Fim

Fim Fernanda Torres

Resenhas - Fim

Mariane.Silva 11/01/2024

A Vani escreve muito bem!
Emprestei esse livro de um amigo, que também recomendou a série. E gostei muito, fui surpreendida pela escrita da autora e, embora muitas partes pareçam cruéis e pesadas, é simplesmente a realidade em que os homens são socializados. Gostei bastante, principalmente do Neto.

Nathalia 10/01/2024

Meu primeiro contato com a escrita da Fernanda Torres e foi uma experiência incrível, nesse livro narra as experiências e reflexões de cinco amigos envelhecendo no Rio de Janeiro. A obra explora o processo de envelhecimento, relacionamentos, perdas e as complexidades da vida. Ao longo da trama, os personagens enfrentam desafios pessoais e coletivos, proporcionando uma reflexão profunda sobre o ciclo da vida e as transformações que o tempo impõe às amizades e aos indivíduos. O livro oferece uma visão humorística e melancólica sobre as nuances da existência à medida que os personagens confrontam o inevitável passar do tempo.

Kristinaleao_ 10/01/2024

A morte dos machistas de Copacabana
A história foca num bando de cara burro e machista que acha que tem o mundo na barriga e assim acabam se destruindo e destruindo seus amores ao longo do tempo. Eu já tinha assistido a série que tem na GloboPlay e gostei muito mas acredito que lendo o livro eu fiquei com mais ódio de cada um ali.

Acho válido ler o livro e assistir a série porque existe algumas narrativas diferentes em cada produção.

PS: eu sairia no soco com cada um deles

clarossa 09/01/2024

O verdadeiro clube dos cinco
O livro narra muito bem a história de vida e morte de cinco amigos de um jeito muito intrigante com cada um contando seu ponto de vista. Nenhum é vilão ou bonzinho são apenas homens da classe média carioca vivendo com seus valores, morais e até preconceitos! Muito bem escrito pela fernanda, incrível como mulheres são capazes de escrever histórias muito bem escritas com homens protagonistas, mas homens jamais conseguem narrar tão bem uma mulher protagonista e suas complexidades

Cris 06/01/2024

E no fim tudo acaba
Quando vi o trailer publicado pela globoplay da adaptação desse livro q estreou no ano passado, eu fiquei LOUCAAAAA querendo conhecer. comprei o livro e comecei, mas só terminei agora. ele não é uma leitura tão fluida, mas o que me prendeu muito foi mesmo o tema da obra e a curiosidade de saber sobre a vida daqueles personagens.

esse é um livro que na mente de uma pessoa ansiosa como eu faz um embrulho, mas não consigo parar de consumir obras assim. no fim das contas não é algo tão negativo, ele me faz ter pausas e parar de pensar num futuro que nem sei ao certo se vou viver, me faz focar um pouquinho mais no agora.

agora eu só quero começar a série pra falar um pouquinho mais sobre ele já depois de ter visto.

Filipe Rodrigues 05/01/2024

Afiado na escrita, cego na estrutura.
O que é: Cinco amigos vivendo no Rio de Janeiro tentam encontrar sentido e satisfação transitando entre a vida socialmente aceita de costumes e valores, e a vadiagem regada a sexo, drogas e excessos como forma de lidar com a frustração.

O que achei: Sempre admirei a Fernanda Torres como atriz, principalmente na comédia, com aquele humor assanhado e dramático em produções como "Os Normais" e "Tapas e Beijos". E a mulher também é afiada na escrita, pois "Fim" é uma história sobre decadência contada com ironia; sobre pessoas lidando com a frustração de não serem capazes de viver uma vida plena idealizada no casamento, enquanto se distanciam do manual invisível da moral e bons costumes que supostamente deveriam seguir. O livro é cheio de fluxos de consciência interessantes, por exemplo quando os personagens pensam suas limitações causadas pela velhice; ou quando tratam a morte não como motivo de tristeza, mas como alívio de dores antigas e massagem para o ego, tanto pra quem vai quanto pra quem fica. Talvez isso pareça estranho pra alguns, mas faz total sentido tanto dentro da narrativa quanto dentro do contexto humano (sim, somos estranhos e imprevisíveis).

Algo nada agradável é o excesso de personagens além dos cinco principais, já que a história acaba indo e voltando algumas vezes ao abordar um mesmo trecho, a partir de pontos de vista (personagens) diferentes. Achei essa estrutura um tanto confusa. Fui lendo o livro aos poucos, talvez numa leitura mais rápida funcionasse melhor.

Enfim, como última leitura de 2023 foi denso, mas nem por isso menos interessante.
BOM.

gabriela nagel 04/01/2024

Que delícia de leitura. Personagens muito bem desenvolvidos numa trama envolvente onde conhecemos em detalhes a história de cada um e o elo entre elas no grupo.
Não esperava menos de Fernanda Torres.

Murilo 03/01/2024

Do pó ao pó.
Um livro trágico, assim como a vida é. Que nos mostra o bailar da morte e suas incertezas em nossas vidas tão mundanas.

Sophia.Goberstein 01/01/2024

Enredo confuso e muitos personagens
Indo totalmente contra o hype, vou ter que dizer que detestei.

Não gostei da história em si, não simpatizei com nenhum personagem, achei confusa a organização dos capítulos e a linha do tempo.

Não percam tempo lendo.

r.reads 31/12/2023

.spoiler: todo mundo morre e nenhum conflito é resolvido direito. FOD@

"Como é possível prosseguir sem planos? Aos vinte, assassinam-se amores, amizades, vai-se em frente como uma flecha afiada; só mais tarde se aprende quão raros são os reais afetos. Não acredito em paixões tardias, não se ama mais depois dos quarenta. É mentira. No máximo, faz-se um acordo formal, finge-se saudade, apreço, mas a biologia não precisa dos arroubos juvenis de um velho."

Monique @librioteca 31/12/2023

Uma história saborosamente trágica...
Esse livro é uma espécie de encontro nostálgico e excêntrico, um imbróglio carioca, onde cada personagem parece carregar sua própria caixa de Pandora, repleta de neuroses e dilemas do ocaso. A habilidade da Fernanda em pintar esse painel é tão refinada que quase se pode saborear a ironia sutil em cada página, como se estivéssemos degustando uma sofisticada caipirinha: fresca, mas com aquele toque picante que só a vida real sabe oferecer.

Os protagonistas, com suas vidas desencontradas, dramas e "modo operandi" tão típicos que beiram o caricato, fazem-nos questionar: seriam os homens realmente tão transparentes, ou Fernanda simplesmente tem o olhar clínico de uma observadora astuta? O questionamento fica no ar enquanto a leitura nos conduz, entre diálogos afiados e cenas ensolaradas do Rio, por uma jornada que oscila entre a leveza e a sombra, sempre com um olhar irônico sobre as efêmeras grandezas e misérias humanas.

Nesse livro, você vai encontrar uma narrativa fluida, evocativa e inteligente sobre amizade, amor, envelhecimento e a efemeridade da vida, onde a ironia de cada desfecho é como um sorriso sarcástico que se desenha em nosso rosto, fazendo-nos refletir sobre a inevitabilidade das frustrações humanas.

Enfim... "Fim" se revela como um retrato mordaz e, ao mesmo tempo, afetuoso das complexidades da existência, e Fernanda Torres, nessa dança entre o humor e a melancolia, demonstrou que até mesmo as desventuras mais amargas podem ser contadas de forma inteligentemente envolvente.

Renataliia 30/12/2023

Que eu não seja uma Ruth e nem um Graça na vida, Amém!
Nunca antes lera algo de Fernanda. Agora, quero mergulhar em suas palavras loucamente! Que livro, meus amigos!

Sem sombra de dúvidas me apaixonei pelo Álvaro. Sei lá, o jeito como aquele velho brocha narra seu caminhar pela orla de Copacabana me fez adorá-lo e querer conhecer todos os seus demais amigos já defuntos. Não é um livro de comédia (apesar de alguns trechos, há graça de atos banais). É um livro muito reflexivo, que faz pensar sobre a vida, amor, família, morte e amigos. A temática central.
Um livro que percorre diversos universos masculinos, cada qual com a sua percepção de vida e prazeres, e que é escrito por uma mulher. Top dos tops.
Cada personagem que surge na trama tem destaque dentro da leitura para vermos diversas óticas sobre um mesmo caso.
Amei.

Ricardo 29/12/2023

A escrita da Fernanda é inegavelmente muito boa, mas a minha experiência não foi muito boa. Talvez se tivesse lido o livro todo numa sentada só seria diferente, mas cada vez que retomava a leitura não conseguia mais associar direito o que tinha acontecido com quem, era uma bagunça de tantos personagens todos com um ponto de vista sobre os acontecimentos. A reta final do livro acabou sendo a versão definitiva que ficou pra mim sobre o que se passou, e achei interessante a parte do Ciro.

Haylla.Lorrana 29/12/2023

Me surpreendeu
Com o vídeo do Paulo Ratz de melhores do ano eu descobri que a Fernanda Torres tem um livro e eu como boa fãzinha de tapas e beijos (e agora os normais) tive que ler o livro da diva que tem série tbm. De início, não achei que fosse muita coisa, mas eu não conseguia parar de ler. Absolutamente nenhum personagem me cativou, nenhum personagem é "gostável" nesse livro, mas eu não consegui parar de ler e nem de pensar nele quando eu parava de ler pra fazer alguma outra coisa. Então, me surpreendeu, poucos livros falam da malencolia do fim, deve ser porque depois que a vida acaba não tem mais o que se pensar, nem o que se dizer, ou sei lá, porém Fernanda controem muito bem, a trajetória da vida e o fim dela, desse grupo de amigos e dos outros personagens também. É um livro que eu certeza vou parar e ficar lembrando dele, por isso é um favoritado.

Tatá 28/12/2023

Excelente leitura. Bem rápida e fluida. Gostei muito da forma como a Fernanda apresenta seus personagens principais não como heróis muito pelo contrário. Como homens de meia idade que já não tem esperança em nada e veem a vida de uma maneira completamente desgastada e distorcida. E a mesma coisa que a vida infringiu neles, eles passam adiante, fazendo aqueles que convivem com eles sofrerem com a imaturidade do homem, que não se conforma em perder a juventude.