Antologia da literatura fantástica

Antologia da literatura fantástica Jorge Luis Borges...

Resenhas - Antologia da Literatura Fantástica

Gabriel 09/11/2023

O que não existe é o princípio de todas as coisas
O posfácio da edição trás um, tão breve quanto fundamental, ensaio da Ursula K Le Guin sobre a origem da Literatura Fantástica como um gênero. Discorre sobre sua disputa de sentidos para arrecadar prestígio e virtude entre os estudiosos, a apreensão de sua potência criativa não como um apelo ao escapismo, mas, pelo absoluto contrário, uma ferramenta de revelar, pelo entendimento do que não existe, tudo que há presente no mundo material. É um instrumento valioso de revelar endemas sociais, circustâncias humanas e prospectos sobre a realidade.

Essa forma de arrematar ao final a leitura acredito que enriqueça ainda mais a experiência, pois desvela o precioso impacto cultural desses autores argentinos na compilação e curadoria de inúmeros textos de fantasia, buscando não só legitimar o estilo como deflagrar ele, usando de autores mais conhecidos à textos quase inéditos, todos pesquisados e organizados há cerca de cem anos atrás, quando essa tarefa exigia uma bagem elevada de idioma e cultura. A relevância literária desse trabalho prescinde exaltações, mas é realmente interessante observar a importância de curadoria para desenvolver conversas e firmar linguagens.

Como é uma antologia, o que eu quero fazer aqui é pincelar brevemente, até para eu mesmo não esquecer, alguns dos contos que mais me empolgaram ou desafiaram durante a leitura:
Enoch Soames (Max Beerbohm) – hilário conto sobre um autor fracassado que se vende pro diabo em busca de poucas horas no futuro para descobrir se ele era um artista à frente de seu tempo (não era).
A lula opta por sua tinta (Adolfo Bioy Casares) – a descoberta de um espécime extraterreste que trás consigo soluções para todas as aflições da humanidade é prejudicada por incompetência dos outros em não se preocupar com pequenos detalhes.
Casa tomara (Julio Cortázar) – Um casal idoso é açoitado por um invasor que nunca se revela e vai levando-os a frequentar parcelas cada vez menores da própria casa para se proteger até que não reste nenhum cômodo.
Ser pó (Santiago Dabove) – Um sujeito tenta superar o envelhecimento e a morte ao se enterrar ao ponto de virar uma planta.
Os vencedores de amanhã (Holloway Horn) – Um cavalheiro viciado em apostas recebe um jornal do dia seguinte. Foca tanto nos resultados dos cavalos que não se dá conta do próprio obituário.
Josefina a cantora, ou o Povo dos Ratos (Franz Kafka) – Uma história sobre uma comunidade de ratinhos e seu comportamento ao redor de uma ratinha caprichosa metida a cantora.
O conto mais belo do mundo (Rudyard Kipling) – um escritor em crise criativa está convencido que seu pupilo ambicioso, mas pueril, consegue entrar em contato com vidas passadas de grandes personagens históricos e assim narrar contos com uma riqueza sem precedentes em detalhe.
Os cavalos de Abdera (Leopoldo Lugones) – História sobre uma cidade que amava tanto seus cavalos que desenvolveu neles uma inteligência perigosa. Os cavalos começam a revolução.
Ponto morto (Barry Perowne) – Um autor embriagado sofre um acidente e esquece uma lacuna da história brilhante que tinha em mente. Vai atrás de um homenzinho pra quem narrou no dia essa parte: a solução de um assassinato fictício em um ambiente fechado.
A verdade sobre o caso de M. Valdemar (Edgar Allan Poe) – um estudioso aplica hipnose num rapaz antes dele morrer. Porém, em transe, o rapaz continua vivo.

Ana 28/09/2023

Não vou negar que estava achando chato, mas no geral , há mais pontos positivos do que negativos.
Os meus contos preferidos dessa antologia foram: Um lar sólido, de Elena Garro, que fala nada mais nada menos do que do reencontro de uma família no pós -vida;
A pata de macaco, de W.W. Jacobs que nos mostra o significado da máxima cuidado com o que deseja; O busto, de Manuel Peyrou; O caso do finado Mr. Elvesham, muito bom; Sredni Vashtar, arrepiante e com uma atmosfera sinistra; e A verdade sobre o caso de Mr. Valdemar, de Poe, que é sinistro. Os demais não me impressionaram tanto, mas o livro é bom. Fico aqui na esperança de que a Tatiana Feltrin fale dele em seu canal no mês do terror esse ano ???
Dayanne Soares 28/09/2023minha estante
Eu lembro daquele cara que faz um acordo com o demônio pra ir pro futuro pra saber se o livro dele fez sucesso, aí ele vai e ninguém lembra dele. Vendeu a alma a troco de nada

Ana 28/09/2023minha estante
Ah sim, esse tbm foi bom. Enoch Soames, algo assim

Maria.Batagin 10/06/2023

O livro todo tem altos e baixos como acontece sempre em um livro de coletânea de contos.
O conto que valeu por todo o livro foi o conto ? a pata de macaco ? - seus desejos tem consequências.

Guilherme.Eisfeld 22/12/2022

Material de estudo
Nesta primeira leitura marquei os contos que mais me agradaram, sejam pela temática como pela estrutura. Agora a ideia é voltar a eles, gerar disparadores e viver através da caneta em contos fantásticos. Um belo material, com alguns contos brilhantes, outros nem tanto, como a grande maioria das antologias. Vale lembra quem a organizou, e talvez refletir do seu impacto na literatura fantástica.

fev 16/10/2022

Há muitos contos bons e existem aqueles que a gente ignora. No entanto, os contos bons chamaram tanto a minha atenção que acabaram apagando os que foram ruins ou insignificantes. Os autores fizeram uma seleção considerável. É uma leitura agradável. Há momentos de muita surpresa e/ou medo e o arrebatamento que só o fantástico consegue nos tirar. Fica a recomendação.

Tales 08/06/2022

Como o próprio nome diz... Fantástico!!
Uma excelente antologia, contos muito variados, autores de todas as regiões do mundo. Embora ache que algumas histórias poderiam ser removidas, gostei muito!! Muitos contos incríveis e histórias sobrenaturais!!! Uma leitura para aqueles que querem fugir do óbvio e viver o lado (não)mágico da vida.

josé filho 23/01/2022

Interessante
Antologia para quem tem interesse em literatura fantástica, com diversos autores desconhecidos, principalmente argentinos. Vale a pena para quem quer conhecer novos autores, recomendo.

mononoke 02/01/2022

um apanhado geral
É uma das antologias mais completas que eu já li, consegue abordar escritores de diversos países e diversas épocas escolhendo contos e trechos curtos que tomam no máximo 20 minutos cada. A vantagem é que te abre novos horizontes, mas por serem muito curtos acabam se tornando algo superficial. Vale a pena como um estudo e pra quem quer descobrir novos autores.

Biblioteca Álvaro Guerra 24/11/2021

O livro é uma antologia (como diz o próprio título) que surgiu de uma conversa entre amigos. São mais de 70 histórias fantásticas de leitura fluida e é uma ótima oportunidade pra conhecer um pouco do estilo da escrita de cada autor referenciado e depois procurar mais obras dos autores que mais agradou. É uma excelente introdução aos autores, como também à literatura fantástica em si.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/ 9788535931631

stelindner 25/08/2021

Fantástica!?
Comprei esse livro pelo trabalho visual que me fascinou! Depois de muitos anos no armário peguei pra ler. Gostei muito da proposta de antologia, que nunca havia lido.

Sobre os contos/recortes do livro, alguns são interessantes e outros não, pulei alguns textos por não conseguir entender nada. hahaha

Acho que talvez a literatura fantástica não seja pra mim!
Mas estou feliz que finalizei o livro!!

Fabi 23/08/2021

Esperava mais e fiquei com sensação de bleh.
Contos e trechos de contos fantásticos nesta antologia que, confesso, teve uma literatura arrastada.
Algumas vezes, senti falta de um contexto maior para a compreensão. Em outras, me perguntei o que havia de fantástico no que estava lendo.
Alguns contos realmente me chamaram a atenção e fiquei com a vontade de espremer o livro e só ficar com o créme de la créme, mas... nem do são flores. Neste caso, fantástico.

Maira Giosa 16/08/2021

O que é a literatura fantástica? Como definimos um gênero que não está ainda classificado como tal, e não é assim disposto nas livrarias? Para mim, realismo e literatura fantástica são um só - e, descobri, o meu favorito - gênero ou não. .

Seja sobre uma família cujos nomes perduram por várias gerações, a história de um escritor fracassado que vende a alma ao diabo, um menino abençoado que cura as mazelas de todo um povoado ou uma epidemia inexplicável que cega toda a população, a literatura fantástica perpassa grande parte da literatura de ficção.

A coletânea fantástica (com o perdão do trocadilho), organizada por Adolfo Bioy Casares e Jorge Luís Borges - dois mestres deste quase-gênero - expõe alguns conceitos para definir, afinal, o que é a literatura fantástica e quais suas marcas registradas. Os exemplos que citei acima se encaixam, mas há muitos outros.

Na coleção, os contos foram escolhidos a dedo pelos organizadores, que também traduziram a maioria, e que depois ganhou novos adendos com a colaboração de Ursula Le Guin e Silvina Ocampo. Não tenho um só favorito, senão vários, como "Enoch Soames" (Max Beerbohm), "Sombras Costuma Vestir" (José Bianco), "Tlön, Uqbar, Orbis Tertius" (J. L. Borges), "O Destino é Bronco" (A. Cancela e P. de Lusarreta), "Casa Tomada" (Júlio Cortázar), o maravilhoso, talvez o melhor, "Um Lar Sólido" (Elena Garro), "O Conto Mais Belo do Mundo" (Rudyard Kipling) e "O Caso do Finado Mr. Elvesham" (H. G. Wells). São tantos exemplos que fica difícil, realmente, defini-lo. É ficção, sem dúvida, mas com um quê de assombroso. Fantasmas, monstros e transformações físicas são alguns temas recorrentes, mas não os únicos - como bem explicam os mestres.

Gênero ou não, catalogada ou não, a literatura fantástica beira ao surrealismo - embora muito realista -, e torna esta coletânea absolutamente imperdível aos amantes de boas estórias. E que deleite indescritível é namorar um livro por tanto tempo e, enfim, recomendá-lo. Mil vezes hurra à fantasia!

site: https://www.instagram.com/livrosdamaira/
Beatrix.Oliveira 29/03/2023minha estante
Muitos dos teus favoritos são meus também! Um Lar Sólido me pegou demais na surpresa e no humor. E acrescento A Expiação, da Silvina Ocampo, sensibilíssimo.

Faluz 16/08/2021

ANTOLOGIA DA LITERATURA FANTÁSTICA
Livro de contos organizado por Adolfo BIOY CASARES, Jorge Luis BORGES e Silvina OCAMPO.
Reúne histórias de medo, assombrações e ficções fantásticas de vários períodos, alguns muito curtos mas muito interessantes.
Sugerem e exercitar a curiosidade e a criatividade na criação de histórias.
Contos deliciosos incluindo os de autoria dos organizadores, apresentam uma miríade de ideias que nos deixam perplexos e muitas vezes pensativos.
Instigante.

Welma 15/07/2021

? "A nossa sociedade - global, multilinguística, imensamente irracional - talvez só possa descrever a si mesma com a linguagem universal e intuitiva da fantasia." (Ursula K. Le Guin)

Uma seleção de contos excelente de ponta a ponta ?

#literaturafantastica