A vegetariana

A vegetariana Han Kang

Resenhas - A Vegetariana

Alexandre Kovacs / Mundo de K 07/01/2024

Han Kang - A vegetariana
Editora Todavia - 176 Páginas - Tradução de Jae Hyung Woo - Capa de Pedro Inoue - Lançamento no Brasil: 2018.

Narrado a partir de três vozes com perspectivas totalmente diferentes, o poderoso romance da sul-coreana Han Kang, vencedor do Man Booker International Prize de 2016, que chegou a ter o seu estilo definido como kafkiano por boa parte da crítica mundial, descreve a perturbadora transformação de uma mulher comum não apenas devido à sua rejeição ao consumo de carne, mas também a todos os padrões esperados de comportamento social e familiar. Os efeitos desta lenta inadaptação e consequente desumanização, afetam não somente a protagonista, mas também os integrantes da sua família, particularmente o marido, o cunhado e a irmã mais velha, desencadeando assim uma série de eventos que irão destruir as relações familiares.

Para reforçar o efeito de distanciamento e inadaptação, não é concedida pela autora uma voz narrativa para a própria protagonista, tudo o que sabemos dela, além do nome, Yeonghye, tem como base o ponto de vista dos outros personagens nos três longos capítulos que compõem o livro: A vegetariana, A mancha mongólica e Árvores em chamas. Por exemplo, a primeira parte é inteiramente narrado pelo marido – com exceção de trechos de sonhos de Yeonghye que originaram a sua decisão de não comer mais carne –, contando com naturalidade os detalhes de uma relação doentia e sem autoestima de ambas as partes: "Acabei me casando porque ela não tinha nenhum charme especial, e também por não ter notado defeitos muito gritantes."

"Nunca tinha me ocorrido que minha esposa era uma pessoa especial até ela adotar o estilo de vida vegetariano. Para ser bem franco, não me senti atraído por ela na primeira vez em que a vi. Estatura mediana. O cabelo não era nem comprido nem curto. Tinha a pele levemente amarelada, as maçãs do rosto um pouco pronunciadas. Vestia-se de forma neutra, como se tivesse algum tipo de receio de se destacar. Calçando um par de sapatos pretos bastante sem graça, ela se aproximou da mesa em que eu a esperava. Não andava nem rápido nem devagar, sem firmeza, mas também sem muita fragilidade. / Acabei me casando porque ela não tinha nenhum charme especial, e também por não ter notado defeitos muito gritantes. Uma personalidade dessas, sem frescor brilhantismo ou refinamento, me deixava confortável. Não sentia necessidade de bancar o inteligente para conquistá-la e não precisava correr tentando não chegar atrasado aos nossos encontros. Tampouco sentia complexo de inferioridade ao me comparar com os típicos galãs dos catálogos de moda. Ganhei uma barriguinha já na segunda metade dos meus vinte anos. Meu corpo não desenvolvia massa magra nem mesmo com meus repetidos esforços de me exercitar. Até mesmo meu pênis pequeno, que costumava me deixar um tanto apreensivo, parou de me incomodar quando estava com ela." (p. 9) - Trecho da primeira parte - A vegetariana

Na segunda parte, a condução da narrativa é feita em terceira pessoa, mas sob o ponto de vista do cunhado de Yeonghye, um artista plástico dedicado à videoarte que se torna obcecado sexualmente pela cunhada depois de saber que ela ainda mantém uma marca de nascença típica de bebês, normalmente chamada de mancha mongólica e, aproveitando-se da sua condição fragilizada após isolar-se da família, a convence a participar de uma performance totalmente nua e com o corpo pintado por ele com motivos florais; a conclusão da primeira parte da filmagem o motiva a avançar para a conclusão do trabalho com um homem e uma mulher copulando com os corpos pintados de flores. A situação obviamente acaba fugindo de controle.

"Passaram-se dois verões desde que a cunhada cortara os pulsos na casa deles. Foi no almoço de aniversário da sogra, estavam todos reunidos, pouco depois de terem se mudado para um apartamento maior. A família de sua esposa sempre gostou muito de carne, mas a irmã mais nova tinha virado vegetariana de uma hora para outra e isso deixou todos desconfortáveis, a começar por seu sogro. Sua cunhada estava tão fraca que dava pena, por isso era compreensível que a família a criticasse. Mas o sogro, um ex-combatente na Guerra do Vietnã, esbofeteou a filha e ainda a fez comer carne à força. Foi uma cena tão absurda que era difícil acreditar que tinha mesmo acontecido. / O mais nítido e espantoso em sua memória, no entanto, era o grito que a cunhada soltou na ocasião. Depois de cuspir a carne, ela empunhou a faca de cortar frutas e lançou um olhar feroz a todos os membros da família. Seus olhos estavam esbugalhados e pareciam os de um animal encurralado." (pp. 66-7) - Trecho da segunda parte - A mancha mongólica

Na terceira e última parte, internada em uma clínica psiquiátrica sob os cuidados da irmã mais velha, apesar do escândalo devido aos vídeos gravados pelo seu marido, praticamente se completa a transformação de Yeonghye – e, talvez venha daí, a comparação dos críticos com Kafka –, de animal para um ser vegetal que não se alimenta nem se comunica com as outras pessoas. De fato, o vegetarianismo nesta obra vai muito além da conhecida prática de alimentação saudável, muito pelo contrário. Com a evolução do isolamento de Yeonghye e o gradativo abandono de qualquer alimento, ela persiste em um caminho sem volta de libertação.

"Agora ela visita a irmã todas as quartas-feiras para ver como ela evolui. Antes do desaparecimento de Yeonghye naquele dia chuvoso, ela fazia o trajeto uma vez por mês . Por aquele caminho , que ela percorria levando frutas, bolinhos de arroz, tofu recheado e coisas assim, raramente passavam pessoas ou carros, de modo que era muito silencioso. Quando enchia com comidas a mesa da sala de visitas, que ficava ao lado da seção administrativa, Yeonghye devorava tudo sem dizer nada, como se fosse uma criança fazendo a lição de casa. Passava a mão pelos cabelos da irmã pelos cabelos da irmã mais nova, colocando-os atrás da orelha, e Yeonghye levantava os olhos e chegava a esboçar um sorriso. Nesses momentos, até parecia estar curada. Será que não bastaria viver assim? Não seria possível que Yeonghye permanecesse ali, que falasse quando quisesse e não comesse carne , se não quisesse? Não seria suficiente que ela visitasse a irmã de vez em quando?" (p. 122) - Trecho da terceira parte - Árvores em chamas

Sobre a autora: Nascida na Coreia do Sul em 1970, Han Kang estudou literatura coreana na Universidade Yonsei. Tornou-se mundialmente conhecida após a publicação do seu romance "A vegetariana" em 2007, pelo qual, após sua tradução ao inglês, conquistou o Man Booker International Prize em 2016. Atualmente, Han Kang ensina escrita criativa no Universidade de Seul e escreve contos e novelas, além de realizar trabalhos de artes visuais.

Paulo Freitas 18/12/2021

A vegetariana é um retrato em três atos da desumanização de uma mulher que, constantemente oprimida, acaba liberando pelo corpo o surreal que habita seu interior, resistindo à vida encarceradora de sujeito do sexo feminino. Essa resistência ganha forma em seu propósito de abandonar a carne, voltando-se aos vegetais como uma possível via de libertação da condição humana que a aprisiona. Pouco a pouco, Yeonghye deixa de estar no mundo como ser humano e passa a existir em estado vegetativo, distanciando-se dos costumes, preferindo a letargia das árvores ao movimento desumano dos homens.

Juliaa13 10/01/2023

O tempo não para.
O livro é perturbador, apresenta vários temas delicados.
Gostei da temática, é um livro diferente dos que estou acostumada a ler.

Mada 25/10/2020

O ser humano é um animal e, por natureza, causa dor.
O poeta sulcoreano Yi Sang, durante o período colonialista japonês em seu país, disse: "Eu acredito que os humanos deveriam ser plantas" pois plantas não causam o mal, não propagam a violência. Suas palavras foram censuradas à época mas, continuaram ecoando na Coreia do Sul e, em 2016, Han Kang vence o Man Booker Internacional Prize com "A Vegetariana", obra inspirada na famosa frase de Yi Sang.

Neste romance, Han Kang nos apresenta a história de uma mulher que decide parar de comer carne após um sonho envolvendo violência extrema. A atitude tomada pela personagem (Yeong-hye) é apenas um dos meios que ela utiliza para se afastar de sua essência animalesca. O ser humano é um animal e, por sua natureza, causa dor. Plantas não.

Marcada por passagens de extrema crueldade e evocando imagens ultraviolentas, a história é narrada por três pontos de vista diferentes e nenhum deles é o de Yeong-hye. O marido misógino, o cunhado obsessivo e a irmã vítima da mesma família e meio social agressivos nos fornecer suas visões sobre Yeong-hye, que permanece calada em seu protagonismo. O quadro da violência que ceifa a vida desde o nascimento, impedindo à mulher seu livre desenvolvimento.

O livro traz uma importante reflexão sobre as imposições sociais que violentam, principalmente as mulheres, todos os dias e sobre como uma atitude de enfrentamento à essa violência é interpretada.

Somos donas de nossos corpos e nossas vidas. Da nossa vontade e da nossa potência. Leitura pesadíssima mas que certamente entrou para os favoritos.

Alexandre Melo @livroegeek 22/09/2020

Valeu a leitura
A narrativa de A Vegetariana é curta, mas visceral e perturbadora. Fiquei o tempo todo esperando o pior, pois as situações vão em um vórtice ascendente entre perturbações psicológicas e desejos sexuais obscuros, em que não sabemos o que mais esperar dos personagens desta família, formada diga-se de passagem, por homens medíocres. Yeonghye, a protagonista, de certa forma vai sofrendo um espécie de "desumanização" enquanto vive um misto de vigilância, esquizofrenia e violência durante a história. O final foi talvez a estrela que faltou na avaliação do livro... abrupto. Mas ao mesmo tempo, ao concluir a leitura, ela ficou martelando na mente, e esse sentimento é impagável quando se trata de literatura. Adoro.

Báh 19/04/2023

Não sei
Confesso que não me envolvi muito na narrativa, pra mim foi bem arrastado e confuso. Talvez não tenha lido em um bom momento, e por isso não consegui extrair muita coisa, mas achei interessante a história e a forma que foi contada. Consegui perceber algumas coisas que me passaram em branco depois de ler algumas resenhas, mas não sei se leria de novo com outro olhar.

inasantos 04/05/2021

Perturbador
Estava estagnada nas leituras tinha um tempo e peguei esse livro sem maiores pretensões, mas o livro é perturbador, a leitura prende. Sensação de querer saber e entender o que se passa o tempo todo.

Não é um livro sobre vegetarianismo, não é um livro pesado. É um livro sobre loucura e sanidade, sobre descaso e afeto.
Joana.Carvalho 04/05/2021minha estante
Será que fiquei com vontade de ler? ?

inasantos 05/05/2021minha estante
Você precisa ler Joana! Acho que será ótimo com a sua visão de psicóloga!!

karlakarolineguima 29/04/2023

Um livro forte
Nós leva a refletir sobre cultura, sobre o quanto as pessoas que estão ao nosso redor enquanto formamos nossa personalidade pode nos influenciar e nos traumatizar também.

Bianca 24/07/2023

Ela rompeu o precário fio que a ligava à vida cotidiana
O livro é narrado por três pessoas cada uma narrando como contribuiu para destruição mental da Yeonghye (a vegetariana). O pai e o marido de Yeonghye mataram a alma dela ao longo dos anos, o cunhado a deixou em total loucura e a irmã mesmo estando do lado dela por ser omissa em vários momentos deixou que ela chegasse aquele ponto.

O patriarcado mata mulheres, se a Yeonghye tivesse em outro sistema talvez tivesse chance de uma melhora, mas em uma sociedade machista, mulher só tem espaço se está bem caso tenha algum defeito é abandonada.

Esse livro é curto, mas vou levar pra vida, é surreal como os doramas faz os homens coreanos parecer perfeitos enquanto nos livros me faz dar graças a Deus por ser brasileira

day t 11/08/2020

Intrigante
Um livro que classifico como bom. Leitura fluida, deixa a gente querendo saber o que vai acontecer. É um livro triste, com várias metáforas sobre depressão, caminhos escuros por onde nossas mentes percorrem. Outra observação tb vai pra questões familiares de abandono, autoritarismo, machismo. Várias queixas e análises, rs. Vale a leitura!

IsabelaFeh 08/02/2022

Comecei a leitura deste livro despretensiosamente, mas devo dizer que não sei nem como colocar em palavras tudo que senti durante a leitura, foi extremamente incômodo, sofrido e torturante. A autora soube discorrer sobre as dores de ser mulher numa sociedade extremamente patriarcal de uma forma muito crua.

Han Kang retrata em três atos a desumanização da mulher, que ao ser constantemente oprimida libera através do corpo os monstros que ali abriga. Sinceramente? Esse livro é maravilhoso e dolorido, com toda certeza estará na minha lista de recomendações!

Ps: gatilhos de suicídio, estupro, agressão física e psicológica.