A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Emmylly.Veloso 07/03/2024

Virei uma barata, role a página para mais detalhes...
Literalmente um homem que virou uma barata (verídico). É tão detalhista que mal tenho palavras para descrever, me deu depressão.
Gabiê Zomg 07/03/2024minha estante
Conclusão: Baratas são depressivas.

Paulo2196 08/05/2024

Sugando o outro até não prestar mais

O livro para muitos é asqueroso, nojento, reflexivo e chocante. Um livro muito bem escrito, pois faz uma crítica à familia, à sociedade. Are quando um ser humano pode sugar o outro? Até quando a utilidade do ser humano é válida? Vimos isso na escravidão, onde o negro escrava trabalhava na sua mais tenra idade até a fase adulta, até morrer, até não prestar mais. Kafta nos mostra essa degradação do ser humano, neste livro que se consegue ler numa tarde, pois tem cento e poucas páginas.
O personagem principal Gregor é quem sustenta a casa e a família, até que um dia acontece a metamorfose e ele se transforma num mostro horrível a ponto de não mais sair de seu quarto. A partir de então Gregor passa a ser ignorado, até chegar ao ponto de não lhe oferecerem mais comida e até o incrível ponto de quererem a sua morte. Acontece com muitas famílias em nossa sociedade, enquanto somos úteis, são tapinhas nas costas e quando mais precisamos, nos viram as costas. O livro foi escrito em 1912 e publicado em 1915, mas nos serve de lição até os dias de hoje.

anarontani 19/09/2021

esse livro é muito bom pra vc entender como uma pessoa q não segue as normas sociais se sente: excluída, abandonada, isolada, inútil.

a partir do momento q gregor se vê impossibilitado de sustentar a família e entra num estado onde ele não consegue mais controlar o próprio corpo, onde ele não tem mais domínio sobre si, ele não serve mais como um membro familiar. ele se torna um estorvo.

o ódio ao pai dele só cresceu com essa releitura!! depois de ler carta ao pai e reler a metamorfose, percebi q aqui sempre teve essa prévia do q o pai do kafka o fazia sentir.
Jeanine 20/09/2021minha estante
Nossa, amei sua leitura, Paula!

Rose 17/08/2020

A Metaformose - Franz Kafka
"Naquela família assoberbada de trabalho e exausta, havia lá alguém que tivesse tempo para se preocupar com Gregor mais do que o estritamente necessário!"

"Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso."

E com essa frase nua, crua e chocante iniciamos a leitura de A Metamorfose de Franz Kafka. A Metamorfose foi o primeiro livro que li de Kafka e já quero ler todos os demais assim que possível. Com um estilo seco narra a trajetória de Gregor Samsa, um caixeiro viajante extremamente dedicado ao trabalho e a família que viu sua vida completamente e literalmente transformada da noite para o dia.

Minha primeira impressão de leitura, além do choque inicial da surpreendente revelação do primeiro parágrafo, continua nas próximas poucas linhas seguintes. Sinto-me completamente incomodada e contrariada com as atitudes e pensamentos de Gregor diante do que lhe ocorria. Vemos um homem totalmente responsável e escravo de tal responsabilidade que diante de uma situação tão absurda como aquela, sequer preocupou-se consigo mesmo e em como faria para reverter tal situação. Sequer questionou ou tentou compreender o que estava acontecendo, preocupando-se apenas em como faria para ir trabalhar daquela forma e em como não se atrasar para mais um dia de trabalho.

Confesso que me incomodou, mas também me identifiquei com sua atitude, pois em algum momento de minha vida sei que agi de forma parecida, como por exemplo, ao acordar doente ficar mais preocupada em como conseguir ir trabalhar ou não me atrasar muito, ao invés de tentar recuperar-me. E sei que em nosso país essa é a realidade de muitos brasileiros, escravos da própria sobrevivência, arriscando algumas vezes seu bem estar e suas vidas para poder trazer enfim o sustento do lar.

"Não quero perder a razão pra ganhar a vida, nem perder a vida pra ganhar o pão" - Humberto Gessinger

Durante a leitura sofri e me identifiquei com Gregor em muitos aspectos. Enquanto trazia o sustento da família, enquanto era útil, fora amado e querido por todos. No entanto, quando metamorfoseado e incapacitado foi isolado, esquecido, abandonado e inclusive atacado pela própria família, por aqueles por quem se preocupava mais do que consigo mesmo.

Sem o comodismo que Gregor lhes proporcionava, a família foi forçada a trabalhar e isso trouxe-lhes medo, preocupações, desespero, incertezas e inclusive raiva. Gregor era vítima dos acontecimentos, no entanto, foi muitas vezes considerado culpado pela decadência da família. Os membros da família ficaram perdidos e não sabiam o que fazer com ele.

Gregor acabou se tornando um fardo, no entanto, toda sua família fora um fardo para ele antes da metamorfose. Porém, diferente dele, sua família foi incapaz de reconhecer e de retribuir. Gregor, por sua vez, continuou preocupado com a família, sentindo-se culpado por fazê-los trabalhar, por não trazer-lhes o sustento como antes, sentia-se culpado pelo que acontecia, por não poder controlar o incontrolável.

A Metamorfose é um livro fantástico que aborda de certa forma, o melhor e o pior do ser humano. Apesar de narrar um acontecimento absurdo, podemos reconhecer tais atitudes na nossa realidade diante de outras situações igualmente críticas. Esse livro nos faz refletir sobre nós mesmos, sobre nossas atitudes e relacionamentos. Enfim, uma leitura altamente recomendável. O livro é curto e pode ser devorado, como dizem por ai, em uma única sentada. Aprecie com moderação!

site: https://www.ladoboblog.com/post/a-metaformose-frank-kafka

Fael 28/02/2023

Uma metamorfose do trato
A Família Samsa possuía um forte vínculo com o filho Gregor. Trabalhando como caixeiro viajante, o rapaz, de certa forma, sustentava a casa, onde vivia com seus pais e sua irmã Greta.
Após acordar metamorfoseado em inseto, todo o tratamento - e ?amor? - recebido por Gregor foi transformado em repulsa. A aparência repugnante de um inseto superou o ?amor? que a família possuía em outrora. Em alguns momentos do livro fica visível o paralelo que podemos traçar com problemáticas cotidianas, onde famílias negam qualquer tipo de sentimento a qualquer um que fuja do ?padrão aceitável?, seja na aparência ou em preferências pessoais.
Podemos interpretar que a metamorfose de Gregor Samsa em inseto, que o fez viver seus últimos dias com uma forte melancolia, pode ser vista em famílias cotidianas que enxergam seus filhos homossexuais como verdadeiras aberrações, ou mero insetos indesejáveis.
No mundo globalizado, a aparência nunca foi tão presumida, fazendo com que q essência seja totalmente raptada pelo o que os olhos vêem.
Jwjsjwkkakkwkwkw 28/02/2023minha estante
Você escreve muito bem, chega ser lindo ler coloção correta, porque geralmente os comentários desse aplicativo é só zueira, quando você encontra um comentário assim é interresante kkkk

Teorema Espectral 20/07/2021

mlk inseto kkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu acho simplesmente EXCEPCIONAIS as ideias que dão motor a cada uma das obras do Kafka. Ele consegue ilustrar suas críticas de maneira tão lúdica e tão irônica, que é impossível não ter interesse em ler depois de ouvir um pouco sobre. Já havia lido O Processo e me apaixonado. Agora tenho o mesmo sentimento com A Metamorfose. Zero defeitos.

elisaa.os 30/11/2023

Faz uns 20 minutos que tô em completo silêncio, tentando absorver o que acabei de ler
ah virou inseto > qq vai falar pro chefe > OLOCO
Lisiane 30/11/2023minha estante
Kkkkkkkk

elisaa.os 30/11/2023minha estante
foi paulada atrás de paulada, CRUEL

Luandro 02/03/2023

Um clássico
Longe de ser um livro ruim, a leitura é rápida e tranquila, mas senti que faltou algo.
A tranquilidade que o protagonista reage ao descobrir a metamorfose é muito questionável e isso é o ponto negativo da história.
A reação e o desenvolvimento junto com a família é o ponto forte do livro e sem dúvida você vai ficar angustiado com o modo que a história evolui (esse é o objetivo do livro).
O final é realmente doloroso demais.

Andrea 13/06/2021

Experiência essencialmente incômoda, por isso é tão bom!
Terminei de ler ?A metamorfose? ainda em abril, mas demorei até conseguir me concentrar para escrever sobre esse livro. Talvez por ser um clássico marcante, me pareceu injusto resenhá-lo de qualquer forma.

Li pela edição da editora Antofágica que traz ilustrações tão belas quanto agoniantes e que conseguem transmitir a atmosfera angustiante e claustrofóbica (em si mesmo) que o personagem principal, Gregor Samsa precisa enfrentar depois que um infortúnio - usando eufemismo - que lhe ocorreu: de uma hora para outra, num belo dia, acordou transformado em um inseto monstruoso.
   Apenas a sinopse descrita acima, já é o bastante para despertar no mínimo estranheza e curiosidade em qualquer leitor. ?O que terá acontecido ao homem? Como sua família reagiu à situação? Afinal, ele consegue voltar a sua forma anterior??. Essas foram algumas das dúvidas que me levaram a ler esse livro. Porém, devo adiantar que apresentar respostas claras e explicações detalhadas não são o objetivo do autor nessa novela. Mas, isso não faz do livro menos interessante, muito pelo contrário. A narrativa se concentra na condição miserável ao qual um homem, até então, respeitado por sua família, com um emprego que lhe possibilitava sustentá-los e ainda pagar suas dívidas (a família devia bastante), passa a ser desprezado como algo nojento, inconveniente e desnecessário. Sem que ele possa sequer argumentar algo em seu favor, uma vez que perde a capacidade de se comunicar com outros seres humanos, mas, ainda assim, consegue entendê-los.
O fato de Gregor compreender tudo o que está se passando com a família e eles não o compreenderem e suporem que ele não os compreende torna os eventos desesperadores. De um lado o nojo, a vergonha e o medo que as pessoas que vivem com ele passam a ter de vê-lo em seu quarto, a vontade de escondê-lo e de que deixe de existir e deixe em paz a pobre família. Do outro os sentimentos que o personagem passa a nutrir sobre si mesmo após perceber o incômodo que passou, sem querer, a causar naqueles a quem ama.
Ao ler esse livro me passou pela cabeça várias situações semelhantes à rejeição sofrida pelo protagonista. Desde preconceitos contra quem temos dificuldade de compreender; situações severas de depressão e marginalização, etc. Mas o que inegavelmente dominou meus pensamentos durante a leitura, foi a completa, óbvia e aterrorizante inépcia que temos - e continuamos tendo, impressionantemente - para respeitar e lidar minimamente bem com aquilo que não é humano, que não é familiar e que não é igual a nós. Tudo o que não lembra o que consideramos bom, belo, normal, adequado ou desejado é preciso afastar, excluir e extirpar. Um medo irracional, muito comum à espécie que se autointitula racional.
Não há desenrolar calmo para uma história cuja premissa é a de ?A metamorfose?, no entanto, o autor deu ao livro o final que ele merecia: um desfecho perturbador para uma história perturbadora. Aprendemos mais quando somos convidados a empatizar (essa palavra existe?) com quem não parece merecer empatia, quando somos submetidos e presenciamos as vivências daqueles com quem não nos importamos normalmente. Daqueles que assim como Gregor estão em posição de ?seres desprezíveis'.
                                                                                                         13/06/2021

Haryadne.Moreto 15/06/2021

O fato de Gregor acordar metamorfoseado em um inseto monstruoso por si só já é bizarro, mas a forma que tudo é tratado que é mais desconfortante. A passividade do Gregor, a forma como a família trata a situação me deixou incomodada.
Ai paramos para pensar que no nosso dia-a-dia nos deparamos com esse tipo de situação, mais frequentemente do que imaginamos. Quantas pessoas são tratadas de acordo com aquilo que tem no bolso? Quantas pessoas são tratadas como nada? Quantas pessoas são abandonadas doentes à própria sorte (vejamos como são tratados nossos velhinhos- como um peso para muitas famílias). Quantas pessoas passam a vida trabalhando para depois passar uma velhice esquecida e doente esperando a morte? Acho que é um pouco disse que o autor quis passar com essa obra, mesmo pq ele mesmo passou por grande sufoco na vida e na infância.

Gustavo 17/05/2024minha estante
Bem comovente msm rsrs

Ninick.Me 17/05/2024minha estante
pensa q isso se aplica tbm a idosos, pessoas q passam por mudanças na vida e mtos outros. Simplesmente por começarem a se tornar diferentes, uma pessoa que pensa fora da caixa é tratada como louca ou ingênua, um idoso é abandonado por se tornar inútil de produtividade na sociedade. Assim como o personagem principal. Esse livro é excelente!!!

Suzana 15/06/2021

Nem Freud explica
Olha? essa edição é comentada, mas mesmo alguém se dignificando a explicar, não consigo me sentir segura de afirmar que compreendi.
Os dois contos têm um final estranho e inesperado (não por mim). São histórias cheias de metáforas profundas, que só quem conhece um pouco do contexto da vida do autor conseguirá entendê-las (eu só sei porque alguém comentou mesmo).
É um livro pequeno, mas me de refletir sobre o quanto deve ser terrível deixar de se ter utilidade (como ser humano) e quanto frágeis somos quanto as relações familiares (e quanto elas podem ser nocivas à nossa própria felicidade).
O veredicto e A metamorfose não devem ser lidos apenas uma vez, tampouco devem ser lidos duas vezes.
Carolina 15/06/2021minha estante
A metamorfose me tocou mt. Do início ao fim. Recentemente li O Processo mas, na minha humilde opinião, não chega nem aos pés da Metamorfose. O veredicto ainda não li então A Met segue sendo o meu preferido do autor.

Suzana 15/06/2021minha estante
Eu levarei um tempinho até me atrever a ler mais um conto dele, mas espero conseguir entender os próximos.

* p i e t r a* 22/08/2021

socorro esqueci de fazer a resenha
Eu adoro a crítica desse livro, realmente genial. Só acho que a escrita não me cativou tanto. Também tive que ler pra escola e sempre que leio algo pra escola eu não gosto muito porque odeio ler algo por ser "obrigada". Enfim, quero ler mais Kafka no futuro e com certeza reler essa novela.
Enaia 22/08/2021minha estante
Pois é... a escola, em vez de incentivar a leitura, faz justamente o contrário: faz o sujeito nunca mais querer passar perto de um livro kkkkkkk