Foco

Foco Daniel Goleman

Resenhas - Foco

Luis 22/06/2014

Nosso mundo desfocado e desatento.
Daniel Goleman entrou para as listas de best sellers em 1996, ao publicar Inteligência Emocional. Desde então, com variações sobre o mesmo tema, o psicólogo e jornalista vem emplacando títulos em sequência que , via de regra, viraram leitura da moda nos círculos corporativos de RH.
Confesso que o tipo de literatura promovido por Daniel, perigosamente próximo da autoajuda, nunca me entusiasmou muito, até que li uma citação favorável de um intelectual que eu respeito e admiro : O bravo Zuenir Ventura. Em sua coluna no Globo, Mestre Zu, discorrendo a respeito das distrações do mundo moderno, mencionava a mais recente obra do americano. Foi o suficiente para aguçar a minha curiosidade.
Foco- A atenção e seu papel fundamental para o sucesso (Objetiva, 2014) cai como uma luva nesses tempos de agitação digital, em que nossa atenção se fragmenta entre smartphones, tablets, laptops, smart TV´s, vídeos games e toda a parafernália que configura a contemporaneidade. É cada vez mais desafiador, sobretudo para as novas gerações, desde cedo imersas nessa lógica, ter momentos verdadeiros de atenção e foco total na atividade em que se está envolvido, seja ela de labor ou diversão. Discutir essa tendência e apontar as fragilidades decorrentes é o propósito de Goleman nesse volume e o autor não decepciona.
Com 21 pequenos capítulos divididos em 7 partes, Foco muitas vezes não foge dos manjados clichês do vocabulário empresarial. Apesar desse senão e de eventuais conselhos que teimam em dar uma aura de manual a boa parte das obras do gênero ( o que, a meu ver, só enfraquece o texto), o debate proposto pelo psicólogo é válido, sobretudo quando se debruça sobre as questões que envolvem o impacto da falta de foco na produtividade e na liderança. Nesse último quesito, o autor não se furta a criticar a avalanche de dados, muitas vezes inúteis, que prejudicam a análise aprofundada de um determinado cenário e levam muitas vezes a erros na tomada de decisão. Para Goleman, o líder, além de todas as suas responsabilidades para com a equipe, clientes, acionistas e sociedade em geral, deve, antes de qualquer coisa, ter a sensibilidade de identificar na selva caótica de informações, aquelas que efetivamente são relevantes para o seu negócio e devotar a atenção devida. Em outras palavras, ter foco. Quem tem um mínimo de experiência no atual ambiente corporativo, há de concordar com a tese.
O livro traz também uma importante desmitificação a respeito do conceito de multitarefa. Segundo Goleman, o fato é que a atenção é monogâmica. Não tem outros parceiros. O que acontece muitas vezes, é que ao alternarmos de uma ação à outra, desviamos o nosso foco de maneira extremamente rápida, mas no momento de cada atividade, a atenção reside unicamente sobre ela. Logo, aquele motorista que dirige enquanto falar ao celular, se realmente estiver falando ao celular, não está pois dirigindo.
A vida social também sofre com as distrações. Não é incomum que, por exemplo, um grande número de pessoas , mesmo na presença de inúmeras outras à mesa, insistam em almoçar dialogando com seus telefones celulares num frenesi de mensagens e atualizações intermitentes, ignorando a presença física de quem quer que seja. O foco no outro, o ouvir na acepção do verbo ( e não simplesmente escutar) são fatores primordiais na construção das relações pessoais em todos os níveis. Suscitar essa reflexão é o grande gol do livro.
22/06/2014minha estante
Parabéns Luis! vc é muito habilidoso coma as palavras. Resenha brilhante!

Luis 22/06/2014minha estante
Obrigado Sú.

Marta Skoober 22/10/2014minha estante
Sú está certa!

Cesar Marcondes 24/04/2015minha estante
Obrigado pela resenha.

Mitsuo 01/01/2016minha estante
Muito bom, Luis!
Um ótimo livro ainda sobre essa temática é "A Geração Superficial: o que a internet está fazendo com os nossos cérebros" de Nicholas Carr

Patresio.Camilo 13/11/2015

Daniel Goleman, dispensa apresentações. Grande, autor, pensador, escritor e por ai vai.
Quando vi seu novo livro em português, fiquei mais que empolgado, apesar que o subtítulo da edição brasileira dava mais a entender que parecia um daqueles livros de auto-ajuda.
Confesso que o título deve ser Foco, porque é bem necessário focar para terminar a leitura, que pelo menos para mim variou entre sofrível a ruim.
O livro mais parece uma vontade do autor de mostrar seu intelecto, as grandes instituições que ele trabalhou, personalidades que ele conhece.
Também pode existir o fator de eu ser muito burro e não ter pegado o fio da meada do livro (porém acho pouco provável).
Gostaria de deixar claro que está é a minha opinião, e espero sinceramente que outras pessoas leiam o livro e discordem de mim, e possam dar uma nota melhor ao livro.
Um grande abraço a todos.
Patrésio
Mateus 28/11/2015minha estante
foi bom o livro?

Patresio.Camilo 29/11/2015minha estante
Eu não gostei Mateus.... Mas como disse, sempre espero uma opinião contrária à minha...

Mateus 29/11/2015minha estante
Kkkk sacanage.. esperava achar uma solução

Patresio.Camilo 29/11/2015minha estante
kkk na boa, melhor tentar com sua psicóloga. To quase indo numa para tentar me ajudar nesse tal do Foco... rs

egberto.sousa.9 22/04/2016minha estante
Patresio, estou gostando sim do livro. Porém é um pouco massante. E acredito que as vezes, muito técnico. Acaba viajando muito e a minha mente também, kkkkkkkk. Mas, de certo modo, tô gostando.

Amanda 05/05/2022minha estante
Eu tô custando a ler. Achando tão cansativo que não consigo concentrar.

Daniel.Miranda 03/06/2022minha estante
Que resenha sensacional. Exatamente isso que percebi ao ler este livro na faculdade.

Amanda 06/06/2022minha estante
Eu desisti.

Retribunal 22/06/2015

Decepcionante
Se você está com este livro em mãos, é sinal que não tem foco, que tem dificuldade de se concentrar, que precisa de uma leitura simples e objetiva. Só que por ironia este é um livro extremamente cansativo, com muita enrolação. Eu não quero saber como minhas conexões neurais funcionam, quero algo prático, direto, rápido. Técnicas, truques, dicas... É um livro para pesquisadores, mas o vendem como autoajuda. Joguei dinheiro fora.
Guto 29/06/2015minha estante
Qual para foco você recomenda então, Randley?

artur.assis.3 06/10/2015minha estante
Livro muito bom e muito interessante! É verdade que este não é um livro cheio de técnicas e truques para aplicação no dia-a-dia, fato que não diminui seu valor. A teoria é muito importante para que o indivíduo possa ter uma visão geral sobre o assunto! Acredite: enquanto o indivíduo não entender a importância do foco, ele não vai ter motivação suficiente para ficar aplicando técnicas e mais técnicas. Além disso, dizer que o livro não possui aplicação prática é exagero e muita falta de vontade de se esforçar um pouco para extrair do livro tais aplicações práticas. Outro ponto importante: o livro não é de ficção, mas também não é tão complexo quanto pareceu em seu comentário! É um livro que, apesar do conteúdo, consegue manter certa simplicidade. Não é cansativo para quem realmente se interessa pelo assunto.

Leonardo.Garcia 21/03/2018minha estante
Realmente, livro muito chato! Muito, mas muuuuuuuuuuuuito chato!

04/10/2018

Bastante enfadonho
Levei mais de um ano para terminar esse livro pois não conseguia focar nele. Irônico. Cheguei até ele por ser apaixonada por outro livro do autor - Inteligência Emocional, porém estou desapontada. É um livro bastante difícil. A leitura não é fluida, falta continuidade entre uma ideia e outra, como se o proprio autor estivesse com dificuldades em manter o foco da ideia específica. Parece ter sido escrito para profissionais da área, utilizando de um detalhamento biológico e neurológico que na minha opinião poderia ter sido simplificado. É demasiadamente maçante. Terminei por teimosia, mas não recomendo. A menos que seja uma área que você atue ou estude.
Carol 27/10/2018minha estante
Tive a mês mal sensação. Me pareceu que bem o autor teve foco para manter a linha de raciocínio. Triste.

PedroGalinatti 06/04/2020minha estante
Melhor comentário.

Denilson Diniz 26/11/2021

Gostei, mas...
Preciso nesse momento ter foco no que irei dizer até porque o "foco" que "aprendi" conforme o passar da leitura me deixou mais vago ou mais perdido que sei lá o que rsrsrs.
O livro é bom até certo ponto, tem boas frases que dá gosto de ler e até mesmo praticar (essa tem que ser a intenção em qualquer leitura de produtividade, levar a prática o que se aprendeu etc, etc...).
Fiquei com a sensação de "[*****], esse livro não acaba?" o cara saí do foco pra cacete com assuntos nada haver, usando apenas a palavra "foco" pra enganar o leitor...
Enfim, foi uma leitura frustante, espero não pegar outro livro ruim desse autor.
°Patt~Siilva° 26/11/2021minha estante
Bom saber que não é tuuuuudo isso, né?! ?

Denilson Diniz 26/11/2021minha estante
uma pena né, tinha tudo pra ser um livraço mas é só ladeiras abaixo rsrs

Jamil 13/07/2016

Interessante
O livro é interessante e vale a leitura. A primeira metade é bastante precisa, aponta dados da importância do foco no dia a dia e discorre longamente sobre algumas dicas que podemos seguir para melhor o desempenho em busca do sucesso (profissional, pessoal, etc).

Já a segunda parte, senti que o Autor tentou abrir muito o tema de seu livro e acabou se perdendo um pouco, fugindo bastante da importância do foco para o cérebro. Confesso que a leitura dessa metade final demorou mais que o dobro do que levei para a primeira metade.

De qualquer forma, a leitura já é bastante válida .
Carlos.Ramirez 07/04/2017minha estante
Comigo foi a mesma coisa, a metade final demorou mais que o dobro do que levei para a primeira metade. Mas ainda assim gostei muito do livro, leitura muito válida.

whatever 23/10/2017minha estante
Realmente. Sem falar que ele mistura as vezes os temas dos outros dois livros dele, Inteligência Emocional e Inteligência Ecológica. Eu achei o livro meio bagunçado, você tá na primeira metade falando sobre a "anatomia da atenção", focando nos aspectos biológicos, e de repente ele tá falando sobre autoconhecimento, empatia, contexto, e depois pula para liderança (WTF?). Faltou também ele explicar no começo do livro como ele dividiu os tópicos, isso ajuda a manter o foco. Enfim, pra mim, cerca de trinta a quarenta por cento do livro é útil.

Nicole Chaves 20/02/2022

A maior habilidade do séculos XXI
Em um mundo que cada vez mais a concentração é escassa, o livro mostra por meio de estudos psicológicos como o foco e atenção plena são fundamentais para a sociedade e a felicidade individual. É um excelente livro para entender melhor a mente e a importância de continuar domando as distrações para focar no que realmente importa ?
Rafael Kerr 20/02/2022minha estante

Karoucruz 22/04/2021

Vários assuntos importantes
Um livro excelente. Termos técnicos. Experiências científicas.
Fala de atenção, dispersão, divagação, liderança, entre outros relacionados ao cérebro.

Mas uma parte ficou marcada em meu coração.
O autor fala sobre o poder da presença das pessoas em nossa vida. Ele fala da importância que nosso cérebro carrega em perceber a presença física das pessoas, e como isso alivia dores.
E me fez refletir, às vezes ficamos na dúvida em ficar perto de pessoas mesmo que em silêncio. Mas o simples fato de ficar perto delas, altera o sistema das pessoas. Me fez lembrar mais uma vez que somos seres relacionais. Amamos a presença das pessoas em nossas vidas. Lembrei também de quando as pessoas estão de luto, nossa presença é importante, por mais que não tenhamos nada a falar, nossa presença silenciosa já fará diferença.
As pessoas amam receber atenção e saber que estamos ao Lado delas mesmo em silêncio.
Nossa presença é importante e não nos atentamos a isso. ???
Tataa 22/04/2021minha estante
Ameiiiii

Clarice Adalgiz 20/01/2015

bom, mas não é bem o que se espera
O subtítulo do livro da impressão de ser um trabalho voltado para a autoajuda, mas o texto está mais para estudo científico. É bom,mas às vezes perde o foco em exemplos e narrativas de vida desnecessário. Os últimos capítulos falam sobre a atenção voltada para a liderança de forma interessante. Vale a leitura.
Alberto 12/02/2015minha estante
Excelente resenha do Luis, mas partilho de sua opinião também - passando da metade do livro estou me interessando mais.

Luan Poppe 20/01/2015

Então, comprei este livro junto com alguns outros que resolvi ler nessas minhas férias pra tentar tornar minha bagunça mais organizada neste ano, já que o início de minha faculdade no ano passado foi um pouco conturbado. Comprei este livro com a ideia de que ele poderia me ajudar a me tornar uma pessoa mais focada para realizar as tarefas que eu quisesse. Como já tinha lido e gostado de outro livro do mesmo autor, Inteligência Emocional, achei que fosse gostar bastante deste livro. No fim das contas, achei este livro.. apenas bom. Mas, infelizmente, muito abaixo de minhas expectativas. Esperava que esse livro fosse ter uma pegada um pouco mais prática do que o Inteligência Emocional, mas ao decorrer da leitura, percebi que não era o caso. Mas o livro também tem suas vantagens. Ele é muito bom como um livro que contém informações da mente humana em relação ao foco, cheio de dados interessantes sobre o assunto. Porém, como comecei a ler esperando outra coisa, me decepcionei um pouco. Eu diria que vale a pena ler este livro quem estiver interessado em conhecer mais sobre como nossa mente foca nas coisas, e como saber focar na coisa certa na hora certa é importante na nossa vida. Na minha visão, este livro pode servir como um bom complemento para quem procura focar mais sua vida, mas não como o livro principal que, talvez, pudesse ser o ponto de virada.
Gabriel 30/03/2015minha estante
Luan, ainda não li esse livro, mas estou lendo o Inteligência Emocional que você citou.
Será que sabendo como a mente funciona e quais as características de uma pessoa focada, não conseguimos determinar formas de melhorar o nosso foco?

Alessandro 07/08/2017

Faltou foco
Eu achei o começo interessante, porém tive a impressão que no decorrer do livro o autor perdeu o foco. Para minha surpresa, depois de terminar, percebi que muitas pessoas tiveram a mesma impressão.

Tinha grandes expectativas, mas infelizmente fiquem bem frustrado com o livro.
Adriano Garcez 03/10/2017minha estante
A impressão que tive foi exatamente essa, o que me fez dar algumas risadas durante a leitura! HAHA
A sensação que tive durante certos trechos foi estar lendo um livro escrito por alguém com TDAH.

idreus 26/06/2016

Livro com informações ótimas pórem um pouco cansativo
O livro me inseriu em um paradoxo: preciso de foco para ler "O Foco", todavia meu foco se esvaiu em vários momentos mediante a existência de trechos bem pesados. Talvez, pesados para mim, cujo nível intelectual e de controle executivo não alcançaram, ainda, patamares satisfatórios (informação contida no próprio livro).
Esses momentos enfadonhos se dão pela terminologia técnica de regiões cerebrais e termos de neurologia. No entanto as partes em que o autor faz uma abordagem funcional, tal como sobre o controle executivo e os três tipos essenciais de atenção geradoras do foco pleno, o livro flui muito bem, com informações esclarecedoras.
Erika Pereira 02/04/2018minha estante
Legal vc foi bem sincero

Israel 23/07/2015

Me arrependo um pouco de ter comprado
Só tem teorias. O começo até que é legal, mas acho que não leio novamente!