Libertinagem

Libertinagem Manuel Bandeira

Resenhas - Libertinagem

Day 31/03/2023

Relação de proximidade de Bandeira com a morte, como um prenúncio. Os poemas metrificados são tão sutis que podem passar despercebidos. Saudade da nostalgia e da poesia positiva, que o levava pra pasárgada. Desejo sobre o último poema que encerra o livro.

barbarag 28/02/2023

Interessante
Meu primeiro livro do Manuel bandeira, não tô acostumada com esse tipo de livro mas gostei muito, ele realmente foi um grande autor

strawberryjuju 14/09/2023

Manuel Brandeira foi diagnosticado com tuberculose durante a sua adolescencia e, desde então, ele havia parado de aproveita a sua vida. Morreu aos 82 anos se arrependendo de não ter feito muito. Durante esses anos em que ele ficou em casa, Manuel começou a escrever poemas, crônicas ... que marcaram a história da literatura. Com ótimos poemas, Manuel Brandeira apresenta seu 4° livro: Libertinagem.
Muito bom, a escrita é antiga e tem algumas palavras que eu nao conheço, porém seus poemas são lindos e muito agradáveis.

neide.euzebio 23/07/2023

Amei ler Manoel Bandeira
Libertinagem, seu quarto livro de poesia, é tido como o primeiro que é totalmente afinado com a poesia modernista do grupo da Semana de Arte Moderna de 1922, que via em Bandeira, um pouco mais velho e mais ponderado, uma espécie de precursor ou padrinho.

Clara 18/12/2023

Libertinagem
Meu Deus do céu, eu detestei esse livro. Não me conectei nem consegui sentir nada com nenhuma poesia, não sei se coloquei muita expectativa e me decepcionei ou se só achei ruim mesmo.

legarcia 26/02/2024

É preciso viver a vida, não desperdiça-la
Manuel Bandeira é um de nossos grandes escritores, então, estava satisfeita por começar essa leitura. Bandeira, que por um tempo alinhou-se com os movimentos da Semana de 22, apresenta nesse livro formas de escrever poemas muito diferentes daquelas da época.Para leitores acostumados com a poesia moderna, abstrata e livre, muitas vezes perde-se a noção do quanto escrever daquela maneira era disruptivo e gerava grande choque nos leitores de então.

Em ?libertinagem? podemos encontrar essa nova maneira quando deparamo-nos com diálogos em meio a poemas, pedaços de notícias de jornais? Bandeira escreve que estava cansado do lirismo sem liberdade, da poesia engessada em moldes rígidos e de poetas que necessitavam de um dicionário para utilizar palavras rebuscadas. Defendia uma literatura simples, a qual permitia que o autor explorasse formas novas e utilizasse palavras simples.

No entanto, não creio ser justo dar a Bandeira louros apenas por explorar novas formas de fazer poético quando sua obra vai muito além dessas ideias. Em ?libertinagem? o autor retrata dilemas humanos como a saudade da infância, a vida que poderia ter sido mais não foi? O curto poema ?andorinha? marcou-me pessoalmente. Nele, o eu lírico reflete acerca da dor de passar a vida ?a toa?, sendo que para os humanos, viver assim dói mais do que para a andorinha, a qual faz parte de sua essência ser dessa maneira, enquanto nós precisamos nos preencher existencialmente, porque a dor de poder ser e não ser, de não fazer o que se deve, é uma dor de alma.

Por fim, creio que conhecer a biografia do autor é interessante para uma compreensão maior dos textos. Manuel Bandeira com certeza é um grande escritor e teve papel importante em nossas letras, desde a infância cercado por boas companhias literárias como Sérgio Buarque de Hollanda e o grande Machado. A leitura dessa obra é muito recomendada.

marina 12/10/2022

Resenha tão engraçadinha
Saindo da saga "livros da UFU" e pulando direto pra "livros da CMMG", preciso dizer que todas as obras estão sendo surpresas mais que positivas, creio já ser a terceira entre elas que eu dou cinco estrelas. Não sei se é por já ter estudado a história do Manuel Bandeira que as poesias fazem tanto sentido para mim, mas com certeza saber sobre a vida dele contribuiu para entender o contexto e o que ele pretendia com cada uma. Ou pelo menos, para deduzir algo que "casasse" com o Modernismo.

Tendo em vista essa corrente, na qual Bandeira produziu "Libertinagem", fica clara a beleza na construção pouco convencional para poemas, rompendo com o modelo de soneto e inaugurando um estilo muito mais livre, principalmente em "Poema tirado de uma notícia de jornal", "Madrigal tão engraçadinho", "Pneumotórax", etc. Mesmo para quem não precisa para algum vestibular, recomendo muito a leitura, porque é um livro que diz muito sobre um pedaço da história da poesia no Brasil.

Mari 22/05/2022

"a vida inteira que podia ter sido e que não foi"

manuel bandeira é um amor de velhinho só ele pra me fazer chorar com poesia, teve uma vida triste e nunca lamentou por isso.

bim.stephanie 02/03/2022

mais um paradidático da escola ?????
achei legal, nunca tinha lido nada de poesia antes

Duda1633 14/11/2023

Como conterrânea pernambucana, não poderia deixar de valorizar nossos nativos... incrível, obra excelente de Manuel Bandeira. Recomendaria ler uma poesia por dia, mas estaria sendo hipócrita, porque não consegui fazer isso.

Vitoria.Amaral 23/08/2020

Manuel Bandeira é impressionante
Libertinagem é um livro com uma linguagem simples e, assim sendo, simplesmente cativante. É uma obra delicada, bonita e bem construída que, tendo em vista, o passado do autor e a leveza que ele conduz sua poesia, só pode ser descrito com a palavra maravilhoso

Grace 10/07/2020

Um gênio
Bandeira sempre me faz viajar e repensar sobre a vida. Eu gosto, particularmente, dos desfechos do poemas. Sempre uma frase que dá aquele "brilhinho" nos olhos. Não é atoa que é considerado um dos gênios da nossa literatura.

eagorarenato 23/03/2020

Manuel Bandeira está fortemente atrelado ao currículo da educação básica, então ler é se levar por uma instantânea recordação da época da escola. Pasárgada por exemplo. Mas não é só isso, a forma e o estilo da escrita são muito apaixonantes, combina muita lucidez e beleza com a tristeza de quem teve uma vida com fim anunciado desde cedo.

O último poema
Assim eu quereria meu último poema
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais
Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas
Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos
A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.

Wellington Carneiro 10/02/2019

Ganhei de uma amiga há alguns anos. Os poemas de Manuel Bandeira remetem a um saudosismo único e a um pensamento triste sobre o que poderia ter sido vivido. Cresci ouvindo o poema Vou-me embora para Pasárgada ser declamado, é o meu favorito dele e se encontra neste livro. Acabei, por meio desta obra, desenvolvendo um grande apreço pela produção do autor.

Marion 18/07/2020

Belos poemas
Uma das mais belas linhas de um poema: a vida inteira que podia ter sido e não foi