O Códex dos Caçadores de Sombras Cassandra Clare
Joshua Lewis

Resenhas - O Códex dos Caçadores de Sombras

@leitoralbino 04/10/2017

Não muito mais que um livro didático sobre o mundo das sombras e a história dos shadowhunters. O que é um caçador de sombras, como surgiram eles surgiram, o que é o mundo das sombras, de onde vêm as criaturas do submundo, quais são os tipos de fadas e demônios existentes, os anjos, como deve se portar e quais são as armas de um shadowhunter... Estes são algumas das questões levantadas e respondidas - mesmo que parcialmente. Além disso, o livro também conta com várias ilustrações, que vão desde as criaturas do submundo - fadas. vampiros, lobisomens, demônios etc -, até um guia das principais runas e outros desenhos feitos pela Clary.
Confesso que era um livro que eu desejava ler só pelo fato de ser um fã da saga de livros, mas depois de tê-lo lido não me somou muito. É um livro que pode ser lido por alguém que não conhece os livros sem problemas algum e descartado por quem os conhece sem a menor importância. Não foi uma leitura tão agradável quanto eu achei que seria, mesmo com os comentários dos personagens espalhados pelo livro. Foi tão maçante quanto "Star Wars: O Caminho Jedi" do Daniel Wallace.

Nota: 2,5.

@o_jardim_das_palavras 14/02/2018

O Códex dos Caçadores de Sombras
Anteriormente mencionado em "As Peças Infernais" e "Os Instrumentos Mortais", esse é o Códex, que agora uma está em nova edição, e ajuda jovens Caçadores de Sombras há séculos.
Este exemplar pertence à Clary, e nele temos anotações feitas por ela, Jace (o tutor), e Simon (que "roubou" o Códex dela). Como a própria sinopse diz, nesse livro encontramos diversas informações úteis, e as anotações feitas pelos personagens nos ajudam a entender melhor essas informações, e tornam o Códex, de algo "sério" a algo mais cômico.
Amei ler esse livro, nos possibilita conhecer mais o universo Shadowhunter, esclarece dúvidas e me fez amar mais ainda os livros da Cassie, pois a história toda tem uma riqueza de detalhes absurda e vale a pena conhecer.
Recomendo muito!
Obs.: Leia depois da saga, para entender melhor.

Jamayra Greyce 26/07/2018

Cassandra fera demais
[Preciso elaborar um bom aviso sobre o que eu escrevo geralmente não ser resenha, mas o que temos pra hoje é isto apenas: isso não é uma resenha, mas um memorando meu, pra fins de eu mesma reler quando der na telha; a narcisa que sou adora contemplar a si mesma...]

Então né, eu terminei esse livro faz é tempo, mas só lembrei de marcar isso aqui hoje.
Como não li recentemente, não lembro de todos os mínimos detalhes, mas o que marcou é que esse livro é bom demais, especialmente para nós shadowhunters.
Cassandra é completely surtadassa pra fazer dinheiro, assim, o universo dos caçadores de sombras só se expande. Mas diferença entre ela e casos de histórias sem fim que ninguém aguenta mais, tipo Minha vida fora de série, que eu já reclamei aqui, é que essa mulher DOMINA. Não se trata de uma simples encheção de linguiça, mas sim de um desenvolvimento muito atrativo desse mundão incrível que ela criou.
Esse guia tem uma pegada de grimório tá ligado. Estelas, demônios, os próprios instrumentos mortais, enfim gente, tá tudo explicado nele. Eu li depois de terminar a série inteira, e uma dificuldade que eu tinha era de imaginar os, muito bizarros, demônios, então recomendo ter o códex em mãos enquanto acompanha a história, pra consultar quando houverem duvidas.
Uma coisa muito legal são as notas de roda é escritas por Jace, Clary... e Simon. Engraçado ele estudar por um material para caçadores de sombras, mas é compreensível sabe, são coisas que todos que fazem parte desse mundo precisam saber. Os personagens são tão geniais e hilários quanto na saga, eu ri muito e de verdade.
Último elogio, ás ilustrações, que são MARAVILINDAS.
Conclusão: O Códex vale a pena demais, não pense duas vezes antes de adquiri-lo.

grazisapienza 08/08/2018

Livro Didático dos Caçadores das Sombras
Admito que comprei esse livro antes dos livros da saga Instrumentos Mortais por muita curiosidade.
Previamente, eu havia visto o filme e ficado fascinada com as criaturas de sua mitologia e como elaa interagem com os seres humanos (ou como chamados por Clare, mundanos).
Aqui irá abordar praticamente todas as criaturas de sua mitologia, as runas angelicais e itens mágicos de sua história. Além de também explicar sobre conceitos dos próprios Caçadores, como os parabatai, o conceito que eu acho mais bonito neles (porém triste ao mesmo tempo).
É um livro muito bom para se ter ao lado para o enriquecimento da leitura e a ajuda no entendimento de da relação de certas criaturas com o mundo mundano.
Eu, particularmente, recomendo aos novos leitores de Cassandra Clare que o adquira juntamente com o primeiro livro!

A.Maia 24/03/2019

O Códex dos Caçadores de Sombras
Imagine que você é um Caçador de Sombras e está vivendo no mundo que Cassandra Clare criou. Nesse mundo, você precisa frequentar um dos institutos para treinar suas habilidades e lhe entregam um livro já usado por Caçadores famosos. Quando abre este livro percebe que os três personagens principais, da série de Os Instrumentos Mortais, fizeram anotações e comentários em várias páginas, o deixando cheio de significado. Imaginou? Foi exatamente assim que me senti com esta leitura.

É um manual para Caçadores, muito bem planejado e rico em detalhes. Durante toda a leitura eu me deparei com Clary, Simon e Jace conversando entre si através de marcações e comentários, trazendo humor para a narrativa e a deixando leve. É um livro que mostra mais afundo como é ser um Caçador de Sombras, o que se precisa saber e aprender; incluindo um juramento, as armas, como funciona os treinamentos, mencionando um pouco sobre cada ser que fez parte do enredo da série. Ainda, contém figuras no decorrer das páginas, além de uma tabela com as marcas que os caçadores fazem pelo corpo para ficarem mais fortes, se proteger e se curar.

Para quem é apaixonado por este universo da série, vai ficar extremamente empolgado com a leitura. Eu me senti completamente parte do enredo, conhecendo os seres e seus pormenores ainda mais profundamente. Como se, decididamente, eu tivesse entrado na trama e fosse uma Caçadora de Sombras que precisa saber todas aquelas informações presentes ali para conseguir ser uma lutadora e fazer o meu melhor!

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/
Esmeralda @witchesme 28/03/2019minha estante
Obaaaa vou ver para comprar sou fã deles,li todos os livros e me apaixonei...

Lia 14/09/2019

Apenas minha opinião
Eu super recomendo ele simplesmente te joga dentro do mundo dos caçadores de sombra ?

larssabonfim 27/10/2020

clary, simon e jace dividem apenas um cérebro
é muito divertido ver eles se comunicando com mensagens deixadas no livro

livros e livraneios 15/07/2022

Guia pratico de como não ser perfeito aos olhos da clave
Esse deveria ser o nome do livro "Guia pratico de como não ser perfeito aos olhos da clave" mas como ficaria muito grande o codex dos cassadores de sombras ta de bom tamanho vai.

santiagostairs 25/01/2021

eu sempre achei que odiava a clave e agora eu tenho certeza que eu odeio todos ali espero que m0rr@m da mesma forma que fizeram com os submundanos

loveceliahugo 06/02/2021

Aprendendo mais sobre o mundo das sombras
O livro trás em parte histórias sobre o mundo da sombras, ensinamentos sobre os próprios, seres do submundo e etc. Cheio de belas ilustrações, recomendo para aqueles que querem se aprofundar mais no universos dos caçadores de sombras.

Lala Silva 17/03/2021

Códex
Muito bom. Eu achei muito interessante como nos mostra com mais detalhes as leis e tudo mais sobre o mundo das sombras. E as ilustrações são perfeitas!!!

Gisele Ferreira 19/03/2021

O Códex é uma leitura complementar dos outros livros do universo dos Caçadores de Sombras. Nele contém informações e curiosidades muito importantes, porém, pra mim, a leitura do mesmo foi um pouco cansativa. As partes mais legais são os comentários feitos pela Clary, o Jace e o Simon.

Ash 24/03/2021

Maçante
É um livro extra, porém achei extremamente maçante... foi um sofrimento pra conseguir terminar. ):

adorkableforme 19/04/2021

Finalmente acabei instrumentos mortais
Finalmente acabei instrumentos mortais,e digo finalmente finalmente mesmo, demorei que só para acabar e foi por demais cansativo continuar lendo. Sinto-me com o dever cumprido e não vou continuar lendo. Este códex foi o melhor livro da coleção,bem detalhado e com conversas engraçadas entre clary-simon-jace entre as páginas adorei.

Erika Neves.1 05/06/2022

No começo estava um pouco chato, mas depois foi ficando interessante. Principalmente com os comentários de Clary, Jace e Simon em alguns trechos. E tb quando eles respondia " As Questões para Discussão ".

De um modo geral, achei um saldo positivo, mas só recomendo pra quem é MUITO FÃ desse universo, como eu.

Quem não é fã, com certeza não vai gostar muito.