Grande Irmão

Resenhas - Grande Irmão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Leituras do Sam 20/07/2016

Livro pesado
Qual a nossa real responsabilidade com aqueles que amamos?
Até que ponto temos que ir para ajudar alguem sem destruirmos a nós mesmos?

Em Grandeirmao Lionel Shriver conta a história de Pandora, uma empresária bem sucedida que tem uma família bem regrada, mas que terá sua aparente perfeição abalada pela chegada grandiosa do seu irmão mais velho Edison, um músico decadente que para a surpresa de sua irmã, está pesando 174kg.
Sem disfarces e de forma corajosa a autora nos leva a refletir sobre nossa relação com comida, obesidade, dietas, relações fraternas e casamento sufocantes.
Um livro pesado, sem alívios cômicos, que foge do politicamente correto sem ser ofensivo.
Vale a leitura.

Michelle 29/08/2016

Fome do que?
Como o simples ato de comer pode afetar toda a nossa vida?
Já perdi a conta de quantas vezes vi o assunto abordado nesse livro sendo abordado em jornais, revistas, internet e afins e no jornal de hoje da minha cidade o assunto foi esse, uma grande manchete chamando atenção para o fato de comer mal.
Comer para satisfazer a fome, comer por gula, comer por estar triste, comer por estar ansioso, comer por estar preocupado, comer simplesmente por comer.
Sentir fome é natural, fomos feitos para sentir fome,do contrário não veríamos tantas pessoas morrendo por isso. O que nos leva a discussão do livro é comer para aplacar nossas frustrações e perder o controle disso.
Estar acima do peso, ser gordo ou ser obeso parece uma ofensa para as outras pessoas, longe de ser algo confortável, muito distante disso, mas ver as pessoas julgarem, virarem o rosto ou sussurrar é indigno. Acredito que as pessoas chegam a uma condição desfavorável por diversos motivos e não cabe a nós, meros coadjuvantes nas vidas alheias apontarmos o dedo ou pré-julgar uma pessoa nessas condições.
No livro acompanhamos a vontade de Pandora em ajudar seu irmão, as concessões que ela adotou para que ele pudesse ter uma qualidade de vida melhor e pudemos nos identificar em diversos momentos com os personagens. Eu me vi em Pandora diversas vezes, ao fechar os olhos para o aumento de peso e a birra para comer 'besteiras'. Esse livro além da conscientização sobre o tema, nos traz muitos ensinamentos e lições.

Vivendo a Vida 26/10/2016

O Grande Irmão
Basicamente, a história se dá em torno do irmão obeso e sua irmã que tenta ajudá-lo.O interessante é a forma que a irmã ajuda ao irmão a seguir uma vida mas rigorosa em relação a tudo, principalmente, a alimentação. Situações que todos gordinhos já passaram: dietas absurdas, ausências de comida prolongada... A transformação que a irmã tem enquanto ajuda o irmão. Além disso é uma enorme lição de vida e um grande aprendizado sobre a forma como os seres humanos se relacionam com uns com os outros e como a família é importante na vida de todo mundo.

Gabriel Aleksander 28/11/2016

Lionel Shriver e a sua representação crua da realidade
A Sinopse

Pandora é uma empresária que deslanchou no mundo dos negócios com a inovadora empreitada de produzir bonecos personalizados que falam um conjunto de frases típicas de alguém, com o intuito de mostrar o pior lado das pessoas, trazendo um humor ácido para a vida de seus clientes que gostariam de passar uma mensagem específica de maneira descontraída.

Tudo estava caminhando normalmente, tanto em seu casamento (que já não era dos melhores) quanto na sua carreira, até que uma ligação inesperada traz a notícia que Edison, irmão de Pandora e grande músico de jazz, estava com dificuldades financeiras e precisava de ajuda por não ter onde morar. Sendo assim, a empresária decide acolher seu irmão em casa durante um período de 2 meses, sem ao menos ter noção da dimensão do caos na vida do mesmo.

Ao se deparar com Edison no aeroporto, Pandora, descobrirá que a imagem do homem que ela conhecia não é a mesma, pois, com mais de cem quilos acima do peso o que antes era familiar tornou-se desconhecido e esse impacto trará pra vida dessa família uma nova dinâmica que irá transformar tudo o que era comum e colocará em destaque todos os fantasmas que pairam sobre essas pessoas.

Um meio para um fim

Ao tratar de um tema marginalizado e que não é discutido de maneira responsável, a autora trouxe para si uma responsabilidade com a qual eu sinto que ela não soube lidar com o decorrer das páginas. Ao iniciar sua narrativa, Shriver trouxe a perspectiva de alguém sobre o corpo obeso, permitindo que o leitor se colocasse no lugar de narrador da história e enfrentasse de frente as crenças errôneas que são alimentadas constantemente por uma sociedade regida pelos padrões de beleza.

Contudo, essa foi uma missão que foi se esvaindo com o desenvolver da história que, ao ser divida em três partes, permitiu-se modificar seus objetivos no meio do caminho, deixando a questão da obesidade aberta e falhando no objetivo de desconstruir os preconceitos e representar a minoria que ela põe em cheque na construção de seu enredo, fixando a impressão de que aqui , a obesidade foi apenas usada para causar um desconforto e servir como ponto de ignição para o desenvolvimento pessoal dos personagens, deixando a pauta da forma como nós não acolhemos esses indivíduos e proporcionamos a manutenção das violências direcionadas a pessoas que não se encaixam no modelo de corpo que é comercial em aberto.

Lionel Shriver e a sua representação crua da realidade

Uma coisa pela qual a autora do aclamado “Precisamos Falar Sobre o Kevin” é conhecida é sua habilidade excepcional em retratar temas diários de uma forma envolvente e que leve o leitor a refletir durante dias sobre a mensagem que ela trouxe. Em “Grande Irmão”, somos expostos a temas que circundam a vida de uma personagem que possui laços familiares que são estabelecidos de maneira corrosiva e como isso afeta diretamente na sua vida, levando o leitor a possivelmente enfrentar seus próprios fantasmas, o que só é intensificado com a maneira crua com a qual esses fatos são mostrados durante a narrativa.

É inegável que essa capacidade de tocar diretamente nas nossas feridas acarreta pontos positivos para as obras da autora que sempre se mostram investimentos válidos a se fazer.

Opinião Final

Apesar das ressalvas que esse livro me levou a fazer, não posso negar que as reflexões que ele me gerou foram extremamente construtivas, a ponto de me deixar horas na frente do computador até definir com que nota eu classificaria o mesmo.

A temática da obesidade ainda não foi abordada de uma maneira correta, porém, o livro coloca em discussão essa realidade que é tão pouco falada, mas que precisa ser posta em pauta para que a marginalização dessas pessoas chegue ao fim.

O importante a se pensar é que os transtornos alimentares estão ligados a fatores emocionais, sociais e psíquicos. Não tratar essas pessoas com retaliação e acolhê-las é tratar o outro com humanização, uma tarefa que deveria ser comum a todas as pessoas.

site: fatalityliterario.wordpress.com/

Patricia Dias 30/06/2017

Grata surpresa!
Esse livro comprei numa promoção. Não tinha grande expectativa mas gostei bastante. A temática da obesidade foi tratada sem grandes lições de moral mas de forma real e cotidiana, tentando mostrar os sentimentos da pessoa obesa e dos que convivem com ela. A autora apresentou um final surpreendente e que faz repensar tudo o que foi lido numa perspectiva diferente. Recomendo.

@tigloko 01/02/2018

O Grande Irmão
Já tinha lido outro livro da autora ( Tempo é Dinheiro, um dos melhores que li ano passado, 2017) onde ela aborda temas, por assim dizer, fortes. Mas muito relevantes atualmente.
Nesse livro acompanhamos Pandora, dona de uma fábrica de bonecos artesanais de sucesso. Ela vive com o marido Fletcher e os dois filhos dele. Tudo começa quando ela descobre que seu irmão Edison, um pianista de jazz, está falido. Ela então decide trazer o irmão para morar com a família (discordando da opinião do marido). A primeira vez em que ela o vê não o reconhece pois este está com 4 vezes o seu tamanho. Durante os meses seguintes o estilo de vida de Edison acaba em conflito com a família de Pandora, que acaba tomando uma decisão: se dedicar a uma dieta rigorosa com o irmão para não só trazer ele a sua antiga forma, como salva-lo.
É uma leitura impactante. Vários momentos do livro há descrições bem gráficas que são difíceis de esquecer. A escrita da autora é descritiva em excesso em algumas partes mas nada que prejudique a narrativa. A obesidade é foco no livro. A autora não se esconde ao tratar do tema, discutindo o assunto abertamente, sempre com propriedade. Mas acho que o grande tema do livro é a relação entre os irmãos e como isso se sobrepõe ao seu relacionamento com a família, especialmente Fletcher.
Acredito que a autora foi corajosa com o final do livro. É aquele sentimento de ser tapeado mas foi bem realista. Levando em conta a reflexão que se tira, que por si só é ótimo. Recomendo ;)

Erika Alcantara @literandofotos 04/03/2018

Grande Irmão
Pandora é uma empreendedora bem-sucedida que vive em Iowa com o marido, Fletcher, um homem de temperamento irritadiço, que nunca consegue relaxar. Edison, irmão de Pandora, antes um conhecido pianista de jazz em Nova York, está completamente falido, sem ter onde morar. Contrariando o marido, Pandora envia uma passagem aérea para o irmão e abre sua casa para hospedá-lo. Depois de quatro anos sem se encontrarem, ela quase não o reconhece quando vai buscá-lo no aeroporto e depara com um homem mais de cem quilos acima do peso. Em casa, os hábitos desleixados de Edison criam um enorme desconforto para Fletcher, até que Pandora decide se comprometer com o emagrecimento do irmão e abdica de tudo para ajudá-lo.
O livro não só retrata a obesidade como também a imagem e aceitação pessoal, tanta gente correndo atrás de padrões. Mas não só visamos isso, tem a questão da saúde. O livro aborda a polêmica de como uma pessoa gorda é tratada e como afeta as pessoas envolta. Eu não recomendaria a leitura para quem passa por esse problema, pois a realidade que o mesmo traz pode causar danos emocional no leitor. O final foi realmente o que é real. Cinco estrelas para a escrita impecável.

1 | 2 | 3 | 4 | 5