Tudo se ilumina

Tudo se ilumina Jonathan Safran Foer

Resenhas - Tudo se Ilumina

Wanessa_Gabriela 16/03/2024

Leitura Coletiva concluída
Com um começo bem estranho e até difícil de permanecer por ser confuso, esse livro se mostrou forte demais ao longo da leitura.
Das três narrativas temporais, me prendi muito a duas. A terceira me deixou enojada em muitos momentos.
Não vou comentar mais pois se trata da Leitura Coletiva do meu clube de leitura.

Oscaraujo 21/04/2023

Não consigo explicar a preciosidade da forma como Jonathan escrever e divide suas histórias, e não estou dizendo isso só pela forma da divisão dos capítulos, mas pelos modos não tão convencionais onde ele adiciona momentos epistolares na história, ou como explica de forma tão tátil e tão rápida a ambientação e os sentimentos que precisa passar. Incrível como consegue nos prender mesmo ao mudar de assunto, ou a mudar totalmente a forma de escrita de um capítulo para o outro. É um livro sem arrodeios, com divisão de personagens inigualável. Todo parágrafo é sublime e necessário.
É... Acho que é isso, acho que encontrei a palavra. Sublime.

Julinho 25/03/2023

É muito comum que em obras com certo teor coming of age, escritas por homens héteros, haja uma normalização da pedofilia e do abuso sexual. Esses escritores acham a coisa mais normal do mundo pre-adolescentes e meninos menores de 14 anos perderem a virgindade com mulheres adultas. Também foi um pouco indigesta essa história de avô comedor recheada por cenas de sexo, em minha opinião, desnecessárias. Além do autor me parecer meio preconceituoso com os ucranianos.

Nicole Krauss, ex-esposa de Jonathan Safran Foer, é muito mais escritora que o seu ex-marido.

Malu 09/01/2023

Surpreendente
Comecei a ler despretensiosamente e a cada página você entra em um mundo difícil de sair. No início as coisas são confusas, as palavras estranhas e os personagens extremamente peculiaridades, mas como o nome diz: tudo se ilumina. Você se depara com uma história jamais imaginada. Recomendo, e muito!

Ellen Rayane 16/11/2022

Não sabia muita coisa sobre o livro, então me surpreendi quando descobri que o livro se passaria na Ucrânia e que teria como plano de fundo a segunda Guerra Mundial...
Hoje a Ucrânia vive uma guerra contra a Rússia então ao mesmo tempo q eu sabia que os acontecimentos do livro foram inspirados em fatos passados, parecia que era sobre a realidade atual...
Esse livro me trouxe um mix de emoções, mas o q mais me marcou foi perceber que a humanidade tende a repetir atos tão terríveis!!

Nataly Rocha 07/08/2020

Livro complexo que vale o esforço
Não é um livro fácil, mas nota-se logo que é genial. A história parece ser leve e depois fica carregada de emoção, coisa que eu adoro.
A história passou pra mim a mesma ideia do livro: nem sempre encontramos o que buscamos. E as vezes nem sabemos direito o que buscávamos. Várias passagens me tiraram o fôlego, me fizeram pensar e várias me fizeram querer devorar o livro.
Mesmo com tudo isso, acredito que uma segunda leitura deixaria tudo mais claro.

Erikson Ribeiro 16/07/2020

Iluminou quem?
1 - Páginas e páginas em itálico ou caixa alta, péssimo para ler. Essas páginas brancas igual papel sulfite.
2 - A história vai e volta e não tem pé e nem cabeça.

Jose 24/06/2020

Final impressionante (não é uma resenha)
Que final foi esse?!?!? Fiquei igual aquelas personagens de livros clichês, soltando o ar que não sabia que tava respirando.
Na verdade, não sei nem que nota dar pra esse livro, é uma narrativa muito doida, deixa a gente meio perdida.
Não sei dizer se gostei ou não, mas recomendo, só posso dizer isso. Leiam!

Maria Paula 09/06/2020

Leitura muito agradável, que nos prende do início ao fim, e que nos faz refletir muito sobre qual seria nossa postura, se tivéssemos no lugar dos personagens.

Bruna 06/06/2020

É sobre a vida
É livro tão bonito. É sobre a vida. As palavras e descrições de Foer se envolvem com as nossas palavras e próprias descrições.

(toda a parte da road trip me cansou horrores. a tentativa de humor, personagens pouco envolventes, enfim. talvez seja culpa da tradução, não sei. por outro lado, todo amor à história de Trachimbroad)

Marianne.Azevedo 29/04/2020

Gostei
Diferente...............de..........tudo.....que....já....li.

Marcel 23/12/2019

Cadê minhas respostas???Cadê minha luz?
Me interessei por esse livro por causa do título,porém terminei meio frustado e nem tão iluminado assim.
Mas vamos lá.
A história mescla realidade com ficção,e muitas vezes me pegava esquecendo que era ficção e lia como se fosse a mais pura verdade.
O livro trás vários alívios cômicos,com personagens pra lá de peculiares, atenção pra cadela que eu amei demais.
Também é um livro que requer atenção, porquê as vezes é meio cansativo e massante com quebras nas cenas pra acontecimentos do passado.Essas partes eu me arrastei,porém as partes com maior carga emocional derrubam a gente.
O livro é recheado de muitas lições e com frases belíssimas,as partes relativas a guerra a fé e ao que o ser humano é capaz machucam a gente pra valer,mas não chega nem perto do que causou nas vítimas.Como dito no livro, são fantasmas que não deixam as pessoas que experimentaram.
Não acredito ser um livro agradará a todos,mas que tem seu valor.
Minha chateação é quanto as respostas não encontradas,eu gosto de ter respostas mas né,não se pode ter as respostas pra tudo.A busca por clareza na nossa história as vezes resulta em mais escuridão e dúvidas do que eu luz e paz.Pra mim ficou essa reflexão.

Leticia 25/07/2019

Lindíssimo
Acabo de encerrar a leitura com a sensação que, de fato, estive com os personagens durante todos os momentos e tempos. São mais de três linhas do tempo que se entrelaçam em diálogos engraçados, sensíveis ou profundos. Dei muita risada, mas a reviravolta final me emocionou muito. Lindíssimo livro!

Dani 25/12/2018

Não valeu o esforço da leitura
O que posso dizer?
1. Difícil leitura.
2. Diálogos por vezes sem sentido, mas alguns trechos poéticos e belos.
3. Não gostei da história.
Recomendo?
Não.

Laísa 27/08/2018

Eu não gostei desse livro.
No geral eu detestei esse livro, achei as narrativas truncadas, principalmente a linha narrativa em que o autor retorna para relatar o passado. Na minha opinião o autor se perdeu em muitos momentos, o que tornou a leitura em grande parte penosa.

Há realmente partes boas, até tocantes, quando por exemplo ele relata o horror da guerra e as histórias dilaceradas daqueles que vivenciaram esse momento tenebroso. Há citações filosóficas que tornam a obra interessante, a narrativa da busca também é agradável, todavia, não salvaram a obra em minha opinião.