Enfeitiçadas

Enfeitiçadas Jessica Spotswood

Resenhas - Enfeitiçadas

Robson 05/02/2014

Uma ótima premissa, um péssimo desenvolvimento
Coitada das bruxas, elas não tem dado tanta sorte assim, ultimamente todos os livros de Bruxas que eu pego ou a personagem é chata, ou a história é chata, ou é tudo junto e misturado que no final fica ruim, e aqui não foi diferente... eu e o Robson do Perdido em Palavras lemos em conjunto e achamos que as bruxas merecem mais...

Pois é, concordo com tudo que a Andy disse. O livro nos promete uma aventura repleta de magia, mistério e uma provável guerra entre a sociedade e as bruxas, mas ao contrário disso, li apenas incontáveis mimimis da personagem principal e seu dilema para arrumar um casamento e proteger suas irmãs.

O plot era bacana, mas colocar três protagonistas boas é difícil, quando a gente consegue uma já devemos dar graças a Deus, e aqui a protagonista é a Cate, ela tadinha, precisava mesmo era de um homem, nossa, que guria amargurada com a vida e que irritava as irmãs, tudo não pode, tudo ela grita, ela simplesmente não cativa. Suas irmãs – Maura e Tess, vão quase pelo menos ritmo, acho que das três só salvamos mesmo a Tess, ela é aquela que é observadora e apesar de ser a mais nova, era a mais sensata delas. Porque ela não foi a protagonista? Por quê?

As personagens do livro não ajudam em nada, exceto em alguns momentos de glória em que elas começam a caminhar e a questionar tudo aquilo a sua volta. Mas isso não dura muito, da mesma maneira rápida que a autora desperta esses lampejos nas personagens, ela desanda tornando tudo monótono e irritante. Assim como a Andy, as duas irmãs mais velhas não me agradaram em nada, creio que se Tess fosse a protagonista, as coisas fluiriam melhor.

A autora deu uma vacilada com a questão de localização de datas, aliás no inicio do livro a gente não sabe exatamente em que ano estamos, a autora não comenta e fica com a fala de Nova Londres para lá e para cá... teve momentos que pensei que poderia ser distopia, afinal essa coisa de Nova na frente sempre remete à isso, mas com bruxas e as vestimentas, entendi que era no passado, mas o jeito que a autora falou de outros países como Dubai e outros destinos exóticos, até porque sabemos que no lado Oriental do mundo as mulheres são desvalorizadas e não podem muitas coisas, e a autora colocou como se elas pudessem tudo. Aceitaria se fosse no futuro, mas no passado ficou forçado...

Exatamente!! Essa coisa de ser um “romance histórico” não funcionou, pois a autora cria um governo opressor, com inúmeras características distópicas e acaba se perdendo nessa coisa de tempo. Ela se contradiz com os padrões da época, incluindo coisas que só vieram acontecer recentemente.

A história tem uma narrativa que se arrasta, o enredo não flui, é como se você lesse, lesse e não saísse do lugar, é muito blábláblá por parte da protagonista e um detalhe mega feio, como a narrativa é em primeira pessoa, a gente só ‘enxerga’ pelos olhos da protagonista e a mesma não conta nada das coisas, ela cita nomes de outras meninas que são jogados, só depois de algum tempo que ela volta e diz que são primas, rivais ou afins... falar nome de personagem só por falar não nos ajuda em nada para entender a história.

A autora dá voltas e mais voltas em sua narrativa, enchendo páginas e mais páginas com coisas desnecessárias e que não acrescentam nada à história. Em raros momentos a autora se liga ao real foco da história e nos dá algumas poucas informações sobre o que está acontecendo, como as coisas vão ser e qual o grande mistério que envolve as três irmãs. A autora diz ter escrito um livro de bruxas, mas a magia raramente nos dá o ar da graça, na maior parte do tempo só existe a questão da tal cerimonia de intenção e a proteção das irmãs.

O clima vem mais do mesmo o livro inteiro, o único capitulo que temos um giro é o 10, lá temos algumas revelações mega importantes e diferentes, inclusive eu pensei que depois desse capítulo pudesse ter um novo rumo, mas nada... voltou a ser a mesma coisa, a mesma coisa chata e arrastada.

Como eu já havia dito, a autora lança alguns lampejos de esperança de que a história irá começar a fluir, mas isso não dura muito tempo. No capítulo 10 (o mais interessante) temos bastante revelações e coisas que realmente importam para a história. 5 capítulos antes de terminar o livro a autora começa a lançar informações e mais informações sobre o enredo, tornando tudo muito óbvio, mas creio que isso tenha dado um up no livro.

O gancho para o segundo livro foi bem esperado, depois do capítulo 10 (a revelação) e com a tal profecia a gente começa a entender que realmente as irmãs da profecia são as três e até sabemos quem vai brigar com quem.

O cliffhanger deixado pela autora é muito bom, apesar de deixar tudo muito óbvio sobre o segundo livro. Como disse acima, ela começa a jogar tudo em nossa cara, mas de uma maneira que deixa as coisas bem claras. Eu definitivamente esperava muito desse livro, mas acabei me decepcionando bastante com ele.

Uma pena o livro ter perdido o seu potencial, como dito antes, ele tinha um ótimo plot, tudo para ser ‘O’ livro de bruxas, mas muitos erros e o pior, uma narrativa fraca e arrastada não ajuda muito. Pensando seriamente se lerei o livro 2, vou ver o que acontece para decidir.

Os livros sobre bruxas estão em falta no mercado editorial, são poucos publicados e raros os realmente bons. Esse é mais um, onde a autora tinha uma premissa ótima em mãos, mas acabou desenvolvendo-a de forma muito errada, através de uma narrativa seca e mecânica, impossibilitando a conexão leitor/personagem. Que fique claro aqui que sou um amante incondicional de bruxas e com certeza lerei Amaldiçoadas apenas por isso.

site: http://www.perdidoempalavras.com/resenha/resenha-dupla-enfeiticadas-cronicas-das-irmas-bruxas-1-jessica-spotswood/

Wattlari 10/10/2021

Relendo depois de 7 anos
Tenho esse livro a bastante tempo e nunca tinha terminado a trilogia, então resolvi reler o primeiro para continuar, confesso que a história é um pouco parada porém tem seu potencial. Aguardo ansiosa pelos próximos acontecimentos do enredo

Gabyh 31/03/2019

"- Bom, talvez não esteja sabendo que vocês, meninas, estão ficando faladas."

Sabe aquela história clássica de garotas que têm um pai ausente, perdem a mãe e a irmã mais velha se sente responsável por cuidar das outras? Pois é, isso é bem visível nesse livro, e faz com que o início seja bem cansativo, mas isso acontece até o livro achar o rumo e aí a história muda completamente e se torna bem interessante.

Cate, Maura e Tess são bruxas - provavelmente as poderosas bruxas citadas em uma profecia -, em uma cidade onde qualquer suspeita de bruxaria pode fazer com que elas sejam presas, depois da morte da mãe, Cate sempre teve o cuidado com as irmãs para que ninguém suspeitasse delas, mas existe um problema, uma nova governanta e com isso mais olhos pela casa afim de vigiar as garotas, e como se não bastasse a governanta é bem diferente do que as garotas esperavam, além dessa presença acabar mudando-as um pouco, não seriam mais as garotas com vestidos simples, a governanta talvez seja a última opção para fazer com que as irmãs sejam vistas com bons olhos pela cidade.

Esse livro apresenta personagens bem construídos e com características bem diferentes entre si, tornando fácil para o leitor desenvolver uma relação de amor e ódio com muitos deles. A história se desenvolve de forma simples, sem atropelar fatos ou fazer com que as coisas se materializem, te fazendo entender o dia a dia da protagonista e suas irmãs, assim como nos faz entender o motivo de Cate levar tão a sério a promessa feita a mãe, mesmo que tenha vontade de aprender cada vez mais sobre o que está acontecendo e como pode encontrar uma solução que garanta a segurança de suas irmãs.

No final do livro temos uma reviravolta incrível, e ficamos presos à pergunta "o que vai acontecer agora?", ao menos até nos deixarmos envolver novamente pelas irmãs Cahill.

Katleen 30/10/2021

É meu primeiro livro sobre bruxas, já tenho esse livro faz alguns anos mas agora que peguei pra ler ele. Eu amei, é um tiquinho parado em comparação a outros livros que gosto, mas consegue te deixar com vontade de continuar lendo pra descobrir o que acontece.

maumau. 14/05/2022

Cativante
Um livro incrível onde os detalhes brotam na nossa imaginação como se tivéssemos vivenciado aquela experiência.
Sempre irei amar Tess, a caçula, pelo seu fascínio em literatura.

LUNII 23/01/2019

Interessante!
Eu li esse livro por indicação de uma youtuber e não achei que fosse gostar tanto, a capa e a sinopse são bem simples. Porém acabei me surpreendendo por uma história muito empolgante e bem construída.
Cate é a irmão mais velha de 3 irmãs, após a morte da mãe, ela fica responsável pelas suas irmãs, todas bruxas vivendo em uma sociedade em que a caça as bruxas ainda continua.
O jeito que Cate se relaciona com suas irmãs é muito bonito, cada uma com sua personalidade e gosto. Eu achei legal como cade personalidade é bem construída e todas as atitudes que eles tomam são aceitáveis.
Me surpreendi também pela ambientação criada, que me parece uma coisa bem distópica relacionada com bruxas. Pra mim, um dos maiores pontos, já que ultimamente tenho lido livros desse jeito, que é mais do clichê q rodeia a distopia.
Recomendo demais!
Ansiosa pela continuação.

Christie.V 29/10/2022

Livros legais
Essa trilogia vai girar em torno da história de três irmãs bruxas tendo que esconder seus poderes ao mesmo tempo que lidar com uma profecia e com os conflitos e sentimentos existentes na relação entre irmãs. E para ambientar, a história se passa antigamente, um tempo depois da época de queimar bruxa nas fogueiras.

A trilogia como um todo é legal de ler, me lembrou os tipos de livro que eu lia quando tinha 15 anos. Confesso que que existiram alguns pontos no segundo e terceiro livro que não vi muito sentido, mas ok, nada que seja o fim do mundo kk. Percebo que, conforme eu fico mais velha, estou realmente mudando aos poucos meu gosto literário... fantasias mais adolescentes não estão me agradando tanto quanto antes...

Isa 09/09/2022

Amei a proposta e tô morrendo de dó que o finn ficou daquele jeito
Mas o negócio é: gente apaixonada faz muita merda kkkkk

Rayane270 15/12/2022

Enfeitiçadas
As personagens são legais e a ideia da história é boa porém achei muito arrastado e repetitivo, cheguei no final e parecia que ainda tava no começo, não tem nenhum acontecimento interessante de verdade.

Ehkew 31/08/2022

A história é bem legal, te deixa curiosa e tem algumas reviravoltas. Um romance de leve e traição iminente. Mostra uma sociedade onde as mulheres são oprimidas e devem se esconder o máximo possível para não serem pegas como bruxas, enquanto os homens comentem delitos que são encobertos pois eles simplesmente são homens e possuem poder. As personagens são legais também. Li alguns capítulos quando mais nova e amei, agora já não é tanto o meu gosto.

TamiresCipriano 28/01/2014

#1- Enfeitiçadas
Nem sei como começar... A leitura inicialmente parecia que seria chata, mas passando do terceiro capítulo não consegui deixar de "devorar" o livro.

Estava de olho desde quando fiquei sabendo de seu lançamento, sem dúvidas já era escolhido para a próxima leitura...

Cate de 16 anos, Maura de 14 anos e Tess de 12 anos são bruxas, assim como sua mãe, Anna.

No tempo que se passa no livro, século XIX, as mulheres deveriam ser submissas aos homens, serem a menos intelectuais possíveis, não darem ordem e ainda aos dezessete anos teriam que já ter alguém para se casar, caso não fizessem, os irmãos fariam, escolheriam um marido para as meninas, mas, tinha outra alternativa... Fazer parte da irmandade.

Como citei acima, Cate era a mais velha e faltava pouco para completar dezessete anos, tinha Paul que a amava.
Desde que sua mãe morreu, Cate atende ao pedido de sua mãe de cuidar dela e de suas irmãs, mas as meninas não são fáceis... Mesmo sabendo que se descobrirem que elas são bruxas, costumam fazer magia e Cate tem medo por elas.

Vale lembrar que se os irmãos desconfiarem que sejam bruxas, acusam e levam para o hospício de Harwood, outras vezes é enforcada e até queimada quando se é acusada de bruxaria.

Depois de Cate encontrar o diário de sua mãe, encontra também, sua maior preocupação... No diário descobre que três bruxas e irmãs, são as bruxas que podem suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo terror. Uma das bruxas que tem o dom da magia mental será a mais poderosa delas...

"Antes de o grande templo de Nova Londres cair, o oráculo anunciou uma última profecia. Ela previu que, antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará à idade adulta, todas as bruxas. Uma delas que terá o dom da magia mental, será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: Ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou o segundo terror." Pág 74

Como disse, acho que é a primeira série depois de Harry Potter que me apaixonei, quero continuar e saber no que vai dar.
Cate é indecisa, conhece Finn e se apaixona por ele, mas ainda tem Paul, seu amigo de infância que a ama e pediu em casamento, um triângulo amoroso sem duvida, se forma.

Fiquei confusa com Cate, sei que ela foi designada a cuidar de suas irmãs depois que a mãe morreu, mas nunca imaginei que ela pensasse demais nelas do que em si mesmo, ainda mais sabendo que das três ela tem o dom da magia mental.
Quando seu pai viaja novamente, deixa Elena em responsabilidade de cuidar delas e a transformarem em moças adeptas a sociedade, mas Elena esconde muito mais do que as meninas imaginam.
Além de tudo, tem a tia das meninas, Zara, que foi presa, mas misteriosamente conseguiu mandar um bilhete para Cate avisando que era para encontra o diário de sua mãe e que corria grande perigo.

Ao fim Cate teve uma decisão que desapontou, foi uma reviravolta que nem imaginava, quando tudo era para ter dado certo...

Maura é a mais chata das irmãs, não gostei dela desde o princípio, para quem leu sabe que eu torço para ela ser a irmã que... Bem, quem leu sabe e quem vai ler saberá.
A Tess é fofa, consegue fazer os encantos com a mente e aprende rápido, aparece pouco mas ao fim percebi que ganhará grande papel no próximo livro.

A editora arrasou na edição... A capa é bem trabalhada, percebi que representa a personagem Cate no jardim que ela adora cuidar. As fontes são de um tamanho excelente em folhas amareladas e os capítulos são razoáveis, nem extensos e nem curtos.

O livro é ótimo, a narrativa te prende com vontade louca de saber como terminará.
Livro "devorado" em apenas dois dias.

Estou doida para já ler o próximo livro da série: As crônicas das irmãs bruxas, Amaldiçoadas.

Saibam mais no blog:

site: http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/2014/01/resenha-enfeiticadas.html

Thais 25/03/2014

Além de ter um tema que me atrai bastante, 'Enfeitiçadas' foi paixão a primeira vista, já que esta capa é muito mais linda pessoalmente. Quando o livro chegou aqui em casa eu fiz questão de passa-lo na frente de toda a minha lista de espera, porém a leitura acabou sendo mais lenta do que eu esperava.

Cate é uma jovem de dezesseis anos que desde pequena descobriu o dom da magia, desde então ela foi orientada por sua mãe a não praticar nenhum tipo de feitiço, caso contrario seria acusada de bruxaria pelos 'Irmãos'. Eles nada mais são do que homens religiosos que agem como a lei em Chatham, tendo voz ativa para enviar qualquer garota suspeita de bruxaria para o hospício de Harwood, o navio-prisão ou até mesmo a morte.

A mãe de Cate teve a saúde bem debilitada após o seu ultimo parto, e isso a levou a morte, deixando sobre Cate a responsabilidade de ajudar a criar, educar e orientar suas irmãs, Maura e Tess, que também são bruxas. Tudo seguia bem até Cate encontrar um antigo diário da sua mãe, lá ela dizia que provavelmente as garotas eram as três bruxas da seguinte profecia: "Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. "

Como se isso não fosse pouco uma nova governanta foi contratada para ensinar bons modos as meninas, já que em Chatam, numa certa idade, as garotas devem anunciar em uma missa suas intenções: se casar ou se juntar a Irmandade. Mas Cate está certa de que a função desta governanta vai bem mais além do que ensinar boas maneiras, e ela lutará com toda suas forças para proteger suas irmãs deste perigo.

Como podem ver a premissa de 'Enfeitiçadas' não deixa a desejar, sem falar que para quem não dispensa uma pitada de romance a estória ainda conta com um triângulo amoroso e alguns amores proibidos. Seu único pecado foi a forma lenta e arrastada com que a autora conduziu o desenvolver da trama. Então se preparem para sentir bastante tédio - ou sono (principalmente se como eu, você também lê de noite) - em quase metade desta leitura, pois o tão esperado clímax só surge mesmo na reta final do livro.

'Enfeitiçadas' é o primeiro livro da trilogia 'As Crônicas das Irmãs Bruxas', que pelo que eu vi falar irá focar em uma irmã diferente a cada volume. Minha dica é para que não se deixem enfeitiçar pela capa, esperando uma história incrível envolvendo bruxas, pois esse é o tipico primeiro livro de série, onde os personagens e fatos nos são apresentados, deixando toda a expectativa na sequência. Eu mesmo ainda tenho dúvida sobre se vale a pena investir em 'Amaldiçoadas', mas se teve uma coisa que Jessica Spotswood conseguiu aguçar, foi a minha curiosidade quanto ao destino destas três irmãs mediante a segunda parte da profecia (sim existe uma segunda parte!). A principio, esse seria o grande motivo pelo qual eu daria uma nova chance a narrativa da autora.

No meu blog: http://amigadaleitora.blogspot.com.br/2014/03/resenha-enfeiticadas-as-cronicas-das.html