Quando Tudo Volta

Quando Tudo Volta John Corey Whaley

Resenhas - Quando Tudo Volta

Ingrid Faria 24/04/2015

Um dos melhores de 2015
Quando tudo volta com certeza entrará na minha lista de livros preferidos de 2015. Isso é fato. Não foi a toa que o livro ganhou três prêmios. Me tornei fã do autor a cada página que lia.
A história me envolveu, mesmo sendo curto, 220 páginas, eu não parei de ler até terminar.

Quando tudo volta conta a história de uma morte por overdose, um missionário fissurado pela bíblia, um pássaro que aparentemente retorna a Lily (Arkansas) e sobre um adolescente, Cullen, com sua vida monótona que acaba de perder seu irmão, Gabriel. Mas não perder porque ele morreu e sim porque ele sumiu, em uma tarde, sem muito sentido.
Cullen Winter tem dezessete anos e seu irmão, quinze. Apesar de ter seu irmão mais novo mais sociável e amigável que ele, Cullen não tem inveja nenhuma e pura admiração. A amizade deles é o que sustenta o começo do livro. Mas em uma tarde qualquer Gabriel some e Cullen mesmo sem ter a responsabilidade diante do ocorrido sente que a culpa pode ter sido sua e faz de tudo para entender.

O começo do livro pode ser um pouco estranho devido ao fato dele ser sobre histórias aparentemente distintas, mas não se preocupem eu também fiquei um pouco confusa e me surpreendi (de modo altamente positivo) no modo em que elas se completam.

Quando tudo volta te mostra de maneira clara como a fé das pessoas implica em uma mudança geral. E como pode ser grande a nossa fé ou não. Que isso depende de nós e que a morte só irá prevalecer se você permitir que isso aconteça.

"Uma vez meu irmão me disse que Deus era como o melhor músico do mundo, porque ele juntou todos os sons da natureza e deu dedos a pessoas como Jimi Hendrix e o cérebro a John Lennon.
- E ele também é o melhor escritor - Gabriel me disse.
- Por quê? - perguntei.
- Porque ele dá a cada bom escritor algo com que lutar e tentar resolver por meio da escrita. É genial."

site: http://devaneiosdalila.blogspot.com.br/2015/04/resenha-quando-tudo-volta.html

Cah 12/04/2015

Ótima leitura
Depois de uma leitura super cansativa, precisa de um livro para devorar em poucos dias. Escolhi quando tudo volta e acertei em cheio. Leitura leve e explicativa. Incrível como o autor consegue transparecer a personalidade de cada personagem. Super recomendo.

Giovana | Blog Dei um Jeito 05/03/2015

Um tanto entediante, um tanto interessante
Eu fui ler "Quando Tudo Volta" depois de ler dois livros que favoritei e estava em uma ressaca literária um tanto quanto positiva, e a leitura foi um tanto ruim. Alerta que se na resenha você se sentir meio perdido é normal, pois eu estava assim também durante a leitura.

A história principal é sobre o Cullen Witter que mora em uma cidade pequena e se acha menos descolado que seu irmão mais novo, mas mesmo assim tem amigos legais e consegue alguns bons relacionamentos (mas nem todos!). Só que certo dia o tal irmão desaparece enquanto Cullen estava em um encontro.

Há também outros dois focos na história: John Barling que jura que viu um pica-pau extinto nas redondezas da tal cidade de Cullen e todos ficam em euforia, fazm turismo por lá e blá blá blá. E Benton Sage um religioso que acha que não conseguiu espalhar a palavra de Deus na África e está na América novamente.

O livro só valeu as 3 estrelas pois conseguiu explicar uma coisa que eu não tinha enxergado só lá no fim. O livro consegue demonstrar bem como as pessoas são "interligadas", o que me lembra da teoria que 2/3 pessoas me separam de conhecer qualquer pessoa, tipo: eu conheço alguém, que conhece alguém, este que conhece um certo famoso. (não tenho certeza de quantas pessoas são necessárias, mas o esquema é este). A leitura flui bem mas o enredo não me agradou.

site: http://deiumjeito.blogspot.com.br/2015/03/livros-quando-tudo-volta.html

@apilhadathay 30/01/2015

Surpreendentemente Emocionante
"E, quando morremos,Todos temos asas,Não precisaremos mais de pernas para ficar de pé."

Inesperadamente cativante. Passar 7 dias na vida de Cullen Witter só não pode ser mais estranho, perturbador e enigmático do que 7 dias dentro da cabeça dele. Um jovem de 17 anos sem muitas pretensões na vida, além de sair de Lily, Arkansas, Cullen se vê preso a cada canto da cidade, desde que seu irmão caçula, Gabriel, desapareceu: um menino doce, responsável e incapaz de ferir outro ser humano. terá cansado de Lily e fugido? Estará morto? Foi sequestrado ou levado de volta ao mundo paralelo em que sempre pareceu ter vivido? O mais revoltante é que, atentos à estrela do momento, - o pica-pau Lázaro, que estava sumido - ninguém parece se importar mais com o sumiço de Gabriel Witter, dor em cima de outra maior.

... a morte pode nos ferir.
A morte pode nos surpreender.
Pode nos assustar.
Pode nos tirar o sono à noite.
Mas também aprendemos as coisas que a morte não pode fazer.
Não pode destruir nossas esperanças.
Não pode tirar o amor e o apoio de nossos amigos e de nossa família.
Não pode nos fazer perder nossa fé sem fim no mundo e em Deus.
A morte nos entristeceu, mas não vai prevalecer. (PP. 34-35)

Apesar de não ser muito extenso, o livro tem o condão de nos fazer refletir, com um texto tão enxuto quanto possível. A cada momento em que Cullen inicia uma frase com "Quando alguém" vê, ouve, faz... percebo a personalidade introspectiva e densa de alguém com uma profunda incapacidade de falar de si mesmo. Para se referir aos próprios problemas, muitas vezes prefere falar em terceira pessoa, como se fosse um estranho. O autor desenvolve a trama de forma que percebemos, gradualmente, o poder de imaginação de Cullen Witter.

Whaley traz personagens que se revelam por inteiro rapidamente, e outros que evoluem de maneira inesperada, no decorrer da história. Ele inicia alternando o ponto de vista do inventivo, Cullen Witter e a narração em terceira pessoa, sobre a vida e ações de Benton Sage, missionário religioso. Durante toda a leitura, eu só pensava: quero saber onde essas duas vidas vão se cruzar.

"... não são exatamente as coisas que dizemos a elas sobre Cristo, mas o que fazemos por elas, que espelha as atitudes de Cristo." (p. 46)

Pensei em dizer que o livro não surpreenderia. Mas ele surpreendeu. Não é tão previsível, visto que o autor nos dá leves pistas de uma possibilidade, para revirar tudo de ponta a cabeça depois. Se desvendar o mistério do desaparecimento de Gabriel antes da metade do livro, pode crer: você é BOM. Recomendo sua leitura, e tê-lo na estante. Ele nos dá muitas alfinetadas seguras sobre a condição humana, mesmo de forma sutil.

Alexandra 06/01/2015

"Um Soco no Estômago"
“Quando Tudo Volta” é um livro de literatura YA (Young Adults – Jovens Adultos) escrito por John Corey Whaley e premiado pela American Library Association. Ganhei este livro por meio de um sorteio nas redes sociais da editora Novo Conceito e confesso que me surpreendi bastante com a leitura.

A história do jovem Cullen Witter em uma pequena cidade e do desaparecimento de seu irmão Gabriel poderia cair na vala comum dos clichês da maioria dos livros atuais destinados a jovens, mas o modo como o autor direciona a história e coloca elementos para uma reflexão sem soar óbvio torna a obra mais interessante e densa. O melhor amigo de Cullen, sua tia, a garota que ele gosta e todos os personagens no livro de certa forma dependem um do outro, carregam mágoas, culpas e tentam levar a vida, mesmo com seus problemas.

Paralela a história principal existe outra secundária sobre um jovem religioso, que toma rumos inesperados. No momento em que essas histórias se encontram, o livro nos causa uma sensação de “soco no estômago”, de mostrar como a vida é moldada pela teoria do caos e que todos nós estamos interligados.

Além disso, nesta mesma cidadezinha um pássaro considerado extinto chamado Lázaro - um nome muito bem pensado - aparentemente torna a reaparecer. Acreditar ou não nisso é uma questão de fé? De ser otimista ou pessimista? Esse tipo de questionamento molda o livro até o seu final ambíguo.

Uma história que vale a pena ser lida, uma mistura de suspense, fantasia e, principalmente, um livro sobre pessoas.

site: http://eunaosoualexandredumas.blogspot.com.br/

Camila 26/09/2014

Quando Tudo Volta
Cullen é um garoto que não entende as garotas, mas esta apaixonado por Ada Taylor. Uma garota linda, porém um tanto esquisita. Desde que Cullen a conhece, sempre os seus ex namorados morrem em uma tragédia, no entanto ela é uma garota linda e amaldiçoada. Cullen tem um melhor amigo chamado Lucas, e seu irmão de 15 anos chamado Gabriel. Gabriel é até mais alto que Cullen que tem 17 anos, e Gabe é o centro das atenções mas Cullen não liga pra isso, afinal o teu irmão é um exemplo pra ele, ele o ama mais que tudo na vida. Em sua cidade não muito conhecida, estão passando por mistérios, onde um pica pau Lázaro esta extinto a 60 anos e ele volta a tona, e um cara bem folgado diz ter visto o pássaro. Gabe diz que isso é um sinal para a população de que algo tem que mudar com a natureza e ou as pessoas tem que mudar suas atitudes, por isso o pássaro volta. Certo dia seu amigo Lucas, marca um encontro com a Alma, Cullen toma a idéia e eles se encontraram no cinema, conversa vai conversa vem, Cullen volta pra casa e avista seu irmão em seu quarto, em seguida vai para o seu quarto (que no caso eles dormem em quartos separados) e dorme tranquilo. No Dia seguinte, Cullen vai para a cozinha, como toda manhã, e sua mãe diz que não viu Gabe pela manhã, horas se passam e ela começa a ficar preocupada, até que ela chama a polícia e começa o desespero da família e principalmente de Cullen. Depois se umas 3 semanas do desaparecimento de Gabe, Cullen sonha com o pássaro Lázaro, dizendo a ele que sabe onde encontrar seu irmão, Cullen não se conforma, ele chora, grita, corre, briga.. Afinal seu irmão está desaparecido, e a conexão com os irmãos é bem grande. A muito antes de Gabe desaparecer, Cullen escreve um "livro", com personagens fictícios. Porém esses personagens começam a aparecer em sua vida de verdade e tudo começa a se encaixar. Ameei muito livro, pelo fato dele dizer que sempre quem mais sofre quando algo de ruim acontece com um dos irmãos, é sempre o outro que sofre mais do que a própria mãe ou pai. Então não deixem de ler! ? Lembrando! Quem for ler, e não entender o final, só digo uma coisa "é verdade".

Editora: Novo Conceito
Autor: John Corey
Páginas: 220

site: http://our-owncollection.blogspot.com.br/
Shadai.Vieira 19/12/2020minha estante
concordo contigo sobre o final, é verdade!
eu no primeiro momento achei q era imaginação mas fui reler as partes em que ele diz "quando..." e quando é mentira ele sempre diz "quando tal coisa acontece, ele imagina..." e nesse último ele não diz a palavra imaginar então realmente é algo que aconteceu.

Yasmin 24/09/2014

Diferente, uma forma única de falar do ser humano, suas escolhas e fantasias.

Quando soube que a Novo Conceito lançaria o livro fiquei muito feliz porque ele era um daqueles muito elogiados tanto pela crítica quanto pelo público. Livros assim estão se tornando raro, ainda mais com histórias que passeiam entre o adulto e o jovem. A história de John Corey Whaley é singular. Não estava certa do que iria encontrar e só o que me vem à mente é a palavra singular. Um personagem diversos pontos de vista e uma história que aparenta ser mais de uma.

Cullen Witter, o rapaz que leva uma vida de cidade do interior, que tem uma irmão mais novo muito parecido com ele e que vê o primo morrer de overdose. Cullen está nos últimos momentos do ensino médio e acompanha como um observador a vida, seja na sua família ou na sua cidade, Lily em Arkansas. Enquanto o primeiro de Cullen morria, John Barling, um observador de pássaro jurava que havia visto um pica-pau Lázaro, que todos acreditavam estar extinto desde a década de 40 e Benton Sage chegava a África para sua primeira missão da igreja na Etiópia onde descobre que levar a palavra de Deus é algo diferente do que ele imaginava. Em um dia comum Cullen Witter estava com seu melhor amigo Lucas Cader quando conheceu Alma Ember e também um dia comum quando Benton Sage conheceu Cabot Searcy em um quarto na universidade. É a partir dessa cadeia de acontecimentos e encontros que a história de como Gabriel, um garoto excepcional demais para uma cidade tão pequena, desaparece sem deixar rastros é contada em meio a uma cidade em polvorosa por um pássaro que pode ou não estar de volta.

Preferi fazer um parágrafo de apresentação diferente porque a história merece. Desde os primeiros capítulos ficamos na dúvida sobre aonde o autor quer nos levar com sua história e esse fato é o que move o leitor capítulo a capítulo. A curiosidade genuína que surge a partir de pontos de vistas tão diferente e aparentemente sem um rumo específico. A narrativa é ótima, a voz que o autor imprime a cada um de seus personagens é curiosa e bastante diferente. Cullen é o melhor dos narradores e seu humor irônico leve preenche as páginas com uma fluidez espantosa. As descrições é um acessório a mais para essa história tão singular.

Se você me perguntasse sobre o que esse livro é não poderia responder com sinceridade sem estragar a surpresa. Esse livro por trás da trama é sobre pessoas, segundas chances e o modo como elas podem agir. Corey Whaley tem um modo muito único de contar um drama de forma tão leve e natural, que soa como um daqueles casos que ouvimos no interior. É uma bela história, que vai surpreender o leitor de uma maneira ou de outra. O verdadeiro X por trás do sumiço de Gabriel é algo que não imaginei nem de longe. Muitas pessoas podem não compreender a forma como o autor conta sua história. O problema é que a beleza da história está na forma como ela foi contada. Eu achei o fim ambíguo, fica duas possibilidades no ar e adoraria saber o que o autor pensou na verdade. Existem finais felizes ou não?

Leitura rápida, que flui em um ritmo agradável e que vai cativar o leitor pela sua singularidade. Uma história para ser lida e sentida, não totalmente entendida. John Corey Whaley capta com precisão o clima de cidade pequena e a complexidade do ser humano. O autor troca de primeira pessoa para terceira pessoa quando Cullen está imaginando coisas que não estão acontecendo e essa é uma dica que deixo para você ver o final de outra forma. A edição da (...)

Termine o último parágrafo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com.br/2014/04/resenha-quando-tudo-volta.html
Jay 04/12/2015minha estante
O que tem a me dizer sobre os zumbis, achei vago e sem conexão, mas estou precisando de alguns argumentos para montar uma resenha para o youtube. E ai?

Danielle 09/09/2014

Muito bom mesmo
Resenha – John Corey Whaley - Quando tudo volta
Antes de começar a falar sobre o livro tenho que dizer que essa capa linda me hipnotizou, capas nesse tom de azul já me atraem e pássaro eu também adoro, combinação perfeita, ao saber que foi um livro de estreia já com alguns prêmios me chamou mais atenção ainda.

O livro tem uma leitura fluída, porém o leitor tem que ler devagar e com muita atenção aos detalhes senão quando chegar ao final não vai conseguir absorver a mensagem, percebi que muitas pessoas acharam o final ambíguo.

O livro apresenta duas narrativas, do ponto de vista do protagonista Cullen Witter em primeira pessoa e um outro ponto de vista de um fanático estudioso da bíblia em terceira pessoa, duas histórias distintas que somente no final irão se interligar e fazer todo sentido.

Cullen Witter é um jovem de imaginação fértil de dezessete anos que mora em uma pequena cidade chamada Lily no Arkansas, ele é um tanto antissocial, admira muito seu irmão Daniel de quinze anos e tem um melhor amigo Lucas Cader.

“Era mais fácil para mim detestar todo mundo na cidade do que me detestar por ter medo de ser como eles.”

Oslo, o primo de Cullen, acaba de morrer de overdose e sua tia está muito deprimida, nesse meio tempo aparece um homem que diz ter encontrado em Lily um pássaro em extinção, o pica-pau Lázaro, e isso acaba trazendo muita mídia para a pequena cidade. E as coisas só começam a piorar, quando Cullen volta de um encontro com uma garota descobre que seu irmão desapareceu, o tempo passa e a polícia não faz muito esforço para encontrá-lo.

“Dr. Webb diz que perder um irmão, às vezes, é muito mais difícil para uma pessoa que perder qualquer outro membro da família. “Um irmão representa o passado, o presente e o futuro de uma pessoa.”
Cullen sofre muito com o sumiço do irmão e usa sua imaginação fértil para lhe dar com isso, visualizando várias situações inclusive com zumbis, o leitor acompanha tudo que se passa na mente de Cullen, seus sentimentos e suas frustrações e isso tudo é muito profundo, esse livro é simplesmente muito encantador, ele mescla suspense, comédia e drama de uma forma perfeita.

Eu particularmente fiquei encantada com essa leitura, foi tudo perfeito, desde a capa, o trabalho gráfico da editora nas páginas e todo o enredo. Um livro cheio de frases que nos fazem parar para pensar na nossa vida. Nos últimos capítulos a trama se entrelaça perfeitamente e o final é do tipo que faz ficar pensando nele por muito tempo. Esse livro me marcou e com certeza entrou para minha lista de favoritos.

Recomendo a leitura, espero que gostem como eu gostei.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Mayara 06/08/2014

'' Para onde tudo volta..'' ♥
Um livro escrito com toda a certeza para aqueles que não gostam apenas de fantasia, a vida real também pode ser escrita,e na vida real há melancolia (na minha pelo menos); quase desisti de ler pela página 50, mas respirei fundo e fui adiante e foi a melhor atitude que tomei.
Todos os sentimentos possíveis eu obtive passando pelos capítulos,me emocionei com certas visões e imaginações de Cullen com o irmão, encantadíssima com a amizade de Lucas, revoltada com a família de Benton.Fiquei com uma tensão pertubadora de roer todas a unhas durante o enredo, que só foi alíviada nas últimas linhas.
Com toda a certeza, o que aprendi com o livro é: nunca desista na página 50 ♥

Parabéns John Corey !

''Quando o irmão meio tímido, e às vezes divertido e dramático, de uma pessoa o abraça com força, ele começa a pensar em escrever um livro ou a fazer um filme no qual os mocinhos e os vilões não atirem uns nos outros nem briguem com espadas, mas só se abracem muito. O irmão da pessoa começa a chorar muito baixinho, e ele realmente parece não ter ideia do que fazer ou dizer, ou de como sair da situação. Ele pensa em chorar também, mas sabe que não conseguiria ser convincente. Por fim ele abraça o irmão e dá vários tapinhas em suas costas, como se estivesse abraçando uma senhora na igreja. Seu irmão finalmente o solta.''

Rafael 21/07/2014

~ Magnífico

Esse livro conta duas histórias onde no final, de forma bem construída, tudo se encaixa. Sendo esses um dos aspectos que deixou-me maravilhado.
      O autor envolve vários temas de forma bem simples e muito cativante. Os personagens, são personagens, e quando digo isso eu quero dizer que o autor trabalhou muito bem, dando uma forte personalidade para cada um que está naquela história. Ah e o final... é aquele final que você para, fecha o livro e ri por ter achado surpreendente. Sério, achei muito bem criado.
      A escrita é muito simples, que deixa a leitura bem leve, mesmo retratando alguns temas fortes talvez. E acho que vale muito a pena já que ele também faz você refletir.

E de 0 a 10, John Corey merece um 10.
Mayara 06/08/2014minha estante
Oi Rafael, poderia me ajudar sobre o final desse livro? fiquei em dúvida se na parte que ele fala do irmão é verdade, ou apenas imaginação.
Beijos.

Viviane 08/11/2014minha estante
Acabei de Ler este livro hoje e Amei! Porém tbm fiquei em dúvida se no final era verdade ou era apenas imaginação...

Adri 12/07/2014

Quando Tudo Volta - John Corey Whaley
O livro conta duas histórias diferentes, alternando a cada capítulo. Uma delas é a de Cullen Witter, um garoto de dezessete anos que vive entediado na pequena cidade de Lily, Arkansas. E a outra é a de Benton Sage, um garoto de dezoito anos que tenta, a todo custo, fazer com que o pai, um homem muito religioso, se orgulhe dele. Até praticamente o final do livro, eu senti como se o autor estivesse escrevendo duas histórias totalmente diferentes em um livro só, porque uma não tem nada a ver com a outra. Só lá para o final do livro é que o autor cria a conexão. E isso me fez sentir vontade de ir pulando os capítulos e ler uma história de cada vez, porque, cada vez que uma história começava a ficar interessante, terminava o capítulo.

Cullen é um garoto comum, que sonha em sair daquela cidade e ir viver sua vida. Em Lily tudo é sempre igual, nada de novo acontece. Ele passa seu tempo com Lucas Cader, seu melhor amigo, Mena Prescott, a namorada de Lucas, e Gabriel Witter, seu irmão mais novo. Trabalha nos finais de semana em uma lanchonete, e é apaixonado pela garota mais linda da escola, Ada Taylor. Que, obviamente, namora o cara mais idiota da escola.

As coisas deixam de ser entediantes quando um cara de fora da cidade alega ter visto um pica-pau de Lázaro, um pássaro que todos acreditavam estar extinto há quase 60 anos, bem ali nos arredores da cidade. E logo todos só falam a respeito do pica-pau gigante, a cidade inteira está em função de encontrá-lo. E não só a cidade, pessoas de todos os lugares andam enchendo a cidade de Lily, atrás do pássaro. E é no meio dessa bagunça que Gabriel desaparece completamente.

Cullen tenta seguir em frente, continuar com sua vida, mas não consegue se acostumar a não ter o irmão por perto. Sua família está mais unida que nunca, e seus pais tentam continuar vivendo normalmente, mas também não conseguem superar o vazio que a falta do filho mais novo traz. Seu melhor amigo está sempre lá, tentando animá-lo, tentando fazer com que Cullen se distraia, ao mesmo tempo em que ele mesmo não desiste de procurar por Gabriel.

No outro lado da história temos Benton Sage, um garoto que só quer que o pai se orgulhe dele. Mas, não importa o que ele faça, o quanto se esforce, o pai só sabe reclamar. Mas Benton não é o protagonista desse lado da história. O protagonista é Cabot Searcy, o colega de quarto de Benton na faculdade. Benton acaba por, não intencionalmente, transformar seu amigo em algo pior que seu pai. Cabot se torna um fanático, e ele sai em uma desesperada busca pela verdade religiosa.

E assim o livro passa, intercalando entre a vida de Cullen e de sua família e amigos, enquanto estão devastados pelo sumiço de Gabriel, tentando não perder as esperanças de encontrá-lo vivo, ao mesmo tempo em que a cidade só pensa no pica-pau, e a vida que Cabot leva enquanto tenta encontrar as respostas que tanto busca.

Sobre a história, eu tive a sensação que o autor tentou jogar tanto coisa dentro de um livro só, que ele mesmo se perdeu, não deu conta de tudo o que queria fazer. Porque além dessas duas histórias principais, ainda temos os zumbis com quem Cullen vive sonhando, e temos o pássaro, que entrou na história e saiu sem acrescentar nada além de raiva ao personagem e aos leitores. Acredito que se o autor tivesse escolhido apenas uma dessas histórias, ou no máximo duas delas, teria se saído bem melhor.

Quando Tudo Volta não é um livro ruim, mas também não é um livro bom. Eu terminei o livro sem entender qual foi o sentido do livro, qual foi a intenção do autor em escrever um livro desses. Não me acrescentou em nada. Mas narrativa do autor é bem boa e rápida de ler, você não cansa e o livro pode ser lido de uma vez só sem problemas. Indico acho que para pessoas que gostam de livros bem viajados mesmo, que não fazem muito sentido, sei lá.

site: http://stolenights.blogspot.com.br/2014/06/resenha-quando-tudo-volta-john-corey.html

Fabiana Strehlow 06/07/2014

Resenha: Quando Tudo Volta
O protagonista de Quando Tudo Volta é Cullen Witter, um garoto de 17 anos que vive na cidade de Lily, Arkansas. Cullen mora com seus pais e seu irmão mais novo, Gabriel, de 15 anos.
Ao contrário de alguns relacionamentos entre irmãos, onde o mais velho inspira o mais novo, em Quando Tudo Volta, Cullen é fã de Gabriel, e admira o irmão mais novo pela sua postura e determinação, pela sua tranquilidade perante as dificuldades, pela sua inteligência e pelo bom gosto musical e literário. A relação entre Cullen e Gabriel, mostra dois irmãos companheiros, unidos e amigos, mas acima de tudo, nos ensina, que o “estar perto” é verdadeiramente muito importante em nossas vidas.
Cullen tem um melhor e inseparável amigo, Lucas Cader. Lucas é adorável, um amigo excepcional, mas que tem uma vida familiar bastante difícil. Em casa, Lucas é um garoto reprimido e assolado por tudo o que a sua família já passou ... O relacionamento entre Cullen e Lucas não é perfeito, por isso mesmo, é ainda melhor. A maneira como os dois personagens crescem, amadurecendo gradualmente, de maneira tão convincente e muitas vezes dolorosa – pois crescer é doloroso –nos faz refletir.
A história tem início, com Cullen vivendo uma situação bastante desconfortável: em um necrotério, fazendo o reconhecimento do corpo do seu primo. Cullen levou sua mãe até lá, dirigiu, e ainda, tentava assimilar que realmente seu primo Oslo estava ali morto, por overdose ... Nada disso era fácil, mas, esta missão havia ficado para ele.
Paralelo à vida em Lily, em outro lugar, não muito longe dalí, mas em outra situação, conhecemos Benton Sage, um jovem temente a Deus, que parte para a Etiópia em uma missão religiosa, enviado por sua igreja. Na África, ele vai conhecer uma realidade bastante difícil e descobrir que a missão não é o que ele havia imaginado, e que a conversão não é feita através da palavra de Deus e sim, na forma de assistencialismo. Esse fato, decepciona Benton, que decide voltar para a sua cidade. No entanto, ele não é bem recebido, principalmente por seu pai, que nunca está satisfeito com as realizações do filho, por mais que ele se esforce.
Em Lily ainda, muitas coisas acontecem, como o reaparecimento de Lázaro, um pica-pau que havia sido dado como extinto, o que causa bastante alvoroço na cidade, trazendo turistas e pessoas que juram ter visto o misterioso e belo pássaro.
Em meio a tudo isso, Gabriel Witter desaparece de forma misteriosa. Em uma noite conversava com Witter e na manhã seguinte, não foi mais visto. A família entra em pânico, numa busca desesperada pelo garoto, que não tinha motivos para fugir de casa e nem inimigos que pudessem tê-lo feito mal.
A história de Quando Tudo Volta, gira em torno do desaparecimento de Gabriel, a volta de Lázaro e o fanatismo religioso de Benton Sage.
São três vertentes completamente diferentes, nenhuma relação aparente entre elas, mas, que nos trazem uma grande e simples revelação, deixando-nos maravilhados!
O final dessa trama é imperdível e surpreendente!

Quando Tudo Volta, aborda temas intensos e complexos, como conflitos na adolescência, o primeiro amor, a vida familiar, a amizade, a religiosidade e a fé. A narrativa do autor John Corey Whaley é sensível, criativa e apaixonante, com personagens cativantes e bem construídos.
Quando Tudo Volta foi um livro que me surpreendeu e me conquistou. Recomendo muito!!

site: http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/2014/06/resenha-quando-tudo-volta_28.html