Fim

Fim Fernanda Torres

Resenhas - Fim

Steffany51 17/01/2024

Realmente, ler esse livro foi um experiência muito gostosa e surpreendente. Sou apaixonada pelo trabalho da Fernanda Torres e nesse não poderia ser diferente, a forma como ela traduz os pensamentos dos homens e consegue fazer com que sejam tão interessantes é incrivel. Gostei muito do enredo de todos e do quanto todos são desprezíveis. O livro é muito bom, mas acho que não é todo mundo que iria gostar dele kkk
Steffany51 17/01/2024minha estante
O livro te faz refletir bastante sobre a morte e em como a vida pode levar caminhos inesperados. Posso dizer que a minha parte favorita foi a da Ruth, uma das minhas tristes também. Vê-la se perder assim por um amor intenso e cruel.

Ricardo.Silvestre 16/01/2024

Os 5 Cavaleiros do Apocalipse
Gostei bastante da forma original como a autora decidiu contar a história destes 5 amigos. Personagens fortes, quase nunca pelas melhores razões, ligadas entre si num enredo cheio de paixão, traições e muito álcool e drogas. Um enredo que só melhora a cada virar de página.
Gostei muito da possibilidade de cada personagem poder contar a sua versão dos acontecimentos, muitas vezes repetindo situações, que podiam levar ao aborrecimento mas que, por outro lado, tornam a trama ainda mais rica e saborosa. E se haviam dúvidas quando ao carácter daqueles homens, no final todas desaparecem.

A autora faz uso de muitas frases curtas o que faz a trama acelerar nas alturas que assim deve acontecer.
Gostei muito.

Tratou-se de uma releitura, com um intervalo de 10 anos desde a 1a, mas que me apeteceu fazer por causa da série lançada agora. Quis relembrar-me de todos eles antes de mergulhar na adaptação à tv. E espero voltar a não gostar de cada um deles.

Mariana 16/01/2024

Esse livro foi um achado maravilhoso. A história se passa no Rio de Janeiro da segunda metade do século XX, e no alto dos meus 23 anos, já me diverti só de imaginar a cidade maravilhosa em uma era pré tecnologia. Nada mais é do que uma cronica de costumes, que traz a história de vida e morte de 5 amigos e suas respectivas vidas (des)amorosas. A narrativa é no formato de fluxo de consciência e os trechos são bem alternados entre personagens e linha temporal (o que inclusive, me fez achar desnecessária a divisão de capítulos que em nenhum momento foi respeitada), o que me faz acreditar que não é um livro para iniciantes.
O que mais me marcou na história foi entrar no universo da mente da parcela da população masculina que é capaz de amar uma mulher por anos, de forma doentia, enquanto simultaneamente é incapaz de manter a monogamia e pertencer somente à ela. É impressionante acompanhar como os homens fazem uma divisão clara entre a mulher casual e a mulher do relacionamento, ao mesmo tempo que se consideram incapazes de viver sem os dois lados da moeda.
Terminei o livro com uma sensação de quero mais, e de que leria mil páginas da vida dos personagens.

Nana Q 16/01/2024

Personagens odiaveis escrita impecável
A escrita brasileira, o humor brasileiro e a ambientação são feitos para nos prender e impressionar com cada ação odiosa dos personagens. Amo

João Malafaia 15/01/2024

Um espetáculo
Fernanda Torres é multifacetada nas artes. Que escrita linda, cada personagem possui um passo narrativo, cada história se complementa, contradiz e completa de forma que eu jamais vi.

Simplesmente perfeito.

Luna 13/01/2024

Realmente o livro é muito bem escrito, eu tava querendo ler algo que se passasse no rio de janeiro e foi mt interessante ler algo nesse cenário do rio, tanto de antigamente, como o mais atual. mas apesar de entender que era a intenção fazer os 5 protagonistas serem odiosos eu não consegui me conectar com nenhum deles e nem com a história. a única coisa que concluí ao final da leitura foi: homens são mesmo podres e o fim sempre chega de uma forma ou de outra, nada que eu já não soubesse.

agora vou assistir a minissérie da globoplay pra ver se talvez com tantos ótimos atores eu simpatize mais com essa história...

Dolfo24 12/01/2024

Dolorosamente real
Um livro que nos faz conflitar entre a dor de estar dentro da mente doentia de personagens fictícios reais até demais e o júbilo de uma leitura agradável, dinâmica, hilária (falando de morte!!!) e muito diferenciada.

Ketyet 12/01/2024

Ódio a todos, amor pela escrita
Esse livro é tão incrível, ele proporciona ao leitor sentimentos muito conflitantes. Fernanda permite odiar, amar, sentir nojo, repulsa e todo tipo de sentimento através de uma escrita sem vergonha e muito sincera.

Esse livro foi um achado, foi um deleite, foi um prazer inimaginável.

Michele266 12/01/2024

A realidade de todos nós
É claro que nem todos nós iremos vivenciar o mesmo que os quatro amigos, mas sem dúvida o livro demonstra que o fim é inevitável e real. Achei a escrita fluida e direta, sem grandes detalhes, mas que ainda assim, nos permite entrar e imaginar exatamente o que ela descreve.
Achei que abordaria mais o tema sobre os quatro amigos e a ligação entre eles, mas esse realmente não é o foco e entendi que foi importante o rumo que enredo tomou, descrevendo a amizade, mas tendo como principal foco, o fim da vida de cada um e as consequências das suas escolhas enquanto mais jovens.
Encerro enfatizando minha surpresa ao descobrir que se tratava de um livro com mais de 10 anos no mercado e que eu desconhecia. Fernanda Torres têm meu respeito e admiração.

tswiftbrams 11/01/2024

fernanda torres te vejo como figura materna
fiquei uns 3 dias totalmente imersa e conectada nessa história porque assim que terminei de assistir a série no globoplay, que vi durante uma tarde inteira, logo no dia seguinte fui ler o livro que já tinha comprado e pra mim ter feito isso se fez uma experiência completa, tô absolutamente obcecada por essa história e tudo o que pensei enquanto lia. acompanhamos pessoas da classe média alta de copacabana a partir dos anos 60 e tudo que vem a seguir e "fim" é o melhor título porque vemos o fim de todos os personagens, e mesmo com esse nome se trata de uma história sobre a vida. foi a primeira vez que li um livro da fernanda e me apaixonei ainda mais por essa mulher que admiro há tanto tempo, ela sempre começa a parte de cada personagem em primeira pessoa e em seguida o que acontece em seguida da morte em terceira pessoa e é sensacional, a narração se conecta sem deixar nenhuma ponta solta sobre a vida e relação dos personagens. posso ser suspeita pra falar mas me lembrou muito os livros da sally rooney que eu sou completamente apaixonada e assim como eles, também vou passar muito tempo lembrando desse livro sem superar e refletindo sobre tudo que li. fernanda torres te amo te vejo como uma figura materna. "é preciso estar atento e forte, não temos tempo de temer a morte."

Bru 11/01/2024

Desagradável e Real
Um livro extremamente bem escrito e fluido que retrata o que se passa na cabeça de 5 cariocas nojentos.
A escrita da Fernanda Torres torna o leitor capaz de viver cada experiência que os personagens vivem da maneira mais grotesca possível. Mas o pior é saber que nenhum desses personagens foi realmente tirado da cabeça da autora, já que ela retrata o que acontece dentro da cabeça de grande porte dos homens.
Além dessa experiência, é interessante perceber que independentemente dos caminhos escolhidos, das decepções, dos momentos felizes, das nossas escolhas erradas, todos nós vamos ter o mesmo fim.

Mariane.Silva 11/01/2024

A Vani escreve muito bem!
Emprestei esse livro de um amigo, que também recomendou a série. E gostei muito, fui surpreendida pela escrita da autora e, embora muitas partes pareçam cruéis e pesadas, é simplesmente a realidade em que os homens são socializados. Gostei bastante, principalmente do Neto.

Nathalia 10/01/2024

Meu primeiro contato com a escrita da Fernanda Torres e foi uma experiência incrível, nesse livro narra as experiências e reflexões de cinco amigos envelhecendo no Rio de Janeiro. A obra explora o processo de envelhecimento, relacionamentos, perdas e as complexidades da vida. Ao longo da trama, os personagens enfrentam desafios pessoais e coletivos, proporcionando uma reflexão profunda sobre o ciclo da vida e as transformações que o tempo impõe às amizades e aos indivíduos. O livro oferece uma visão humorística e melancólica sobre as nuances da existência à medida que os personagens confrontam o inevitável passar do tempo.

Kristinaleao_ 10/01/2024

A morte dos machistas de Copacabana
A história foca num bando de cara burro e machista que acha que tem o mundo na barriga e assim acabam se destruindo e destruindo seus amores ao longo do tempo. Eu já tinha assistido a série que tem na GloboPlay e gostei muito mas acredito que lendo o livro eu fiquei com mais ódio de cada um ali.

Acho válido ler o livro e assistir a série porque existe algumas narrativas diferentes em cada produção.

PS: eu sairia no soco com cada um deles

clarossa 09/01/2024

O verdadeiro clube dos cinco
O livro narra muito bem a história de vida e morte de cinco amigos de um jeito muito intrigante com cada um contando seu ponto de vista. Nenhum é vilão ou bonzinho são apenas homens da classe média carioca vivendo com seus valores, morais e até preconceitos! Muito bem escrito pela fernanda, incrível como mulheres são capazes de escrever histórias muito bem escritas com homens protagonistas, mas homens jamais conseguem narrar tão bem uma mulher protagonista e suas complexidades