Incendeia-me

Incendeia-me Tahereh Mafi

Resenhas - Incendeia-me

Jéssica 15/07/2016

Incendeia-me = enrola-me.
Após a metade de Liberta-me, eu tive uma ideia bem clara do rumo que a história tomaria, já que ela passou a dar um enfoque excessivo ao triângulo amoroso, o que por si só já me deixa extremamente frustrada, pois não é o tipo de coisa que gosto de ler. No entanto, tirando essa parte do triângulo amoroso, até então, eu não tinha maiores reclamações, já que tinha muitas expectativas quanto à guerra iminente, o que me deixou curiosa, após o final de Liberta-me, pela continuação, justamente porque achava difícil os mocinhos darem a volta por cima.

Eis que eu estava errada em colocar o mínimo de expetativas que me dispus a colocar em Incendeia-me. O livro não é nada do que eu esperava, ficou bem abaixo das minhas expectativas, tão abaixo que chegou em um momento que eu me senti lendo por obrigação, apenas para terminar, para não deixar uma história inacabada.

O grande problema é que, na verdade, o livro deveria ser classificado como um romance, e não como uma distopia, como o gênero indica. Me senti enganada. Incendia-me gira em torno dos sentimentos da Juliette, que de uma hora pra outra se transformam, e praticamente não dá nenhum foque à distopia, ou seja, a questão da guerra iminente fica praticamente de segundo plano.

Foram capítulos e mais capítulos de pura enrolação. Foi aquela velha história de: "não tenho o que escrever, vou enrolar um pouco aqui". Isto me deixou muito chateada, pois acredito que poderia ter explorado muito mais os outros personagens, suas super-habilidades e todo o contexto que geralmente permeia uma distopia. No entanto, 90% do livro gira em torno do triângulo amoroso mais chato que eu já vi na minha vida. Ok, minha opinião pode ser influenciada pelo fato de que simplesmente detesto qualquer triângulo amoroso, mas o desse livro supera totalmente o meu desgosto.

Outra coisa que achei um total desrespeito, foi o que a escritora fez com o Adam. De uma hora pra outra, ele se tornou chato e irritadiço. Todas as poucas cenas em que ele de fato aparece nesse livro, é para gritar sua raiva e frustração, para descarregar um sentimento que era totalmente contrário ao que nos foi mostrado dele no primeiro livro, já que lá ele era gentil, carinhoso, se preocupava com a Juliette e tinha arriscado mais do que a própria vida por ela, pelo que eles sentiam. Ele passou anos apaixonado por ela, e de repente a autora pega esse sentimento e pisa nele, como se nunca tivesse existido, como se tivesse sido um engano. A intenção era nos passar a ideia de que eles de fato nunca haviam se amado, o que eu acho muita hipocrisia. Acho que um autor deve ser leal àquilo que ele se dispõe a contar. Ele não pode pegar um personagem e apresentá-lo de um modo só para, na página seguinte, mudar tudo, sem que haja uma construção verdadeira para aquela nova personalidade. Acredito que a intenção da autora era nos fazer detestar o Adam a um ponto que se tornasse fácil engolir o romance entre Juliette e Warner, e acho muito deselegante rebaixar tanto um personagem querido, para que o outro fique mais em evidência, para que se torne mais justificável a escolha da mocinha.

No mais, a trilogia não é ruim, só é mal explorada, já que o propósito se desvirtua completamente, mas tem ótimos personagens, como o Kenji, que é muito cativante e desde o primeiro livro deixa a história ainda mais legal. Fiquei apaixonada pelo Warner, mas não consegui engolir a facilidade com a qual Juliette aceitou todas as suas justificativas, a ponto de até pedir desculpas a ele, sendo que, muito embora a intenção dele não fosse das mais ruins, ele realmente a feriu muito. Juliette é claramente aquele tipo de personagem que aceita fácil demais o que lhe imposto, motivo pelo qual passei a gostar menos dela a cada livro, sobretudo neste último. E, mesmo a autora tendo estragado totalmente o Adam, continuo gostando dele e esperava que o desenvolvimento dele tivesse se dado de uma forma mais justa.

Assim, o final fez jus ao livro, já que foi o final mais sem noção que já li. Não sei se haverá uma continuação, mas se não houver, aquele final deixou muito a desejar, muito mais do que todo o livro deixou a desejar.
Carol 16/08/2016minha estante
Eu também achei absurdo a desconstrução do Adam. Embora desde do primeiro livro me simpatizei com o Warner e já torcia por ele, porém achei o comportamento deles (Adam e Juliette) totalmente desconectado com o início da trama.

Jéssica 16/08/2016minha estante
Foi justamente o que mais me deixou decepcionada, pois não fez nenhum sentido. Apresentou o personagem de um modo e na metade da história, mudou totalmente sem uma justificativa plausível. Já vi isso acontecer antes, mas não desta forma. Não havia razão para tal mudança.

Kumi 30/06/2021

Finalmente!
Finalmente um livro bom de verdade nessa série!
Apesar de não gostar muito de algumas cenas na ~base~, esse livro é muito melhor que os dois primeiros! A história é muito mais fluida, os personagens mais bem escritos (menos você Adam, você é um porre) e todo o embate é mais bem explorado.
O moço que coordena a base me irrita um pouco em alguns momentos, não sei porquê, mas ele não me desce muito em momento algum - não gosto e nem detesto.

O final me decepcionou um pouco. Tinha tudo pra acabar aqui, seria muito bem fechado, mas a autora deixou um final "aberto" para lançar mais livros e estragou um pouco a experiência.
Entendo quem tenha gostado da continuação da trilogia, mas pra mim a ideia pareceu forçada demais - troca de nome, Juliette não ser Juliette... oi? Precisava mesmo disso?

Enfim! Incendeia-me vale muito a pena ser lido, é muito melhor que os dois primeiros.
Claudia 30/06/2021minha estante
Tô começando hoje esse

Kumi 30/06/2021minha estante
Espero que goste!!

Daphne 13/04/2022

FAVORITO
Que livro, meus amigos!!
Eu confesso que não estava animada com a série, que não tinha me pegado, mas agora?.
Sensacional é pouco. Como é bom ver uma protagonista forte, que chama a responsabilidade é cai para dentro. Que não depende do homem para ser forte. Ela simplesmente é e acabou.
As cenas de romance desse livro são incríveis e a redenção dos principais, divinas.
Ganhou meu coração com toda força.
Kimberly F. 13/04/2022minha estante
Ahh, ouço falar mt bem da série. Tu tá rápida, hein?? Kkkk

Daphne 13/04/2022minha estante
Amiga, não consegui parar de ler! Simplesmente fica viciante.

Lau 30/05/2022

incendeia-me?
gostei!
de início, a leitura não me prendeu muito, mas da metade pro fim não consegui mais largar, me prendeu muito!
adorei como a relação da Juliette e do Warner foi evoluindo, e toda a história foi muito bem construída.
Laura2184 31/05/2022minha estante
Adam atrapalhou sua leitura, né? Te entendo

Lau 31/05/2022minha estante
demais

Claudia 05/07/2021

Meu Deus... Que história!
Nesse livro a história finalmente flui para onde eu queria. Os pingos nos is estão sendo colocados e muitos conflitos internos e externos vão se resolvendo. Não sei bem o que dizer nesses resuminhos daqui. Então acredito que minha opinião não valha tanto kkkk. Geralmente escrevo que adorei ou não gostei do livro. Então, para não perder o costume. Eu simplesmente adorei a continuação dessa saga. Recomendo para quem curte esse tipo de livro.
Juh 05/07/2021minha estante
Time Warner vibra nesse livro! Super amei também ??

Claudia 05/07/2021minha estante
Pensei que eu tinha uma queda por vilões (acho que tenho mesmo). Mas nesse livro ele foi a estrela. ?

Ester479 16/03/2022

Mas do meu ponto de vista pessoal vou dizer É UMA OBRA PRIMA
Deixei pra fazer resenha desse pra ter mais coisa pra falar sobre a saga. E porque, acho que agora os outros vão ser diferentes.
Como "acabou" a jornada da Juliete, estou deduzindo que o livro será pelo pov de outro personagem (qualquer um menos o Adam, por favor). Quero muito pov do Kenji? ÓBVIO, eu AMO ele. Mas também queria mais cenas dos meu casal perfeito, então espero que tenha do Aaron também.
Eu AMEI a Juliete. As 3 versões (uma pra cada livro), antes, durante e depois da evolução. E tenho que dizer, que evolução viu ??. Quem não gostar dela, favor sair do meu perfil.
E o Aaron... achei outro personagem pra cadelar. Que homem ???. Aaron Warner é a definição de amor da minha vida. Queria proteger ele de todo o mau do mundo. Até o apelido "meu amor" e "minha querida", que eu não via nada demais, toda vez que lia ele falando isso amolecia.
Aparentemente, por conta da redenção dele acontecer só nesse, eu não devia ter gostado tanto dele antes KKKKKKKK. Talvez seja porque eu leia dark romance (e eu sempre gosto dos mais doidinhos. Oi Damon, meu amor). Então, apesar de desejar que a Ju dsse uma surra nele, as interações, já aconteciam desde de Estilhaça-me. Não sei gente, é óbvio que eu já sabia o casal endgame, mas senti que a Tahereh já mostrava isso. Desde o primeiro livro, Juliete já se sentia atraída por ele. Se eu já não soubesse, eu teria tido a certeza no conto do Warner.
Achei típico de fantasia/distopia, ter três livros pra isso. Não que estou reclamando, foi mais tempo com meus nenéns. Mas também foi mais tempo com o Adam (sim, peguei ranço dele).
Acho que não dá pra falar sobre os acontecimentos, sem dar spoiler então nem vou tentar.
Quero mais cenas do meu casal!!!!!!!. E deles com o Kenji!!!
Annabeth, Percy e Groover, seriam amigos da Juliete, Aaron e Kenji, e ninguém tira isso da minha cabeça (depois de terem certeza que ninguém ia matar ninguém, claro). Os 6 juntos seriam o terror dos deuses e dos governos. E nenhum deles errava a facada em KKKKKKKK.
Siane 17/03/2022minha estante
O MAIOR, SEM SOMBRA DE DÚVIDAS

Ester479 17/03/2022minha estante
???????

Maria20903 21/04/2022minha estante
siim, oq parece ser um problema gigante é resolvido em meia página

carol.berethnet 24/04/2022minha estante
exatamenteee

aidenesla 29/07/2021

esse livro é perfeito em tantos sentidos, sem dúvidas é o meu favorito da série, a forma como tratou de críticas sociais e reflexões, mas tudo de uma maneira simples e leve foi incrível

gostei muito da evolução mais perceptível da juliette, ver ela deixando de lado essa percepção que todos tinham dela pra ser quem ela realmente é, e finalmente aceitando e lidando melhor com seus poderes

warnette tem uma química surreal meu deus, qualquer mínima interação que eles tinham e eu já tava lá surtando, amo eles mais que tudo nesse mundo

enfim, favoritado!!
twghosaaron 29/07/2021minha estante
SIM!!! mds perfeito de todas as formas possíveis

aidenesla 29/07/2021minha estante
eu amei demaiss amg!

Isabela52 31/05/2022

Incendeia-me
Simplesmente perfeito, é o tipo de livro que você surta a cada 5 páginas.
A evolução da Juliette, o Warner, tudo é perfeito, inclusive o romance...
Por favor apenas leiam essa perfeição.
(Obs: admito que comprei o box só por causa de uma frase justamente desse livro, e não me arrependo nada disso.)
Tauane.Cerqueira 31/05/2022minha estante
Qual frase ?

Isabela52 01/06/2022minha estante
"erga seu quadril para mim, meu amor"

jsscosta 24/11/2016

O pior desfecho que já li.
Um dos piores desfechos de saga que já li, conseguiram transformar um personagem forte como o Adam Kent em um babaca, quando ele é um dos personagens mais fortes, consistentes, e que pelo visto não esqueceu quem ou o que Warner é, apesar de no final terem se aceitado como irmãos.

Juliett não passa de uma personagem fraca, uma adolescente, querendo fazer o papel de mulher forte, porém ela teria que caminha muito para chegar perto de Tris Prior,Hermione Granger e Katniss Everdeen.

As aparências enganam, mas não fazem o Warner se tornar bom ou um incompreendido. Ele continua sendo uma pessoa ruim, assim como todo psicopata tem motivos para ser um, ele tem oa dele.

Aqui não é uma questão de ser Team Adam ou Team Warner, não desgosto do segundo, foi uma questão da autora ter a capacidade de estragar dois personagens tão absurdamente como o Adam e a Juliett e transformar os dois em dois babacas. O ponto de vista da Juliett em tudo, ela tentar desvendar o que todo mundo pensa, o ponto de vista dela transformou o Adam em um monstro e o Warner em um anjo caído.

Se a autora queria Juliett e Warner juntos tinha outros caminhos que poderia ter seguido, não uma transformação absoluta dos personagens principais a ponto do não reconhecimento dos mesmos.
Larys 10/03/2017minha estante
Por isso só li o primeiro livro e nem perdi meu tempo com o resto. Nunca vou entender o que se passou pela cabeça dela.

Lanny 23/12/2017minha estante
Pensamos igual, mas vc foi bem mais educada na sua resenha. Eu estraçalhei tudo.

Mari 22/05/2022

Incêndiou meu coração, quase q o livro pega fogo junto
O melhor ???
MDS livro bom de mais, de mais de mais
Resumo:
- juliette mulher, reage e v se para de chorar
- Adam na moral, só para lindão, se n eu faço vc parar
- Warner pode ficar nu mesmo, a juliette n liga, eu deixo, tire logo essa roupa
- Jesus, oq é q ta acontecendo?
- O cara tatuou o nome do livro nas costas q amor
- Aaron e juliette, no escuro, dentro de um quarto, n preciso falar mais ND, certo ?
- JULIETTE FILHA DA MÃE PQ VC FALOU "ADAM" ???
-Castle meu amor, as vezes vc me irrita
- Na moral Kenji, para de ser perfeito
- ok juliette, q merda se passa na tua cabeça pra vc ir pra uma guerra de luva ????
- JESUS, OQ É Q ACABOU DE ACONTECER
- ANDERSON SEU INFELIZ MAIS ARDILOSO Q O DIABO
- Meu Deus, a gata leva um tiro e ressurgiu das cinzas que nem fênix.
- EITAAAA Q A PIRIPOCA VAI PIÁ

É isso gnt, Tmj , adorei esse livro

Foi só surtos E AARON e JULIETTE, ????????????????
Clariar 22/05/2022minha estante
Amoo esse livro e essa saga

Mari 22/05/2022minha estante
ESSE LIVRO É INCRÍVEL DMAIS, nossa acho q é um dos meu preferidos com toda certeza

@livrossdaane 13/01/2022

ENTREGARAM TUDOOO
" Sou Juliette Ferrars e vou liderar esta nação. Desafio qualquer um que se oponha a mim."

Se vc não leu o livro cuide pois pode ter Spoiler ?

Esse livro pra mim, foi o o melhor até agora, conseguimos entender melhor todos os personagens e amar ou odiar na mesma medida.Me apaixonei pelo Winston, Kenji, James, Aaron e Ju muito mais e peguei mais ranço do Adam do que já tinha kk
Os diálogos divertidos entre o Kenji e a Juliette deixaram tudo mais leve, o drama de ver ela "dividida" entre os dois irmãos (bem pouco dividida né ?) Até ela tava com ranço do Adam kkkk
A luta, ver o poder do Warner e dela, do Kenji, socorro !!!

As cenas Warnette foram de tirar o fôlego, que química !!
E mais uma vez, Ju provando que é a Heroína da sua própria história, Aaron provando ser uma pessoa de caráter incrível, Kenji ser um super amigo e um amor de pessoa e James um fofinho lindo ??
Carlos Souza 13/01/2022minha estante
Alguém está cadelando pra estilhaça-me... Por que choras Campus-off?

@livrossdaane 13/01/2022minha estante
Quem é off campus na fila do pão? Chega nem nos pés amigo ... Kkk

Dani 03/06/2017

3 estrelas por todos os sentimentos que essa história provocou.
Todos os problemas dos primeiros volumes ainda estão presente. A história é 95% focada no romance e apenas 5 % de qualquer construção ou ação da parte distópica.
Mas após os acontecimentos do segundo livro ( leia-se Warner) eu já estava tão investida nesse romance que relevei toda a ausência da parte distópica e mergulhei nos dramas do romance. Fiquei tão envolvida que li o livro em poucas horas.
Mas vou enfatizar, que apesar de ter sido entretido é uma série muito fraca. Se tirarmos o romance, não fica absolutamente nada.
Gisele @abducaoliteraria 03/06/2017minha estante
Parei no primeiro e nunca tive vontade de continuar :(

Dani 03/06/2017minha estante
Teria parado no primeiro tb se não tivesse ficado curiosa sobre os comentários que ouvia sobre o Warner e se já não estivesse conseguido os 3 livros emprestados.
Tendo agora lido os 3, te garanto q vc
não perdeu muita coisa não, embora o primeiro tenha sido o mais fraco de todos.

Jenn 06/07/2017

crying in a cool way
meu coração ta em pedacinhos, aaron meu amor
Jaque Ferreira 06/07/2017minha estante
Minha diatopia favorita !

Jenn 06/07/2017minha estante
ai sim, agora entrou para uma das favoritas da vida! haha

Wolvitoria 09/11/2021minha estante
Quero muito comprar

Isa 10/11/2021minha estante
Adam eu te amo te odiando