Érica

Érica Larissa Medeiros Barros Leal

Resenhas - Érica

Luana - @livrosfrasesealgomais 09/05/2020

Érica: Relatos de Conspiração
A tristeza cedeu lugar à raiva. A raiva foi substituída pela determinação.
Érica é uma menina de 15 anos que vive com os pais em Fortaleza, até que em uma manhã seus pais são mortos em seu lugar.
Após essa tragédia ela descobre que está na lista negra de uma ordem e decide aceitar o convite de se tornar uma agente da Europol.
Enquanto isso em outros lugares ao redor do mundo ocorrem atentados, tensões entre casais, pais e filhos, povos e religião, todas essas histórias se conectam.
Érica se vê envolvida no meio de todo esse conflito e tenta de toda forma ajudar.
Eu achei o livro muito bom, me senti uma verdadeira detetive, tentei desvendar os acontecimentos frenéticos, porém não fui uma boa detetive kkkk
Teve coisas que estavam na minha cara e eu só percebi muito depois.. Kkk
Uma história que várias coisas estão acontecendo em vários locais diferentes e achei isso o máximo, o desenvolvimento e envolvimento dos personagens é cativante.
Foi uma ótima leitura, e quem gosta de uma investigação, suspense vai amar esse livro.

@atrasdaestante 10/04/2020

Incrível!
O livro nos conta a história de Érica, uma jovem de 15 anos que vê sua vida virar de cabeça para baixo quando encontra seus pais mortos em sua casa. O que já parecia ser o fim do mundo, só piora quando ela descobre o que realmente está por trás do assassinato de seus pais.
O atentado foi cometido pela ODTI, a Ordem das doze tribos de Israel, uma congregação de judeus que buscam por justiça pelos crimes cometidos contra seu povo ao decorrer do tempo. E eles fizeram isso para atingi-la.
Em busca de vingança, Érica se junta a Europol para tentar acabar com a ODTI.
Ao mesmo tempo, em Moscou, dois jovens sobrevivem a um atentado que mata seus amigos de forma cruel. Dezenas de outros jovens vêem suas vidas mudando completamente por causa da ODTI e da intolerância religiosa.
E é só no final (e que final!) que todas as histórias se esbarram e finalmente temos o desfecho dessa história tão incrível.
É um livro sobre como o extremismo religioso pode destruir vidas e sonhos. Sobre guerras que nunca têm finais felizes.

douglaseralldo 09/04/2020

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE ÉRICA - RELATOS DE CONSPIRAÇÃO, DE LARISSA BARROS LEAL OU SOBRE ESPIÕES PECULIARES
1 - A leitura nos promove situações muito interessantes, peculiares, distintas uma das outras. Já comentei aqui alguns casos de obras em que obras promissoras sofrem o impacto da demasia de deslizes gramaticais dos autores; outras situações, a despeito do domínio do autor ou autora sobre sua escrita, sobre a gramática bem correta, no entanto cujos mecanismos literários acabam não nos pegando; ou convencendo. Érica tem um pouco desta segunda questão como veremos neste post;

2 - Mas antes de adentrarmos às questões que nos pareceram um tanto problemáticas, o livro é uma tentativa de thriller juvenil de espionagem. Trata-se de uma espécie de Pequenos Espiões, só que protagonizado por jovens, em especial a protagonista, Érica que acaba se envolvendo em uma estranha rede de espionagem e perigos globais;

3 - Num sentido mais positivo, a autora procura manter um ritmo dinâmico e fluído a sua obra, sempre marcado pela intensa movimentação e pela ação comum a este tipo de narrativa, o que faz da leitura uma possibilidade rápida e urgente, pois é marcada por tal intensidade frenética cheia de alternativas;

site: http://www.listasliterarias.com/2020/04/10-consideracoes-sobre-erica-relatos-de.html

Marcia livros.e.musicas 09/04/2020

Um suspense de tirar o fôlego
Érica - Relatos de Conspiração é um livro de suspense, onde um grupo judaico - ODTI - tem por objetivo vingar-se de todas as raças que lhe oprimiram e destruíram os judeus. Mas por traz de tudo há muita ambição pelo poder e riqueza envolvidos.
Érica, aos 15 anos, estava marcada para morrer, mas seus assassinos resolvem que ao invés de mata-la, irão assasinar seus pais, pois assim ela ficará triste e perdida não sendo mais um perigo para eles.
Mas Derek, que é num espião infiltrado na ordem, lhe conta o porquê de seus pais terem sidos mortos, e ela resolve largar tudo e trabalhar junto a Alemanha que tem um plano para conter a ODTI. Para issi é preciso deixar sua vida para trás. .

A história se passa no Brasil, Eua, Moscou, China e Egito.

No início fiquei um tanto perdida com a quantidade de personagens. Mas com o decorrer da história isso não se tornou um problema.
Uma historia com muita ação, suspense e um final completamente inesperado que me fez dar as 5 estrelas. Adoro finais supreendentes.
Não é um livro fácil de inicio. Mas deixo a dica para nao se preocupar tanto com as mudanças de cenários e personagens. Tudo vai se encaixando e passa a ser uma leitura super tranquila.

Alanna Nyelle 29/03/2020

Érica - Relatos de Conspiração
"Érica - Relatos de Conspiração", é um livro da cearense Larissa Barros Leal. Érica era uma garota normal de 15 anos quando seus pais foram assassinados sem nenhum motivo aparente. Enquanto isso, um grupo de amigos era sequestrado, uma ONG islâmica era pressionada com a morte de seus componentes e Chang procurava pelo pai louco que havia desaparecido. Apesar de serem histórias diferentes e esses personagens não se conhecerem, todos estão sendo manipulados pela ODTI, uma organização que desejava vingar os judeus pelas humilhações do passado.

Érica é abordada por Derek após a morte de seus pais, que lhe conta porque aquilo tinha acontecido e lhe faz um convite. Ela passa a ser uma agente da Europol com o objetivo de acabar com a organização criminosa que matou seus pais e planejava matar quase todo o mundo.

Inicialmente as histórias se passam separadamente e a quantidade de personagens principais deixa a leitura um pouco confusa, porém quando vamos nos acostumando com cada um deles fica mais fácil de entender.

O livro traz assuntos importantes, como o uso da religião para manipular pessoas, mostrando como um ideal bom pode se transformar em uma catastrofe quando pregado por uma pessoa gananciosa.

Alexa.Araujo 25/03/2020

Eu amei
"Érica tinha uma vida normal em Fortaleza até a manhã em que seus pais foram mortos no lugar dela" ?
Confesso, que pra me conectar com a história no início foi um pouco complicado porque foram apresentados vários personagens e isso me deixou um pouco confusa. Mas gente do céu, depois dos primeiros capítulos fica impossível de largar. ?
A forma como os personagens são apresentados e a forma como eles se conectam no decorrer da história é simplesmente incrível. Tu começa achando "o quê que isso tem a ver com a Érica?" Altos questionamentos! Pois bem, depois da morte dos pais, Érica vira uma agente, que tem como objetivo impedir que algumas pessoas exterminem a humanidade. O assassinato dos pais dela foi só o começo de uma coisa bem maior. ?
Érica se junta com outros agentes e começa a descobri que casos que ocorreram em outros países, que a princípio não tem nada a ver um com o outro, estão mais do que nunca interligados. ?
Pessoas que usam a religião ou o poder de seu cargo político na sociedade como desculpa para começar uma guerra e a busca por respostas acerca dos acontecimentos, torna tudo nessa história emocionante. ?
Em vários momentos eu fui surpreendida, e ficava me perguntando "COMO ASSIM? NÃO É POSSÍVEL! MEU DEUS, TÔ FICANDO LOUCA" ?
O melhor é que no decorrer da história, ficam umas perguntas no ar, e no final dela, a autora soube amarrar todas as pontas soltas com excelência. E foi isso que eu mais gostei, ela explicou direitinho TUDO o que eu, enquanto leitora, queria saber. E posso dizer que, esse livro consegue te surpreender e emocionar até o fim. ?
"Em uma guerra não existem vencedores. Todos perdem: vida, sonhos e futuros. Por cada pessoa, soldado ou civil, que morre em uma guerra, a humanidade perde um pouco de sua essência, e os países, parte de seu maior patrimônio." ?
Esse livro entrou pra minha lista dos melhores do ano, com toda a certeza ??

Bela 29/02/2020

SURPREENDENTE! 😮 Magnífico!
🗺ÉRICA-relatos de conspiração🗺
Escritora Nacional:@larissabarrosleal
Editora:Novo Século
Olá amores!Venho falar dessa obra MARAVILHOSA que me surpreendeu!CHOCADA AINDA ESTOU😱
🔍Érica, com 15 anos morando em Fortaleza, recebe a notícia que seus pais foram mortos, fica mais abalada ao saber que era ela o alvo!Assim sua vida passou a ser não tão normal.Um desejo de vingança nasce e a determinação toma conta da moça.Após descobrir que fora marcada para ser eliminada pela Ordem das Doze Tribos de Israel (ODTI)-sendo uma organização muito sigilosa e perigosa, com desejos destrutivos-, Érica decide aceitar um inesperado convite feito logo após a morte dos seus pais, chamada à se tornar uma agente mirim da Europol, para uma missão mega desconhecida, como principal objetivo a paz.
🗺Outros casos vem a ocorrer em diversos lugares, sendo que esses eventos estão ligados!
🕵️‍♀️MOSCOU-ocorre um atentado, várias pessoas morrem, dois jovens escapam, mas fica um mistério para ser solucionado, assim ambos tentam descobrir o segredo e razões por trás da tragédia.
🕵️‍♀️WASHINGTON-uma garota e seus amigos são raptados, os criminosos fazem ameaças de resgate ao pai da moça, pedido informações.
🕵️‍♀️PEQUIM-o pai de Chang desaparece, assim o filho entra em uma cansativa busca, em razão disso seu vício em cigarros só piora.
🕵️‍♀️CAIRO-uma ONG islâmica fica totalmente aflita com as ameaças da ODTI, busca então resistir aos grandes perigos causados por essa ordem!
💫QUE LIVRO É ESSE?!😱As informações são bem trabalhadas, conhecemos personagens incríveis, com quem a gente se apega e após sofre😔Érica é muito forte e corasoja, não sei o que seria de mim se estivesse no lugar dela🙈A cada passo que eu dava ficava mais desesperada para saber como terminaria.QUE FINAL É ESSE?!Um final tenso e chocante!😱Ainda preciso me recuperar, pois sim, chorei...tudo tem seu propósito e aprendemos uma grande lição com esse livro! Amei a leitura❤ESTÁ MAIS QUE INDICADO!😉
💫Agradeço muito a escritora pela parceria incrível e confiança, tendo assim me propiciado a oportunidade de ler seu LINDO livro😍💞Desejo-te grande sucesso! E meus parabéns pelo seu trabalho sensacional!👏❤

site: https://www.instagram.com/p/B9IP1TZjRtj/?igshid=14r2tkew0apg6

Clara 13/02/2020

Resumo da leitura
Érica foi uma leitura muito especial,a Larissa trás uma mensagem muito linda de paz,tolerância, união,coragem e amizade. Confesso que tive muita dificuldade em relação a quantidade de personagens, foram muuuitos,toda vez que tinha uma alternância eu ficava meio perdida, mas logo me acostumei. A narrativa é bem leve,direta e jovial,me remeteu muito a literatura adolescente do início dos anos 2010. O final nos trás uma grande revelação, eu fiquei muito surpresa, jamais imaginava aquilo,me emocionei demais com a Érica e entendo agora o porque de esse ser o nome do livro.

Paty 10/11/2019

Érica se trata de uma história narrada na terceira pessoa onde conta a vida de mais de uma pessoa, o que exige uma certa atenção do leitor, se não pode acabar ficando confuso. Eu o li pela primeira vez em 2014 (no mesmo ano em que comprei ele na Bienal do livro em São Paulo e conheci a autora, que tenho de dizer: é um amor!) e esse ano vim a ler ele de novo por conta de ter ficado com algumas dúvidas quanto a história.
O enredo se passa em diversos países diferentes, mostrando diversas culturas e pontos de vista muitas vezes opostos.
Érica é uma garota brasileira que, após perder seus pais, entra para o grupo que tentou a matar. Esse grupo é semelhante a um grupo de espiões, podemos dizer até que parece um pouco com algo do FBI. A jovem toma a escolha de ir pra outro pais com seu grupo sem ao menos deixar um adeus para seus familiares ( tios e tias, o restante da família que ainda a restava ). No decorrer do livro, ela se encontra com leucemia, e quando percebe que não há mais esperança, tenta se suicidar, mas algo a impede. Mal sabia a jovem que aquilo seria como a salvação de toda a humanidade que vivia aos seus arredores e ela se torna uma heroína, onde há certos questionamentos sobre sua missão na terra.
A história é rica em aventura, suspense e escolhas.
Se você é como eu e gosta de ler de tudo um pouco, eu recomendo esse livro. Ele nos trás diversos sentimentos de uma só vez e nos faz enxergar que o mundo não é só o paraíso de nossa casa, e sim que ele é grande o bastante para ter seus desentendimentos e guerras.

Emmanuely.Mattos 25/08/2019

Um enredo bem trabalhado com reviravoltas surpreendentes!!
Em Moscou, dois jovens sobrevivem a um duplo atentado que mata quase todos os seus amigos e precisam lidar com grandes revelações.

No Cairo uma ONG islâmica tenta a todo custo escapar de uma forte armadilha, arquitetada por integrantes da Ordem das Doze Tribos de Israel.

Em Washington, sede da Ordem, a filha de um funcionário da Casa Branca cai em cilada para que seu pai colabore com os radicais. Pequim, um filho procura pelo pai, há meses desaparecido.

Em Fortaleza, em uma triste manhã, Érica encontra seus pais mortos... e somente Érica, que acaba de descobrir que foi incluída em uma lista negra da Ordem das Doze Tribos de Israel, poderá impedir uma grande desgraça planejada por judeus fundamentalistas, prestes a atingir seus alvos com caos e desordem.

No início a enxurrada de informações chega a ser um pouco confusa para o leitor - porém é essencial, ou melhor, crucial para o desenvolvimento da trama.

A autora soube conduzir o enredo e inserir os detalhes com maestria. A cada mudança de cenário era uma revelação chocante.O suspense e a tensão que ela tece ao decorrer do enredo é maravilhoso e de matar.

A forma como ela intercala e nos transporta para a mente, o cotidiano e os problemas de cada personagem e nos faz não só acompanhar como também vivenciar seu desenvolvimento sem deixar a leitura massante e arrastada é sensacional.

A maneira como a Larissa não só conectou e entrelaçou as "estórias" tão distintas como também deu sentido e embasamento, que certamente poderiam passar batido por nós é de enlouquecer os neurônios.

E o final então ?! Estou no chão até agora ??... eu poderia falar muito sobre a conclusão, mas vou deixar para vocês tirarem suas próprias conclusões, e para isso, só lendo !!

@_dear_book_

FlAvia.Miron 17/07/2019

Bem elaborado!
Os reflexos da intolerância religiosa se manifestam na sociedade por meio de estereótipos, piadinhas de mau gosto, discussões e, como os livros de História mostram, até guerras e mortes. A luta contra os intolerantes existe, mas até onde ela pode chegar?

Em ?Érica?, surge a Ordem das Doze Tribos de Israel (ODTI) que tem o objetivo de trucidar todos os opressores dos judeus, principalmente cristãos e muçulmanos. Fortaleza vira palco desta ordem quando os pais de Érica, de apenas 15 anos, são mortos no lugar dela. A Europol, organização que luta pra combater a ODTI, convida a protagonista a ser agente neste combate. Em outros países, mais barbaridades acontecem em prol da Ordem das Doze Tribos de Israel. Será que a personagem principal é capaz de cessar os conflitos?

Fugindo do meu conceito de que o enredo trataria exclusivamente da vida de Érica, o livro apresenta vários personagens de países completamente diferentes. Quando digo ?vários?, é porque realmente são muitos! Como tenho dificuldade pra lembrar de nomes, confesso que me confundi com as histórias em determinados momentos. Mas PRECISO enaltecer a capacidade da autora em idealizar e escrever cada um deles, pensando até nos pormenores. De início, não entendi o porquê do título ser ?Érica?, já que a personagem não aparecia tanto assim. Porém, compreendi a lógica chegando perto do final (e adorei).

Importante frisar ainda que a trama tem diversos plot twists (quando um acontecimento foge totalmente do esperado) e este fator traz muita dinamicidade à narrativa, além de dar aquela vontade de ler todas as páginas de uma vez. A mensagem que fica é de tolerância e paz. Devemos respeitar crenças alheias e a falta delas também. Sobre os intolerantes, é preciso lembrarmos de que vingança só faz a gente ser igual à quem nos causou mal!

@vamo_ler

Nicolly @querumlivro 02/07/2019

Uma reviravolta surpreendente!!
Esse foi mais um livro daquela saga " Nacionais que dão de 10 em certos livros estrangeiros" com uma escrita muito envolvente onde não conseguimos parar de ler (só me segurei porque estava participando de uma leitura conjunta) a autora me fez viajar para diversos lugares, criou vários personagens mas não me fez ficar confusa (só um pouquinho kkk) e ainda a mudança radical do final me fez ficar de queixo caido. O único problema foi não conseguir me conectar tanto como eu gostaria com os personagens, de qualquer forma essa extraordinária obra merece ser lida por você.

site: @querumlivro

Entre Linhas e Resenhas 10/06/2019

Entre Linhas e Resenhas
Contado em terceira pessoa, o livro nos traz uma trama intrigante, cheia de suspense e surpresas. Ele é dividido em duas partes, onde são apresentados vários personagens em seus devidos países e rotinas. Nossa protagonista, Érica, é uma garota corajosa e determinada. Quando perde seus pais, descobre que faz parte de algo muito maior do que imagina e decidi fazer justiça por eles.
No começo você pode se perder um pouco pela quantidade de personagens e mudanças de cenário, mas acaba se acostumando e montando o quebra-cabeça.
Com uma boa escrita, a autora trouxe um desfecho surpreendente à trama, mostrando o que nossos personagens tem em comum, e como lidam com os conflitos de uma guerra que está por vir.
“Em uma guerra não existem vencedores. Todos perdem: vidas, sonhos e futuros.”

site: @entrelinhaseresenhas

Rita332 27/05/2019

Conspiração na pauta.
Érica - relatos de conspiração
Autora: Larissa Barros Leal
Editora: Novo Século (Talentos da Literatura Brasileira)
269 páginas.
Gênero: Thriller/Ação
Sinopse:
" Érica tinha uma vida normal em Fortaleza até a manhã em que seus pais foram mortos em seu lugar. Após descobrir que foi incluída na lista negra da Ordem das Doze Tribos de Israel, recebe um convite para se tornar uma agente da União Europeia, que luta com todas as suas forças para impedir que judeus fundamentalistas exterminem a humanidade. Enquanto isso, em Moscou, dois jovens sobrevivem a um duplo atentado que mata quase todos os seus amigos e lidam com a revelação de um segredo que envolve uma das vítimas. No Cairo, uma ONG islâmica tenta escapar de uma armadilha arquitetada pela ODTI para submetê-la ás suas decisões. Em Washington, sede da Ordem, a filha de um funcionário da Casa Branca cai em ciladas para que seu pai colabore com os radicais. Em Pequim, um filho procura o pai, há meses desaparecido... Todas essas histórias se conectam. As tensões não são apenas entre povos e religiões, mas também entre pais e filhos, amigos, casais. E a pergunta que não quer calar: conseguirá Érica salvar o mundo da destruição cada vez mais próxima?"
Esse não é um livro fácil de ler. Para mim foi muito imteressante e desafiador. É assim que gosto de livros.
É uma história cheia de situações de perigo e desafios.
Érica, aos 15 anos, tem seus pais assassinados. Ela decide, depois de um "contato" no mínimo estranho, se unir à Europol. E para quê? Para acabar com a ODTI - Ordem das Doze Trinos de Israel, uma organização terrorists secreta que dá muito o que pensar.
Mas o que tem ela a ver com Érica e o assassinato de seus pais? Leiam para saber!
Qualquer coisa que eu comente aqui vai ser spoiler.
Muita conspiração no ar.
Li esse livro lentamente e ainda tenho receio de ter perdido algum detalhe ou ter entendido algo errado.
Fico imaginando o trabalho piramidal que a autora teve para planejar cada detalhe. É admirável!
Gosta de teorias da conspiração? Esse é o livro!
Leiam com atenção, sem pressa ou metas.
Enjoy!