O corvo

O corvo Edgar Allan Poe

Resenhas - O Corvo

Dezza 11/06/2024

Eu não tenho muito costume de ler poemas ou sonetos e com certeza não possuo o conhecimento necessário para fazer uma resenha mais aprofundada de modo que só posso dissertar sobre os sentimentos que tal poema despertou em mim. Através dos versos de Poe você consegue sentir o medo do protagonista com essa visita inesperada, o luto profundo, a dor que a falta de sua amada causa nele e sua busca por um alento que não vem. É incrível como os versos te prendem e te envolvem na história e nos sentimentos.

Mary784 04/06/2024

O corvo
É uma leitura de difícil compreensão mas não deixa de ser uma obra maravilhosa de Edgar Alan Poe, é simplesmente fenomenal

maria cueca 03/06/2024

Nunca mais, nunca mais
Poe escreve de forma semelhante ao movimento do Parnasianismo aqui no Brasil mas de forma que remete à 2ª geração romântica
Texto gostoso, apesar de que tenho de estudar várias das referências usadas

Gabi 01/06/2024

Nunca mais
Hahaha, brincadeiras à parte, o corvo é uma obra literária muito atraente. Basta ver pelo número de adaptações pro cinema e tv. O Poe tem uma das escritas mais magnânimas que eu já vi. Em vista do original, a tradução perde - mas por pouco. Perde mais na sonoridade, dependendo da tradução, e embora este constitua um elemento importantíssimo para o poe, pra mim o poema do corvo vai muito além das rimas que apresenta.

avilannes12 01/06/2024

O ritmo é muito maneiro, a progressão da história também
Alguns versos ficaram grudados na minha mente por dias... Bem maneiro. Gostei do ensaio "A filosofia da composição", no qual o Poe fala sobre seu processo durante a criação de O Corvo. Muito bem analisado pelo especialista na edição também, edição mais rica que já vi é essa da Companhia das Letras, que traz o original e duas traduções para o português: a de Fernando Pessoa e do Machado de Assis

I.Moon_ 27/05/2024

Adorei a escrita!
Não compreendi exatamente a finalidade do conto/poema (vou pesquisar mais sobre) mas ainda sim é profundo e a escrita é magnífica
Recomendo!!
*Nota: 4.2?

_Du_ 21/05/2024

Mesmo nas releituras é impossível escapar da desolação imposta pelo poema. A dor, e loucura, crescente que vai consumindo a sanidade do personagem e do leitor é quase palpável.

moonsbowie 20/05/2024

Darei minhas conclusões finais em breve, essa é só uma primeira impressão curta! É um poema bem complexo para de refletir sobre, apesar de acreditar ter entendido o bastante, ainda pretendo reler em inglês também (tem o poema em inglês na minha edição) pra poder dizer o que realmente achei e interpretei dele. Apesar disso, foi uma leitura interessante e reflexiva, muitas partes me deixaram tocada, a repetição do Nunca Mais nunca deixava de ser impactante.

Myrella.sena 19/05/2024

Conhecendo Poe
Este foi o meu primeiro livro do autor e foi um ótimo começo. Essa edição possui imagens belíssimas e o conto é muito fácil de ler.

Mariana113 18/05/2024

O tom poético que arranca.
Ei-lo o sentimento lúgubre perante a perca da amante à morte: personificado mediante um corvo. O desconsolo intrínseco sobre os umbrais é revoltoso, deteriorante ao seu adversário.

bonnie 18/05/2024

Edgar Allan Poe meio que lacrando!!!
É redundante botar 5? e O Corvo na mesma frase, mesmo que eu não goste muito de Edgar Allan Poe (como pessoa e às vezes como autor). "Os ensaios" eu não lembro de ter lido antes, achei surpreendente; e os posfácios de Paulo Henriques Britto foram muito lindos, acabei descobrindo que ele traduziu outros livros muito bons. Então fiquei com 4? por não simpatizar muito com os ensaios de Poe e o segundo posfácio.

Gosto mais do poema que dos ensaios, mas amo "Quando, pois, os homens falam em Beleza, referem-se precisamente não a uma qualidade, como se costuma supor, e sim a um efeito - referem-se, em suma, a essa elevação intensa e pura da alma -não do intelecto nem do coração- que mencionei, e que é vivenciada em consequência da contemplação do 'belo'." E ainda "A Beleza de qualquer tipo, quando desenvolvida ao máximo, invariavelmente excita a alma sensível a ponto de levá-la às lágrimas. A melancolia, portanto, é o mais legítimo de todos os tons poéticos."

Geovana728 17/05/2024

Simplesmente depois de ter lido esse livro há quase um ano trás, eu percebi que o livro se tratava sobre um homem atormentado pela morte de sua amada, e que o corvo simbolizava a morte e o desespero inevitável. E a repetição da palavra "nunca mais" só intensifica o sofrimento do protagonista.

É de longe um dos poemas mais bem escritos que eu já li
gabriellywsc 17/05/2024minha estante
AI MUITO DYVA VEY

Klaniblatos 14/05/2024

Pqp, conheci o Edgar Allan pelas obras do mike flanagan e o divo vem se tornando meus escritor favorito. As obras dele são tão sombrias e lindas q n tem como explicar

Dani Scheibler 13/05/2024

E o Corvo disse: ?Nunca mais?.
Não sou leitora de poesia, mas achei muito interessante a atmosfera sombria e o suspense desse livro.
Estou empolgada em ler mais textos do escritor.