Todos nós adorávamos caubóis

Todos nós adorávamos caubóis Carol Bensimon

Resenhas - Todos Nós Adorávamos Caubóis

profuilma 21/07/2021

Se a temática conhecida como "road trip" desperta o seu interesse esta obra é para você!
É um livro sobre viagens, descobertas, liberdade, incertezas e decisões que apresenta várias viagens, pois Cora vai viver em Paris, Julia em Montreal e se reencontram para fazer uma viagem de carro pelo interior do Rio Grandd do Sul, estado onde nasceram. Além disso, o enredo traz uma viagem especial pelas mentes dessas jovens. O romance é repleto de detalhes sobre os lugares e as pessoas. A narradora é Cora, uma jovem moderna e ousada que vive uma relação indefinida e conturbada com Júlia.
Eu confesso que cansei de viajar e parei a leitura algumas vezes...

Gabi 08/05/2021

Leitura deliciosa
A Carol Bensimon tem uma escrita muito gostosa, rica em detalhes das paisagens, casas, personagens, isso faz com que nós leitores mergulhemos na estória.
Acredito que esse livro não é pra todo mundo, muita gente gosta de livros com grandes acontecimentos, leitura rápida, com muitos altos e baixos, mas esse livro é diferente, ele não tem essa velocidade, ele tem seu próprio ritmo. É um livro pra ser saboreado, lendo aos poucos, não tem grandes acontecimentos, é uma estória que descreve coisas do nosso dia a dia.
A road trip é incrível, a gente é apresentado ao interior do Rio Grande do Sul, e em paralelo aos personagens Cora e Júlia, que tem uma relação conturbada, com muita desconfiança e insegurança, mas também com muito amor. É impossível não se envolver com a estória e não se apaixonar pelas belezas do Sul do país.

Mari Carneiro 03/05/2021

A gente espera o livro todo por algum grande acontecimento, e nada acontece!! Basicamente, a história nem precisava ser escrita se a Cora e a Júlia sentassem e conversassem como duas pessoas adultas, outra espera que dura o livro inteiro e não acontece. Relacionamento confuso, complicado e sem sal, muita preguiça!!!!!!
Priscila.Tavares 25/11/2021minha estante
Assim é a vida, gostei justamente por causa disso, as vezes esperamos grandes acontecimentos/revelações, esperamos tanto, sendo q a vida ja nos estrega tanto nos pequenos detalhes, a relação delas era incerta e confusa, assim como a vida delas sempre foi, mas elas foram/são felizes da forma delas, adorei como o final foi simples e ela soube apreciar essa simplicidade, sem esperar muito mais do que isso.

Lí­lian 16/04/2021

Adorei a temática e achei o texto bem maduro e interessante pela forma q foi a escrito. Vale a pena a experiência

lookingforgaby 09/04/2021

A vida que eu quero viver
Achei a narrativa muito complicada para o que estou acostumada, mas me adaptei bem com a história e me apaixonei pelas personagens.
Aqueceu o coração me afundar na cultura do Sul e me deu muita vontade de fazer algo parecido.

Fe.Kure 29/03/2021

Sensacional!
Adorei o texto, com sacadas inteligentes e bem humoradas, irônicas, ao mesmo tempo críticas e autocríticas, olhando para o mundo pequeno em as personagens cresceram, e como um rito de passagem, a ampliação dessa realidade para além dos limites herdados, com conversas naturais, dramas naturais, sem maniqueísmos ou estrutura fixa, inflexível. Enfim, você se torna confidente da personagem e quase íntima, afinal ela está contando a história pra você. A história segue no tempo da memória, indo e vindo sem necessária sequência, mas com total integridade. Delícia!!!

site: KinTao184.com

alexiamc 02/03/2021

...!
Eu não esperava muito deste livro. Comprei em um combo promocional e, em um domingo sem sol, peguei para ler.
Ele acabou se mostrando uma obra bastante diferente - não há muita ação, mas sim o desenvolvimento das personagens.
No fim, foi bastante interessante, e muito mais cativante do que eu esperava.

Rodrigo 20/02/2021

Esse livro tem algumas (poucas) passagens desnecessárias, que me parecem refletir certo elitismo não das personagens, mas da própria autora. O elitismo das personagens em si não configura um problema, em minha opinião, mas quando a autora insere situações desnecessárias e por vezes preconceituosas (como quando o faz, logo no início do livro, inserindo coadjuvantes com trajes gauchescos em Porto Alegre, e supõe que eles não compreendem o nível "superior" das vestimentas das protagonistas) passa a ser difícil de defender, sem ressalvas, a obra.

Ainda assim, entendo que há espaço para (quase) todo tipo de literatura.

Portanto, esse livro tem alguns méritos: me conquistou o estilo de escrita mais cadenciado, onde os eventos são constantemente contextualizados a partir da exposição da história das protagonistas.

Finalmente, merece destaque também as passagens "Road trip" nas pequenas cidades do Rio Grande do Sul. Foi o que me chamou a atenção para a leitura do livro, e isso não me decepcionou (embora em minha opinião esse aspecto merecesse ser melhor explorado).

Camila.Szabo 06/02/2021

Road trip
Duas amigas de faculdade se reencontram após alguns anos separadas para fazer a tão sonhada road trip pelo Sul do Brasil.
Na realidade, a viagem acaba sendo um resgate de situações inconclusas do passado. A protagonista é uma das amigas, então todos os dilemas e emoções que afloram durante essa trip são centradas nas questões dela e sua visão das coisas.

meiri 05/02/2021

preciso descuidar do mundo para ter o que oferecer a ela
uma road novel brasileira com um relacionamento entre mulheres? óbvio que eu ficaria interessada. pena que minhas expectativas foram meio que frustradas. eu gosto de livros "parados", monótonos, cotidianos, mas esse não funcionou pra mim. gostei da estrutura da narrativa, as idas e vindas nas memórias, os vislumbres dos dramas familiares... mas numa história sem grandes acontecimentos, eu espero me interessar verdadeiramente pelos personagens, e não foi o que aconteceu. cora e julia são chatas. ponto. as personalidades de ambas são resumidas em serem sulistas burguesas. e eu tenho preconceito com sulistas & burguesas.

obs.: a comparação entre uma maquiagem borrada e a aparência de uma vítima de violência doméstica? ridícula. ainda mais num livro que força comentários "feministas" o tempo todo. por favor, que eu não tenha sido a única incomodada.

Gab 05/02/2021

Ler Todos nós adorávamos caubóis, um romance LGBTQI+, é o mesmo que comprar uma passagem pra conhecer o Sul do Brasil. E de acompanhantes Cora e Julia, que vivem duas realidades diferentes. Porém, ao se distanciarem de tudo e de todos, passam a viver, ainda que por alguns dias, e a concretizar, embora com medos e inseguranças, o querer de cada uma.
O livro é de uma escrita bem descritiva, mas que não a torna cansativa, muito pelo contrário, os detalhes é que fazem toda diferença nessa viagem.

zabela 31/01/2021

Eu enrolei por muito tempo pra ler esse livro, entre receio de me arrepender e também várias coisas pra fazer... Queria ler desde 2017, recebi na TAG em agosto de 2019, mas só parei pra ler agora. E que leitura incrível!

O livro é escrito sob o olhar da Cora, que passa grande parte do tempo incerta sobre os sentimentos da Júlia por ela. A Cora é bem certa sobre sua sexualidade, enquanto não consegue entender a Julia e os interesses dela.

A leitura varia entre descrições da viagem e a vida da Cora em Paris ou alguma memória mais antiga dela, sem que se siga uma linha temporal linear. E isso é bem interessante porque a gente vai conhecendo as personagens por fragmentos, bem legal. É um road novel bem morno/calmo e sem reviravoltas mirabolantes, ao mesmo tempo que é bastante bucólico. O tipo de livro que se você já estiver em uma ambientação de campo/fazenda/etc., vai cair muito bem a leitura.

Daniel 30/01/2021

Uma história do jeito que é a vida real
Uma protagonista que possui inúmeros dilemas e alguns vazios na vida que busca preencher. Basicamente um ser humano comum. O livro não tem magia nem grandes reviravoltas, mostra a vida de uma pessoa tentando definir a própria vida e entender melhor as experiências que viveu só e com as pessoas que estiveram e estão com ela. Não é aquele clássico formato de uma história simples que começa e passa por uma grande aventura até chegar em um desfecho épico. É apenas um acontecimento relevante porém muito humano na vida dos personagens, o que fez a leitura ser extremamente cativante para mim. As vezes coisas mais próximas da realidade entretém muito mais que a fantasia pois você consegue ter empatia.

Lincoln 26/01/2021

Cora para tudo e pede para descer
Todos nós vivemos em busca de preencher um vazio que não pode ser preenchido. Cora vê em uma viagem pelo interior do Rio Grande do Sul uma chance de encontrar o que falta em sua vida. E a resposta parece estar em Júlia, uma garota com quem ela se envolveu nos tempos de faculdade, e que foi embora interrompendo algo que poderia ter sido mais do que amizade. Indicação de Noemi Jaffe para a Tag Curadoria, este dito “romance de formação” contém menos do que uma vida e mais do que uma fase dela. A experiência classificada como “monótona” ou “tediosa” por alguns leitores me pareceu bastante agradável. Tem o mesmo gosto de passar algumas semanas de férias com alguém quando nada de emocionante acontece. Entretanto, a intimidade aumenta e os laços se estreitam. É uma leitura com silêncios, memórias e buscas. Uma companhia calma, mas marcante.
Edmar Lima (@literalgia) 26/01/2021minha estante
Adorei a resenha e foi bom ver uma crítica positiva, pois estava até desanimando de ler essa obra! Bom saber que conseguiu se conectar com a escrita!

Lincoln 26/01/2021minha estante
Fico feliz que tenha se animado a ler! Estou curioso para ver como será a sua experiência. Espero que seja positiva! :D

Edmar Lima (@literalgia) 27/01/2021minha estante
Simmm, está na minha meta para essa ano! Com certeza vou te contar tudo sobre a minha visão, você sabe! Hahahaha