A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Aline Dias 20/03/2024

Reflexivo
Esse é aquele tipo de livro que na hora você não entende muito bem, mas depois vai fazendo reflexões tão profundas, eu me deleitei em um linha reflexiva sobre família, cultivar relações profundas, mas até que ponto conseguiremos nos doar ao outro antes que o mesmo se torne um peso pra nós ?
É um livro que nos leva a várias vertentes, vale se jogar nessa leitura e se deixar aos devaneios ?

Natália 31/03/2023

A Metamorfose e O Veredicto
Em "A Metamorfose" temos Gregor, que deu boa parte de sua vida à família, afim de ajudar na economia de casa. Quando ele se torna "a coisa", é quase automaticamente desligado dos outros membros da família, até entendível no começo, porém, eles seguem suas vida e o deixam passar fome e viver sozinho, desligado das relações, ficando claro que tinha pouco valor na condição atual para essas pessoas, então, chegando ao ápice e final do texto. Uma "família parasita", vista com amor por Gregor...

Em "O Veredicto" temos a relação de pai e filho, pós luto da morte da mãe e o noivado de Georg (personagem).
Me envolveu pouco, talvez por ser menor, mas segue o mesmo padrão que "A Metamorfose".

Essa edição tem notas comentadas, o que acredito acrescentar à leitura.
Recomendo!

Jheinis.Duarte 29/10/2023

Leitura obrigatória
Não que seja uma excelente e gostosa leitura, eu mesma não tive uma experiência pessoal boa, durante a leitura se você for no meu perfil ver o histórico verá isso. Entretanto ao finalizar a leitura e refletir sobre ela num contexto geral, percebo que o tema e a escrita trás um certo tipo de desconforto arrisco a dizer que tive sensações literais, logo um livro que consegue provocar isso deve sim ser considerado um livro bem escrito, não é em vão que A Metamorfose é considerado um grande clássico da literatura mundial. Um livro curto que carrega um grande peso e deve ser lido com calma, e reflexão em sua temática filosófica sobre creio eu o ser humano e o seu egocentrismo do ponto de vista familiar e o inverso se pensarmos da visão de gregor. Isso sem falar na crítica ao capitalismo numa visão contextual geral.

Vanessa 15/02/2020

odeio resenhar
essa história foi angustiante, vc realmente sente os anseios e preocupações , uma metafora para vida.
Luc Candelore 19/02/2020minha estante
É interessa como acabamos por aplicar as experiências vividas pelos personagens a casos reais vividos por nós ou por pessoas ao nosso redor.
Como há metamorfose em um momento em que se é útil e amado

putis 29/04/2023minha estante
eu consegui enxergar a crítica ao capitalismo no livro mas ela é tão sútil que não acho que deveria ser tão comentada como algo incrível e uma das melhores coisas dentro do livro, o que claramente não é.

Luís Gustavo 31/08/2021

Relendo depois de 6 anos
Aproveitei para reler o livro com essa edição da Antofágica lotada de ilustração do Mutarelli. Posfácios muito bons e a história, diferente da primeira vez que li, me impactou mais. Vale a leitura (e a releitura).
Beca 31/08/2021minha estante
Ansiosa para ler está obra!

Sambook 23/02/2021

Viciante leitura... Uma obra de poucas páginas mas que consegue despertar vários sentimentos de uma única vez...
Pobre Gregor!

silastorres 07/08/2010minha estante
melhor resenha que li sobre o livro até o momento. Realmente fiquei com muita vontade de ler... =) obrigado.

Caique.Taguti 29/06/2023

A obra "Metamorfose", de Franz Kafka, é uma poderosa narrativa que mergulha nas consequências reais por meio de um cenário fantasioso, apresentando um retrato profundo da natureza humana. Kafka habilmente cutuca os leitores, explorando temas como humilhação, vergonha, insegurança, solidão, egoísmo e interesse próprio.

A tentativa frustrante da família de Gregor em se adaptar à sua transformação resulta em um sentimento de desgosto e desconforto crescentes. A tensão no ambiente só aumenta, criando um clima denso e opressivo ao longo da narrativa.

O desfecho da obra abre possibilidades para questionarmos os interesses presentes em nossa sociedade. Apesar de ser um livro curto, "Metamorfose" apresenta múltiplas camadas, estimulando interpretações e reflexões profundas. O enredo ressalta como tendemos a valorizar apenas aquilo que nos acrescenta, excluindo sem hesitação o que consideramos inútil, principalmente quando se trata de pessoas.

Kafka não teme tocar nas feridas, ele gira o dedo dentro delas até que gritemos. É dessa maneira que ele cria uma história tão poderosa, capaz de ser chamada de clássico. A força da sua narrativa reside na capacidade de nos confrontar com verdades incômodas e nos fazer refletir sobre nossas próprias ações e comportamentos.

Planejo reler em um futuro próximo, no mais, como é minha primeira experiência com o autor, irei dar atenção agora, em suas outras obras.

jeslendo 21/06/2023

Foi uma leitura necessária para uma aula da faculdade e que eu não teria lido, ou que não teria me chamado muito a atenção, se não fosse por isso.

É uma história curta e que, mesmo não tendo muito sentido, ainda é divertida. Me estressei um pouco com o personagem principal e o seu desespero por se importar mais com o trabalho do que fazer questionamentos sobre o motivo de ter virado um inseto monstruoso, o que seria, obviamente, a primeira coisa que a maioria de nós faria. Mas é curioso ler esse outro lado, esse que não se importa com a própria aparência e apenas quer seguir em frente, mas que não pode, por conta das outras pessoas que o enxergam diferente e não o aceitam por isso.

KelenDZ 03/05/2023

A história é curtinha e interessante, mas não achei tão fantástico para explicar o fato de ser um clássico.
O interessante desta leitura é que ela mostra metaforicamente que as transformações que acontecem com a gente no decorrer da vida podem afetar positivamente ou negativamente a forma como as pessoas nos vêem e a importância que temos para elas.

Roneide.Braga 28/02/2020

O livro é bom, mas...
Talvez em outro momento da minha vida eu teria me identificado mais. Entretanto, a cada página há um detalhe a ser observado, há um novo incômodo, seja pela insatisfação da vida, seja pela ausência de amor da família.
Eu sou Groot 29/02/2020minha estante
Pesado!!!

Agata 05/03/2023

É impossível viver e não sentir em algum momento que está se metamorfoseando em um inseto monstruoso

Eliza 15/06/2020

2. "Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso"
O livro conta a história de Gregor Samsa, um homem trabalhador, dedicado à sustentar sua família, que tem sua vida completamente mudada ao se ver transformado em um inseto monstruoso.
Após sua metamorfose, Gregor passa a ser tratado de maneira diferente, além de ter outras necessidades e preocupações o que o leva a buscar uma nova maneira de viver.

A metamorfose foi o primeiro livro que li do Kafka e posso dizer que minha experiência com ele foi um tanto diferente de qualquer outra, acabei ficando muito presa à história em si, ao invés de interpretá-la e entendê-la de fato. Confesso que esperava uma explicação para o que aconteceu com Gregor e que, assim que terminei, tive a impressão de que se tratava de um livro mais infantil e sem muitas mensagens ou reflexões.
Após ter contato com algumas resenhas e análises, comecei a olhar mais criticamente para alguns detalhes que antes eu não havia considerado importantes e passei a perceber a metáfora por trás daquela história aparentemente tão simples. É um livro repleto de significados e críticas muito interessantes. Vale a pena conhecer.
Ander 15/06/2020minha estante
??

Eliza 22/06/2020minha estante
Obrigada pela dica??. Gostei bastante da resenha. Parabéns!

Bruno B. 22/06/2020minha estante
Obrigado.. para mais vai lá no Instagram @mais.um_capitlo