Eve & Adam

Adam Grant

Resenhas - Eve e Adam

Tammy 13/01/2015

Mediano
Uma leitura rápida e leve, porém, apenas mediana.

A história mistura temas interessantes, como ficção científica, amor, aventura e drama, mas não se aprofunda, de fato, em nenhum deles. Creio que o foco se perde facilmente e tudo fica muito objetivo e superficial.

Os personagens até que são bem trabalhados e descritos, mas a interação entre eles deixa muito a desejar, pois tudo acontece muito rápido, dando a impressão de que muitas informações importantes são apenas jogadas para o leitor.

Se houver uma continuação, conforme li em algumas resenhas, talvez a história ainda possa ser salva, porém, se seguir a mesma linha, fico na dúvida se valeria a leitura.

@APassional 16/11/2014

Eve & Adam * Resenha por: Elis Culceag * Arquivo Passional
Que limites você quebraria por aqueles que ama? Que concessões faria? Que barreiras transporia? Essas são apenas algumas das questões morais e éticas que envolvem esse livro repleto de ação e descobertas, tanto científicas, quanto relacionadas ao amor...

Eve Spiker é filha de Terra Spiker, a proprietária da Spiker Biopharm, um avançado laboratório farmacêutico, localizado num complexo gigantesco, afastado de tudo e repleto de seguranças. Eve tem dezessete anos e raramente visita a empresa da mãe, mas ao sofrer um grave acidente, é levada por Terra para ser tratada no laboratório, pelos médicos de confiança dela. A princípio, Eve fica entediada, sem ter o que fazer durante sua "espetacular" recuperação, mas então a mãe lhe dá um "brinquedo" para passar o tempo, que nada mais é do que o Projeto 88715, um software que possibilita ao usuário projetar uma pessoa geneticamente perfeita no computador. Enquanto se entretém projetando "Adam", Eve estreita laços com Solo, um empregado da empresa que ela conheceu no dia do acidente, e a única pessoa da sua idade por ali.

" - Não seja ridícula. Claro que não é real. Isso seria ilegal. As multas seriam astronômicas. O governo provavelmente nos fecharia. Eu até poderia ser presa. Eu!"

Solo Plissken vive e trabalha nas instalações da Spiker Biopharm. Ele é filho dos ex-sócios da Spiker, e ficou sob a tutela de Terra após a morte dos pais. Apesar de todo o seu potencial, Solo realiza somente pequenos serviços na empresa, como servir cafezinho, levar recados ou ajudar na manutenção. Isso é conveniente para ele, que transita por todos os ambientes e age como um investigador, reunindo dados para que um dia possa denunciar as atividades ilícitas (?) de Terra às autoridades. Ele se tornou um especialista em parecer burro e inofensivo, quando na verdade é um cara mega inteligente e observador, apesar de solitário. Ele só não contava que conheceria Eve e que ela abalaria suas estruturas.

"Solo não é só um nome, é uma descrição. Não tenho amigos. Tenho alguns na internet, mas não é a mesma coisa. Nunca tive uma namorada."

Eve não consegue ficar muito tempo longe da sua amiga de colégio Aislin, e essa garota "toda errada" acaba se juntando à Eve no laboratório, muito à contra-gosto de Terra, que não aprova a amiga da filha. Em meio à questões éticas, genéticas e até estéticas, que permeiam os conflitos de Eva e Solo, Aislin carrega um drama mais mundano, causado pela relação conturbada com o namorado, que é ex-presidiário e traficante de drogas. Durante a missão de Eve, de projetar seu "homem perfeito", mesmo que virtualmente falando, são as imperfeições de Aislin e suas consequências que abrem uma brecha na história para que Solo possa revelar o que descobriu a Eve e se aproximar cada vez mais dela. Mas o que fazer com a verdade? Quanto de médico e quanto de monstro haverá em Terra Spiker?

Eve & Adam possui a narrativa em primeira pessoa alternada entre Eve, Solo e um terceiro personagem que eu choquei quando apareceu! O texto é super simples, divertido e gostoso de acompanhar. Solo é um cara muito doido, que se mete onde não é chamado e sempre nos coloca a par dos segredinhos podres da Spiker. Já Eve é a voz que reage surpresa com tudo o que acontece à sua volta, é a nossa "representante" dentro da história. E o terceiro narrador é uma graça, mas... é surpresa. Apesar do título do livro, curiosamente são as atitudes de Solo e Aislin que fazem a história girar. O total compromisso de Solo com sua missão de desmascarar Terra e o total descompromisso de Aislin consigo mesma e com a sua segurança, são contrapontos utilizados brilhantemente na construção desse enredo.

Como esse livro é relativamente curto, a história é enxuta e sem enrolação, os personagens são muito ativos e, quando a gente pensa que sabe o caminho pelo qual a autora está nos conduzindo, ela dá um salto no abismo e nos desafia a saltar com ela. E é claro que pulei sem exitar, eu não poderia comer essa maçã pela metade!! Mas não vou dizer a vocês o que tem do lado de lá, muitas emoções os aguardam na segunda parte do livro. E sim, eu amei o final!! Depois de uma sequência de ação de tirar o fôlego, quando pensei que a autora não iria resolver tudo antes do fim, ela conseguiu!! Portanto o final é fechado, mas cheio de possibilidades de continuação. Leiam e se surpreendam!

Beijos... Elis Culceag.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 16/11/2014.

site: http://www.arquivopassional.com/2014/11/resenha-eve-adam.html

Jessica Oliveira 15/01/2015

Resenha para o blog Books and Movies
Quando recebi os lançamentos de novembro da editora Novo Conceito, o livro que mais me intrigou foi Eve & Adam. No instante em que abri a caixa já saí lendo-o e não consegui desgrudar enquanto não terminei a leitura. Sou completamente fascinada por livros juvenis, e quando eles trazem em seu enredo algo de ficção cientifica, é aí que não tenho como não lê-lo.

Eve é uma garota de dezesseis anos , filha de uma importante geneticista, Terra Spiker, que é conhecida por ser uma mulher fria e que coloca a carreira acima de qualquer coisa. Quando Eve é atropelada por um carro e quase tem sua perna decepada, ela é levada às pressas ao hospital local. Chegando lá logo ela é informada que seria necessário amputar sua perna. Quando Terra chega e descobre o que está para acontecer, resolve por conta própria transferir Eve para o complexo da Spiker Biopharm.

Com os tratamentos de última geração da Spiker, Eve não necessita amputar sua perna e deverá apenas ficar internada. Sem poder receber a visita de sua única amiga, afinal a sua mãe acredita que ela seja uma péssima influência para Eve, ela fica muito entediada. Para resolver esse problema Terra resolve dar a Eve a missão de criar, em um programa de computador mega avançado, a pessoa perfeita. É aí que se inicia o "Projeto Adam", onde Eve irá criar o rapaz perfeito, aquela pessoa linda, bem humorada e que se fosse real, seria a sua alma gêmea.

Lá na Spiker Eve conhece Solo, um garoto órfão que vive sob a guarda de Terra, mas que até aquele momento Eve não sabia da existência. Solo é um pouco mais velho que Eve e esconde alguns segredos que no decorrer da história virão à tona.

Eve & Adam é uma história de ficção científica, leve, engraçada e com uma pitada de romance. A narrativa é em primeira pessoa e dividida entre Solo, Eve e, mais para o final do livro, outro personagem que fará a narrativa também.

Sei que tem muitas pessoas que não gostaram da forma com que o livro foi escrito mas, eu confesso que adorei. O estilo de escrita dos autores é leve e de fácil compreensão. Realmente os personagens não foram muito aprofundados, não temos uma série de explicações para o que está acontecendo mas acredito que isso tenha a ver com o fato deste ser o primeiro livro de uma série.

O romance apesar de ser mais um plano de fundo nos dá aquela sensação de conto de fadas, acredito que isso seja porque o público alvo seja um público mais jovem mas, mesmo assim eu adorei. Recomendo a leitura para todos que gostam de uma leitura descontraída e voltada mais para o público jovem.

site: www.booksandmovies.com.br/

Robson 17/01/2015

Conspiração, biotecnologia e romance são elementos constantes de “Eve & Adam”, escrito pelo casal Katherine Applegate (O Grande Ivan) e Michael Grant (Série Gone).
Uma ficção científica jovem e divertida, “Eve & Adam” promete uma aventura de tirar o folego desde o seu inicio. Michael e Katherine, de maneira nada provável, já começam seu enredo com personagens formados e um plot basicamente pronto.

Após sofrer um acidente e ter sua perna arrancada do corpo, a jovem Evening se vê em uma cama de hospital com sua mãe (a temível Terra Spiker) discutindo com o médico responsável por sua cirurgia. Tudo que sua mãe dizia ao médio não fazia muito sentido, afinal, ela estava bem ali. Mas eis que surge Solo, seguindo as ordens de Terra levando-a até a Spiker Biopharm (empresa farmacêutica de sua mãe). As coisas começam a ficar realmente estranhas quando Terra propõe um projeto para Eve: ela deve criar um garoto perfeito. Isso, em meio a muitas conspirações e segredos antiéticos, formam o arco de “Eve & Adam”.

Narrado em primeira pessoa, alternando as perspectivas entre Eve e Solo, “Eve & Adam” consegue ser um livro simples e objetivo, sem muita ambição na matéria complexidade. Os autores narram tudo com uma boa dose de humor por parte de Eve e de forma mais série no ponto de vista de Solo. Esse equilíbrio foi extremamente necessário para a fluência do texto, não ficou algo pesado e cansativo.

Mas, em contrapartida, um pouco mais de complexidade fez falta. É claro que em muitos momentos a ciência é presente, mas não na carga que um bom Sci-Fi demanda. Isso faz com que, diferente da promessa, o livro pareça mais como uma aventura contemporânea – cujo vilão é a ciência sem freios – do que uma conspiração científica que pode colocar tudo em jogo.

“Eve & Adam” flui de forma incrível, em poucas horas é possível devorar o livro inteiro. Os autores se aproveitam da carga certa de ação e suspense nas horas certas e nivelam muito bem estes dois aspectos com um romance morno e até mesmo sem sal (Os personagens têm química, mas o romance quase não existe). Em alguns momentos da leitura é possível perceber que eles perdem o foco e, ao invés de manter a linha do plot apresentado no inicio do livro, seguem outras direções, criando uma verdadeira bagunça. Esse é, sem dúvidas, um dos aspectos críticos que mais incomoda durante a leitura.

A coisa boa é que, ao finalizar, os autores conseguem amarrar boa parte das situações criadas por eles e, de certa forma, surpreender o leitor. E tem mais, apesar de tudo isso, eles conseguem deixar um gosto de quero mais.

Agora é o seguinte, para que vocês possam entender qual a minha relação com o livro, vou tentar simplificar um pouco em dois pontos de vista.

Como leitor (Robs) eu gostei bastante. “Eve & Adam” é muito objetivo, não perde tempo para desenvolver o enredo e conseguiu me prender durante a leitura. Ele é um livro bem divertido, daqueles que são totalmente planejados para entreter o publico jovem e, sem dúvidas, consegue fazer isso.

Agora como critico, posso dizer que o livro apresenta muitas falhas, em alguns momentos tive a impressão de nada tinha objetivo, como se os autores estivessem jogando nas páginas situações animadoras, mas que não possuíam conexão alguma.

Tendo em vista estes dois pontos posso dizer que tecnicamente “Eve & Adam” não é um livro bom, mas que se você estiver querendo descansar de leituras mais pesadas, ele é o livro certo!

site: wp.me/p4ebQV-Ji

PorEssasPáginas 19/01/2015

Resenha: Eve & Adam - Por Essas Páginas
Eve & Adam prometia ser interessante, um raio de sol nesta tempestade de romances sem criatividade. Com uma temática em torno da engenharia genética, a possibilidade de criar outro ser humano, as possibilidades de uma história interessante são muitas. Infelizmente Eve & Adam não entregou. Pelo contrário apenas fez o que já pregava a cartilha.

A sinopse já entrega bastante, resumidamente após um acidente de carro, Eve vai para o mega ultra avançado hospital de sua mãe, e após recuperar sua perna decepada, é atribuída pela mamãe Terra um projeto para criar o homem perfeito, utilizando softwares e recursos avançados de seu hospital. Porque faz muito sentido ocupar a mente da sua filha em recuperação de um acidente traumático no qual ela – tecnicamente – PERDEU A PERNA, com um projeto super avançado e muito ilegal como criar um ser humano. Faz todo sentido.

E já temos os primeiros clichês do livro – Eve e a mãe Terra – hurhurhur.

Nesse hospital Eve encontra Solo, o garoto perfeito, apelidado de Sr. McMuscúlos pela amiga de Eve, Aislin – já falaremos dela. Adotado por Terra, após um acidente que matou seus pais, Solo vive no hospital e tem um amplo conhecimento dos projetos do mesmo. Agora vamos a um pequeno jogo de adivinhação. Você acha que Solo:

a) É um personagem profundo que não se deixa abalar por suas emoções e não desiste de seus objetivos;

b) É um zé ninguém sem importância relevante para a história;

c) Desenvolverá uma apaixonite melosa por Eve e abandonará todos os seus objetivos e planos por ela;

Acertou quem respondeu a letra C de COMO ESSE LIVRO É RUIM. Está anotando o placar? Clichês 3 x 0 Criatividade.

Em seguida temos a personagem mais inútil do livro. Aislin, a amiga de Eve. Aislin é radical e adora namorar meninos malvados, sendo seu namorado um tal de Maddox. Isso mesmo, eu não li errado e nem você – Maddox. Aislin sim é a personagem cuja história não agrega ao livro. Seu namorado traficante vive se metendo em encrenca, Eve usa sua mamãe caixa eletrônico para pagar as dívidas do zé mané e ajudar sua amiguinha e isso não adiciona NADA a história – NADA. Ah sim, garota gosta de garotos malvados – Clichês 4 x 0 Criatividade.

Havia uma temática genética na história, vamos focar nisso. Eve vai criando seu namorado perfeito nos softwares da empresa e conforme vai fazendo isso por capítulos muito longos e desnecessários – desculpa estou divagando – ela vai descobrindo os podres da empresa de sua mãe através de Solo. Tudo culmina com Solo tendo que decidir entre divulgar os segredos de Terra ou abdicar de suas descobertas para ficar com Eve. Claro que o livro faz com que essa escolha não exista pois a mamãe Terra é boazinha e foi enganada. Tudo muito bem arranjado para que todos tenham um final feliz.

Adam entra na história quando Eve foge e Terra precisa resgatá-la. Adam é o modelo da revista Vogue. Mais lindo que Johnny Depp, Orlando Bloom e David Beckham somados, o povo pira, a mulherada pira ainda mais e até Eve fica em dúvida entre Adam e Solo – ninguém esperava por essa. Homem perfeito + triângulo amoroso = Clichês 6 x 0 Criatividade.

O final é patético e todos terminam felizes, o que é ridículo para um ser que foi criado em laboratório que não tem percepção de realidade, moralidade, história ou sentimentos, compreensão e vivência que um ser humano com evolução normal de vida possui. Mas ele encontra sua alma gemêa e o “amor supera tudo” (TM). Clichês 7 x 0 Criatividade.

Eve & Adam é um livro muito simplista e desprovido de inteligência. Vale notar que ele foi escrito pelo mesmo autor da série Gone super bem quista em outros blogs por aí. Com este livro, no entanto, creio que o autor estava precisando de uns trocados.

Placar final: A capa pode enganar, a temática pode ser interessante, mas é só um corpinho bonito. Fiquem longe desta bomba.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-eve-adam

Poly 21/01/2015

Leitura bem leve
Eu comecei muito bem o ano de 2015: só leituras maravilhosas!
Assim que li a sinopse fiquei interessada pelo livro. Envolve tecnologia e genética e isso me despertou muita curiosidade.
Apesar de envolver ficção científica não é livro viajante cheio de nerdices. Há ciência de forma leve. Aliás, leve descreve perfeitamente o livro. A ciência está presente de forma leve, o romance e leve, o mistério é leve.
Uma ótima pedida para uma tarde sem nada para fazer (e dá para ser lido em uma tarde).

Ao morrer – e eu percebo isso quando voo pelo ar como um pássaro ferido – você deveria estar pensando no amor.
P. 7

Eve acaba de sofrer um acidente e sua perna foi dilacerada, terá muita sorte se ela não for totalmente perdida, mas sua mãe a retira do hospital, leva-a para o laboratório Spiker e os médicos do laboratório cuidam dela. Milagrosamente sua perna se recupera e fica perfeita novamente.

E de uma coisa eu já sei: Tommy e os Gênios, aos sussurros, falam sobre o Projeto 88715, eles o chamam por outro nome.
Chamam de “Projeto Adam”.
P. 71

Desde que foi “resgatada” do hospital por sua mãe, Eve passou a conviver com Solo. Solo é um rapaz órfão de pai e mãe e tutelado pela mãe de Eve, a poderosa geneticista Terra Spiker.
Solo mora no laboratório, trabalha lá e estuda. Desde a morte dos pais que ele é obrigado a conviver com Terra, a quem ele odeia.
O rapaz é ignorado pelos grandes cientistas por ser apenas o cara que traz cafezinho, mas Solo é inteligente e sagaz. Ele possui uma ótima memória e um Q.I. nem um pouco desprezível.
A princípio Terra tentou afastar os dois, mas eles não são bons em obedecer regras.

Um relacionamento ruim é melhor do que nenhum relacionamento?
P. 99

Enquanto estava se recuperando do acidente, Eve ficou entediada, então sua mãe lhe dá uma tarefa muito interessante: brincar de Deus. Eve começa a mexer em um programa de computador e a criar uma simulação de humano.
Ela cria o rapaz perfeito, Adam.

Não, eu digo a mim mesma, não é esse o problema. O problema é que, de um jeito ou de outro, você vai confrontar a sua mãe e dizer a ela que já sabe da verdade.
P. 131

Só que há um segredo sobre sua mãe que Eve não sabe e Solo pretende revela-lo em breve.

Sim, a vida é cheia de surpresas.
P. 185

O livro é narrado sob a perspectiva de 3 personagens: Eve, Solo e Adam. Cada capítulo é contado por um personagem diferente. A narrativa de cada personagem é em primeira pessoa e é bem interessante ver a mesma cena sob dois (ou 3) aspectos diferentes.
A leitura é fácil, divertida e gostosa, dá para ser lido em poucas horas, sem nenhum esforço. Uma ótima recomendação para as férias ou após uma ressaca literária (quem quer se esforçar muito nesses momentos?).

Eu sou perfeito. Eu sou Adam.
P. 188

A capa é linda e eu leria o livro apenas por ela. O detalhe do quebra-cabeça na maçã ficou bonito e bem chamativo.
O miolo também é bonito. É simples, mas em cima de cada capítulo tem o detalhe singelo de uma maçã. Amei!

site: http://polypop.net/livro-eve-adam/

Moonlight Books 24/01/2015

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
Eve & Adam foi aquele livro que li sem imaginar onde iria chegar, sua história contada em uma linguagem jovial e atraente, me prendeu pouco a pouco e foi uma grata surpresa.

site: Leia o restante da resenha em http://www.moonlightbooks.net/2015/01/resenha-eve-adam.html

Paola 25/01/2015

Muito bom!
Essa foi a segunda leitura concluída de 2015, e que livro! Apesar de ser um livro cheio de genética, não é cheio de coisas nerds. Na verdade, é um livro que nos faz pensar no futuro. Porque do jeito que as coisas estão, daqui a pouco a tecnologia nos dá a oportunidade de brincar de Deus...

Eve, a nossa protagonista, é filha de Terra Spiker, uma trilhonária dona de uma clínica de genética. E o livro já começa com Eve sofrendo um terrível acidente e com sua mãe não querendo que ela se trate em uma clínica normal. Sendo assim, Terra a tira da hospital e a leva para a sua clínica, para que Eve pudesse ser melhor atendida.

Dentro da clínica de sua mãe Eve conhece Solo, o garoto perfeito. De uma beleza única e cheio de mistérios. E com um ódio por Terra. Mas isso não impede Eve de sentir-se atraída por ele.

Enquanto se recupera do acidente, o que foi de uma rapidez para sua surpresa, Eve começa a trabalhar em um projeto de sua mãe. Ela o chama de projeto Adam. A criação de um homem perfeito, ou um namorado perfeito, melhor dizendo. Mas ao criar Adam, Eve se pergunta como quer um homem perfeito. E se quer isso. E ainda, se isso é certo.

Em meio a perguntas, descobertas e informações dadas por Solo, Eve começa a entender o mundo de sua mãe, o motivo que Solo a odeia e porque as pessoas também a detestam. No meio dessas descobertas, Solo também começa a encaixar algumas peças que faltavam em seu quebra cabeças, e descobre que Terra pode não ser de todo uma vilã.

O livro é narrado em primeira pessoa e dividido nas falas de Eve, Solo e Adam. Uma história, na minha opinião, fascinante! Me fez pensar em: até que ponto é bom ter alguém perfeito? Será que podemos brincar de Deus?

Tem romance, tem mistério, tem genética e tem também um final surpreendente. Peças de um jogo que eu não esperava acontecer. Não é uma leitura difícil, mas é diferente dos livros que costumo ler. Porém, aprovadíssima!

Miriam 29/01/2015

Leia sem expectativas.
Capa linda, sinopse interessante, e uma história que promete ser 'surpreendente, divertida e dinâmica. Personagens sinistros, experiências estranhas, segredos e uma pitada de romance', e vamos dizer que seria tudo isso, se não fosse a falta de desenvolvimento da história.

A história é leve, fluida, os capítulos são rápidos, e de alguma forma o que realmente salva a história são os personagens Eve, Solo e Aislin, a amiga sem noção de Eve que apronta um monte por conta de um cara nada a ver. Eu gostei deles, são cativantes e divertidos, mas a história é fraquinha. A leitura não chegou a me decepcionar, mas não brilhou como deveria.

Quanto ao tema 'genética' ninguém precisa se preocupar, ele passa lonnnge da história. É tudo mega superficial. Não que eu desejasse um livro que me trouxesse um monte de termos técnicos, longe disso, mas alguns temas mereciam fundamentação, aprofundamento ou ao menos uma explicação, a menor que fosse, porque algumas coisas ficaram difícil de engolir... Talvez as explicações venham no próximo livro, mas eu não sei não.

Enfim, para gostar de 'Eve e Adam' ele deve ser lido sem expectativa alguma, nem um tiquinho, pois é um livro onde tudo acontece muito rápido e sem muitas explicações, não existe um grande crescimento dos personagens e possui um nível de romance quase nulo, mas apesar de tudo é divertido e descontrai. Só que ao finalizar a leitura, ela não te deixará com nenhuma emoção, nem mesmo com um sorrisinho bobo no rosto. Ele acaba, você fecha o livro e parte para outro, sem nenhum remorso.

site: http://www.livrosbobagenseguloseimas.com.br/2015/01/resenha-eve-e-adam-novo-conceito.html

Psychobooks 07/02/2015

Classificado com 2,5 estrelas

Enredo
Eve é uma jovem que está cursando o colegial. Sua mãe é a temida e famosa geneticista Terra Spiker, conhecida por seus experimentos mirabolantes e por seu comportamento arrogante e totalitário. Após quase ser atropelada por um carro, Eve é socorrida às pressas para o hospital local. Lá ela recebe a notícia que terá que amputar a sua perna esquerda. Terra ao saber disso resolve tirar a filha à força e levá-la para o seu instituto de pesquisa, o Spiker Biopharmaceuticals.

Após dias internada, Eve conhecerá Solo, um jovem rapaz que mora lá há alguns anos e que traz consigo um segredo. Sua aparência atlética logo despertará seu interesse. Porém, depois de dias sem se locomover, seu tédio é crescente. Em virtude disso a Dra. Spiker resolve colocar a filha como chefe de um novo projeto: a criação de um ser humano de acordo com as escolhas de quem o criou. Ou seja, um software criará um humano baseado na escolha de genes feitas anteriormente.

É então que Eve idealiza Adam, o seu par ideal. Bonito, inteligente, musculoso e que a adore e proteja aonde ela for. Porém, tanta perfeição tem seu custo e ela se verá em uma encruzilhada entre o real e o virtual.

Personagens
A criação dos personagens foi feita de modo muito aleatório. Não se tem profundidade na maioria deles e não se trabalha a tridimensionalidade em nenhum momento. Por exemplo, na protagonista Eve não se em um trabalho envolvendo o seu passado e o que a leva a cometer tais escolhas. As motivações por trás de Terra também são negligenciadas, sem haver uma explicação concreta por trás de seu comportamento.

Solo é o personagem que chega a ter um pouco mais de desenvolvimento ao longo da narrativa. As coisas que aconteceram anteriormente, envolvendo seus pais e a criação do instituo, são utilizadas no enredo principal para explicar algumas situações.

Narrativa dupla
Acredito que o principal erro desse livro tenha sido o uso de dois autores para desenvolvê-lo. A premissa básica é boa, mas a maneira como as coisas foram acontecendo tornou a história muito aleatória na maior parte das cenas. A visão do livro é intercalada com os pontos de vista de Eve e Solo e posteriormente com o de Adam. Percebe-se que cada autor escreveu os capítulos de um dos personagens. Esse foi o maior problema. Na medida que o ponto de vista era mudado, percebia-se que o desenrolar das cenas era feito de modo a se adicionar informações sem seguir uma linha de raciocínio. Era como se os autores estivessem escrevendo à medida que as ideias fluíam, sem uma storyline definida.

A construção de um triângulo amoroso também soou forçada. Em determinada parte da história, um dos protagonistas simplesmente some, sem nenhuma explicação válida, por vários capítulos e, quando seu ponto de vista é retomado, não se tem uma justificativa para tal acontecimento.

Considerações
A premissa do livro e o nome que os autores tem na literatura infanto-juvenil atual me fizeram querer ler esse livro assim que ele chegou. Porém, quando comecei a leitura acabei me decepcionando com o que estava lendo. Da estruturação das frases até a ausência clara de uma storyline definida, a leitura acabou se tornando repetitiva e fantasiosa demais. Além disso a mudança de narrador e, por consequente, de escrita não foi feliz para a proposta inicial. O fato de colocar os protagonistas no meio de um triângulo amoroso fez com que o foco do livro ficasse perdido entre a ficção científica e o romance criado. Esse é o primeiro livro de uma série, mas não sei se continuarei a lê-la.

"(...) - Você sabe o que quero dizer: alguém que não seja um cientista.
- Um mero mortal. - Solo sugere."
Página 47

"Paro para pensar. Todo mundo devia ter defeitos. Não é isso que nos torna interessantes? Não é isso que nos impede de sermos cópias uns dos outros?"
Página 75

"- Não existe diferença entre Gregor Mendel e o Dr. Frankenstein - minha mãe declara."
Página 255

site: http://www.psychobooks.com.br/2014/12/resenha-sorteio-eve-adam.html

Caverna 20/02/2015

Nunca me interessei por esse livro. Nunquinha mesmo. Achava que era algo muito bobo do estilo que a menina cria o cara perfeito para ela e então eles vivem felizes para sempre. Da onde eu tirei essa besteira? Depois de ler a resenha dele no blog This Adorable Thing eu percebi que tinha que ler esse livro de qualquer jeito. Ainda bem que mudei de opinião!

Eve sofre um acidente e, mesmo aos berros dos médicos que dizem que ela não vai sobreviver se for retirada do hospital, a mãe manda um rapaz buscá-la e levá-la pra Spiker, empresa na qual ela é dona. A Spiker é imensa, com andares resignados a uma área específica, e é completamente focada na pesquisa/experiências pra descobrir cura de doenças. Lá é onde se encontra grande parte dos cientistas, e com todo o aparato que recebe, a perna decepada de Eve parece nunca ter sido arrancada dela. Aliás, seu corpo inteiro estraçalhado parece se recuperar incrivelmente bem.

Mas Eve se sente sozinha naquele lugar. A única outra pessoa da sua idade é Solo, o rapaz que foi buscá-la e que vem acompanhando a evolução da situação dela. Mas ele é muito jovem pra trabalhar, como diabos ele tinha conseguido parar ali?

Na intenção de distraí-la, a mãe tem uma ideia brilhante. Ela deixa Eve mexer no mais novo projeto que construíram, onde através de um software, ela é capaz de criar um humano. Parece meio sem sentido? Bom, a genética explica. Pelas cadeias de DNA, é possível incluir ou retirar o gene que dá determinada característica à pessoa, como cor dos olhos, ou se será corajoso através de outras combinações de genes, e até mesmo retirar genes responsáveis por certas doenças. É assim que Eve cria Adam, o homem mais lindo que já vira na vida.

Mas lógico, ela não faz isso sozinha. Sua única amiga e profundamente odiada pela mãe, Aislinn, se empolga com o projeto e participa de todo o desenvolvimento. E é graças a Aislinn, aliás, que a história começa a pegar fogo quando ela manda uma mensagem pedindo socorro para Eve, e Solo logo topa ajudá-la a escapar daquela jaula.

E bom, assim ainda parece simples. Mas não é. Temos que convir que brincar de Deus sempre traz consequências e nem sempre são positivas, certo? E por trás da criação daquele projeto, há tanta crueldade que Eve se encontra perdida.

Gente, esse livro é demais! Nas primeiras páginas eu dei algumas travadas, a narração não estava me agradando muito (que é dividida entre a Eve e o Solo) e o enredo não mantinha minha atenção presa. Mas então Aislinn se mete em confusão, elas se aproximam de Solo, e os mistérios que rondam a Spiker acabam nos fisgando de vez.

Todo mundo odeia a Terra, mãe de Eve, por ela ser fria e rígida, mas não vi nada demais. Pelo contrário, ela ainda contribuiu pra ajudar Aislinn, que aliás essa sim me deu raiva várias vezes quando se tratava do namorado. Tem que ser muito amiga mesmo pra aturar sem perder a cabeça. E o Solo é bem fofo! Sempre disposto a ajudar e fazer o correto, mesmo que isso possa acabar ferrando com ele.

Quando me deparei com o livro, achei bem curto, mas creio que a história tenha sido elaborada o suficiente, sem muita enrolação, e até mesmo sem grandes detalhes científicos. Pensei que eles amplificariam o assunto da genética, que é tão comentado (e eu tanto gosto), mas eles se atem somente ao projeto em si. Eu fiquei meio frustrada, querendo saber mais afundo, mas é palpável que a intenção dos autores era exatamente não complicar e transmitir apenas o essencial, senão se tornaria algo pesado e sem necessidade, já que o foco deles era outro. E tudo o que ocorre nos faz pensar bastante na perfeição. Será que é algo bom? Será que talvez as pessoas sejam como são justamente pelos defeitos?

Falando em autores, eu adoro a série Gone do Michael Grant, e fiquei surpresa quando descobri que os autores são casados. A parceria que eles usaram pra escrever algo tão genial, e ainda é perceptível em determinadas cenas a diferença singela de narração. Foi realmente muito bem construído! Vale totalmente a pena a leitura (e perder o sono durante a madrugada também haha).

site: http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2015/02/desafio-de-generos-ficcao-cientifica.html

C. Aguiar 20/02/2015

Nossa história começa com a jovem Eve sofrendo um grave acidente. Bom, Eve é a filha de Terra Spiker, uma famosa geneticista que vive para o trabalho e acaba sendo um pouco distante.
Quando Eve está no hospital depois de uma cirurgia difícil onde tiveram de colocar sua perna no lugar, (porque foi decepada) ela acaba escutando algumas conversas e pode observar uma briga entre sua mãe e o médico que está responsável por ela. Ao que parece a poderosa Terra Spiker não quer sua filha sendo tratada naquele lugar, ela merece o melhor que a medicina pode ter. Então acaba levando a garota para o seu local de trabalho onde irá receber todos os cuidados necessários, e é nesse momento que Eve conhece um garoto chamado Solo.

Os dias vão passando e Solo acaba aproximando-se de Eve. Ele deseja conhecer a garota e quem sabe contar tudo que estar por trás da corporação onde sua mãe é a dona.
Em contra partida Aislin entra na história. É a melhor amiga de Eve, porém ter um péssimo gosto para garotos e acaba colocando sua amiga em grande perigo enquanto tenta ajudar seu namorado traficante.

No meio de todas essas confusões Eve acaba aceitando a proposta da mãe e decide "brincar" com um projeto que consiste na manipulação de genes humanos para a criação de um ser humano sob medida. Ela está criando o garoto dos seus sonhos!

Nem tudo são flores nesse livro e os segredos começam a vir a tona.
Por que Eve está se curando rapidamente? Afinal sua perna foi decepada! Quais outros segredos sua mãe esconde dela e do resto do mundo?

O livro tem cada capítulo intercalado entre Eve e Solo, porém um terceiro personagem acaba surgindo na história.
A narrativa é simples e rápida, porém não fica superficial a ponto do leitor não conseguir se conectar com a leitura ou os personagens. Esse foi um dos livros que eu li mais rápido esse ano (apenas em um dia).

Os personagens são muito ativos na história cada um com suas peculiaridades e não deixem ser enganados por ninguém. Afinal nem tudo é o que parece.
Infelizmente eu já tinha praticamente descoberto quase tudo que iria acontecer, tirando uma coisa ou outra, mas isso não me deixou nenhum pouco chateada. Eu já li tanta coisa envolvendo mistérios que acabo matando a "charada" antes do final.
Vale lembrar que tem um final fechadinho, mas com várias "pontas" que podem ser usadas para uma continuação.

No mais é um bom livro para passar o tempo e recomendado para quem gosta de um bom mistério cheio de reviravoltas.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

Rascunho com Café 24/02/2015

Uma história com todo o potencial do mundo
Você, leitor do Rascunho, está um passo na minha frente, já que comecei a ler “Eve & Adam” sem procurar qualquer sinopse ou comentários de outras pessoas. Gosto dessa experiência que é ler um livro “no escuro”, deixando o próprio autor me mostrar onde ele quer chegar. Comecei minha leitura sem qualquer pretensão e me surpreendi sucessivamente com o quanto ele passara a me conquistar logo nas primeira páginas, com sua narrativa direta e capítulos alternados pela perspectiva dos personagens principais: Solo e Evening.

Evening não é muito diferente de muitas mocinhas que conhecemos por aí, ela tem 17 anos e é bonita, mas não se acha bonita; é inteligente, mas não o suficiente; desenha bem, mas não tanto gostaria. Para mim foi fácil me identificar com a personagem, principalmente por causa de suas inseguranças artísticas. Solo por outro lado tem 17 anos e nele vive a autoconfiança originada de seu senso de vingança contra a mãe de Eve, Terra Spiker, quem ele acredita ser responsável pela morte de seus pais cientistas e ex-sócios do grande reinado construído por Terra (o quanto esse nome é legal?!!)

È aí que começo a pensar qual é o grande ponto da história. Enquanto a sinopse e o book trailer dizem que a ideia é entender a perfeição, eu diria que o livro se divide entre: aprender a aceitar os próprios erros, muito além de buscar a perfeição em uma outra pessoa, e claro, primeiras impressões podem enganar. Se eu tivesse lido a sinopse de “Eve & Adam” além de “é romance”, talvez eu realmente não tivesse tido interesse na história, porque a própria maneira como o livro é divulgado subestima o aprendizado e experiências pelos quais os personagens passam durante seu trajeto. E o tal Adam, fruto do projeto de Evening, não é mais que um plano de fundo para algo muito mais interessante.

Ao mesmo tempo, tive impressão logo de começo que tampouco os autores tiveram o senso de aprofundar a jóia que eles tinham em mãos. Talvez seja a mesma frustação de muitos nerds all long the world sobre o novo Jurassic Park que invés de usar a ciência para melhorar a história, acrescenta elementos não existentes para sua justificativa. “Eve & Adam” quase me deixa com raiva pelo que ele poderia ser, pelo quanto poderia ir além.

Mas sabe de uma coisa? A Vanessa de 17 anos, a idade para o qual o livro foi desenvolvido, provavelmente não pensaria o mesmo, então eu volto na ideia de que é um livro muito bom.

site: www.rascunhocomcafe.com

Lily Freitas 02/03/2015

Eve e Adam
Eve é uma jovem que sofre um terrível acidente de carro e tem sua perna destruída, os médicos não acreditam que possam salvar sua perna, mas por ser filha da poderosa Terra Spiker ela é transferida para seu moderníssimo laboratório farmacêutico onde pesquisas super avançadas na área da genética são realizadas. Lá Eve irá receber tratamento com os mais modernos recursos para que consiga curar sua perna.

É ai que Eve conhece Solo, um órfão que vive sobre a tutela de Terra Spiker, já que ele é filho dos seus falecidos sócios. Solo acaba por se tornar não só um amigo de Eve, mas também ganha o seu coração.

O livro é narrado por três pessoas: Eve, Solo e um personagem surpresa que não posso falar. A partir deles podemos acompanhar como cada um vê e se sente com as aventuras que estão passando.
Durante sua recuperação Eve se sente entediada e para agradar a sua filha Terra vai incumbi-la a realizar um projeto. Criar o seu homem perfeito.

Quando ela começa a criar esse homem Eve não pode imaginar que irá mexer com o orgulho o ódio de determinadas pessoas e é aí que sua vida vai virar de ponta a cabeça, porque ela vai descobrir que nem tudo o que sempre pensou é verdade e que o perigo pode aparecer de qualquer parte.

O livro é muito dinâmico com diálogos que fluem naturalmente. Os capítulos são curtos e em momento nenhum a leitura é cansativa. É muito interessante a abordagem sobre genética, um tema que achei bem bacana e me agradou demais. Você nem percebe as páginas voarem, sem falar que do meio em diante o livro ganha muitos mistérios que só irão ser revelados completamente nas últimas páginas do livro.

Mas como nem tudo é perfeito, o final me deixou desesperada. Foi muito rápido, não deu nem pra assimilar todas as descobertas e surpresas que os personagens passaram. Deveria ter um pouco mais de páginas.

Porém mesmo assim o livro não perdeu seu charme, muito pelo contrário, deixou um gostinho de quero mais de tão agradável que é a narrativa dos autores.

Quem gostar de mistério, romance e genética vai adorar essa história.

site: http://www.fernandameireles.com/2015/01/coluna-da-lilian-freitas-eve-e-adam.html

AmadosLivros 05/03/2015

Resenha do Blog Amados Livros
Link no final da postagem! ;]

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2015/02/tv-amados-livros-eve-e-adam.html