1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Rafael 14/02/2018

Trilogia sensacional
Mais uma indicação do podcast 30 minutos que gostei muito. Haruki Murakami escreveu uma trilogia misteriosa que prende o leitor do início ao fim.

Letícia 10/01/2018

Acima de tudo, uma história de amor
A narrativa é calma e fluída, mas o enredo traz mais perguntas do que respostas, de modo que, como Tengo reconheceu, deveria se acostumar a esta situação. Contudo, isso pode desagradar alguns leitores, imagino que muitos tenham cultivado a expectativa de entender os mistérios do mundo ficcional criado por Murakami. Por outro lado, o livro possui uma qualidade literária inquestionável e é uma experiência maravilhosa, recomendo demais a leitura.
Eu resenhei o primeiro livro da trilogia no meu blog, dá uma olhada lá ;)

site: https://desafiolivrospelomundo.wordpress.com/2017/03/22/japao-livro-3-1q84/

soso.anami 02/01/2018

Saindo da Cidade dos Gatos
O velho ditado popular "tudo que é bom dura pouco" pode ser facilmente aplicado aqui, no fim do terceiro e último livro da trilogia 1Q84.
Quando começamos a história de Aomame e Tengo, lá no volume 1, nem nos damos conta mas já nos encontrávamos embarcando na "cidade dos gatos" juntamente com os protagonistas. A diferença é, justamente, que para saírmos dela não nos é necessário subir uma escada de emergência de uma Rodovia Metropolitana nipônica congestionada (e ainda por cima calçando um par de saltos e com um conjunto de blazer e minissaia de Junko Shimada, rs).
O único aspecto negativo que consigo citar nesse último livro fantástico de Murakami é o fato de que muitas perguntas continuaram sem respostas, mesmo após o fim do enredo. Não sei se por objetivo do autor ou por preguiça, mas certamente não por falta de atenção. Nunca antes li uma escrita tão detalhada e que se importava tanto com cada personagem criado. É quase uma relação paternal.
Fiz questão de anotar em um bloco de notas todas as perguntas que, a meu ver, permaneceram sem respostas. Minha vontade é lotar a caixa eletrônica da secretária de Murakami com spams, até alguém me responder.
Mas, em suma, colocando em linhas gerais, "1Q84 - volume 3" foi tão poderoso e bem-escrito quanto os dois primeiros volumes da trilogia, e fico muito triste em ter de despedir-me de um universo tão maravilhosamente fantástico quanto esse. Vai ser difícil achar uma obra deste nível em minhas leituras futuras.

O próximo trem que sai da "cidade dos gatos" parte agora mesmo. Tome muito cuidado para não perdê-lo!

Iza 28/09/2017

Eu devo confessar que fiquei um tanto quanto decepcionada com esse final, esperava bem mais, considerando todo o andamento que a história teve nos dois primeiros livros. De qualquer forma, não me arrependo de ter lido. Apesar do final ter sido bem longe do que eu esperava, a história como um todo, e a própria narrativa do Murakami, valem demais a leitura.

Nina 26/08/2017

É o melhor livro da trilogia. Há porções em que a história fica enrolada e você tem a impressão de que não precisava ter tanto miolo no meio, mas nada demais. Achei o final satisfatório embora nem tudo seja explicado. Na verdade eu acho que não combina com a proposta do livro explicar tudo, tiraria a Kafkazidade da obra, então acho que o final foi ótimo.

Gabê 15/08/2017

Maravilhoso
"Se não consegue entender uma coisa sem receber explicações, significa que continuará não entendendo, apesar das explicações." - Livro 2, pg. 136.
Essa passagem é crucial para explicar o mar de descontentamento que vi aqui no Skoob. Por ser pop nas livrarias, Murakami acaba enganando quem está acostumado com a literatura fácil das explicações óbvias. Não quero parecer arrogante, não sou nem de longe. Mas me incomodou a postura das pessoas de sequer se perguntar porque o livro não estava fazendo sentido. Adorei os livros! A narrativa é de uma sensibilidade extrema. Uma história de amor belíssima em meio a um mundo onde as pessoas estão evidentemente perdidas. O autor tem muita coragem de tratar de temas muito pesados e consegue fazer isso de maneira bem cuidadosa. Apesar do diagnóstico de um mundo onde coisas muito ruins acontecem, Murakami consegue nos mostrar como ainda há esperança.

Achei simplesmente incrível. Me apaixonei pelos livros, recomendo a todos.

RomA.Fernandes 16/05/2017

Trilogia 1Q84
Há momentos na vida em que sentimos que entramos em outra vida, em que nossas percepções se alteram. Não por pretensão e autoatribuição, mas por descuido e aleatoriedade.
Entre tantas leituras metafóricas possíveis, a trilogia 1Q84 me parece ser um romance sobre o dilatamento do tempo e espaço dentro do ritmo cotidiano.
Enquanto, seguimos ou até nos esforçamos para seguir o fluxo habitual de nossa época, em outras ocasiões, talvez, fruto do acaso ou da criação poética ou da paixão etc., nos vemos em outro espaço-tempo, uma espécie de universo paralelo. E nesse outro universo, viver tem seus riscos, delírios e intensidade.
A narrativa de Murakami é simples, fluida e recheada de fantasias e breves referências musicais e literárias. Essas referências são as senhas para interpretação de suas obras. Sem tê-las em vista, seu romance parecerá uma escrita ingênua e sem sentido. Especificamente nesse livro, Proust e George Orwell nos ajudam a mirar o romance de Murakami por outra ótica.

Péricles 13/05/2017

Feliz 1Q84??
Muito bom!! Uma leitura envolvente, que foge do tradicional de forma inteligente, deixando um desejo por mais.
Mas, como todo ano tem seu fim, com 1Q84 não poderia ser diferente.

Mara.Sousa 05/04/2017

Fim da agonia rs rs
A trilogia toda é sensacional, incrível, única, é muita coisa ao mesmo tempo e vale a pena ir até o final.

LP 03/03/2017

Instigante
Ao iniciar 1Q84, o leitor pode se sentir intimidado por estar diante de uma trilogia. A extensão da obra, contudo, não deve servir para impedir ninguém de lê-la.

Isso porque a história se desenvolve em um ritmo adequado, com um estilo muito interessante de intercalações de cada capítulo com foco em determinada personagem.

A gama de personagens também é um atrativo. Conforme a leitura avança, novos elementos são inseridos na história. Ao final, Tengo e Aomame ocupam a mente do leitor, mas ao lado deles caminha toda uma trupe tão ou mais interessante que o casal principal.

Na minha visão, a história poderia ser condensada em dois volumes. Senti que o volume 3 quebrou negativamente o ritmo - mas essa, claro, é uma visão pessoal.

No geral, a leitura é imperdível. Da mesma forma que eu viajava para o Japão a cada página, imagino que você irá também. Tudo isso, fixado numa história com muitas surpresas e um final que deixa a imaginação vagando.

Phelipe Guilherme Maciel 09/01/2017

Um mundo onde pairam duas luas no céu.
Comecei a ler 1Q84 em 2015, com o livro 1. Em 2016 li o livro 2 e em 2017 li o terceiro livro. Este tem sido o meu livro de transição entre um ano e outro há 3 anos. Em todas as vezes, foi involuntário. Simplesmente comprava os livros nessa época e uma vez na estante, eles CHAMAVAM minha atenção e queriam ser lidos. Nunca consegui protelar a leitura.
1Q84 é uma distopia fantástica baseada em 1984 de George Orwell. A trama nos dois primeiros livros é contada pelas óticas intercaladas de Tengo e Aomami. No terceiro livro, ganhamos também a ótica de Ushikawa.
Em 1Q84, o tempo não é linear, não dá para saber exatamente em que local você está, apesar de tudo aparentar estar numa ordem própria. No texto, isso também ocorre algumas vezes. acontecimentos que afetam os 3 pontos de vista as vezes se mesclam em momentos diferentes e você se sente desapoiado temporalmente.
O Povo Pequenino é uma incógnita. Sakigake continua muito secreta. Aomami e Tengo apesar de juntos, ainda não sabem se estão no mundo regular ou num terceiro mundo.
Pensando em enredo, daria para crer que esta obra de Murakami ainda não está completa. Ainda poderia acontecer algo novo. Principalmente pelo ultimo ponto de vista de Ushikawa.
Não vou me prender em explicar o enredo, as tramas, pois isso é praticamente senso comum. Quem inicia a leitura de Murakami já está vacinado do que irá acontecer.

Posso dizer que Murakami é um poço de conhecimento. Penso que 1Q84 é um mundo psicológico de Aomami, alguns conceitos nos leva a crer nisto. A cultura pop, clássica e a filosofia se sintonizam nos livros, deixando-o extremamente rico. É um livro 5 estrelas. 10/10. Mas não espere muitas explicações.
Não espere fugas emocionantes, não espere batalhas pelo poder. Não espere o que você normalmente espera deste tipo de literatura, principalmente no livro 3. Murakami ignora o método mercadológico de fazer literatura que vende. E por isso é tão especial e diferente.

Boa sorte, entrar em 1Q84 e sair vivo, é provável, mas sair de 1Q84 da mesma forma que entrou, é impossível.
Ladyce 03/01/2019minha estante
Gostei muito da trilogia. Mas parei aqui para comentar, porque seu título me remeteu direto ao filme Melancolia, do Lars van Trier, onde há duas luas no céu. Você viu?

Phelipe Guilherme Maciel 22/10/2019minha estante
Ladyce, nao vi o filme, mas certamente vou procurar para assistir.

isa.dantas 27/10/2016

O ritmo se perde um pouco no terceiro livro. Não sei se Murakami acertou ao incluir um terceiro personagem como "protagonista" nesse volume. Ainda assim, como um todo, a trilogia é um belo tributo à 1984.

Guilherme Vieira 04/09/2016

Prepotência demais
Para a galerinha pseudo-intelectual que fica falando coisas do tipo "Vcs estão mto acostumados com literatura fácil!! Essa obra inteligente é recheada de metáforas para se pensar!"
Não há problema nenhum em ter muitas metáforas. "O Processo" do Kafka é puramente isso mas dá pra saber do que se trata e tirar suas conclusões. O mesmo para diversos do Kundera e do Saramgo. Eles usam metáforas mas se vc pega UMA dica deles, já saca sobre oq é o livro. O que não é o caso de 1Q84 em que o autor joga um monte de enigmas, não responde nada e se virem para achar as respostas! E são enigmas abstratos demais. Por exemplo, o livro pode tanto ser sobre a vingança feminina contra o machismo como a opressão de seitas religiosas... Ou até mesmo sobre a corrupção no mundo editorial. Ou sobre pessoas que só vivem para trabalhar. Não tem um norte. É tudo muito vago e abrangente.
E também outra. Acho uma baita prepotência essas obras (não só em livros, mas em filmes também) em que o autor escreve algo NON-SENSE para que as pessoas debatam depois. Algo do tipo "Fiquem aí debatendo sobre A MINHA OBRA pq ela é mto boa." Sinceramente... Sou do time que o autor tem que expor sua ideia e fim.
E outra. Ele, de fato, escreve mto bem. Assim como Victor Hugo, Alexandre Dumas... Mas isso não justifica a enrolação nas descrições.
Por fim, esse livro é tipo Donnie Darko. Ninguém entendeu; e quem diz que entende e fala que é uma obra-prima, é pq quer pagar de intelectual.
Gustavo 18/01/2017minha estante
"Se você não consegue entender alguma coisa sem receber explicações, significa que continuará não entendendo, apesar das explicações"
sr. kawana. ( pai de Tengo).