1Q84

Resenhas - 1Q84

Thiago Silva 31/05/2020

Final satisfatório, mas...
Breves considerações

- Da trilogia o primeiro livro é o melhor, Murakami traz uma proposta de história incrível, mas ao longo dos livros parece que ele se perde no desenvolvimento da história.

- Sakigake e o povo pequenino foram muito mal explorados, talvez a intenção do autor não era se aprofundar nisso, mas apenas criar uma realidade paralela diferente do convencional.

- Os capítulos do Ushikawa foram de longe os mais interessantes.

- Para quem é estudante de Psicologia como eu, vai gostar da referência que tem sobre Jung S2 e Pavlov (Aqui Murakami pegou no meu ponto fraco).

- Murakami e a velha mania de fazer o livro ficar interessante depois de 400 páginas.

- Komatsu, Eriko, Tamaru e a velha senhora só serviram de plano de fundo.

Num todo não é um livro ruim, mas também não chega a ser tão bom, o autor entrega um final satisfatório.
A trilogia num todo é mais ou menos, o autor traz uma proposta incrível para a história, no entanto, ao meu ver o universo criado foi mal desenvolvido e explorado.

Gabriel.Grilo 27/05/2020

Decepcionante
O pior volume da trilogia, final óbvio e sem graça, mistérios sem desfecho e muitas pontas soltas, sem falar que tem muita enrolação.
Silvio 05/06/2020minha estante
De pleno acordo!

Racestari 30/03/2020

Perfeito
A leitura flui de forma gostosa demais. Incomoda quando tem que incomodar e emociona sempre. Tengo e Aomame vão estar sempre comigo, por muito tempo.

Ana Paula 26/03/2020

A história é muito boa não merecia esse final tão fuen

JoAo.Belos 02/03/2020

Final do livro surpreende o leitor pela imprevisibilidade. A leitura dos três livros é agradável e a narrativa prende o leitor.

Nadine 10/11/2019

A sensação que eu tive da série é meio uma coisa que o pai do Tengo disse no segundo livro: se você não entendeu sozinho, o que faz achar que vai entender com alguém explicando?

Acho que no final das contas, o livro não é sobre respostas, não é sobre a gente conhecer sobre o Povo Pequenino ou sobre o mundo 1Q84, é sobre a jornada de duas pessoas e como elas tiveram que ir para outro mundo para conseguirem se encontrar, e, no final, não interessa as perguntas sem respostas ou as lacunas porque eles estão juntos e juntos vão ficar. O terceiro livro levanta um monte de questões e não vai responder porque no final das contas não interessa, o buraco já fechou, a jornada já acabou e quem tinha todas as respostas levou elas consigo.

Wilson 16/09/2019

Ótimo!!!
Ótimo desfecho para a trilogia 1q84. Livro gosto de ler, a leitura fui com a prosa do Murakami.

Carminha Pires 26/06/2019

Romance épico!
O terceiro livro. Finalmente chega ao fim.

Fim de todas as expectativas traçadas ao longo da história.

Fim que surpreende e me fascinou do começo ao fim.

Franc.Assis 28/04/2019

1Q84
1Q84 - Com elementos de literatura pop, onde não faltam referências (como um Q merchandising) a grandes marcas de diferentes seguimentos de empresas multi-nacionais. O autor nos oferece um tipo Q romance pós moderno com visitas à pscilogia junguiana e universos paralelos tratados de como Q ficção científica, trás também semelhanças com romances meio Q policiais. Desse emanharado surge uma obra que se não empolga nos faz passar algumas horas de uma Q espécie de diversão. Não chego a ficar arrependido de ter lido. Boa sorte a quem quiser se aventurar!

Aécio de Paula 10/02/2019

1Q84 - 3° volume
Um mundo onde pairam duas luas no céu do Japão. E como os personagens do livro viverão com isso. Este é o mundo criado pelo Haruki Murakami que me tornei fã do seu estilo de escrever. O livro é cheio de enigmas. Os personagens são bem trabalhados pelo autor. Mas da trilogia eu gostei mais do segundo volume. Desse terceiro esperei um final eletrizante, mas não foi. Recomendo a série.

leonel 05/12/2018minha estante
essa é a explicação mais lógica que eu já vi:
mas é em engRish.

06/12/2018minha estante
Caraca, achei bem interessante essa teoria de que 1Q84 seria o subconsciente do Tengo. Faz muito sentido! Principalmente a questão do cobrador da NHK. UAU!

leonel 07/12/2018minha estante
O hardboiled wonderland é mais ou menos isso só que ele deixa claro na história.

Biblioteca Álvaro Guerra 30/08/2018

Volume final da trilogia 1Q84. Em um ano próximo a 1984, dois personagens repletos de segredos e envolvidos em tramas obscuras tentam sair de uma realidade implacável: o mundo de 1Q84. No último volume da trilogia Haruki Murakami, os protagonistas Tengo e Aomame continuam presos ao mundo paralelo de 1Q84, ?onde coisas estranhas podem acontecer?. Eles precisam escapar não só dessa terrível realidade alternativa, em que duas luas pairam no céu, mas também da ameaça do chamado Povo Pequenino e de um sinistro grupo religioso em busca de um acerto de contas. E terão em seu encalço um implacável detetive, que se aproxima cada vez mais do esconderijo de Aomame, enquanto desvenda a real conexão entre ela e Tengo. Conforme 1Q84 caminha para uma resolução, acompanhamos o incerto destino se fechar ao redor deles. Aomame e Tengo não sabem se finalmente irão se encontrar, ou se serão encontrados antes. Com milhões de exemplares vendidos no mundo e uma legião de fãs, 1Q84 é um romance cosmopolita. Entre as referências, Murakami rememora George Orwell, a música ocidental e elementos da cultura pop. Ao costurar trechos de suspense, violência e distopia com momentos de nostalgia, amor e união, o escritor japonês alcança na trilogia o ápice de sua criatividade literária.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-7962-264-9

Fatima.Aparecida 31/05/2018

Ma-ra-vi-lho-so
Para quem ama uma boa história é uma história bem contada. Para quem quer uma leitura q o tire desta realidade e o surpreenda. Para quem quer sair do lugar comum!

Fabio Shiva 18/02/2018

maratona
Desde que li o autobiográfico “Do Que Eu Falo Quando Eu Falo De Corrida”, no ano passado, fiquei curiosíssimo para ler alguma obra ficcional de Murakami. Por isso foi de uma escandalosa abundância o Universo ter me presenteado, através do querido amigo Carlinhos Santos da Silva, justamente com a mais aclamada ficção de Murakami, “1Q84”.

Não se trata de uma trilogia, mas de uma única história, com cerca de 1.000 páginas, dividida em três volumes. Li os dois primeiros volumes com atenção quase que exclusiva (coisa rara para mim, que geralmente leio três livros ao mesmo tempo). Acabei ficando um pouco cansado do estilo, e intercalei com “São Bernardo” de Graciliano Ramos, que curiosamente é o mais perfeito oposto que posso imaginar para “1Q84”. E agora por fim termino a leitura do terceiro volume, com muita gratidão por essa leitura e a sensação de que é muito difícil definir ou delimitar a obra de Murakami.

A história de “1Q84”, ao meu ver, é uma típica história japonesa de amor, bem no estilo de “Musashi” de Eiji Yoshikawa, com muitos desencontros e frustrações. A originalidade de Murakami é situar o romance de Aomame e Tengo no mundo paralelo de 1Q84, onde existem duas luas no céu e um Povo Pequenino usa e abusa da magia em rituais secretos. Então existe um toque de suspense, de ficção científica (ou realismo fantástico) e até um sutil senso de humor.

Não gostei muito das contínuas repetições, bem ao gosto dos mangás e animes (mas que não me parece ser uma característica da literatura japonesa em si, pois o já citado “Musashi”, cujas mais de 1.700 páginas li duas vezes com grande entusiasmo, não incorre nesse tipo de repetição, apesar de ter sido publicado originalmente como folhetim). Em alguns trechos achei a prosa bem nefelibata, e se não soubesse se tratar de um autor consagrado, teria considerado como erros decorrentes de inexperiência. Mas como foi Murakami que escreveu, talvez eu é que não tenha captado a mensagem.

Por outro lado, gostei imensamente do rico universo imaginário do autor, principalmente quando comecei a lê-lo como se fosse poesia, e não prosa: foi como se uma porta secreta se abrisse e revelasse (não por acaso) novos mundos. E Murakami também tem algumas frases que fazem a gente refletir e crescer, como por exemplo:

“Um escritor só se aperfeiçoa com o ato contínuo de escrever.”
“O corpo é um santuário (...) independentemente do que se cultue nele”.
“As pessoas que não sabem pensar são justamente as que não sabem escutar o que os outros têm a dizer.”
“Se você fizer algo incomum, não importa o que seja, alguém sempre vai ficar bravo.”

Gratidão!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio