Fim

Fim Fernanda Torres

Resenhas - Fim

Digas de León 23/12/2023

"Fim" é um livro muito bem escrito. Palavras bem escolhidas, perspicaz, esperto, atrevido, bem humorado... Fala sobre morte, não de uma maneira poética e transcendental, mas meio "carioca". Não sei, um misto de marra com deboche. Tudo muito "Copacabana". Não é uma leitura das mais agradáveis. Tudo e todos são tão apáticos e antipáticos que não se tem apreço por nenhum personagem. Ninguém se gosta e ninguém é gostável. Sua única vontade é que todos esses babacas "batam a caçuleta" de uma vez pra você poder pular para um próximo livro, um livro que seja mais gostoso.

Mari 23/12/2023

Irreparável
Como o livro homônimo (gostoso demais usar essa palavra no qual a série é baseada, "Fim" é de uma qualidade e sensibilidade ímpar. a Fernanda Torres é uma artista completa, tô completamente fascinada. sem dúvidas foi o livro que mais me marcou esse ano, porque dialoga num nível muito íntimo com a forma que eu lido com a existência. foi gostoso (sofrido, chorei) de assistir e mais ainda de ler. é meio antirromântico, pessimista, na medida em que é extremamente sensível com a delícia de viver e com o ciclo de vida e morte. mostra esse movimento de que o caminhar da vida é um bombom com recheio amargo, ou um bombom amargo com recheio doce. a delicadeza na brutalidade da vida, na sujeira do dia a dia.
pensar sobre a velhice, a infinitude de caminhos até lá, e especialmente sobre as relações que fogem a idealizações, sejam românticas, sejam amizades. embora tenham algumas diferenças muito importantes entre o livro e a série, elas se revelam de uma forma muito suave, e é perceptível o arranjo de escolhas para deixar a narrativa mais fluida, criar empatia instantânea com os personagens, na direção de ligar os pontos que só o fluxo de pensamento presente no livro consegue.

gabcravoecanela 19/12/2023

Confuso
Leitura objetiva simples de se entender porém me perdi nos detalhes dos personagens e tive que fazer uma releitura tomando notas

analupaschoal 18/12/2023

5 homens desprezíveis que viveram vidas igualmente desprezíveis, porém bem interessantes.
Fernanda Torres como escritora foi uma grata surpresa.

Camila1857 18/12/2023

História de um bando de homem machista que acreditam que o mundo deve girar entorno de seus desejos e necessidades. Defendem piamente uma amizade que só existe quando há festa. A escrita da Fernanda Torres é  maravilhosa, personagens sem qualquer traço de romantização e que provocam repulsa até quando estão próximos do fim

Paula A. C. 17/12/2023

Talvez este seja o livro com maior garantidade de personagens detestáveis que já li. Alguns momentos foram realmente chatos para mim, que não tenho paciência para a Zona Sul do RJ. Mas, a partir da entrada da personagem Ruth, a história começou a ganhar fôlego e terminou de forma satisfatória. Recomendo.

camilla.thais.3 14/12/2023

Ruim
Tive uma ambivalência nessa leitura. Depois entendi que Fernanda teve mérito em criar uma narrativa ágil, com vozes que se intercalam de maneira convincente. No entanto, esse desnudamento cru da velhice, com homens apodrecidos em sua misoginia, foi para mim um decaimento. O fim ganha aqui ares de inevitável decadência. Li livros bem melhores sobre o desnudamento da velhice e o fim. Esse certamente não é um deles.

Nati Rocha 13/12/2023

Mediano
Sempre ouvi muitos elogios ao livro, mas achei bem regular. É uma boa história, onde passado, presente e futuro se misturam e ditam o fim.

Anna2702 12/12/2023

A morte dos misóginos de Copacabana

Não tem plot, é focado no desenvolvimento dos 5 amigos do RJ em 1968. Retrata a visão dos homens sobre a vida, amor, sexo. Apesar da linha do tempo meio confusa, da pra acostumar.

4/5
SArgio101 16/12/2023minha estante
Concordo

Larissa2493 10/12/2023

Esperava mais
Assisti primeiro a série q lançou recentemente, gostei mt e corri pra ler o livro. mas fiquei meio decepcionada. muita coisa eles mudaram na adaptação pra série q na minha opinião deixaram a história bem mais interessante.
no mais quando fui atrás de ler já sabia q a história tratava de um grupo de amigos hétero e de toda problemática em torno das relações deles, mas no livro o machismo e a misoginia são bem mais destrinchados de uma forma q chega a incomodar as falas, os termos? enfim. a obra é boa mas por escolha dessa vez preferi a adaptação pra série!

Alexandre 10/12/2023

Fim. A única certeza. Fato.

Conscientes de que a vida não se assemelha a um conto de fadas, todos sabemos. Não é verdade? Que viver de acordo com as regras e padrões de um casamento "perfeito" estabelecidos pela sociedade não é fácil, também é do conhecimento geral, não é mesmo? Então, por que continuamos a romantizar as coisas? O livro "Fim" pode ser essencial para aqueles que desejam ser provocados antes do desfecho. Leia! Estou assistindo à série agora.

Helena.Yara 10/12/2023

Sobre o livro
O livro de Fernanda Torres nos faz refletir sobre como a vida termina e as escolhas que fazemos no caminho. Foi o primeiro livro que li da autora e se agradou bastante sua escrita

Valeria 08/12/2023

Fim
Fernanda Torres é uma contadora de história incrível, a leitura é fluída e e fácil.
Não foi um livro que me marcou ou que me fez gostar de alguém, embora eu acredito que ela não escreveu para alguém gostar dos personagens. Mas são histórias de pessoas comuns, reais e nada adoráveis mas que caminha para o fim do qual ninguém escapa.
O ponto alto do livro é realmente a forma como a Fernanda escolheu contar essas histórias e as camadas de todos os personagens é muito interessante.