A Garota Que Você Deixou Para Trás

A Garota Que Você Deixou Para Trás Jojo Moyes

Resenhas - A Garota Que Você Deixou Para Trás

Sueli 14/02/2014

A Garota Que Ficou No Meu Coração
Ando com esse bovarismo rondando as minhas escolhas. Esse “querer descarado” de querer apenas coisas bonitas, simples, alegres e agradáveis. Converso com amigas, e não tenho nenhum pudor em confessar que meu coração é totalmente vagabundo, mas nem por isso menos sensível. Assim como não sou imune à beleza, ou aos encantos que a vida nos proporciona. E, entre as coisas que amo estão as artes de maneira geral, e um dos meus artistas plásticos favoritos é Gustav Klimt.
Portanto, quando assisti a um documentário sobre o processo de restituição dos quadros pintados por ele, e que pertenciam originalmente à família Bloch-Bauer, e que foram roubados durante a ocupação alemã, no primeiro grande conflito mundial, me senti tão perturbada que não consegui, até hoje, ter uma opinião formada sobre a sentença que obrigou o governo austríaco a devolver parte do acervo roubado à família Bloch-Bauer.
O que a princípio me pareceu uma sentença justa, já que as obras pertenciam aos Bloch-Bauer, tirou de todos nós a possibilidade de apreciar esses quadros tão belos e que até o momento da devolução estavam expostos em um museu vienense. As obras, depois de restituídas aos herdeiros, foram postas imediatamente em leilão e vendidas para um colecionador particular, onde ficarão para sempre longe de nossos olhos.
Vocês devem estar se perguntando o motivo de todo esse blá-blá-blá... Acontece que o livro “A Garota Que Você Deixou Para Trás” trata das questões jurídicas que envolvem um quadro que supostamente foi roubado da aldeia de S. Péronne, durante a ocupação alemã, na Primeira Grande Guerra.
Eu imaginei que haveria a mesma pátina de tristeza que havia encontrado em outro livro da Jojo Moyes que li, “Como Eu Era Antes de Você”, e que me emociona até hoje. Pensei encontrar uma história onde a mocinha seguisse em frente, após uma perda devastadora, mas nada havia me preparado para o que encontrei em “A Garota Que Ficou Para Trás”. Foram dias angustiantes, de profunda tristeza e agonia, mas ao mesmo tempo de um fascínio assustador e viciante.
Várias vezes eu me propus a abandonar a leitura, mas já estava presa, enfeitiçada pelo relato aterrorizante da vida dessas mulheres tão distantes de mim, tanto no tempo, como na força com que lutam por suas escolhas. O quê uma grande escritora, com uma grande história não faz conosco, não é mesmo?
Sophie e Liv são mulheres que não titubeiam quando o julgamento incorreto de suas ações as excluem e as afastam de todos aqueles que paulatinamente as assassinam moralmente, até mesmo as pessoas nas quais elas depositam o seu afeto e confiança. Até mesmo a chance de se defenderem de acusações caluniosas e inverídicas lhes foi negada. Essas mulheres, afastadas por quase um século, sofrem a mesma solidão dos injustiçados.
Jojo Moyes é uma escritora fascinante, ela deixa todo o conflito do livro para nós, os seus leitores. Em muitas ocasiões nos veremos torcendo para que Sophie e Liv mudem as suas escolhas, ou tentando não julgá-las por seus atos.
Acompanharemos a trajetória de Sophie, uma bela e confiante mulher, que foi retratada brilhantemente, e com todo amor, em tela, por seu marido – o quadro em questão - desde a sua juventude, plena de vida, até ser transformada em nada mais que um corpo à beira da morte, coberto de sangue e infestada de piolhos. Li a morte sobrepujando a esperança que a motivava em sua busca, e li a hora em que ela conhece a sensação de resignação pelo seu próprio destino, de uma forma brilhante, e com um desfecho inesperado e magnífico.
Quase não me comuniquei durante a leitura deste livro, apenas o necessário, pois estava ansiosa para saber o final, e a todo instante lembrava-me que a Tonks nos disse que era feliz...
Segui em frente, tateando, fechando o livro quando eu estava tão emocionada que sentia minhas mãos tremerem. As lágrimas em meus olhos, e minha garganta ardendo pelo choro contido. E, tudo isto por ter acreditado e torcido firmemente pelos personagens tão bem construídos por Moyes.
Duas histórias paralelas e com muitas similaridades. A primeira começa em St. Pèronne, 1916, mas com alguns flashes do começo do relacionamento entre Sophie e Édouard, em 1914. E a segunda, em Londres, 2006, onde iremos conhecer Liv, uma triste viúva, de trinta anos, que em sua ânsia de preservar seus bens, acaba por perder tudo, menos a esperança e amor de Paul, um americano, divorciado e que coloca o mundo de Liv de pernas para o ar.
Se você acha que contei muita coisa sobre “A Garota Que Você Deixou Para Trás”, posso lhe garantir que você não tem ideia do mundo que é este livro!
Não tenho nenhuma dúvida de que este livro daria um filme magnífico. Fiquei tão emocionada como quando assisti “A Lista de Schindler”. E, imagino que eu deva ter lido os dois livros mais impactantes de Jojo Moyes... Leia e aprenda as lições contidas nesta história, eu garanto que você não vai se arrepender, além de adiantar que foi um dos finais mais lindos e emocionantes que já nos últimos anos.
Não posso deixar de comentar sobre a capa que achei parecidíssima com a do livro “Como Eu Era Antes de Você”. Concordam?
Parabéns à Editora Intrínseca por mais esse lançamento espetacular.
Nat 05/08/2014minha estante
Maravilhoso.
Li apenas um dessa autora, o "Como eu era antes de voce" que amei, ri e chorei.
sei que vou gostar muito desse.

Sueli 05/08/2014minha estante
Leia sem medo, Naty. Foi um dos melhores livros que li nos últimos anos.
Bjks

Ida 12/08/2014minha estante
Sueli, mais uma resenha brilhante, me fez desejar ainda mais ler este livro e pelo que vejo Jojo Moyes é uma excelente escritora. Obg

Sueli 12/08/2014minha estante
Depois desse livro, Ida, a Jojo Moyes entrou definitivamente para a minha lista de autoras favoritas.
Leia, e depois me conte, ok?
Bjs

Keylla 10/02/2015minha estante
Adoro suas resenhas! Parabéns!

Puri Morais (@nocasoumabookaholic) 20/01/2017minha estante
Le a sinopse e sua resenha, to meio com medo, dela só lê "Como era nestes de você", e já chorei horrores, e já deu pra ver que vou fica com o coração na mão em relação a Shopie e talvez não va aceitar tudo.

Vitória 31/01/2018minha estante
Eu li esse livro em três dias. O livro estava sempre me surpreendendo. Só não entendi por que Aurelien ficou com raiva de Sophie, poxa era irmão dela, Hélene nem ficou assim. Enfim, esse livro é maravilhoso, ele prende e não quer soltar. O final chocante.

Lucimar 13/06/2019minha estante
Sueli, minha querida amiga, que maravilhosa resenha! Aí estão todos os sentimentos que me embargam a garganta quando leio um livro desse tipo, não tive coragem de lê-lo ainda; mas provavelmente um dia me pegarei lendo-o e recordando-me de você.

Cley 15/04/2020minha estante
Procurei,mas acho q n tem continuação pra essa perfeição de livro,ne

Sueli 16/04/2020minha estante
Não, Cley, acho que esse livro não tem continuação... A não ser que a editora ofereça uma grana muito boa para a autora e ela resolva escrever um novo volume. Eu sofri muito com esse livro, mas também amei!

KatrinA 24/05/2020minha estante
Tenho que te congratular. Estou tentando por em palavras oque foi ler esse livro para mim, ao ler seu resumo poético quis chorar por voltar novamente para o caminhão, sentindo o desespero e a soldão , vendo um tiro ser disparado e mais uma parte do meu coração se despedaçar com o de Sophie . A autora me trouxe muitos momentos de reflexão sobre o sofrimento de todas as partes em uma guerra. E que em nome do amor alguns são capazes de tudo. Nunca me senti tão sensível a um livro.
Quando alguém me perguntar desse livro vou enviar sua resenha.

Sueli 25/05/2020minha estante
Obrigada, KatrinA, mas o mérito é todo desse livro extremamente emocionante, concorda?
Sinta-se a vontade para compartilhar!
Ótima semana ;)

Cristina 09/01/2021minha estante
Parabéns pela resenha!! Amei muito este livro. Dei de presente a várias amigas.

Vanessa704 26/04/2021minha estante
Parabéns pela resenha! Me fez querer reler o livro..

Sueli 26/04/2021minha estante
Obrigada, Vanessa, vc é muito gentil. ??

Anny 08/06/2021minha estante
Como eu faço pra ele eu não tou consinguindo alguém pode me ajudat

Josy 06/09/2021minha estante
Sua resenha é perfeita, assim como o livro!

Sueli 07/09/2021minha estante
Bom dia, Josy, e muito obrigada pelo comentário.
Beijos

jacksmori 20/09/2021minha estante
Achei bem chique como ela gosta de comer. Me identifiquei ?

Sueli 20/09/2021minha estante
Não lembro mais desse detalhe... Coisas do tempo, Jack. ???

byankao 27/01/2022minha estante
espera nada e recebi tudo, muito bom!!!

cris.leal 28/08/2021

Os lados podiam ser opostos, mas o amor não...
A história acontece em dois momentos distintos. A primeira parte começa em 1916, numa cidadezinha francesa ocupada pelos alemães durante a Primeira Guerra Mundial. Lá, Sophie Bessette e a irmã, mantém funcionando o hotel da família enquanto seus maridos lutam no front. Apesar do clima de medo e desconfiança reinante, Sophia conserva pendurado numa das paredes do hotel, à vista de todos como um tributo ao marido e uma lembrança dos tempos de amor e alegria, um retrato seu que ele pintou logo que se conheceram. A pintura desperta um estranho fascínio no comandante alemão. Quando chega até Sophie a notícia de que o marido foi levado para um campo de prisioneiros, ela resolve usar o quadro para negociar a liberdade dele, mas acaba sendo presa e logo depois o quadro desaparece.

A segunda parte do livro se passa quase um século depois, em 2006, em Londres, e mostra que a pintura de Sophie agora é de Liv Halston. O quadro foi um presente de casamento que o falecido marido comprou para ela, quando estavam em lua de mel na Espanha. Como o marido morreu precocemente, o quadro tem um valor inestimável para Liv. Por esse motivo, ela fica chocada quando descobre que a obra em questão havia sido roubada de um hotel francês em 1917, depois que a esposa do artista foi detida pelas forças de ocupação alemãs. E, o pior de tudo, a lei manda que o quadro seja devolvido aos seus legítimos proprietários, a família do pintor. Quando Liv decide lutar pelo seu direito de manter a pintura, as duas histórias se entrelaçam e a trama é tomada por uma atmosfera de amor e suspense muito instigante, pois enquanto o destino de Sophie é revelado, o de Liv é dividido entre uma batalha judicial e o despertar inusitado de um novo amor. Eu amei a leitura e recomendo muito. ?
Aluma.MAcia 28/08/2021minha estante
Eu amo esse livro! ?

Elizabeth 07/10/2022

Sophie
No começo me emocionei com a história na primeira guerra mundial. Todos os acontecimentos me prenderam e o final emocionante.

Juliana Rodrigues 30/10/2021

Como uma amiga comentou recentemente, acho que minha relação com a autora está um pouco abalada, pois não tive muito sucesso nas duas últimas leituras dos seus livros (primeiro, "o som do amor" e, agora, "a garota que você deixou para trás").

Não sei se as minhas expectativas estavam muito altas tendo em vista a nota geral do livro ou se realmente achava que iria gostar da história considerando todas as experiências maravilhosas que tive com livros passados da autora.

Gostei muito parte inicial da história, cheguei a ficar curiosa com o que poderia acontecer (motivo das estrelas), mas quando a segunda parte começou desanimei muito com a leitura, e simplesmente não consegui me envolver com a personagem.

Engraçado que esse livro tem tudo o que normalmente me agrada em uma boa leitura, além de ser um romance histórico com detalhes relacionados aos períodos de guerra (que em geral sempre são muito emocionantes), também tem uma proposta de enredo bem diferenciado.

Mas quanto mais páginas se passavam, mais longo parecia o livro. Eram tantos detalhes que enchiam parágrafos e mais parágrafos e a leitura acabou se tornando arrastada e desgastante.

Gostaria de ter tido uma experiência melhor!
gabihott 30/10/2021minha estante

Bren 04/11/2021minha estante
Também não gostei muito de "O Som do Amor". Não tinha muitas expectativas, por não estar habituada à romances, mas foi um pouco pior do que imaginava :v alguns fatores narrativos ainda salvaram a experiência, mas no geral.. nhe.

Juliana Rodrigues 04/11/2021minha estante
Agora esses são dois livros da autora que não recomendo muito como os melhores haha

Mas têm outros tão maravilhosos!

Conhece "um caminho para a liberdade"?

É muito perfeito, se quiser é tiver oportunidade não deixe de ler ?

Bren 04/11/2021minha estante
Não conheço não, mas vou colocar na lista. Obrigada pela recomendação!??

Ana Karina 25/11/2021

A Garota que você deixou para trás
Percebi que eu adoro a escrita dessa autora, as suas histórias nos prendem tanto que eu fico com aquela vontade de não largar o livro. E com esse não foi diferente, fiquei encantada com todos os personagens, me apeguei a todos e me peguei na torcida para que no final todos ficassem bem. Recomendo demais esse livro e já quero ler outros da autora.
Lucia | @lucia_esta_lendo 25/11/2021minha estante
Esse livro é lindo e triste ao mesmo tempo. Um dos livros da Jojo Moyes que eu mais gostei. Muito sensível.

Ana Karina 25/11/2021minha estante
É muito sensível mesmo, eu fiquei apaixonada pelo livro. ??

Nadia 20/03/2024

Romance em dias de guerra
Achei uma leitura bem linear sem grandes acontecimentos, mas que em alguns momentos emociona por ter como pano de fundo a Primeira Guerra Mundial e todas atrocidades da época.

Fabiana 30/05/2021

Inesperado
Iniciei a leitura desse livro esperando o clichê tradicional e fiquei feliz por estar enganada. Romance muito envolvente com toda a carga histórica e com um que de quero mais. Me surpreendeu novamente a autora.
SueSouza 30/05/2021minha estante
Eu amo esse livro, o final é sensacional

Beatriz.Bach 08/02/2024

Meu livro favorito
Esse livro tem muito, muito pouco reconhecimento, mas foi o primeiro que li depois da infância, e disparado é meu favorito, mesmo que tenha demorado para concluir minha leitura, por, como dito anteriormente, ser minha primeira leitura, foi incrível, ÚNICO DEFEITO é o tamanho da fonte, que é muito pequena, mas do início ao fim foi uma experiência maravilhosa, com a emoção e a comoção com o romance dos personagens, tanto de Édouard com Sophie, tanto o romance da Liv século atrás. E todo o trama com a busca e o processo por conta do quadro, tudo foi simplesmente a melhor experiência literária que eu tive e talvez terei. Simplesmente LEIAM. Tudo nesse livro fez eu me apaixonar por histórias de guerra e seus romances por trás de todo o sofrimento dos soldados. Beijinhos.
Dryele.Ferreira 08/02/2024minha estante
MEU DEUS EU NAO ACREDITO, OUTRA PESSOA NO MUNDO LEU ESSE LIVRO

Dryele.Ferreira 08/02/2024minha estante
É MEU LIVRO FAVORITO DA VIDA E NINGUEM FALA DELE!

Emanuelle Najjar 26/01/2014

Boa pedida para quem gosta de romance e drama
O livro é dividido em dois tempos distintos e tipos narrativos, alternando a narração em 1ª pessoa, na voz de Sophie, e a 3ª, para seguir a história de Liv. Não sou muito chegada a esses capítulos em vozes alternadas , mas a escolha faz sentido, visto o contexto em que a história se dá, onde a única (ou quase) que pode narrar por Sophie é ela mesma, enquanto o que diz respeito a Liv e a sua luta pelo quadro, deve ser narrado em tom concreto, sem grandes dúvidas para o leitor.

Dito isso, devo mencionar algo surpreendente (pelo menos em se tratando de mim): senti empatia pela maioria dos personagens especialmente por Sophie. Foi uma das poucas vezes que uma narrativa em primeira pessoa me fisga a ponto de me embalar em uma história, pude imaginar e vivenciar o ambiente e seus gestos de uma maneira palpável e isso é o auge de um leitor. No caso de Liv, tive momentos de oscilação em minha empatia - há passagens onde ela fica realmente insuportável. - mas, ainda assim, o saldo é positivo. E isso é um ALÍVIO tendo em vista que tenho me tornado um ser intolerante com a burrice crônica de alguns personagens, mas posso ter paciência dependendo do contexto de suas histórias.

Outro ponto interessante é que se trata de um livro cheio de reviravoltas. Posso até ousar dizer que esse é tão movimentado quanto livros da Lucinda Riley (acredite: se eu estou usando essa autora como parâmetro, o negócio vai longe.) só que neste caso, com uma melhor qualidade, pelo menos na minha opinião.

Com relação ao seu trabalho anterior, não há grandes semelhanças no tipo de texto usado em "Como eu era antes de você" e "A garota que você deixou para trás". Nem era de se esperar algo parecido, afinal são histórias e contextos bem diferentes, embora a comparação seja inevitável nesse sentido: a editora seguiu o padrão da capa de "Como eu era antes de você" para lançar o novo livro. Levando a semelhança dos títulos em consideração e sem olhar a sinopse, dá até para pensar que se trata de um livro sequência.

Enfim, se você gosta de romance e uma pitada de drama, esse livro pode ser uma excelente pedida. Apesar de serem 384 páginas, elas vão passar bem rápido.

site: http://garotadabiblioteca.blogspot.com/
Larissa 30/01/2014minha estante
Gostei da sua resenha, o livro me parece interessante. Mas, por que só 3 estrelas?

Emanuelle Najjar 30/01/2014minha estante
Oi, Larissa

Eu dei três estrelas mais pela descrição, que configura um bom livro. Mas não cheguei a achá-lo "muito bom" ou algo além disso. Na prática os excessos de reviravolta me fizeram ter cautela com ele. Foi mais reviravolta que novela de Glória Perez. Mas é bem interessante de se ler, minha classificação foi mais por uma questão de gosto mesmo.
Obrigada por comentar!

Emanuelle Najjar 01/02/2014minha estante
Oi, Luana!
Eu nunca li "A última carta de amor", mas se ele se passa do modo como está falando, creio que seja sim semelhante. No caso de "A garota", o tempo passado é narrado em primeira pessoa para a história de Sophie, que fala sobre a história do quadro, e para 3ª quando o foco é a Liv. O "A última carta" segue esse padrão?

Caroline Fortunato 04/02/2014minha estante
Gente, comprei o livro ontem e estou esperando chegar pelo correio. Esse será o 4º livro da Moyes que eu vou ler e amei os 3 primeiros. Ela adora mistura passado com presente, deixando o futuro em nossas expectativas. Também adora essa mudança de falas e personagens. Mas o que eu mais gosto nela é a dureza (me lembra os dramas dramáticos - redundante, sim! - do Almodóvar), a forma quase fria com que ela fala de amor. Por que, na vida real, é assim que acontece, não?! As vezes a gente ama quem não nos ama, a gente se decepciona e decepciona os outros, a gente não vê saída, a gente encontra obstáculos.

Os romances da Jojo têm que ser lidos sem aquela vontade de ver o "felizes para sempre". Mas as vezes a gente encontra de alguma maneira.

Confesso que estou ansiosa para ler o livro.

Ale Pinho 03/01/2015minha estante
Li "A última carta de amor" e foi o livro que mais me emocionou, com personagens tão ricos e palpáveis que pude sentir cada palavra dita, cada sentimento! Li também "Como eu era antes de você", e novamente me emocionei. Fato: Jojo Moyes escreve romances com características femininas e masculinas e por isso mesmo acho tão verdadeiros. Não são água com açúcar nem frios demais! Agora minha querida cunhada me deu "A garota que você deixou pra trás" só posso esperar um novo romance inspirador! Adorei as resenhas que li... Só me deixaram mais curiosa e animada pra ler.

K. 05/12/2015minha estante
Eu li "Como eu era antes de você" e fiquei apaixonada pela história! Agora, estou lendo "A garota que você deixou para trás" e fiquei com a mesma sensação que você, de que são livros bem diferentes. Porém, a narrativa me prendeu! Espero me surpreender quando terminar!

Marisa 23/12/2015minha estante
Muito boa a su resenha, e concordo plenamente....tem horas que a Liv se torna insurportável, e isso me fez gostar um pouco menos do livro, mas ainda assim é uma bonita história.

Julia Tristão 15/12/2023

Jojo moyes nunca decepciona e por isso normalmente é minha autora escolhida para sair de uma ressaca literária. Recomendadíssimo.

Barbie 05/01/2023

História emocionante
Não acredito que demorei tanto tempo pra ler esse livro, estava na minha estante a uns 2/3 anos?
A primeira parte eu achei tão envolvente, mas ao mesmo tempo meio pesada, por ser durante a guerra, parecia que eu estava vivendo naquele momento, fiquei bem abalada.
A segunda parte, que acontece muitos anos depois da guerra, não conseguia entender a ligação das duas partes, fiquei confusa no início, mas depois tudo se desenrolou de uma forma tão maravilhosa, que no final tudo fez sentido.
O plot no final do livro, foi perfeito, não esperava? achei sim que a Liv iria ficar com o quadro do retrato da Sophie, mas não achei que o motivo dela ficar com o quadro seria a reviravolta de uma última testemunha sobre a história do quadro.
Achei linda as duas histórias, da Sophie com o Édouard, e da Liv com o David e depois com o Paul, fiquei emocionada no final.
Dayelle.Lima 05/01/2023minha estante
Sabe me dizer mais ou menos a faixa etária?

Barbie 05/01/2023minha estante
Olha, acho que uns 15 anos é de boas

Dayelle.Lima 05/01/2023minha estante
Obg?

Duda.Anjos 30/05/2021

Instigante e surpreendente
Foi meu primeiro livro de Jojo Moyes e, apesar de já ter visto ?Como Eu Era Antes de Você? e ter gostado muito, eu não fui com tanta expectativa pelo medo de me deparar com um romance muito clichê e cansativo mas, felizmente, tive uma reação oposta.

?A garota que você deixou para trás? é um livro sobre resistência, amor e fidelidade aos valores que um ser humano carrega em seu coração. Duas mulheres separadas por um longo espaço de tempo, mas com essências semelhantes, as quais transparecem esperança, muita força e dedicação.

Escrita fluida e extremamente instigante. A ansiedade que senti tentando descobrir o destino de Sophie, Liv e do quadro me despertou a vontade de ler tudo de uma vez só.
Isa 30/05/2021minha estante
Amo este livro! Aliás, há um conto da Sophie e Édouard no livro "Paris Para Um", muito bom

Duda.Anjos 30/05/2021minha estante
Maravilhoso, não é?! Obrigada pela dica, Isa, irei procurar!

Priscila 26/02/2024

Mais um livro que recomendo da Jojo
Uma história linda e que vai se encaixando aos poucos e amei que apesar da temática e da disputa de doer o coração durante a maioria do livro, ainda foi possível ter um final de aquecer o coração.

Thais 13/06/2021

Perfeito!
Que história incrível, escrita maravilhosa, personagens tão bem construídos que me vi muitas vezes sentindo a dor deles, sorrindo com eles e fazendo parte da história.
O livro é dividido em duas partes oque me deixou confusa quando mudou o cenário pq eu estava muito envolvida com a vida da Sophie em 1917, mas quando fui entendendo o propósito de tudo, me vó completamente envolvido pela vida da liv em 2006.
Esse foi primeiro livro da Jojo e com certeza eu quero ler outros, perfeito!