Fim

Fim Fernanda Torres

Resenhas - Fim

Cris 26/01/2024

Fim é um livro bem dinâmico e de fácil leitura, no entanto, como vemos a perspectiva nua e crua de homens na meia idade, é de se esperar o teor alto de machismo, palavrões e sexo como forte tema na trama. Uma dificuldade mínima que tive mas não vejo como um ponto negativo foi a maneira que Fernanda usou para contar a história. Cada capítulo segue um padrão de contar com mais detalhe a morte de cada um dos personagens, mas quando se adentra no novo capítulo é perceptível que a linearidade se perde, até porque os amigos tem histórias cruzadas em diversos momentos, sendo assim existem repetições de fatos e até mesmo inserções repentinas de histórias, o que pode confundir um pouco o leitor na hora de ligar os pontos. Dei 3 estrelas porque acredito não ser o meu tipo de livro, mas achei a experiência bem interessante e fiquei fascinada com a leitura e detalhamento que Fernanda traz para o enredo.

flapicolo 26/01/2024

Um livro bem divertido, fácil de ler e gostoso! Tentei assistir a série depois de finalizada a leitura, mas sem sucesso. Preferi ficar com os personagens que imaginei do que com os que foram colocados na tv!

Misha 24/01/2024

A escrita da Fernanda faz a gente passear pela vida dos personagens como se estivessemos próximos a eles. Amei o livro, super fluido.

rodolfofelix_x 24/01/2024

De primeira
O livro engata logo no início e você se encontra lendo os maiores absurdos que homens da classe média carioca falariam. Os acontecimentos são meio aquele acidente feio de carro que você não consegue não olhar kkk Muito bom uma história com referências contemporâneas de acontecimentos, pessoas e lugares que você conhece. Fernanda Torres é artista!

Henrique927 23/01/2024

Livro incrível que mostra muito da vida de uma classe média alta carioca que vive as bases de um moralismo barato e frágil(família, religião e "bons costumes"). Mas mesmo mostrando essa vida fútil e falsa dos personagens, o livro não deixa de abordar assuntos relevantes. O casamento, a sexualidade, a boemia, a velhice, papéis de gênero e a morte.

wtflaurete_ 23/01/2024

Sem comentários
N quero falar sobre isso, vou registrar apenas pro desafio

?????????????????????

Gui 21/01/2024

Uma mistura de Dom Casmurro, Brás Cubas, a morte de Ivan Ilitch e Mrs Dalloway. Fala mal da podridão e hipocrisia da elite e classe média carioca, de como os protagonistas estragaram a vida de todos ao redor, mostrando diversas cenas de ângulos diferentes. Personagens bem construídos a ponto de cada opinião de um sobre o outro dizia de ambos sem sair do personagem. Queria que a Irene tivesse aparecido mais, mas o final fechou bem a obra.

Raquel.Serafim 20/01/2024

A história de FIM é centralizada na vida e morte de cinco amigos que vivem em Copacabana. Homens estes que são medíocres, preconceituosos e frustrados. Gosto como a narrativa aproxima nós leitores dos personagens, sei que já trombei com alguns e outros são da minha família. Mas, ainda que num contexto de ditadura, eles apenas se preocupam com suas fantasias sexuais, sem responsabilidade com suas famílias. Esse universo regado a testosterona e drogas é muito bem descrito pela Fernanda Torres.

Mikaella26 20/01/2024

5 canalhas! Ops, amigos!
Iniciei a leitura cheia de expectativas, que foram por água abaixo.
Nunca acompanhei a coluna da Fernanda e a forma de escrita em primeira pessoa, além da forma como eles se comunicam (com 3 palavroes em umas frase de 5 palavras), me deram um bloqueio na fluidez da leitura.
Apesar desse primeiro contato, fui me adaptando e fui ficando curiosa pra saber o depois desses 5 amigos
Cada capítulo narra em primeira pessoa a vida e a morte de cada personagem, sempre seguindo de um a um.
Fui envolvida quase que no fim e de uma forma muito bem construída, tudo vai se encaixando.
Fernanda foi genial na construção dos personagens

Vitor.Tavares 20/01/2024

O FIM DO INÍCIO DE TUDO
Com uma atmosfera carioca, bebendo da fonte dos princípios de Copacabana, Fernanda Torres entrega uma ótima narrativa sobre a vida e morte de um grupo de cinco amigos e toda a trajetória que uniu cada um deles durante a vida que levaram. Aqui o fim vem de forma literal na sua semântica, mas não sem antes mostrar o quão humano um ser pode ser.

Rafael1906 20/01/2024

A chance de narrar o próprio fim.
Assim que nascemos, caminhamos para o fim. Nesse livro conhecemos o caminho que cinco amigos percorreram até o último dia de suas vidas, e todos trágicos, ou não. Diferentes níveis sociais, financeiros, étnicos e sexuais se chocam em histórias de vida com muita liberdade, drogas, sexo, amor e crimes. Todo fim é trágico, até os mais felizes. Fica essa sensação de que nada acaba bem, apesar do caminho percorrido.
O livro é excelente e nos faz refletir sobre o juízo final, que nada mais é que o nosso último dia de vida.

Tainá 18/01/2024

De um humor sarcástico, uma realidade dura, alegre e triste, próxima e distante. Simplesmente real. Cinco amigos, cinco historias, cinco finais. Incrível!

Leticia 18/01/2024

Fernanda torres escreve muito bem. Mesmo não sendo um estilo de livro que leria sem ser por compromisso do clube do livro.
Acho que a msg do livro é clara e me deixou depressiva rsrsrs.
Os personagens e seus fins foram interligados e contados a partir de cada olhar especifico, muito interessante e bem feito.
A enfermeira maria clara teve um fim muito interessante.

Aline 17/01/2024

Que livro! que livro!
Fim é um dos livros mais legais que já li nos últimos tempos, apesar de ser trágico. Como a vida é, o que me fascina e me aflige, na mesma medida. Amigos, carnaval de 60, rio de janeiro, praia, festas regadas a álcool e drogas, mulheres, amores, sexo, ilusões, expectativas, frustração, frustração, frustração. Fernanda elaborou esses personagens com maestria! Retratou perfeitamente a cabeça e a conduta dos homens, ainda tão atual (que pena). A tragédia humana ali em personagens brutos, crus e selvagens. As mulheres dão o nome também, parecem frágeis, mas são fortalezas. A vida acontecendo ali, cada desejo negado, cada frustração aprofundada, amores que não amamos, amores que não vivemos, a ânsia de amar pessoas, casamento, ilusão, mais frustração, muitas ilusões. O fio da vida que vai ficando cada dia mais fino, o tempo, a morte, o fio que arrebenta subtamente, a tragédia do fim.

Luana 17/01/2024

Adorei a escrita da Fernanda Torres, bem fluída e sarcástica. A proposta de descrever o ápice da vida - cinco minutos finais - de alguns amigos é bem interessante. Recomendo a leitura:)