Uma Escuridão Bonita

Uma Escuridão Bonita Ondjaki




Resenhas - Uma escuridão bonita


36 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Paula 28/11/2013

Lindo.
A história doce e delicada de um beijo.

Ilustrações e história se casaram perfeitamente.

A linguagem bonita e poética de Ondjaki.

"O escuro às vezes não é falta de luz,
mas a presença de um sonho..."
comentários(0)comente



Liliane 07/11/2018

Um dos livros mais encantadores que li nos últimos meses...
A forma como o autor e o ilustrador colocam as palavras em todas as frases, faz tudo se tornar doce e mágico a cada página!
Um toque de sonhos, amor e luz em torno de toda aquela "escuridão bonita"...
Recomendo a leitura que te transporta a mais suaves emoções.
comentários(0)comente



Rafael Mussolini 17/12/2019

Uma escuridão bonita
"Uma escuridão bonita" do Ondjaki (Pallas Editora, 2015) é um livro que transborda poesia. Já sabemos que essa é uma forte característica desse escritor angolano que nesse trabalho fez uma dobradinha incrível com o ilustrador de Portugal António Jorge Gonçalves. Esses dois artistas acumulam os mais importantes prêmios da área de literatura e "Uma escuridão bonita" mostra o porque disso.

O livro parte da narrativa de uma noite em uma cidade sem luz. Aqueles momentos onde a luz acaba de repente. "A falta de luz também inventava mais tempo para as pessoas estarem juntas, devagar." e devagar uma escrita delicada e com olhos de ver, mesmo na escuridão, vai desnudando as intenções das personagens, as estratégias das histórias que contamos no escuro, o se dedicar a uma conversa, a descoberta de novos sentidos quando não se tem luz e precisamos sentar na espera.

As formas como Ondjaki brinca com as palavras é o toque que nos faz entrar nessa escuridão bonita de cabeça e relembrar muitas histórias de quando faltava luz, pois, "quando somos crianças, o mundo fica bonito de repente."

As ilustrações de António Jorge são um deleite a cada página. A estratégia que ele encontrou para representar o escuro se faz tão poética quanto a escrita para esse projeto gráfico. Temos muitos fragmentos em branco sob papel totalmente preto, como representações do que é possível enxergar no escuro e páginas onde apenas o preto já é a própria ilustração. É um livro que fala sobre escuridão como aprimoramento do ver, do enxergar. É um livro sobre conquista, descoberta do amor e um beijo.
comentários(0)comente



anne 18/03/2020

????
foi tudo tão rápido que não sei se consegui formular uma opinião, eu literalmente gastei 8 minutos pra ler esse livro. ele basicamente fica filosofando sobre a noite, a escuridão e tudo que há de bonito, e ficou da primeira página até antepenúltima pra poder rolar o beijo, acho que o autor tentou criar um clima, um ambiente dessa noite que ele enxerga tão linda, esse cinema bu, essas mentiras... fiquei sem entender mas é poético, não é o meu estilo por isso estou dando essa nota, e bem eu não recomendo se não gosta de poesia
comentários(0)comente



evelynmariah 11/04/2020

Esse livro é uma simplicidade... as palavras usadas, as ilustrações incríveis fazem com que esse livro seja muito especial
comentários(0)comente



Miguel 04/12/2020

Um livro bonito
Esse livro de Ondjaki é curtinho. Poucas palavras por página... mas elas são mais q o suficiente para inundar nossa imaginação - e corações - com belas emoções e sentimentos. As ilustrações também são muito belas. A editora caprichou mt na edição!
comentários(0)comente



Mirella_Hellen 05/02/2021

Uma Escuridão Bonita
Um livro bonito e poético, contando a história de um simples beijo.

"É bom dividir uma escuridão com outra pessoa, em concha e aconchego, como se dois mundos, nessas gotas de negrume, fossem um só."
comentários(0)comente



L.Felipe 18/02/2021

RESENHA: Uma escuridão bonita
Estamos sempre rodeados de luzes elétricas em todos lugares, desde os postes altos das ruas até no brilho de telas e aparelhos celulares. Luzes essas que nos cegam e nos impedem de ver o brilho das estrelas como pirilampos no céu e até mesmo a beleza que pode existir na escuridão.

Beleza essa que podemos enxergar no livro “Uma escuridão bonita” do autor angolano Ondjaki. Que apaga todas as luzes elétricas do nosso dia a dia, e com a amena chama de uma vela nos leva na escuridão de uma varanda! Onde juntos, vamos viajar e ser cúmplices das histórias e reflexões de um casal que em meio aos toques tímidos, desejam acender uma luz dentro de si que a muito faísca.

No escuro de Ondjaki voltamos para sua infância, seus sonhos, reflexões, história do passado, dores da guerra que ainda o assombras. Mas que o possibilitam viajar de avião para outros cosmos e acender luzes que não são vistas pelos olhos, apenas através deles.

É na falta de energia elétrica, numa escuridão que acedemos a chama da imaginação e dos sonhos, é no escuro que acendemos uma vela sentados ao redor de amigos e familiares para trocar segredos, contar história de terror, inventadas, verídicas e até mesmo história que almejamos que um dia se torne real !!

A luz faltou de repente ..
comentários(0)comente



Jeyza 12/03/2021

"A poesia não é a chuva, é o barulho da chuva"
Leitura leve e poética. Uma escuridão bonita é tão sensível, o gosto de um beijo.
comentários(0)comente



Gio 01/07/2021

Pensar q era em pt br tinha mais encanto
Eu gostei. É leve, poético e confortável e, apesar de ser em Português de Portugal, deu pra entender tudo certinho, só percebi que não parecia o nosso português usual no meio do livro.

Ele tem umas reflexões sobre a falta de claridade que são bem subjetivas e parece que você chegou no meio da conversa, claramente uma poesia em prosa. Li pra aula de Português e, por incrível que pareça, foi bom.
comentários(0)comente



Ana Elisa 14/07/2021

Encantada
Que livro mais gostosinho de ler, uma leitura leve, tranquila e linda. Não conhecia o autor, nem a obra. Estava cumprindo horário no trabalho e encontrei essa preciosidade perdida na biblioteca.

De quais formas uma escuridão pode ser bonita? O que pode acontecer para que um apagão não seja chato? O que fazer quando uma escuridão envolve dois jovens?

"Uma Escuridão Bonita é, talvez, a simples estória de um beijo."
comentários(0)comente



Ailson 14/07/2021

Lindo
Que coisa linda, poética, sentimental, lúdico, tira o ar. Não dá pra parar de ler. Sentou, abriu, leu. Estou apaixonado. Mesmo sendo no português de Portugal, inclusive quase imperceptível, é muito simples a compreensão.
comentários(0)comente



livrosdarach 08/08/2021

Uma escuridão iluminada
Ganhei este livro de presente. Nunca tinha ouvido falar antes sobre ele. E que bela surpresa o livro foi!

É sobre um momento simples do cotidiano: uma falta de luz momentânea. Mas a forma poética como o autor explora o tema e traz luz no meio da escuridão aos dois personagens principais é encantadora. Não sei decidir qual é minha parte favorita. Quando terminei a leitura, estava toda arrepiada.

Uma história leve, bonita, reconfortante e que nos lembra que momentos simples podem se tornar gigantes se bem apreciados.
comentários(0)comente



anna bia 16/08/2021

Uma Escuridão Bonita
um livro muito lindo, poético e que abre espaço para a imaginação. Uma delícia de ler, adorei ler no português angolano?
comentários(0)comente



Nalva 13/01/2022

Romances na luz da lua
Uma leitura leve e rápida, com muitas ilustrações.
Me faz lembrar da época em que eu era um castiçal para as minhas tias, lá no sítio em que minha vó vive até hoje, na época não havia energia elétrica (só foi colocado energia em 2006).
Foi muito fácil imaginar elas vivendo essa estória.
comentários(0)comente



36 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR