Antologia da literatura fantástica

Antologia da literatura fantástica Jorge Luis Borges...

Resenhas - Antologia da Literatura Fantástica

Hildeberto 25/01/2017

"Antologia da Literatura Fantástica" é uma coletânea de contos sobre fantasmas, magia, morte, sobrenatural... São 75 textos, alguns curtos, outros longos. O textos foram escolhidos por Bioy Casares, Jorge Luís Borges e Silvina Ocampo baseado nos seus gostos pessoais. Por isso, são tão diferentes entre si quanto a temática e a qualidade. Alguns bastantes insossos, enquanto outros são impressionantes. Mas no geral, a maioria dos contos prendem a atenção.

Contudo, embora o livro seja baseado na maior parte em contos, há alguns enxertos de peças de teatro e romances, como Alice Através do Espelho e o que ela encontrou por lá. E a maioria dos textos são argentinos ou ingleses, com algumas exceções orientais.

Por fim, a edição da Cosac Naify é impecável, belíssima! Papel de altíssima qualidade, borda das folhas azuis (para dar um tom mais "sombrio" ao livro), marcador em em seda... um livro que facilmente poderia ser usado como objeto de decoração.

Luís Pires 14/01/2017

Irregular
Ganhei esse livro de uma amiga em 2014. Desde então ele esteve em minha cabeceira. Primeiramente, um aspecto não literário: é um dos livros mais bonitos de todos os tempos, com capa colorida e páginas com bordas em azul escuro. Literariamente, porém, trata-se de uma antologia de contos fantásticos muito irregular, como é comum nesse tipo de publicação. Há alguns realmente muito bons ("Casa tomada", de Julio Cortázar), como a bobagem "Josefina, a cantora", de Franz Kafka, difícil de engolir. No geral, porém, há mais contos bons que ruins, que eu não deveria ter demorado tanto para terminar de ler.

Erika 09/10/2016

Contos argentinos
"O termo 'fantástico' é oriundo do latim phantasticus, que, por sua vez, provém do grego ??????????? - ambas as palavras provenientes de 'fantasia'. Refere-se ao que é criado pela imaginação, o que não existe na realidade."

O livro é uma seleção de contos, criada por três escritores argentinos. Confesso que me enganei acreditando que seriam histórias de dragões, elfos e princesas com poder, pois na minha ignorância a literatura fantástica se resumia a isso... na realidade esse estilo abrange muito mais, como explica a definição acima, retirada da internet.

No caso de Antologia da Literatura Fantástica, são basicamente histórias envolvendo fantasmas, e na sua maioria escritas por argentinos. Gostei de poucos, entre eles "Enoch Soames", um escritor que vende sua alma ao diabo e viaja no tempo; o engraçado "Um lar sólido", sobre o encontro de vários familiares depois de suas mortes; "A verdade sobre o caso de M. Valdemar", sobre um indivíduo que é hipnotizado à beira da morte, bem macabro; e "Os vencedores de amanhã", com a história do homem que consegue o jornal do dia seguinte com o resultado das corridas de cavalo. Embora estes sejam bem interessantes, o livro é repleto de pequenas extrações de obras, alguns com apenas um parágrafo. Achei desnecessário.

Não é um livro que eu indicaria, isto é certo. Mas o efeito físico é de encher os olhos. O jogo de cores e a textura da capa são sensacionais, as margens das páginas são azuis. Atualmente é o livro mais bonito da minha estante. Mais um trabalho perfeito da finada Cosac.

isa.dantas 03/09/2016

Uma junção de ótimos contos da literatura fantástica! Simplesmente incrível!

Yuri 02/05/2015

Esse livro me vendeu um do Cortázar.
Gabriela 17/07/2017minha estante
Os outros contos do Cortázar são bons como o Casa Toamada?

Yuri 19/07/2017minha estante
São sim! Talvez até mais loucos

IvaldoRocha 24/03/2014

Deixando o bairrismo de lado.
Como toda antologia tráz a vantagem de apresentar um leque de escritores dos quais muitas vezes se tem contato pela primeira vez. Talvez o ponto fraco seja um excesso de escritores argentinos nem todos tão bons e é claro não aparecer nenhum brasileiro. Mas deixando o bairrismo de lado o livro realmente vale a pena.
Christian Rosa 28/03/2014minha estante
"Antologia da Literatura Fantástica" - Acho que o próprio nome já diz, não? Os grandes nomes da nossa Literatura em geral nao são literatura fantástica... Euclides, Machado, Guimarães, Clarice, etc. Ou os autores do nosso fantástico estão na obscuridade que nós brasileiros mal conhecemos, quem dirá estrangeiros. Não vi bairrismo nenhum.

IvaldoRocha 28/03/2014minha estante
Christian respeito e muito a sua opinião e agradeço o comentário, mas apenas para pegar um dos escritores que você citou, Machado de Assis tem vários contos que poderiam ter sido incluídos facilmente como fantásticos. Os óculos de Pedro Antão me parece um bom exemplo.

Thiago 11/04/2015minha estante
De fato, não somente o Machado, mas o Aluísio Azevedo, Lima Barreto, Guimarães Rosa, Lygia Fagundes Telles, tem contos que entrariam fácil.

Rafa 02/06/2015minha estante
Meia Noite em Ponto em Xangai da Lygia F. Telles. Esse conto é espetacular

Anderson 21/02/2016minha estante
Concordo. Gostei muito, mas fiquei o tempo todo pensando "porra, um aluízio azevedo cabia perfeitamente aqui". Boas leituras, abraços!

Alvaro 27/09/2016minha estante
Aos que não conhecem literatura fantástica brasileira recomendo ler Murilo Rubião.

Hildeberto 05/01/2017minha estante
Concordo com os comentários acima, e por isso gostaria de ver uma Antologia dos Contos Fantásticos Brasileiros. Existe muita coisa boa do gênero em nossa literatura que carece de uma melhor divulgação.