Eve & Adam Michael Grant
K. A. Applegate
Adam Grant

Resenhas - Eve e Adam

Ana Caroline 24/04/2015

Eve a nossa protagonista estava prestando atenção em uma maçã vermelha tão deslocada em meio a tantas outras maças verdes quando foi atropelada e teve sua perna praticamente triturada.

Sua mãe é Terra Spiker, uma geneticista muito poderosa e que não vai deixar a sua filha nas mãos dos médicos “comuns”. Ela leva sua filha para um de seus laboratórios e lá um de seus eficientes médicos consegue salvá-la e ainda arrumar sua perna de forma milagrosa.

Eve precisa ficar em recuperação e ficar presa no prédio da sua mãe a está matando de tédio. Para que ela passe o tempo Terra decide ocupar Eve com um de seus novos projetos, esse projeto em questão consiste em criar um ser humano de maneira simulada, como se ela fosse Deus, ela vai poder criar uma pessoa da maneira que ela desejar.

No começo parecia ser apenas um projeto divertido envolvendo genética, tão inofensivo que Eve decidiu criar o garoto perfeito, sua alma gêmea, mas aparentemente esse projeto não é tão inofensivo assim.

Solo, um rapaz que vive desde o falecimento dos seus pais na empresa de Terra, nutre um grande ódio por ela e está juntando informações para poder destruí-la. Tudo o que ele precisa é acessar o projeto em que Eve está trabalhando, mas enquanto ele vasculha os podres de Terra Spiker ele acaba conhecendo melhor Eve Spiker e mesmo sabendo que ela é filha da inimiga, ele não consegue se afastar.

Eve e Solo ficam cada vez mais próximos e o rapaz decide contar todos os podres da mãe da menina para que ela possa decidir o que fazer, mas o que ele não esperava é que estivem o observando e que a vidas deles pudessem correr perigo e agora precisam fugir.

Enquanto estão fugindo, Eve sente que sua vida nunca mais vai ser a mesma, que nada mais pode surpreendê-la, mas ao se deparar com Adam, o seu projeto que deveria ser somente uma simulação, mas que está muito vivo, então ela percebe que as coisas malucas na sua vida não estão acabando e sim apenas começando.

"Ele é algo que eu desenhei em um bloco de papel e trouxe à vida, totalmente formado."

Como eu disse anteriormente, eu tinha grandes expectativas para este livro que infelizmente não foi como esperado. O começo o livro foi interessante, o meio foi bem parado e tedioso, mas felizmente o fim foi mais emocionante, porém ainda assim o final foi muito corrido. O Adam que aparentemente deveria ser um dos personagens principais só apareceu no finalzinho do livro e nem teve uma participação e finais dignos. Em resumo o livro foi satisfatório, mas não me encantou. Eu esperava muito mais.

Não costumo não recomendar a leitura de um livro, pois acredito que cada pessoa tem um gosto literário, sendo assim, o que eu não gosto você pode muito bem adorar.

Então leiam o livro e espero que gostem.

site: http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

Julia G 24/04/2015

Eve & Adam
Ok, preciso admitir: a primeira coisa que me chamou a atenção em Eve & Adam, livro escrito por Michael Grant e Katherine Applegate, foi a capa, com sua mistura de cores e união entre o início do mundo e algo futurista, pela ideia impressa na maçã; isso me deixou intrigada. E foi esse motivo “banal” que me fez começar a leitura.

Eve é filha de Terra Spiker, dona de um grande complexo de pesquisa genética. Em razão da grande dedicação da mãe ao trabalho, nunca faltou nada para Eve, exceto um relacionamento. Por isso mesmo, dificilmente Eve se intrometeria no local de trabalho da mãe, não fosse o grave acidente que quase decepou sua perna. É para a Spiker que Eve é encaminhada para tratamento, e sua recuperação inacreditavelmente rápida passa a levantar questionamentos a respeito do que é realmente feito por trás das portas dos laboratórios Spiker... e a resposta é surpreendente.

“- Logo teremos a habilidade de planejar e criar o novo ser humano. Ainda será a evolução, mas evolução guiada.”

Eve & Adam é um livro dividido em capítulos curtos que intercalam os pontos de vista de Eve e Solo, ambos narrados em primeira pessoa. O fato de que é possível acompanhar os pensamentos dos dois personagens não significa dizer que todas as suas características e suas histórias são apresentadas já no início do livro. A dinâmica é outra, pois apenas a ponta do novelo a respeito de Eve e Solo são demonstradas logo no início e, aos poucos, um contexto maior que eles mesmos se revela, segredos que se desenrolam em paralelo à vida dos dois há muito tempo. Além disso, em certo momento do livro, outro personagem também aparece como narrador e, mesmo que houvesse a desconfiança de que algo assim poderia acontecer, foi uma surpresa.

Todos esses mistérios, e as consequências de cada um deles ser desvendado, dão velocidade ao texto, com cenas de ação, fugas e muitos perigos, que tormam o enredo ainda mais dinâmico e fluido.

No entanto, apesar de o livro ser envolvente e bem difícil de largar, Eve & Adam tem algumas falhas que o deixam longe de ser um livro perfeito. A primeira delas é que o livro trata de um assunto polêmico que traz discussões importantes, mas o faz de maneira por demasiado superficial. Os autores optaram por focar na aventura juvenil, com boa dose de humor – especialmente nas cenas de Aislin e Terra -, e deixaram de abordar sobriamente os temas que levantaram.

“Por outro lado, Aislin, pelo menos, tem um relacionamento.
Ah, que comentário infeliz do meu próprio cérebro. Estou discutindo comigo mesma conforme passamos pelas árvores, procurando a casa de Aislin.
Sim, ela tem um relacionamento. Um relacionamento ruim é melhor que nenhum relacionamento?”

Outro ponto a ser citado é que, nas últimas páginas, no auge de toda a confusão, quando parecia que o livro ficaria completamente em aberto para uma sequência, os autores resolveram tudo com uma rapidez surpreendente. A história foi finalizada, ficou “redondinha”, fofa até, mas, depois de tantos acontecimentos, merecia-se um final mais elaborado, menos fácil. O livro tem uma sequência, mas não sei se precisaria ter.

Ainda assim, Eve & Adam é um livro interessante, no qual não há enrolação, em virtude de suas poucas páginas, e que aborda um tema bastante original. Apesar das falhas citadas, é uma história com potencial e que pode ser melhorada na continuação.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2015/04/eve-adam-michael-grant-e-katherine.html

Núbia Esther 21/04/2015

Evening Spiker sofreu um terrível acidente e ficou entre a vida e a morte. E mesmo correndo o risco de perder uma perna e recém-saída de uma cirurgia de 14 horas, sua mãe Terra Spiker a retira do hospital para levá-la para seu instituto de pesquisa, a Spiker Biopharmaceuticals. Ali, sua recuperação segue à passos largos sob as vistas de sua mãe, dos médicos do instituto e de Solo, o garoto misterioso envolvido no seu resgate do hospital. Mas, logo, manter uma adolescente de 17 anos ocupada se torna uma tarefa difícil e Terra decide envolver Eve em um projeto de genética. O Projeto 88715. A tarefa de Eve será a de criar o garoto perfeito. E ela logo começa a brincar com sua criação acreditando que ela será apenas virtual. Será?

“Sei uma coisa ou outra sobre o Projeto 88715, e é bem maior do que uma coisinha educacional que você faz depois de se drogar.

É mais do que uma sequência brilhante de DNA em um monitor gigante.

Mais do que um brinquedo que Terra tem usado para manter Eve ocupada.

E de uma coisa eu já sei: quando Tommy e os gênios, aos sussurros, falam sobre o Projeto 88715, eles o chamam por outro nome.

Chamam de “Projeto Adam”.” página 71.

É esse o ponto de partida da história que a Katherine Applegate e o Michael Grant decidiram escrever em conjunto. Uma história que mistura romance, ciência, ficção científica, conspiração e espionagem industrial, e que rendeu um livro bem interessante.

Apesar do título dar ênfase em Eve e Adam, é Solo um dos personagens mais efetivos da trama. É por ele que conhecemos a Spiker Biopharmaceuticals: sua estrutura, os empregados, as pesquisas que são realizadas ali, os segredos que poderiam colocar Terra Spiker e sua empresa na mira das agências governamentais. É ele também que “abre os olhos” de Eve para as invenções da mãe e os impactos que isso teve e tem na vida da garota e para as implicações do Projeto 88715.

E aqui voltamos a Adam… O produto desse projeto, alardeado desde o título, demora tanto para aparecer que conforme a história passava comecei a temer que poderia acabar com um livro com um final extremamente corrido nas mãos. Felizmente, Grant e Applegate conseguiram inserir as mudanças com tempo hábil para incitar um pouco de ação, caprichar nas reviravoltas e investir no romance e no humor.

A narrativa conta com capítulos sob o ponto de vista de Eve, de Solo e capítulos de ligação, sem um narrador definido. E eles conseguiram imprimir no texto marcadores textuais bem característicos a cada personagem, ao mesmo tempo que os capítulos de ligação são bem neutros e cumprem bem seu papel. Não sei como foi o processo de escrita, se eles dividiram as vozes entre si, ou escreveram ambas conjuntamente, o que importa é que para um romance escrito à quatro mãos, a narrativa é bem uniforme e consistente ao longo de todo o livro, mostrando que a parceria deu certo. Foi meu primeiro contato com a escrita deles e fiquei bem curiosa para conferir seus trabalhos solo.

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2015/03/11/eve-adam-michael-grant-katherine-applegate/

fernanda.hahne 10/04/2015

Decepção
Esse livro tem uma história interessante, que chamou a minha atenção. Entretanto, dá a impressão de que o autor correu com a história pois ficou faltando algo. Os diálogos são bem superficiais e as coisas parece que acontecem muito de repente, sem uma explicação mais detalhada. O romance também deixou muito a desejar; parecia uma situação meio forçada, ao menos na minha opinião. Enfim, esperava bem mais desse livro.

Dani 03/04/2015

Tudo no blog.

site: http://paetescarmim.blogspot.com.br/2015/04/desafio-de-leitura-item-27-eve-adam.html

ELB 13/03/2015

Every Little Book
O que eu posso dizer, gente? Foi amor à primeira vista. Assim que eu olhei para esse livro eu sabia que eu ia dar um jeito de ler fosse pelo computador, fosse o físico - Deus abençoe o Black Friday haha -. Então quando ele chegou eu fiquei frustrada porque achei muito fino. Eu ainda estou lendo, mas resolvi escrever a resenha porque quando ele acabar vou ficar meio louca querendo o segundo, tenho certeza.

O livro começa com o acidente da personagem principal, Eve Spiker - é sinistro, mas legal de um jeito meio mórbido, adoro livro com emoção -. Foi algo absurdamente comum, que podia ter acontecido com qualquer um. Uma hora você está distraída, atravessando a rua, pensando em algo aleatório como uma maçã e no momento seguinte você está numa ambulância com pessoas falando em ruptura, desmembramento e várias outras coisas bizarras.

"Posso suportar a dor, me distrair quando ela chega e depois vai embora. Se você pensar em alguma coisa, qualquer coisa, não é tão ruim."

A mãe de Eve, Terra, é uma famosa geneticista e dizer que ela tem muito dinheiro é um eufemismo. Ao chegar ao hospital onde a filha foi levada, a primeira coisa que ela faz é tirar Eve da unidade hospitalar, contra todos os protestos do médico responsável e transferi-la para o laboratório Spiker, onde seria tratada por pessoas de sua confiança. Segundo ela, lá eles conseguiriam tratá-la de forma muito mais eficiente. Lá Eve recebe atenção e tratamento diferenciado e em menos de uma semana se restabelece de forma surpreendente.
Eve conhece Solo, descobre que ele vive sob a tutela de sua mãe desde o acidente de seus pais, coisa que sua mãe jamais havia se importado em mencionar. Eve então começa a se questionar o que mais sua mãe pode estar escondendo dela.

"Não me sinto mal falando comigo mesmo. Com quem mais posso falar?"

Terra faz com que Eve comece a trabalhar com o projeto 88715, fazendo-a pensar que aquele será apenas um passatempo, pelo tempo em que tivesse que ficar na clínica. Esse projeto era nada mais nada menos, do que criar um ser humano computadorizado, por assim dizer, a partir de várias combinações genéticas. Eve então começa a criar Adam, um homem perfeito. Pelo menos com as características de um homem esteticamente perfeito.

"Todo mundo devia ter defeitos. Não é isso que nos torna interessantes? Não é isso que nos impede de sermos cópias uns dos outros?"

Solo começa a se questionar sobre o que pode estar por trás do projeto 88715 e resolve investigar. Ele vai descobrir mais coisas do que poderia ter imaginado e tudo muito pior do que ele podia supor.

Conhecemos também a amiga louca de Eve, Aislin, que vive cada dia intensamente. O total contraposto de Eve. A amizade entre elas, no entanto, é indiscutível. Eve vive através de Aislin muitas experiências que ela própria não tem coragem de vivenciar e Aislin tem em Eve seu porto seguro, alguém que sabe que sempre pode se apoiar, não importa a besteira que fizer.
Aislin traz vida a história realmente, o jeito engraçado dela de encarar a vida de frente, os comentários maliciosos de duplo sentido e as investidas em Solo são de nos chocar e nos fazer rir ao mesmo tempo. É o tipo de melhor amiga que nenhuma mãe quer para sua filhinha, especialmente Terra, mas também o tipo de amiga leal e verdadeira que diz o que precisa dizer, doa a quem doer.

A recuperação milagrosa de Eve esconde muitas coisas. Ninguém deveria se curar de um quase desmembramento sem levar sequer uma cicatriz, muito menos em menos de uma semana. Muitos mistérios envolvem a clínica Spiker, coisas que nos levam a questionar os limites entre o que é certo, o que é moral e até onde você iria para salvar alguém que você ama.

Amei o livro, mas ainda estou chateada por ser tão... breve, por isso as 4 estrelas. Espero que o próximo chegue logo e seja maior kk.

*Resenha feita pela Amanda!
Para mais informações acesse o blog.

site: http://www.everylittlebook.com.br/2015/03/resenha-eve-e-adam.html

stsluciano 10/03/2015

Surpreendente
Sabia muito pouco sobre “Eve & Adam” quando comecei a ler, e agora me felicito por isso. O livro vai se mostrando mais interessante a cada página, e justamente por isso sua leitura foi tão rápida e sem grandes percalços.

Nele, conhecemos Eve, que sofre um grave acidente e acorda no hospital com sua mãe – a bilionária fodona do ramo farmacêutico, Terra Spiker – berrando com o médico de plantão e responsável por cuidar de Eve, exigindo que ele dê a liberação para que ela leve a filha para ser tratada nos laboratórios da Spiker Biopharm.

O médico fica relutante, o acidente fora grave e Eve corre o risco de perder a perna, mas se tem uma coisa que sua mãe não aceita é ouvir nãos como resposta, e ela acaba transferida.

Nesse meio tempo ela conhece Solo, um rapaz que tem mais ou menos sua idade, o que faz dele alguém jovem demais para trabalhar na Spiker – a não ser que seja um gênio – e ele parece conhecer muito sobre o funcionamento do local. Enfim, Eve chega à Spiker e é tratada por uma equipe sempre solícita e interessada no estado de saúde “da filha”, mas ela imagina que toda essa atenção se deva ao fato de ser filha da chefe e herdeira de todo o lugar. Será mesmo?

A Spiker é um grande centro de pesquisa, com diversos andares, que meio que ganha carta branca para fazer tudo o que quer graças às suas pesquisas e desenvolvimentos de drogas que são fundamentais para o combate de doenças de terceiro mundo e epidemias com rápida disseminação. A Spiker salva vidas, muitas vidas, mas logo fica claro que coisas mais estranhas e cabeludas acontecem por ali.

Como personagem, Eve tem seus marcas, como o pai já falecido e o dom artístico herdado dele, ao mesmo tempo em que reconhece em si mesma um tom de voz meio mandão como o da mãe, sempre insatisfeita com seu comportamento e, em especial, sua amizade com Aislin.

Aislin, por sua vez, é o tipo de personagem que chega para descontrair, que é sarcástica e sabe como provocar a amiga para que ela se sinta bem, ao mesmo tempo que, de começo uma adolescente aparentemente bem resolvida, sofre com um amor bandido que vive a colocando em enrascadas.

Já Solo, bom, Solo é chato.

Eve começa a perceber que há algo de muito errado quando ela tem sinais de melhora em seus ferimentos em uma velocidade muito acima do normal. Nesse ponto a gente imagina que isso é meio óbvio, sua mãe a levou para um centro de pesquisas de ponta, deve ter aplicado nela alguma nova droga ou tratamento inédito e super-eficaz, mas isso não vem a ser algo meio ilegal? Bom, pode ser só a ponta do iceberg.

Para ocupar seus dias, Terra mostra a filha um projeto em desenvolvimento, que basicamente é capaz de criar a simulação de uma pessoa com um nível de detalhamento enorme mas requerendo apenas conhecimentos básicos de biologia do usuário. E aqui a palavra SIMULAÇÃO é muito importante. Como sabem, fazer humanos em laboratórios é algo que fere alguns conceitos éticos – e alarmam os religiosos.

Coloque uma adolescente presa em um laboratório, quase sem companhia, e com um histórico romântico longe de ser digno de nota e permita que ela simule um ser humano. Fica bem claro que ela vai optar por fazer “o namorado perfeito”. Ela dá a ele o nome de Adam.

A história nesse ponto precisa de uma grande dose de boa vontade para acontecer, e eu a dei sem pensar duas vezes. O livro todo funciona muito bem, os conflitos vão sendo desenhados, e até mesmo o chato do Solo ganha uma função que pode abalar as estruturas da gigante Spiker, e ele vê em Eve alguém que vai entender seus motivos e vai ajudá-lo a derrubar sua mãe, Terra, do pedestal onde vive.

Ok. Sem dar spoilers: há algo errado na Spiker, e Terra pode ou não ter algo com isso. Mas aí eu pergunto: os fins justificam os meios? Uma boa ação anula uma má? Pois, lembrem-se, o que a Spiker desenvolve em seus laboratórios salvam vidas, muitas vidas, então será que um deslize ético é motivo o bastante para destruir algo que salva pessoas?

Não sei, acho que, no lugar de Eve, eu pensaria bastante. Mas, claro, ainda há a questão namorado perfeito simulado em computador para lhe atormentar e não facilitar em nada sua vida. O livro é muito bom, e mais uma vez não entendo como pude deixá-lo por tanto tempo na estante. Vale muito a pena ler, e cheguei até a desejar que ele fosse um tanto mais longo.

site: http://www.pontolivro.com/2015/03/eve-adam-de-michael-grant-e-katherine.html

Zilda Peixoto 01/06/2015

Eve & Adam
Após um longo período pós-traumático causado pelo livro Como eu era antes de você optei por ler algo mais leve e descontraído e foi exatamente isso que encontrei em Eve & Adam. A ilustração da capa também foi outro ponto que me despertou a atenção. A proposta do livro é bem simples: entreter o leitor com uma leitura fácil e descontraída. Confesso que imaginei que o livro tivesse mais uma pegada científica até pelo assunto proposto, mas (felizmente) os autores não optaram por essa estratégia até porque se o livro seguisse este caminho ele se tornaria ainda mais fraco.
Não que ela seja ruim, como eu disse anteriormente, ele consegue atingir o seu objetivo que é entreter o leitor, mas existem pontos cruciais na narrativa que foram deixados de lado e, por esse motivo sinto que algo tenha sido negligenciado. A começar pelo raso aprofundamento dos personagens.

O livro é narrado pela visão dos três personagens principais. Eve é a filha da poderosa geneticista Terra Spiker, uma mulher fria e calculista que não dá a mínima para a filha. Eve por sua vez, não tem coragem de enfrentar a mãe e por conta disso, ambas não tem um convívio normal como mãe e filha.
A relação entre as duas começa a mudar somente após o grave acidente que Eve sofre ao atravessar uma rua. Nota-se que Eve somente fora atropelada porque no momento do acidente ela estivera entretida com a posição equivocada em que a maça estava colocada numa barraca de frutas. Isso pode parecer bem estranho, porém se faz necessário para ligar a ilustração da capa do livro com a analogia que a maçã representa para a criação do mundo, além do nome dos personagens, é claro.

Eve quase perde a perna após o acidente, mas Terra Spiker decide transferi-la para a sua clínica aonde milagrosamente a sua recuperação é imediata. Entediada, Eve já não sabe o que fazer. Sua única amiga Aislin não pode se aproximar porque Terra Spiker não aprova tal amizade. Para manter a mente de Eve ocupada, sua mãe lhe recomenda o projeto Adam que visa criar o garoto ideal.

Tal proposta é tentadora tendo em vista que Eve não tem muitas sorte com garotos. Aliás, Eve é exigente demais para se aproximar de qualquer garoto. Por esse motivo talvez Eve sinta-se tão atraída com a proposta da mãe. Entre a criação de Adam e os problemas que envolvem sua amiga Aislin, Eve conhece Solo, um garoto que trabalha para sua mãe. Solo é um jovem bem misterioso. Ele acredita que a empresa de Terra Spiker está metida em algo muito errado. Decidido a dar fim a esse mistério Solo aproxima-se de Eve para revelar um grande segredo que envolve o passado de Eve.

Por conter uma escrita bem simples, Eve & Adam se torna uma leitura rápida. Não há complexidade alguma na narrativa de Michael e Katherine, na verdade faltou aprofundamento para que a história tivesse maior identificação com o gênero. Nem de longe, Eve & Adam lembra o tipo de livro que aborda a ficção científica como tema principal. Na verdade é perceptível que os autores não desejavam escrever algo do tipo e sim, fazer uma menção a questões menos abrangentes sobre ética profissional.

Os autores deixam isso bem claro quando colocam a questão da criação em questão. Eve tem a oportunidade de “brincar de Deus” sem ter a menor ideia do que realmente está por trás do projeto Adam.

Lembrei-me do paradoxo médico x monstro, apesar de que Adam está longe de tal comparação. O início do livro é um pouco lento prendendo-se apenas a descrever a personalidade de Eve e Solo, respectivamente, já que a narrativa é alternada sobre a perspectiva de cada um dos personagens. Adam surge somente para dar um gás a narrativa.

Quando a narrativa pega o embalo as coisas tendem a fluir melhor já que os autores optam por inserir um pouco mais de ação e suspense (o único problema que eles guardaram só para o final do livro). Nesse momento a história ganha um ritmo tão acelerado que desperta um interesse maior em relação à continuidade dos fatos. É possível até que você se pegue imaginando um segundo livro. Posso dizer que a leitura foi agradável dentro daquilo que o livro se propõe.

Eve & Adam é um livro para ser lido em poucas horas, num único dia. Uma leitura leve e descontraída para um público menos exigente.

site: http://www.cacholaliteraria.com.br/2015/05/resenha-eve-adam-michael-grant-e.html

Lily Freitas 02/03/2015

Eve e Adam
Eve é uma jovem que sofre um terrível acidente de carro e tem sua perna destruída, os médicos não acreditam que possam salvar sua perna, mas por ser filha da poderosa Terra Spiker ela é transferida para seu moderníssimo laboratório farmacêutico onde pesquisas super avançadas na área da genética são realizadas. Lá Eve irá receber tratamento com os mais modernos recursos para que consiga curar sua perna.

É ai que Eve conhece Solo, um órfão que vive sobre a tutela de Terra Spiker, já que ele é filho dos seus falecidos sócios. Solo acaba por se tornar não só um amigo de Eve, mas também ganha o seu coração.

O livro é narrado por três pessoas: Eve, Solo e um personagem surpresa que não posso falar. A partir deles podemos acompanhar como cada um vê e se sente com as aventuras que estão passando.
Durante sua recuperação Eve se sente entediada e para agradar a sua filha Terra vai incumbi-la a realizar um projeto. Criar o seu homem perfeito.

Quando ela começa a criar esse homem Eve não pode imaginar que irá mexer com o orgulho o ódio de determinadas pessoas e é aí que sua vida vai virar de ponta a cabeça, porque ela vai descobrir que nem tudo o que sempre pensou é verdade e que o perigo pode aparecer de qualquer parte.

O livro é muito dinâmico com diálogos que fluem naturalmente. Os capítulos são curtos e em momento nenhum a leitura é cansativa. É muito interessante a abordagem sobre genética, um tema que achei bem bacana e me agradou demais. Você nem percebe as páginas voarem, sem falar que do meio em diante o livro ganha muitos mistérios que só irão ser revelados completamente nas últimas páginas do livro.

Mas como nem tudo é perfeito, o final me deixou desesperada. Foi muito rápido, não deu nem pra assimilar todas as descobertas e surpresas que os personagens passaram. Deveria ter um pouco mais de páginas.

Porém mesmo assim o livro não perdeu seu charme, muito pelo contrário, deixou um gostinho de quero mais de tão agradável que é a narrativa dos autores.

Quem gostar de mistério, romance e genética vai adorar essa história.

site: http://www.fernandameireles.com/2015/01/coluna-da-lilian-freitas-eve-e-adam.html

Rascunho com Café 24/02/2015

Uma história com todo o potencial do mundo
Você, leitor do Rascunho, está um passo na minha frente, já que comecei a ler “Eve & Adam” sem procurar qualquer sinopse ou comentários de outras pessoas. Gosto dessa experiência que é ler um livro “no escuro”, deixando o próprio autor me mostrar onde ele quer chegar. Comecei minha leitura sem qualquer pretensão e me surpreendi sucessivamente com o quanto ele passara a me conquistar logo nas primeira páginas, com sua narrativa direta e capítulos alternados pela perspectiva dos personagens principais: Solo e Evening.

Evening não é muito diferente de muitas mocinhas que conhecemos por aí, ela tem 17 anos e é bonita, mas não se acha bonita; é inteligente, mas não o suficiente; desenha bem, mas não tanto gostaria. Para mim foi fácil me identificar com a personagem, principalmente por causa de suas inseguranças artísticas. Solo por outro lado tem 17 anos e nele vive a autoconfiança originada de seu senso de vingança contra a mãe de Eve, Terra Spiker, quem ele acredita ser responsável pela morte de seus pais cientistas e ex-sócios do grande reinado construído por Terra (o quanto esse nome é legal?!!)

È aí que começo a pensar qual é o grande ponto da história. Enquanto a sinopse e o book trailer dizem que a ideia é entender a perfeição, eu diria que o livro se divide entre: aprender a aceitar os próprios erros, muito além de buscar a perfeição em uma outra pessoa, e claro, primeiras impressões podem enganar. Se eu tivesse lido a sinopse de “Eve & Adam” além de “é romance”, talvez eu realmente não tivesse tido interesse na história, porque a própria maneira como o livro é divulgado subestima o aprendizado e experiências pelos quais os personagens passam durante seu trajeto. E o tal Adam, fruto do projeto de Evening, não é mais que um plano de fundo para algo muito mais interessante.

Ao mesmo tempo, tive impressão logo de começo que tampouco os autores tiveram o senso de aprofundar a jóia que eles tinham em mãos. Talvez seja a mesma frustação de muitos nerds all long the world sobre o novo Jurassic Park que invés de usar a ciência para melhorar a história, acrescenta elementos não existentes para sua justificativa. “Eve & Adam” quase me deixa com raiva pelo que ele poderia ser, pelo quanto poderia ir além.

Mas sabe de uma coisa? A Vanessa de 17 anos, a idade para o qual o livro foi desenvolvido, provavelmente não pensaria o mesmo, então eu volto na ideia de que é um livro muito bom.

site: www.rascunhocomcafe.com

C. Aguiar 20/02/2015

Nossa história começa com a jovem Eve sofrendo um grave acidente. Bom, Eve é a filha de Terra Spiker, uma famosa geneticista que vive para o trabalho e acaba sendo um pouco distante.
Quando Eve está no hospital depois de uma cirurgia difícil onde tiveram de colocar sua perna no lugar, (porque foi decepada) ela acaba escutando algumas conversas e pode observar uma briga entre sua mãe e o médico que está responsável por ela. Ao que parece a poderosa Terra Spiker não quer sua filha sendo tratada naquele lugar, ela merece o melhor que a medicina pode ter. Então acaba levando a garota para o seu local de trabalho onde irá receber todos os cuidados necessários, e é nesse momento que Eve conhece um garoto chamado Solo.

Os dias vão passando e Solo acaba aproximando-se de Eve. Ele deseja conhecer a garota e quem sabe contar tudo que estar por trás da corporação onde sua mãe é a dona.
Em contra partida Aislin entra na história. É a melhor amiga de Eve, porém ter um péssimo gosto para garotos e acaba colocando sua amiga em grande perigo enquanto tenta ajudar seu namorado traficante.

No meio de todas essas confusões Eve acaba aceitando a proposta da mãe e decide "brincar" com um projeto que consiste na manipulação de genes humanos para a criação de um ser humano sob medida. Ela está criando o garoto dos seus sonhos!

Nem tudo são flores nesse livro e os segredos começam a vir a tona.
Por que Eve está se curando rapidamente? Afinal sua perna foi decepada! Quais outros segredos sua mãe esconde dela e do resto do mundo?

O livro tem cada capítulo intercalado entre Eve e Solo, porém um terceiro personagem acaba surgindo na história.
A narrativa é simples e rápida, porém não fica superficial a ponto do leitor não conseguir se conectar com a leitura ou os personagens. Esse foi um dos livros que eu li mais rápido esse ano (apenas em um dia).

Os personagens são muito ativos na história cada um com suas peculiaridades e não deixem ser enganados por ninguém. Afinal nem tudo é o que parece.
Infelizmente eu já tinha praticamente descoberto quase tudo que iria acontecer, tirando uma coisa ou outra, mas isso não me deixou nenhum pouco chateada. Eu já li tanta coisa envolvendo mistérios que acabo matando a "charada" antes do final.
Vale lembrar que tem um final fechadinho, mas com várias "pontas" que podem ser usadas para uma continuação.

No mais é um bom livro para passar o tempo e recomendado para quem gosta de um bom mistério cheio de reviravoltas.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

Caverna 20/02/2015

Nunca me interessei por esse livro. Nunquinha mesmo. Achava que era algo muito bobo do estilo que a menina cria o cara perfeito para ela e então eles vivem felizes para sempre. Da onde eu tirei essa besteira? Depois de ler a resenha dele no blog This Adorable Thing eu percebi que tinha que ler esse livro de qualquer jeito. Ainda bem que mudei de opinião!

Eve sofre um acidente e, mesmo aos berros dos médicos que dizem que ela não vai sobreviver se for retirada do hospital, a mãe manda um rapaz buscá-la e levá-la pra Spiker, empresa na qual ela é dona. A Spiker é imensa, com andares resignados a uma área específica, e é completamente focada na pesquisa/experiências pra descobrir cura de doenças. Lá é onde se encontra grande parte dos cientistas, e com todo o aparato que recebe, a perna decepada de Eve parece nunca ter sido arrancada dela. Aliás, seu corpo inteiro estraçalhado parece se recuperar incrivelmente bem.

Mas Eve se sente sozinha naquele lugar. A única outra pessoa da sua idade é Solo, o rapaz que foi buscá-la e que vem acompanhando a evolução da situação dela. Mas ele é muito jovem pra trabalhar, como diabos ele tinha conseguido parar ali?

Na intenção de distraí-la, a mãe tem uma ideia brilhante. Ela deixa Eve mexer no mais novo projeto que construíram, onde através de um software, ela é capaz de criar um humano. Parece meio sem sentido? Bom, a genética explica. Pelas cadeias de DNA, é possível incluir ou retirar o gene que dá determinada característica à pessoa, como cor dos olhos, ou se será corajoso através de outras combinações de genes, e até mesmo retirar genes responsáveis por certas doenças. É assim que Eve cria Adam, o homem mais lindo que já vira na vida.

Mas lógico, ela não faz isso sozinha. Sua única amiga e profundamente odiada pela mãe, Aislinn, se empolga com o projeto e participa de todo o desenvolvimento. E é graças a Aislinn, aliás, que a história começa a pegar fogo quando ela manda uma mensagem pedindo socorro para Eve, e Solo logo topa ajudá-la a escapar daquela jaula.

E bom, assim ainda parece simples. Mas não é. Temos que convir que brincar de Deus sempre traz consequências e nem sempre são positivas, certo? E por trás da criação daquele projeto, há tanta crueldade que Eve se encontra perdida.

Gente, esse livro é demais! Nas primeiras páginas eu dei algumas travadas, a narração não estava me agradando muito (que é dividida entre a Eve e o Solo) e o enredo não mantinha minha atenção presa. Mas então Aislinn se mete em confusão, elas se aproximam de Solo, e os mistérios que rondam a Spiker acabam nos fisgando de vez.

Todo mundo odeia a Terra, mãe de Eve, por ela ser fria e rígida, mas não vi nada demais. Pelo contrário, ela ainda contribuiu pra ajudar Aislinn, que aliás essa sim me deu raiva várias vezes quando se tratava do namorado. Tem que ser muito amiga mesmo pra aturar sem perder a cabeça. E o Solo é bem fofo! Sempre disposto a ajudar e fazer o correto, mesmo que isso possa acabar ferrando com ele.

Quando me deparei com o livro, achei bem curto, mas creio que a história tenha sido elaborada o suficiente, sem muita enrolação, e até mesmo sem grandes detalhes científicos. Pensei que eles amplificariam o assunto da genética, que é tão comentado (e eu tanto gosto), mas eles se atem somente ao projeto em si. Eu fiquei meio frustrada, querendo saber mais afundo, mas é palpável que a intenção dos autores era exatamente não complicar e transmitir apenas o essencial, senão se tornaria algo pesado e sem necessidade, já que o foco deles era outro. E tudo o que ocorre nos faz pensar bastante na perfeição. Será que é algo bom? Será que talvez as pessoas sejam como são justamente pelos defeitos?

Falando em autores, eu adoro a série Gone do Michael Grant, e fiquei surpresa quando descobri que os autores são casados. A parceria que eles usaram pra escrever algo tão genial, e ainda é perceptível em determinadas cenas a diferença singela de narração. Foi realmente muito bem construído! Vale totalmente a pena a leitura (e perder o sono durante a madrugada também haha).

site: http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2015/02/desafio-de-generos-ficcao-cientifica.html

Psychobooks 07/02/2015

Classificado com 2,5 estrelas

Enredo
Eve é uma jovem que está cursando o colegial. Sua mãe é a temida e famosa geneticista Terra Spiker, conhecida por seus experimentos mirabolantes e por seu comportamento arrogante e totalitário. Após quase ser atropelada por um carro, Eve é socorrida às pressas para o hospital local. Lá ela recebe a notícia que terá que amputar a sua perna esquerda. Terra ao saber disso resolve tirar a filha à força e levá-la para o seu instituto de pesquisa, o Spiker Biopharmaceuticals.

Após dias internada, Eve conhecerá Solo, um jovem rapaz que mora lá há alguns anos e que traz consigo um segredo. Sua aparência atlética logo despertará seu interesse. Porém, depois de dias sem se locomover, seu tédio é crescente. Em virtude disso a Dra. Spiker resolve colocar a filha como chefe de um novo projeto: a criação de um ser humano de acordo com as escolhas de quem o criou. Ou seja, um software criará um humano baseado na escolha de genes feitas anteriormente.

É então que Eve idealiza Adam, o seu par ideal. Bonito, inteligente, musculoso e que a adore e proteja aonde ela for. Porém, tanta perfeição tem seu custo e ela se verá em uma encruzilhada entre o real e o virtual.

Personagens
A criação dos personagens foi feita de modo muito aleatório. Não se tem profundidade na maioria deles e não se trabalha a tridimensionalidade em nenhum momento. Por exemplo, na protagonista Eve não se em um trabalho envolvendo o seu passado e o que a leva a cometer tais escolhas. As motivações por trás de Terra também são negligenciadas, sem haver uma explicação concreta por trás de seu comportamento.

Solo é o personagem que chega a ter um pouco mais de desenvolvimento ao longo da narrativa. As coisas que aconteceram anteriormente, envolvendo seus pais e a criação do instituo, são utilizadas no enredo principal para explicar algumas situações.

Narrativa dupla
Acredito que o principal erro desse livro tenha sido o uso de dois autores para desenvolvê-lo. A premissa básica é boa, mas a maneira como as coisas foram acontecendo tornou a história muito aleatória na maior parte das cenas. A visão do livro é intercalada com os pontos de vista de Eve e Solo e posteriormente com o de Adam. Percebe-se que cada autor escreveu os capítulos de um dos personagens. Esse foi o maior problema. Na medida que o ponto de vista era mudado, percebia-se que o desenrolar das cenas era feito de modo a se adicionar informações sem seguir uma linha de raciocínio. Era como se os autores estivessem escrevendo à medida que as ideias fluíam, sem uma storyline definida.

A construção de um triângulo amoroso também soou forçada. Em determinada parte da história, um dos protagonistas simplesmente some, sem nenhuma explicação válida, por vários capítulos e, quando seu ponto de vista é retomado, não se tem uma justificativa para tal acontecimento.

Considerações
A premissa do livro e o nome que os autores tem na literatura infanto-juvenil atual me fizeram querer ler esse livro assim que ele chegou. Porém, quando comecei a leitura acabei me decepcionando com o que estava lendo. Da estruturação das frases até a ausência clara de uma storyline definida, a leitura acabou se tornando repetitiva e fantasiosa demais. Além disso a mudança de narrador e, por consequente, de escrita não foi feliz para a proposta inicial. O fato de colocar os protagonistas no meio de um triângulo amoroso fez com que o foco do livro ficasse perdido entre a ficção científica e o romance criado. Esse é o primeiro livro de uma série, mas não sei se continuarei a lê-la.

"(...) - Você sabe o que quero dizer: alguém que não seja um cientista.
- Um mero mortal. - Solo sugere."
Página 47

"Paro para pensar. Todo mundo devia ter defeitos. Não é isso que nos torna interessantes? Não é isso que nos impede de sermos cópias uns dos outros?"
Página 75

"- Não existe diferença entre Gregor Mendel e o Dr. Frankenstein - minha mãe declara."
Página 255

site: http://www.psychobooks.com.br/2014/12/resenha-sorteio-eve-adam.html

Miriam 29/01/2015

Leia sem expectativas.
Capa linda, sinopse interessante, e uma história que promete ser 'surpreendente, divertida e dinâmica. Personagens sinistros, experiências estranhas, segredos e uma pitada de romance', e vamos dizer que seria tudo isso, se não fosse a falta de desenvolvimento da história.

A história é leve, fluida, os capítulos são rápidos, e de alguma forma o que realmente salva a história são os personagens Eve, Solo e Aislin, a amiga sem noção de Eve que apronta um monte por conta de um cara nada a ver. Eu gostei deles, são cativantes e divertidos, mas a história é fraquinha. A leitura não chegou a me decepcionar, mas não brilhou como deveria.

Quanto ao tema 'genética' ninguém precisa se preocupar, ele passa lonnnge da história. É tudo mega superficial. Não que eu desejasse um livro que me trouxesse um monte de termos técnicos, longe disso, mas alguns temas mereciam fundamentação, aprofundamento ou ao menos uma explicação, a menor que fosse, porque algumas coisas ficaram difícil de engolir... Talvez as explicações venham no próximo livro, mas eu não sei não.

Enfim, para gostar de 'Eve e Adam' ele deve ser lido sem expectativa alguma, nem um tiquinho, pois é um livro onde tudo acontece muito rápido e sem muitas explicações, não existe um grande crescimento dos personagens e possui um nível de romance quase nulo, mas apesar de tudo é divertido e descontrai. Só que ao finalizar a leitura, ela não te deixará com nenhuma emoção, nem mesmo com um sorrisinho bobo no rosto. Ele acaba, você fecha o livro e parte para outro, sem nenhum remorso.

site: http://www.livrosbobagenseguloseimas.com.br/2015/01/resenha-eve-e-adam-novo-conceito.html

Paola 25/01/2015

Muito bom!
Essa foi a segunda leitura concluída de 2015, e que livro! Apesar de ser um livro cheio de genética, não é cheio de coisas nerds. Na verdade, é um livro que nos faz pensar no futuro. Porque do jeito que as coisas estão, daqui a pouco a tecnologia nos dá a oportunidade de brincar de Deus...

Eve, a nossa protagonista, é filha de Terra Spiker, uma trilhonária dona de uma clínica de genética. E o livro já começa com Eve sofrendo um terrível acidente e com sua mãe não querendo que ela se trate em uma clínica normal. Sendo assim, Terra a tira da hospital e a leva para a sua clínica, para que Eve pudesse ser melhor atendida.

Dentro da clínica de sua mãe Eve conhece Solo, o garoto perfeito. De uma beleza única e cheio de mistérios. E com um ódio por Terra. Mas isso não impede Eve de sentir-se atraída por ele.

Enquanto se recupera do acidente, o que foi de uma rapidez para sua surpresa, Eve começa a trabalhar em um projeto de sua mãe. Ela o chama de projeto Adam. A criação de um homem perfeito, ou um namorado perfeito, melhor dizendo. Mas ao criar Adam, Eve se pergunta como quer um homem perfeito. E se quer isso. E ainda, se isso é certo.

Em meio a perguntas, descobertas e informações dadas por Solo, Eve começa a entender o mundo de sua mãe, o motivo que Solo a odeia e porque as pessoas também a detestam. No meio dessas descobertas, Solo também começa a encaixar algumas peças que faltavam em seu quebra cabeças, e descobre que Terra pode não ser de todo uma vilã.

O livro é narrado em primeira pessoa e dividido nas falas de Eve, Solo e Adam. Uma história, na minha opinião, fascinante! Me fez pensar em: até que ponto é bom ter alguém perfeito? Será que podemos brincar de Deus?

Tem romance, tem mistério, tem genética e tem também um final surpreendente. Peças de um jogo que eu não esperava acontecer. Não é uma leitura difícil, mas é diferente dos livros que costumo ler. Porém, aprovadíssima!