O Corvo

O Corvo Edgar Allan Poe

Resenhas - O Corvo

Adiene 14/03/2022

O corvo (3.0)
Gostaria de fazer sim a minha análise de diversos pontos da obra, mas pra mim o livro é tão curto que eu não saberia nem o que destrinchar.
No começo eu não entendi nada nada nada do que foi escrito, só depois de algumas análises e resenhas lidas que eu compreendi um pouco o aspecto que tornou o poema um clássico.
Mas mesmo assim, eu não obrigada a gostar de tudo, e mesmo sendo muito admiradora de clássicos, esse livro me afetou de uma maneira bem superficial.
E é por isso que eu vou dar 3 estrelas, apenas pelo fator clássico e sua visível simbologia que permeia até os dias de hoje.

Fabricio.Macedo 30/12/2020

"Nunca mais", finalizava o corvo. Interessante ler um texto poético de Poe.

"Nunca mais!"

AMANDA3038 03/09/2023

O conjunto de poesias e narrativas é instigante, tenso e lindo. Eu acho maravilhoso e um clássico da literatura, um marco para a minha estante!!

Camila Da Rós 23/09/2022

Inesperado
Esse conto tem várias traduções e demorou um pouco para entender a história completa, já que a história é alterada em cada tradução para continuar com as rimas. Apesar dessa dificuldade e da linguagem bem antiga, eu adorei esse poema, foi o melhor que eu já li!!

Christian.Vignoli 18/07/2023

Nervermore
A primeira vez que li esse poema eu tinha uns 15 anos e não entendi muito bem. Hoje aos 22 relendo, o impacto foi muito maior
Amo a escrita do Poe e pretendo ler putras obras dele

Lucca 09/12/2020

Nevermore
Um conto melancólico, mas que eu gosto muito.

Larissa3225 24/12/2022

Incrível!
Apenas leia! Não é fã do Poe? Tudo bem, apenas leia. Não é fã de poema? Tudo bem, eu também não sou e, ainda assim, consegui amar O Corvo.

A estória contada pelo poema é interessante, mas o grande charme dele é a forma em si: a estrutura, a sonoridade, o ritmo.

Fiz a leitura de estrofe por estrofe, alternando entre o original e as traduções do Machado de Assis e do Fernando Pessoa, e foi uma experiência muito interessante para ver a perfeição do original e poder comparar com as escolhas feitas em cada tradução.

A tradução do Machado foi a que eu menos gostei. Eu sinto que ela tem muitas liberdades criativas e acaba tendo informações a mais do que diz o original, além de perder o ritmo e a sonoridade do original.
Já a tradução do Pessoa é muito mais fiel ao original e, por isso, acabou sendo a minha preferida entre as duas.
Contudo, o original é imbatível. Apesar de ser complicado em alguns momentos devido ao inglês mais arcaico, a beleza e a qualidade dele são inquestionáveis.

É simplesmente maravilhoso! LEIA!!

jess.carv 10/11/2023

Bem mais ou menos
é um livro meio entediante em alguns contos, mas gostei MT de alguns: o gato preto, o corvo, a máscara da morte vermelha e o assassinato na rua Morgue!
Nara3 10/11/2023minha estante
Amo esse livro, tem muito simbolismo. É uma leitura mais lenta, que merece ser relido algumas vezes para compreender melhor.

jess.carv 10/11/2023minha estante
sim! tive q ler o corvo mais de uma vez para entender, tem mt metáfora, acho isso bem legal, só não me agradei de todos contos e fico me perguntando se realmente entendi ?

Nara3 13/11/2023minha estante
Recomendo o Barril de amontillado, meu favorito ? mas aí é pessoal, cada um com um gosto rs

Tiago.Guedes 22/01/2024

Nunca mais
A primeira vez que li O Corvo, fiquei impressionado pela sua atmosfera sombria e perturbadora. A linguagem estilizada e a musicalidade do poema me deixaram fascinado.

O poema me fez refletir sobre a natureza da morte e do amor. A história do narrador e sua amada Lenore é uma história de amor e perda. A presença do corvo, que representa a morte, é uma ameaça constante à felicidade do narrador.

O poema me deixou com uma sensação de melancolia e tristeza. É um poema sobre a perda e a impossibilidade de reviver o passado. No entanto, também é um poema sobre o poder do amor. Mesmo na morte, o amor pode persistir e causar dor.

O poema é uma obra-prima da literatura que continua a fascinar leitores de todas as idades. É um poema que vale a pena ler e reler, pois sempre revela novos significados.
Pedro 22/01/2024minha estante
Excelentíssima resenha!

Marjorie 07/07/2020

O corvo
Um dos maiores poemas da literatura mundial. Escrito pelo mestre da ficção científica, do horror, da prosa detetivesca , do terror e do suspense psicológico. Edgar Allan Poe carrega SIM o título de pioneiro de TODOS esses gêneros. Ele deixou uma grande presente para humanidade, que são suas obras. E o Corvo é um desses presentes que deve ser lido por leitores de todas as épocas.

Diego.Roniele 10/03/2023

Quebra de expectativas
É tido como um dos livros mais famosos de Poe, que é um exímio escritor de terror. Mas este livro, com duas traduções muito famosas, de Machado de Assis e Fernando Pessoa, é um poema que destaca a musicalidade dos versos e rimas. Para mim diz muito pouco; é relativo. Para outra pessoa pode dizer muito. Enfim... criei expectativas demais.

Dominic nic nic 16/09/2022

Minha primeira experiência tanto com o autor quanto com audio-book e posso dizer que ambas foram muito boas! Um conto curto e profundo, sobre luto e perda da sanidade. Recomendo.

Julianna 21/10/2020

O corvo
Ótimo poema, um dos clássicos do Edgar Allan Poe.
O autor retrata no meio dos seus versos a insanidade, a solidão e a proximidade com a vida e morte em uma madrugada vazia.
Podemos interpretar de algumas formas o relato e o tema melancólico nos é passado de uma maneira única pelo eu-lírico.

Raissa844 15/03/2024

Nunca mais..
Vejo o corvo como uma referência ao luto e à depressão. É possível sentir a agonia do luto vivido pelo personagem ao perder a sua amada. O corvo que repete de forma firme e dura as palavras "nunca mais"; nunca mais ele verá Lenora novamente, nunca mais verá seus cabelos trançados. É perceptível o desespero ao suplicar ao corvo, seja ele profeta ou demônio, ele suplica desesperadamente a todas as entidades pela volta da amada, em vão, pois o corvo só repete "nunca mais".... Intenso!! E ótima tradução do Machado de Assis..