King Of Thorns

King Of Thorns Mark Lawrence

Resenhas - King of Thorns

Anderson Tiago 09/08/2014

[RESENHA] King of Thorns (Trilogia dos Espinhos #2) - Mark Lawrence
A fantasia sombria reina absoluta no nicho da literatura fantástica na atualidade. A prova disso é a quantidade de lançamentos no estilo que atingem reconhecimento internacional e conquistam prêmios literários em todo o mundo. No Brasil, essa tendência se repete e, principalmente nos últimos dois anos, tivemos uma enxurrada de lançamentos “dark fantasy”, entre eles: A Companhia Negra, de Glen Cook; O Poder da Espada, de Joe Abercrombie; e Prince of Thorns, de Mark Lawrence. Entre esses o que mais tive contato foi com o livro que dá ínicio à Trilogia dos Espinhos, inclusive entrevistando o próprio autor (a entrevista pode ser conferida aqui).

King of Thorns é o segundo livro da trilogia e continua a seguir os passos de Jorg Ancrath, em seu propósito de se tornar Imperador e dominar todos os reinos do Império Destruído. Jorg, após vingar a morte de sua mãe e irmão, se torna o rei das Terras Altas de Renar, porém uma ameaça aos seus planos se aproxima e dessa vez todos os augúrios e profecias estão contra ele. Além de enfrentar os verdadeiros jogadores, aqueles que controlam realmente o mundo, tecendo suas teias e sussurrando intrigas nos ouvidos dos reis, Jorg terá de enfrentar um príncipe disposto a se tornar também o Imperador, porém com objetivos bem mais nobres. O príncipe Orrin é leal, nobre, justo, bondoso e busca ascender ao trono para tornar o Império Destruído um lugar melhor, ou seja, representa exatamente o oposto do nosso protagonista.

No primeiro livro, Jorg era consumido pelo desejo de vingança, por não ter podido fazer nada, preso nos espinhos de roseira-brava, enquanto sua família era assassinada diante de seus olhos. Agora, ele é atormentado pelos fantasmas que ele mesmo criou para poder se vingar. Ele começa a se questionar, buscando justificar os seus atos com algo mais que apenas o seu desejo egoísta. Temos, durante alguns momentos, um relance do lado mais sensível de Jorg, principalmente quando interage com Gog, o jovem leucrota que o acompanhou desde Gelleth, porém nada que o afaste do caminho da destruição e das atitudes impensadas para satisfazer o seu próprio ego.

A construção de mundo foi um dos elementos mais elogiados em Prince of Thorns, todavia é nesse segundo livro que a concepção de Mark Lawrence fica mais clara. Conforme Jorg viaja percorre os diversos territórios do Império, vemos os ecos do nosso mundo atual refletido nas características dos personagens de cada região. Se você está lendo essa resenha provavelmente já deve ter lindo o primeiro livro e deve ter percebido que, na realidade, o mundo criado por Mark Lawrence é o nosso mundo em um cenário pós-apocalíptico onde a civilização regrediu a um estado similar ao da Idade Média. A catástrofe que remodelou o mundo, certamente nuclear, é sempre citada durante a obra e seus efeitos não se restringem somente ao fim da tecnologia como a conhecemos. A mudança do mundo também libertou poderes até então desconhecidos e a magia se faz presente durante toda a obra.

A história de King of Thorns não inicia exatamente onde Prince nos deixou. Quatro anos haviam se passado desde que Jorg assassinou o seu tio e tomou o seu trono. Mark Lawrence mais uma vez divide em duas a narrativa em primeira pessoa do protagonista: enquanto uma segue o presente, a outra, a linha principal, conta através de reminiscências o que ocorreu durante esses quatro anos que se passaram. O autor trabalha muito bem esse modo de narração, uma vez que as impressões e os pensamentos que temos são os de Jorg. Portanto, se em determinado momento ele enfrenta um período de confusão mental, isso será refletido no texto, deixando o leitor sem entender o que aconteceu. Felizmente, o autor amarra todas as pontas e qualquer possível desentendimento é resolvido. Outro elemento que agrega muito valor à narrativa são os trechos do diário de Katherine Ap Scorron, a única pessoa por quem Jorg parece ter sentimentos verdadeiros. Na realidade, os trechos dela estão entre os meus favoritos do livro.

King of Thorns é considerado por muitos como o melhor livro da trilogia, inclusive é essa a mensagem que temos na contracapa, assinada por ninguém menos que Rick Riordan (autor de Percy Jackson e os Olimpianos, entre outros). Não posso cravar essa afirmação como verdadeira porque ainda não li Emperor of Thorns, que fecha a trilogia, mas posso afirmar que ele superou fácil o primeiro livro. Quando perguntei na entrevista ao autor o que ele achava das afirmações sobre ter evoluído como autor entre os livros, Mark Lawrence não concordou. Bem, não foi o que eu vi aqui. E vocês o que acharam?

Resenha assinada por mim para o site INtocados

site: http://intocados.com.br/index.php/literatura/resenhas/283-resenha-king-of-thorns-mark-lawrence

Gabriel 17/05/2024

Jorg está virando gente?
Amei a humanização e o amadurecimento dos personagens, principalmente do Jorg que mostrou ter um pingo de humanidade dentro de si. Muito bom a forma que o autor transforma tudo em poesia e faz pequenas falas serem muito lindas porém em certos momentos isso me fez perder detalhes da história (problema meu). Esse segundo livro falou mais sobre o mundo medieval pos apocalíptico, a ideia é incrível e a combinação de coisas da nossa época com as coisas da idade das treva é sensacional. O final teve um toque de Deus ex machina, mas nada que seja tão difícil de aceitar, no geral o livro é muito bom!

Diego de França 28/08/2014

O ápice da trilogia!
Resenha postada no blog Leitor Sagaz

Neste volume Jorg já é rei nas Terras Altas de Renar, senhor do Assombrado, todo o seu reinado será posto a prova e justamente no dia do seu casamento!

Com 18 anos, Jorg já conseguiu aquilo que muitos tentam a vida toda e fracassam, venceu inúmeras batalhas e já possuía um castelo e vários súditos aos seus pés. Mas uma guerra despontava em suas terras, o príncipe de Arrow com suas dezenas de milhares de soldados queria transpor as Terras Altas de Renar, nem que para isso precisasse derrubar o castelo inteiro.

Claro que Jorg e seus aliados não irão entregar facilmente suas terras, não está nos planos do rei Jorg ceder a ninguém!

Mais uma vez neste volume somos levados ao passado, 4 anos antes do dia do casamento, agora vocês já devem conhecer Gog e seus poderes de fogo. O problema é que os poderes aumentaram e Gog simplesmente não consegue controlá-los e até quase matou Jorg queimado em seu quarto.

Não se preocupem pois isto não é spoiler, é apenas o começo da jornada e muita coisa vai acontecer.

Gorgoth chegou a dizer que levaria Gog para longe e que eles nunca mais voltariam, mas Jorg não iria perder uma de suas maiores armas, Jorg decidiu que iria levá-lo para Heimrift, a terra dos vulcões e onde se encontra o mago do fogo, somente ele poderia ser capaz de acalmar as chamas de Gog (ou não).

O motivo da jornada agora vocês já sabem, mas o que eles enfrentarão pelo caminho vocês só irão descobrir durante a leitura. Posso dizer que Jorg, Makin, Kent, Algazarra, Grumlow, Sim, Maical e até o pequeno Rike, irão enfrentar fantasmas, pântanos tenebrosos, necromantes, trolls e mais algumas coisas durante essa viagem.

A riqueza de detalhes e a singularidade tempo e espaço criados por Mark Lawrence são de encher os olhos, durante a leitura me peguei parando e imaginando como seria determinado local ou em que época ou dimensão aquilo tudo estaria acontecendo.

Voltando aos dias atuais e a guerra inevitável, vamos ver toda a astúcia do rei, ver como ele conseguiu arregimentar seguidores leias. O decorrer da batalha é sensacional! Garanto que vocês terão alguns momentos de aflição, os números muitas vezes se mostram desproporcionais mas Jorg não liga muito para isso.

A trilogia vem em uma ascensão tremenda, se eu já tinha gostado do vol.1 com o vol.2 com certeza vou favoritá-lo e se continuar nessa linha o vol.3 será arrebatador!

Um reino de fantasia que, ao meu ver, só se compara (até certo ponto) com a aclamada série A Torre Negra - Stephen King, tantos detalhes que nos cativam e simplesmente não conseguimos parar de ler.

Fico por aqui e espero que vocês leiam os livros e voltem aqui para me contar o que acharam da leitura.

site: http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2014/08/resenha-king-of-thorns-mark-lawrence.html

Trevi 14/01/2015

A Trilogia Épica Continua...
King of Thorns segue a linha e a qualidade de Prince of Thorns, porém agora com capítulos alternando entre o presente e o passado até se completarem com um final épico!
O que eu percebi neste livro, é que o autor Mark Lawrence procurou descrever bem mais os detalhes das cenas e dos personagens, tornando o romance mais rico. Porém, eu ainda prefiro mais o estilo de Prince of Thorns com capítulos curtos e descrições breves, sem delongas.

Jaqueline.Nunes 22/02/2015

A trilogia de Mark Lawrence é mesmo fantástica, com personagem marcantes, inteligentes e envolventes. Impossível ler essa trilogia sem dizer...UAU. Neste livro Jorg consegue ser rei com apenas 15 anos de idade. Seu objetivo é acabar com a guerra centenária e conquistar o trono do império antes de completar 20 anos de idade. Os três livros são muito bem escritos, os personagens bem criados, enfim....tem várias citações de shakespeare nos livros o que é bem legal!!

Duda Mendes 29/06/2015

Livro - King of Thorns
"Eles dizem que o tempo é um ótimo professor, mas infelizmente ele mata todos os seus alunos."

Agora, o King of Thorns, quatro anos depois do primeiro livro, mas também tem continua de onde o primeiro livro parou, quando Jorge conquista as terras altas de Renar do seu agora, falecido tio.
Como todo segundo livro é o mais lendo, mas não deixar de ser tão bom quando o primeiro, Jorge quase anda pelo mapa todo, eu adorei isso, ver as diferentes culturas que estão no reino, e claro o amadurecimento de Jorg, ele ainda é um desgraçado filho da mãe, mais agora com moderação haha.

Makin é o melhor personagem para mim, apesar de não aprovando muitas das atitudes de Jorg ele sempre está lá, e além de ser o único amigo que Jorg tem na vida, por que neste livro eles estreitaram mais os laços, mesmo Jorge sendo um Rei a relação deles se toram reforçada, até um pouco com pai e filho, pois foi Makin que esteve em praticamente em todos os momentos importante na vida de Jorg.

Outro bom ponto, foram os trechos do diário de Katherine, esses fragmentos são para deixar confusos, cada vez que tinha um trecho eu tinha uma ideia diferente do que tinha acontecido passado que refletia no futuro.

Continue lendo em Sonhos do Inverno, te espero lá ;)

site: http://sonhosdo-inverno.blogspot.com.br/2015/06/livro-king-of-thorns.html

Ronan.Azarias 10/07/2015

O doce sabor da guerra
Apesar das minhas ressalvas em deixar claro a influência de Torre Negra e a personalidade Kratos do personagem, sem contar o grau de amadurecimento acima do normal de Jorg, o livro é arrebatador. Com riviralvoltas excelentes nas batalhas. O retorno no tempo para contar o início do reinado de Jorg desta vez funcionou melhor que no primeiro livro e ajuda na trama de forma completa. o mundo de Jorg se abriu bem mais desta vez e temos muitas mais informações sobre o que ocorreu com o mundo. a guerra ocupa O livro todo e em todo momento não há esperança de vitória e até chegamos a conhecer o lado humano de Jorg.

Fabricio Zak 02/09/2015

“Às vezes é mais fácil amar alguém que tem defeitos que você pode perdoar em troca de perdão pelos seus.”
No primeiro livro da série, Jorg Ancrath era um adolescente impiedoso que almejava vingança e o tronado de Rei. Após passar por cima de tudo e de todos, ele alcançou seus primeiros objetivos com a ajuda de seus irmãos de estrada. Agora um pouco mais crescido, mas longe de ser um homem vivido, apenas com dezoito anos, ele está em busca do Império da Centena.
Saiba mais: http://goo.gl/IS7n5x

Jhully 21/10/2015

King of Thorns
Acredito que se você está lendo a resenha é porque leu Prince of Thorns, mas se por algum motivo você ainda não leu esteja preparado para eventuais spoiller sobre o primeiro livro.
Principe Honório Jorg Ancrath? Agora é Rei Honório Jorg Ancrath, dono das Terras Altas de Renar. Pois é, após matar o Conde Renar e vingar a morte de sua mãe e seu irmão, Jorg tomou posse do Assombrado (castelo de Renar), o objetivo agora é ser Imperador. Mas dessa vez, Jorg terá um adversário pário para ele, o Principe Orrin de Arrow que também lutará pela conquista do trono no Império, porém ao contrário de Jorg, ele é bondoso, misericordioso e principalmente amado...
O livro passa em dois tempos "quatro anos atrás" que nos conta as aventuras de Jorg dessa vez como rei, porem não menos emocionante e o "dia do casamento" que é o dia da batalha entre Jorg e Orrin. E é nessas oscilações entre presente e flash back que a história vai acontecendo.
Uma coisa bem legal no segundo livro é que conhecemos um pouco mais sobre Katherine Ap Scorron, a mulher que conseguiu despertar paixão e fraqueza em Jorg, através de aventuais folhas do diário dela que aparece no decorrer do livro.
King of Thorns nos mostra um Jorg mais maduro, percebemos também que sua sede de vingança era o combustivel para toda aquela furia e espírito assassino, agora que a vingança foi realizada o combustível acabou, e apesar de ter seus objetivos atuais, toda aquela furia de Jorg quase que desaparece, quase como se ele pudesse realmente ser uma pessoa boa, quase...

site: http://cafechaelivros.blogspot.com.br/search?updated-max=2015-06-24T15:03:00-07:00&max-results=20

André Ivo 15/11/2015

Entendendo Jorg Ancrath
Bom, nesse livro o autor se utiliza de vários Flashbacks contando o que acontece com Jorg depois do primeiro livro, ou seja, ele faz um cross entre presente e passado, e com isso conseguimos enxergar o tipo de homem que Jorg Ancrath está se tornando...e não é o cara bonzinho hehe
Outro ponto interessante é que os outros personagens estão bem mais trabalhados, você realmente se sente parte da "família" de Jorg.
Enfim o universo criado por Mark Lawrence é realmente fantástico, indico fortemente a todos que não se impressionam com "o modo Jorg Ancrath" de resolver problemas.

Eclipsenamadrugada 11/02/2016

Diferente
Neste o príncipe que se tornou rei, teve seus medos, não foi mais aquele menino inconsequente, teve sonhos demais, medos demais, ação de menos.
Mas foi interessante lê-lo. Valeu...

kk 06/03/2016

Confuso
Achei a mistura entre presente, passado e futuro um tanto confusa nesse livro.

Gokuafricano 31/03/2016

História ótima, escrita confusa.
A história é boa, Jorg é um personagem com muitos estremo é diferente ter esse anti herói como protagonista. A grande ressalva é a escrita de Lawrence, confusa ao estremo, passado e futuro não funciona bem no livro, o leitor tem que se esforçar para entender o que esta ocorrendo.
Separar as frases com aspas é ruim, pois tem textos não são frases e mesmo assim tem aspas, além de que fica difícil saber qual personagem esta falando.(Saramago uso o mesmo estilo de escrita, é ruim também, mas com Lawrence este problema esta mais acentuado)

Se não fosse esta escrita confusa poderia sim ser um livro a altura dos grandes escritores de fantasia.

Para eu a leitura só fluiu da metade para frente quando entendi o que era as memórias e o passado e futuro, então li em 1 dia o que demorei para ler em 1 semana.