arraigada em preceitos europeus, sempre desprezou seus povos originários e também estrangeiros não incluídos no bloco da cultural ocidental (como os negros). Esta divisão acarretou em uma longa exclusão de todos aqueles que não representavam/reproduziam os ideais europeus na definição do que é ser brasileiro. Os anos passaram e, apesar de, teoricamente termos contornado o dilema, o problema ainda persiste e de maneira bem visível e gritante na vida daqueles que ainda sofrem constantemente com a marginalização de suas existências.

# 5️⃣ Citações favoritas

> O segredo da Verdade é o seguinte: não existem fatos, só existem histórias.

> Cada rico morto são dez pobres vivos — acrescentou como se já tivesse dito aquilo muitas vezes — e em cada dez pobres nove são pretos e o outro
raceado, ou pelo sangue ou pela vida que leva.

> O homem só admite que ele coma o bicho, não que o bicho o coma, embora o bicho não se importe com isso e continue comendo o homem, seja por
merendinhas como as muriçocas, seja por freguesia como as lombrigas, seja por caça como as onças, seja em forma de comida dormida para os
peixes e siris — morte no mar —, os urubus e guarás — morte na flor da terra —, os vermes e tatus — morte enterrada.

> O Exército, que é de gente do povo, tem sido sempre a pior arma contra o povo, mais do que polícia, mais do que inquisição.

> Não falava isto por modéstia, que nem sequer considerava uma virtude respeitável, mas por honestidade e porque queria que vissem que não existem
homens especiais e que o herói pode ser qualquer um, a depender de onde esteja, do que faça e de como o que faz é interpretado pelos outros.
Orochi Fábio 28/03/2022minha estante
Perfeitamente. Li no ano passado, sou um apreciador da obra de Ubaldo: este livro recordou Macunaíma do Mário em sua maneira onírica com que alquimizou os fatos...

JPrates 08/11/2020

Herança e narrativa em João Ubaldo Ribeiro
Este livro é o melhor livro que já li; também é o que eu gostaria de ter escrito. Ambientado sobretudo na Bahia, em particular na ilha de Itaparica, o romance de João Ubaldo consegue extrair de um espaço relativamente pequeno uma trama cujo cerne cristaliza o grito comum de todo Brasil. É, sim, um romance baiano, na medida que se passa majoritariamente na Bahia, não obstante, é também um romance alagoano, mineiro, fluminense, goiano etc. - enfim, é um romance brasileiro.
Para além dos muitos e interessantíssimos personagens, chama-me a atenção a maneira como a narrativa se desenvolve a partir da memória. Várias vezes João Ubaldo mostra-nos a face mais biltre da injustiça, da corrupção e da violência que se desenvolvem em solo brasileiro - mais ou menos com os mesmos contornos, apesar dos distintos contextos históricos - para em seguida dar-nos um nó na garganta ao ler a versão inteiramente deturpada que contam os beneficiários de tais perversidades. É brilhante a maneira com que o autor demonstra a construção da narrativa dos opressores, por vezes adotadas por seus oprimidos, como instrumento de dominação - dessa forma, um sócio parasita torna-se um filantropo, um estuprador assassino e covarde torna-se herói de guerra, em diante. Ao mesmo tempo, o povo brasileiro também cultiva a sua memória - é a figura da Canastra que surge como herança, passada de brasileiro a brasileiro, como forma de reação às narrativas deturpadas dos parasitas. Dessa forma, é notória a fundação da Irmandade do Povo Brasileiro - alegoria para a própria formação de um grupo, homogêneo em sua heterogeneidade, que assim possa ser chamado de Povo Brasileiro - só se concretiza a partir dos esforços conjugados de um negro malê, de escravizados resistentes, de sertanejos, em torno da Canastra em que depositam seus conhecimentos e recebem os de seus companheiros, é a tradição e a transmissão de saberes que permite ao povo brasileiro (r)existir. Viva o Povo Brasileiro pode ser caracterizado como um romance de construção, esta sendo a construção do Brasil e de seu povo que, pela herança que simboliza a Canastra, pode resistir enquanto existir, que em cada canto do Brasil ecoe:
Viva nós!

Otávio - @vendavaldelivros 15/10/2020

“- Guerra agora, que é você que está amarrado aí. Quando é um de nós que está amarrado, não é guerra, é expedição punitiva”.

Eu tinha expectativas muito altas com Viva o povo brasileiro. Tão altas que eu tinha receio de ler o livro e acabar me decepcionando, então adiei por um tempo até achar que era o momento. Assim, quando comecei a ler e encontrei nas primeiras páginas um português um tanto quanto rebuscado e uma leitura pouco fluída pensei que havia criado expectativas altas demais em um livro. Como eu iria encarar quase 700 páginas desse texto? Será que acabaria abandonando um livro depois de tanto tempo? Eu mal sabia que estava começando um dos melhores livros que já li na vida.

Em Viva o povo brasileiro, o baiano João Ubaldo Ribeiro propõe contar a história do Brasil de meados dos anos 1650 até 1977, através de personagens fictícios que interagem com momentos históricos reais. Índios, caboclos, escravos, holandeses, portugueses, barões e toda a sorte de personagens fazem parte de uma história que vai e volta no tempo, explicando conexões e estruturas que são construídas ao longo do livro.

A gigantesca força de alguns personagens é quase indescritível. É impossível não sentir as dores de Dafé e, ao mesmo tempo, se envolver com sua liderança, sua missão e suas crenças. Impossível não se sentir amigo de Patrício Macário, sua relação com o Exército, sua compreensão das desigualdades sociais e das injustiças que estão entranhadas nas bases desse país.

Há muito tempo não me sinto feliz ou orgulhoso do povo brasileiro. Ao contrário, sigo cada vez mais descrente de que esse país possa dar certo. O livro de João Ubaldo Ribeiro, escrito em 1984, é uma aula sobre as injustiças e desigualdades que formaram o Brasil. Escravizados que foram libertos sem nenhum tipo de suporte do Estado, a Revolta de Canudos, a Guerra do Paraguai, a Ditadura e mais tantos fatos que desaguam no país que temos hoje, desigual e injusto. Viva o povo brasileiro escancara a desigualdade latente e estrutural desse país e mostra, com exemplos práticos, como tudo isso acontece há séculos, com a anuência de quem de fato é dono do capital.

Eu, sinceramente, não me sinto capaz de expressar o quanto esse livro me impactou, e quão importante e necessário ele é para a compreensão desse país. Mas, mais do que isso, Viva o povo brasileiro é uma obra absurdamente deliciosa de ser lida. Um humor irônico permeia o livro inteiro, mesmo em momentos duros. A escrita de João Ubaldo é poesia pura, mas é acessível, fluída e viciante. Um livro épico, em todas as formas, com personagens inesquecíveis e passagens marcantes. É tanta coisa boa que a única coisa que posso falar é: Leia Viva o povo brasileiro. Poderia escrever horas sobre esse livro e ainda assim não conseguiria transmitir a intensidade dessa experiência. Sorte a minha não ter desistido nas primeiras páginas e ter tido a prova de que minhas expectativas não foram altas o suficiente. Sorte a nossa ter tido a honra de ter, nas fileiras de nossa história, João Ubaldo Ribeiro.
Nicolitt 15/04/2021minha estante
Kkkkkk deus, eu senti a mesma coisa lendo

Otávio - @vendavaldelivros 15/04/2021minha estante
ahahaha Fico feliz! É um dos meus favoritos da vida!

Margô 20/06/2021minha estante
Considero uma das melhores obras de autoria nacional! É uma viagem na História, partindo de onde inicia a colonização do Brasil, - A Bahia-! Superrecomendo.??

Felipe.Mello 15/03/2022minha estante
Essa seria a minha quarta leitura no ano, mas depois dessa sua resenha, esse livro será o próximo no meu planejamento! Ahhaha

Margô 15/03/2022minha estante
Boa Felipe!! Não esqueça de comentar comigo... Quero ver a tua percepção!

Felipe.Mello 15/03/2022minha estante
Pode deixar! ;-)

Andre 14/10/2020

Sensacional
Um belo texto, com personagens que nos fazem entender como chegamos a uma sociedade igual a que temos hoje.

Kaio 07/10/2020

Viva nós!
Um romance que mais parece um tratado histórico-antropológico da formação do povo brasileiro. Suficientemente grande para esboçar todos as características (esteriótipos?) do brasileiro, tais como a religiosidade, a malandragem , o mal-caratismo, a corrupção e o hipocrisia elitista. Sem esquecer, obviamente, do famoso jeitinho brasileiro.

Uma obra preciosa.

Leonardo T. 18/09/2020

Indispensável
Todo o mundo, principalmente os brasileiros, deveria ler essa obra prima!
Alê | @alexandrejjr 05/10/2020minha estante
Esse é o melhor livro que eu já li, inclusive (OK, eu li pouco até o presente momento mas, de qualquer forma, me marcou demais).

Sibele Brito 11/07/2020

Conta a história e consequência do contato entre negros, índios, portugueses e holandeses, traçando um divertido e brilhante panorama sobre a formação do povo brasileiro, ao longo de três séculos.

Tiago 21/06/2020

Determinados períodos pedem determinadas leituras.

Como agradecer a um livro?

Desde o primeiro índio, que após avistar a chegada dos colonizadores portugueses, recebeu um tiro na cabeça e seu sangue vermelho banhou e batizou o destino do chão deste país, o Brasil, palavra que designa "brasa" em sua sua etimologia, remete ao vermelho do fogo e do sangue, que serve de combustível para fazer rodar as engrenagens que há séculos move o que há por trás de nossa identidade; seguindo entre os séculos, de 1500 até 1970, João Ubaldo escreveu esta obra histórica, que com uma sátira ferrenha e pesada, de dar embrulhos mesmo, vai reconstruindo os fatos históricos do Brasil a partir de personagens que de tão reais nos deixam na dúvida se foram mesmo fictícios. Descreve o medo e a esperança de um povo que à base do estupro se tornou tão miscigenado que de sua identidade passou a saber tão pouco: o povo brasileiro é negro? É índio? É pardo? É branco? É um pouco de tudo?

Se eu lesse este livro antes de 2014, talvez achasse por demais exagerada a sátira que ele faz quando desenha a mentalidade conservadora e fascista das páginas deste livro. Mas hoje, 2020, vejo o quão preciso ele foi nos diálogos. É de arrepiar.

Ante tanto incômodo durante a leitura, demorei para entender o tom da sátira tão pesada do livro. Ler sobre os tempos de escravidão não é fácil. Menos ainda perceber que a escravidão permanece, embora com outros nomes. Mudam os nomes, mas as engrenagens são as mesmas. E só ao fim do livro vim entender o título. Como era possível dizer "Viva" a um povo que mata, escraviza, destrói? Só depois entendi que o "Viva" se referia ao Povo Brasileiro, movimento fundado dentro duma senzala, formado por aqueles que com os braços, o sangue e o suor, construíram e constroem este país, que de belo, além da natureza, tem também a força que sabe resistir à opressão e à barbárie. Este que é o povo brasileiro, muito mais do que aqueles que "à bandeira empresta para cobrir tanto sangue e covardia", como escreveu Castro Alves em 1870, e que hoje mesmo, nas ruas, vemos se repetir. Àqueles que resistem, muito mais do que a estes que oprimem, é que vale gritar: Viva! Viva o Povo Brasileiro!

Dira 20/05/2020

Assim como Cem anos de solidão está para a América Latina...
Viva o povo brasileiro está para o Brasil! Essa obra é história pura, das mais vorazes. Todo brasileiro deveria conhecê-la! Personagens fortes e histórias que se conectam conosco de forma cíclica do início ao fim do livro.

OgaiT 01/08/2019

"Jeitinho Brasileiro"
No início tive um pouco de preguiça em ler o romance, mas, na medida em que se aproximava do fim, percebi o quanto bem estruturado a narrativa foi construída. Todas os acontecimentos repercutem até se chegar aos anos da ditadura. E no fim, a visão que as personagens têm do futuro (nossa atualidade) é fantástico. Ubaldo nesta narrativa, para muitos, tida como sua grande obra, faz uma verdadeira celebração ao povo brasileiro: a devassidão, egoísmo, ganância, boemia, sofridão, altruísmo que são inerentes à formação do país. Outra ressalva, é a da escrita do narrador muito erudita, além de mordaz e ácido, e lembra a forma de narrar do Saramago.

Thiago Barbosa Santos 02/01/2019

Celebração da identidade nacional
Certa vez, em uma entrevista para falar sobre o livro 'Viva o povo brasileiro', João Ubaldo Ribeiro disse que queria escrever um livro grande, daqueles que pudessem ser sustentados de pé, sem precisar de apoio. Realmente ele conseguiu escrever um livro grande, porém não apenas no número de páginas, mas na grandeza em termos de importância e representatividade. 'Viva o povo brasileiro' se tornou a obra-prima dele, foi consagrado pela crítica e pelos leitores, e é considerado um dos mais importantes romances da literatura nacional. A publicação o elevou também à categoria de um dos maiores escritores em língua portuguesa.

O tema central é a formação da identidade nacional do nosso povo. Vai nas raízes de nossas origens, mostra nossas contradições, nossa hipocrisia e o que temos de melhor e pior em termos de comportamento e relacionamento humano. São mais de quatro séculos de história, misturando ficção e realidade com uma linguagem rica, envolvente e com a comicidade característica dos textos do escritor baiano.

São histórias de múltiplas personagens, atravessando gerações e passando por fatos históricos importantes, como a Guerra do Paraguai e a Revolta de Canudos. A maior parte do enredo se passa no Recôncavo Baiano. Um verdadeiro épico brasileiro que vai do século XIX até 1977, em pleno Regime Militar.

JUR toca na ferida, mostra como os mais abastados sempre exploraram os mais pobres, os índios, os escravos, como sempre desdenharam da cultura desses povos. Mostra também como a igreja fechava os olhos para isso e até mesmo ajudava na repressão aos desfavorecidos. Através das histórias de anônimos, relembramos todos esses fatos que ajudaram a moldar o caráter do povo brasileiro. É uma obra riquíssima e que traz reflexões muito importantes sobre esses temas e de como se formou a nossa identidade nacional.

Viva o povo brasileiro ganhou, em 1984, o prêmio Jabuti e o Golfinho de Ouro, do Governo do Rio de Janeiro.

joabe.lins 24/09/2018

Livro muito chato, são varias histórias que parecem sem conexão e em épocas diferentes, algumas são legais, mas no geral a leitura não anda é arrastada.
Alê | @alexandrejjr 18/02/2020minha estante
Bicho, como tu acha chato um livro que tem um capítulo sobre a atuação dos orixás na Guerra do Paraguai e outro sobre um índio que "gostava de comer holandeses"? Sério...

Carlinha 25/07/2020minha estante
Recomece em ordem cronológica. Você vai se surpreender.

Goretti 30/07/2020minha estante
O grande lance é justamente captar a conexão entre os fatos, as gerações, a história atual. É um livro brilhante, eu diria!

Babi.Dias 23/09/2018

Que livro F O D A!