O Códex dos Caçadores de Sombras

Joshua Lewis

Resenhas - O Códex dos Caçadores de Sombras

Biah @garotapaidegua 21/04/2014

Todo fã precisa ter!
Estou quase saindo por aí a procura de demônios menores e tipos de armas para começar a treinar. Sim porque a autora caprichou tanto nas informações, tanto, que o conteúdo d'O Códex parece mais real que muita coisa por aí.

A autora não poupou detalhes sobre a 'história' dos caçadores de sombras, suas armas, seus costumes, seus inimigos, e etc. Eu fiquei me perguntando de onde veio tanta imaginação, pois é tudo tão bem construído que alguns capítulos parecem um livro de história mesmo, como seções do tipo 'você sabia?' e 'curiosidades'.

Não é um livro para ser lido direto, pois seu conteúdo não é dinâmico como estamos acostumados, mesmo porque seu formato não tem esse objetivo. É um guia mesmo, com todo tipo de informações sobre todo tipo de coisas relativas ao mundo dos caçadores, e por esse motivo eu vinha lendo o livro aos poucos, no intervalo de outras leituras, na última semana.

Tem muita coisa interessante no livro, tanto que como eu falei acima, você termina a leitura jurando que não tem a Visão é é por isso que ainda não deu de cara com nenhum caçador de sombras nem demônios durante sua vida toda *O*. Tipo eu super gostaria de encontrar um caçador de sombras por aí! VENIMIM JACE!!

A autora caprichou no conteúdo, isso é um fato! Mas o melhor, o melhor de tudo são as ilustrações e os comentários que Clary, Jace e Simon fazem nas 'margens' do livro. É um avacalhando com o outro, é o Simon mandando os dois arranjarem um quarto, é o Jace fazendo piada com o vampirismo de Simon. Eu ri muitoo dos comentários! Os três são HILÁRIOS! Fiquei até me perguntando em que momento da história eles fizeram os comentários, pois a situação sempre esteve tensa para eles (vide todos os livros da série). Só me resta ter esperança de que tenha sido depois do que acontece em Cidade do Fogo Celestial ( e que a autora tenha lançado o Códex antes só para nos dar esperanças de que tudo termine bem).

Super recomendo para os fãs da série. Na verdade os não fãs da série podem passar a gostar mais quando conhecerem um pouco dos fatos que envolvem os livros. Eu adorei o livro, foi muito caprichado, e as ilustrações estão lindas! Tem uma que fazem parte do próprio Códex, e também tem aquelas que foram desenhadas pela Clary durante sua leitura do Códex, então são auto retratos, desenhos do Simon, do Jace, da Isabelle, e etc., do ponto de vista da Clary.

site: www.garotapaidegua.com.br

Sarah 20/05/2014

O Códex dos Caçadores de Sombras
Não sei bem o que dizer fora que: É EXCEPCIONAL! Bateu todas as minhas expectativas em tudo que explicou! Todas as minhas dúvidas foram tiradas, e até o que eu não pensei em perguntar foi respondido. Há mais do que podemos imaginar. Sou uma Shadowhunter, e digo à vocês: LEIAM ESTE LIVRO SE QUEREM SOBREVIVER, ASCENDENTES!

Flavinha 23/05/2014

Resenha: O Códex dos Caçadores de Sombras (Chata dos Livros)
Este livro é uma edição feita exclusivamente pros apaixonados pela série Instrumentos Mortais da Cassandra Clare.

O Códex é um manual para os Caçadores de Sombra, um livro de estudos, que conta a história desses guerreiros desde o primeiro Caçador criado pelo anjo Raziel, Jonathan Caçador de Sombras.

O livro traz explicações sobre as armas que eles podem usar, os nomes de caçadores que eles podem escolher, as tatuagens, explica sobre o treinamento marcial e magia e tem uma sessão exclusiva sobre os tipos de demônios, integrantes do submundo e anjos e homens.

Ele é cheio de divertidas notas de rodapé escritas por Clary, Simon e Jace. No início de cada capítulo também tem desenhos feitos pela Clary. Esses pormenores me lembraram muito os livros extras do Harry Potter, que também possuem esse “a mais”.

Este livro não é uma continuação da série, mas explica muitas coisas que os fãs dos Caçadores de Sombras gostariam de entender melhor. A capa é linda, no mesmo padrão holográfico dos outros livros, as ilustrações dão um toque mais pessoal da Clare aos capítulos, se você é fã, recomendo, vale a pena ter na coleção.

site: http://chatadoslivros.blogspot.com.br/

"Ana Paula" 14/10/2014

Resenha em vídeo no blog:

site: www.livrosdeelite.blogspot.com

Carol 14/01/2015

O códex dos caçadores de sombras
Esse livro explica sobre muita coisa Da série os instrumentos mortais, fala sobre os demônios,armas e ainda conta sobre surgiu os primeiros caçadores de sombras, é surpreendente!

Liah 05/02/2015

“O Códex dos Caçadores de Sombras” é um livro adicional da série Os Instrumentos Mortais / As Peças Infernais, escrito pela Cassandra Clare em parceria com seu marido, Joshua Lewis. O Códex é um livro que faz parte da história da série, sendo uma espécie de “manual” para os jovens Nephilins, onde eles aprenderão tudo sobre o mundo dos Caçadores de Sombras e do Submundo. O “nosso” exemplar do Códex foi formulado como se fosse uma edição para mundanos que buscam Ascender, ou seja, beber do Cálice Mortal e, com sorte, sobreviver ao processo e se tornar Nephilim. Em uma determinada página do livro (logo no começo, se não me engano), os “autores” do Códex até informam que o livro foi formulado para se parecer com uma publicação mundana, assim o aspirante a Caçador de Sombras poderia andar com seu Códex normalmente entre os mundanos, sem despertar suspeitas (ah, Códex ♥)

Escrito no formato de um livro-texto, O Códex apresenta ao leitor assuntos como o surgimento e a história dos Caçadores de Sombras, seu treinamento de combate e armas utilizadas, um bestiário sobre demônios e integrantes do Submundo, informações sobre o Pacto e a Lei, a georgrafia de Idris, entre outros. E o destaque do livro fica para os comentários de alguns dos nossos personagens preferidos – Clary, Simon e Jace -, que fazem anotações por todo o Códex, dando um ar mais “intimista” à leitura. Dessa forma é como se estivéssemos com o exemplar do Códex da Clary em mãos, acompanhando seu aprendizado do universo dos Caçadores de Sombras.

E, sendo o exemplar do Códex da Clary, outra coisa que não poderia faltar: desenhos. Sejam os desenhos “oficiais”, como as ilustrações ao começo de cada capítulo ou do Bestiário, ou os doodles (rabiscos) nos espaços “livres” das páginas, o Códex é cheio de gravuras. Em algumas você percebe que a ilustração faz parte do Códex, e em outras a ideia é que foram desenhados pela Clary. Ao fim do Códex, inclusive, encontramos desenhos de diversos personagens da série, como Jace, Alec e Magnus, entre alguns outros.

A linguagem, tanto do Códex quanto dos “comentários”, é bem divertida de acompanhar, é o tipo de leitura que flui facilmente. Achei incrível o tanto de informação que a Cassandra e o Joshua conseguiram desenvolver para este manual de Caçadores de Sombras, me deu a impressão de que realmente era um livro real, e não algo escrito às pressas, só para ocupar espaço na estante de alguém. É aquele tipo de leitura que te deixa (ou me deixa, pelo menos) com ainda mais vontade de participar do mundo dos Nephilins, mesmo o Códex mostrando os seus erros no passado – e que não foram poucos.

A construção do Códex está incrível e eu realmente me apaixonei pelos comentários nas páginas. Eles combinaram perfeitamente com a personalidade dos personagens envolvidos, de forma que fica ainda mais crível a ideia de que é, de fato, o Códex da Clary – ok, Liah, você está sendo repetitiva, todo mundo já entendeu isso. Mas é verdade, os comentários são divertidíssimos, me tiraram boas risadas no ônibus.

A edição está simplesmente perfeita. As páginas são amareladas e porosas, a fonte segue o mesmo estilo dos demais livros da série e as ilustrações no meio das páginas deixam tudo ainda mais perfeito. A fonte escolhida para a Clary, Simon e Jace é diferenciada, seguindo a linha de que foram escritas com a “caligrafia” de cada um deles, e rapidamente você já assimila qual é a letra de quem e acompanha os comentários. Para quem é fã do universo dos Caçadores de Sombras, é uma aquisição que vale – e MUITO – a pena ♥

site: http://confissoesdeumleitor.wordpress.com/

omftay 01/07/2015

Não há muita coisa para se falar desse livro, porque como o próprio nome diz, ele é um manual de introdução ao mundo Nephilim. Ele foi feito auxiliar os jovens Caçadores de Sombras que acabaram de descobrir sobre a existência do submundo, trazendo dicas valiosas sobre a história, as diretrizes, os objetivos e a luta que permeia a vida dos Caçadores. É dividido em oito módulos, respondendo as perguntas básicas de um novo Caçador, revelando os mistérios do mundo dos Nephilins e do submundo, incluindo demônios.
O livro é escrito em forma de uma livro manual real, de modo que o ele fale com o leitor que seria um Caçador de Sombras em iniciação. Ele explica o que são os Caçadores, contra o que lutam e para quê foram criados, suas armas e instrumentos de batalha, entre outros.
Cassandra escreveu esse livro como se estivesse respondendo a todas as dúvidas e perguntas frequentes dos fãs. Contém diversos desenhos feito por Clary e apresenta a caligrafia de Jace, Clary e Simon, mostrando que eles também utilizaram o Códex no começo de tudo.

site: http://wistay.blogspot.com.br/2015/07/resenha-19-o-codex-dos-cacadores-de.html

Jamayra Greyce 26/07/2018

Cassandra fera demais
[Preciso elaborar um bom aviso sobre o que eu escrevo geralmente não ser resenha, mas o que temos pra hoje é isto apenas: isso não é uma resenha, mas um memorando meu, pra fins de eu mesma reler quando der na telha; a narcisa que sou adora contemplar a si mesma...]

Então né, eu terminei esse livro faz é tempo, mas só lembrei de marcar isso aqui hoje.
Como não li recentemente, não lembro de todos os mínimos detalhes, mas o que marcou é que esse livro é bom demais, especialmente para nós shadowhunters.
Cassandra é completely surtadassa pra fazer dinheiro, assim, o universo dos caçadores de sombras só se expande. Mas diferença entre ela e casos de histórias sem fim que ninguém aguenta mais, tipo Minha vida fora de série, que eu já reclamei aqui, é que essa mulher DOMINA. Não se trata de uma simples encheção de linguiça, mas sim de um desenvolvimento muito atrativo desse mundão incrível que ela criou.
Esse guia tem uma pegada de grimório tá ligado. Estelas, demônios, os próprios instrumentos mortais, enfim gente, tá tudo explicado nele. Eu li depois de terminar a série inteira, e uma dificuldade que eu tinha era de imaginar os, muito bizarros, demônios, então recomendo ter o códex em mãos enquanto acompanha a história, pra consultar quando houverem duvidas.
Uma coisa muito legal são as notas de roda é escritas por Jace, Clary... e Simon. Engraçado ele estudar por um material para caçadores de sombras, mas é compreensível sabe, são coisas que todos que fazem parte desse mundo precisam saber. Os personagens são tão geniais e hilários quanto na saga, eu ri muito e de verdade.
Último elogio, ás ilustrações, que são MARAVILINDAS.
Conclusão: O Códex vale a pena demais, não pense duas vezes antes de adquiri-lo.

grazisapienza 08/08/2018

Livro Didático dos Caçadores das Sombras
Admito que comprei esse livro antes dos livros da saga Instrumentos Mortais por muita curiosidade.
Previamente, eu havia visto o filme e ficado fascinada com as criaturas de sua mitologia e como elaa interagem com os seres humanos (ou como chamados por Clare, mundanos).
Aqui irá abordar praticamente todas as criaturas de sua mitologia, as runas angelicais e itens mágicos de sua história. Além de também explicar sobre conceitos dos próprios Caçadores, como os parabatai, o conceito que eu acho mais bonito neles (porém triste ao mesmo tempo).
É um livro muito bom para se ter ao lado para o enriquecimento da leitura e a ajuda no entendimento de da relação de certas criaturas com o mundo mundano.
Eu, particularmente, recomendo aos novos leitores de Cassandra Clare que o adquira juntamente com o primeiro livro!

Lia 14/09/2019

Apenas minha opinião
Eu super recomendo ele simplesmente te joga dentro do mundo dos caçadores de sombra ?

santiagostairs 25/01/2021

eu sempre achei que odiava a clave e agora eu tenho certeza que eu odeio todos ali espero que m0rr@m da mesma forma que fizeram com os submundanos

Lala Silva 17/03/2021

Códex
Muito bom. Eu achei muito interessante como nos mostra com mais detalhes as leis e tudo mais sobre o mundo das sombras. E as ilustrações são perfeitas!!!

Gisele Ferreira 19/03/2021

O Códex é uma leitura complementar dos outros livros do universo dos Caçadores de Sombras. Nele contém informações e curiosidades muito importantes, porém, pra mim, a leitura do mesmo foi um pouco cansativa. As partes mais legais são os comentários feitos pela Clary, o Jace e o Simon.

Ash 24/03/2021

Maçante
É um livro extra, porém achei extremamente maçante... foi um sofrimento pra conseguir terminar. ):

adorkableforme 19/04/2021

Finalmente acabei instrumentos mortais
Finalmente acabei instrumentos mortais,e digo finalmente finalmente mesmo, demorei que só para acabar e foi por demais cansativo continuar lendo. Sinto-me com o dever cumprido e não vou continuar lendo. Este códex foi o melhor livro da coleção,bem detalhado e com conversas engraçadas entre clary-simon-jace entre as páginas adorei.