The Kiss of Deception Mary E. Pearson
Mary E. Pearson

Resenhas - The Kiss of Deception

Mii 07/01/2022

Já tinha ouvido falar desse livro a algum tempo, porém decidir ler sem muito conhecimento sobre o universo e os personagens.
O livro é realmente muito bom, gostei muito do enredo, e do mistério em volta da identidade de alguns personagens, o que de alguma forma nos faz impor rótulos a eles por sua aparência e comportamento.
É uma leitura capaz de nos fazer levantar muitas reflexões tanto sobre rótulos, estereótipos, imposição de tradições/crenças e principalmente sobre o empoderamento feminino.
Aninha 07/01/2022minha estante
Indico para você da mesma escritora e do mesmo universo a duologia ?Dance of Thieves? e ?Vow of Thieves?, é muito bom!!

Barbara1290 07/01/2022minha estante
em cada capítulo eu especulava quem era quem

Mii 07/01/2022minha estante
Eu tô louca para ler da duologia, o interesse surgiu só de olhar as capas

Mii 07/01/2022minha estante
Simm... quando eu descobri quem era quem foi um choque kkkkk. Pq eu já tinha determinado quem era quem na minha cabeça, aí eu comecei a notar que do nada tinha um pov sem o nome do cara, apenas o título já fiquei desconfiada, aí na cena da floresta toda a minha idealização caiu por terra.

euindy 09/01/2022

ESPERAVA MAIS
ok, vamo lá

acho q esse livro divide opiniões, uma galera ama e outra galera odeia, eu pelo menos fico no meio

assim, gostei do livro, achei ele bem envolvente ao mesmo tempo que era cansativo ( o começo pelo menos)

assim como a maioria dos livros o começo é bem arrastado, deve ser por isso q passei 1 mês lendo, mas o final tenta compensar

amei o fato da autora não te deixar saber quem é o assassino e o príncipe de cara- ela fica dando umas pistas e eu fiquei fazendo milhões de teorias *n acertei nenhuma KKKKKKKKK

o começo é mais focado no romance, e tem um triângulo amoroso

a Lia é uma protagonista extremamente incrível, foi bom acompanhar todo esse desenvolvimento dela até o final do livro

o final ficou aberto para ler os próximos livros da triologia- por isso tenho q ler *fiquei curiosa, espero que os livros melhorem

se for ler n coloque muitas expectativas :)
Yas 09/01/2022minha estante
Eu simplesmente não consigo chegar nem na metade do livro. Acho a proposta incrível, mas a escrita me barra muito!

beatriz2158 09/01/2022minha estante
Tem um spin-off do mesmo universo se achava Dance of thieves eu achei bem melhor do que esse

Angel_Gray 09/01/2022minha estante
Estou com esse livro na minha estante faz MUITO tempo, vejo tanta gente falando mal que minhas espectativas caíram bastante. Tenho medo de não gostar ?

tpwklara 09/01/2022minha estante
To no segundo livro dessa trilogia e gosto bastante

Marcos 14/10/2016

Lia é uma jovem herdeira do trono de Morrighan. Seu dever é o de servir o seu reino e assumir a coroa quando isso lhe for designado. Logo sua família arma um casamento com o príncipe do reino vizinho, Dalbreck, sem consultá-la para saber se era isso que ela realmente queria.Ela sequer conhecia o rapaz, nunca o tinha visto na vida e o veria pela primeira vez no altar. Tudo ia bem, até que, no momento da festa, quando todos estavam na igreja, esperando a entrada da noiva, Lia decide fugir de tudo aquilo, entrando em uma carruagem alugada junto com Pauline, sua dama de companhia e amiga fiel.

Ambas partem rumo à Terravin, reino vizinho, intermediário entre os outros dois. Mas, sabendo do sumiço de sua possível futura esposa, o príncipe resolve então partir em sua busca, correndo atrás de informações de seu paradeiro. Mas ele não está sozinho nesse mesmo rumo. Um assassino recebe a missão de matar a Princesa Arabella, como também é chamada, e vai em seu encalço para assim fazer.

Enquanto isso, em Terravin, Lia e Pauline começam uma nova vida, tendo de se virar para conseguir sobreviver. Mesmo sem os luxos e privilégios que a vida na realeza proporcionava, e tendo que trabalhar duo para se sustentar, Lia percebe que sua liberdade é o seu bem mais precioso e decide que não deixará que a tirem em momento algum. Porém, dois novos viajantes surgem no reino, um deles para se casar com ela e um para matá-la. Como Lia saberá quem é quem e como ela conseguirá desviar do perigo? As aparências enganam? O que está por trás de cada cavalheiro, mesmo com suas motivações particulares?

Kiss of Deception é o primeiro livro da trilogia Crônicas de Amor e Ódio, que já tem o segundo livro publicado nos Estados Unidos e o terceiro com previsão de publicação para esse ano. Essa é uma história de romance com protagonistas femininas fortes, corajosas e independentes que não precisam de príncipes encantados ou mocinhos encantadores para viver e conseguir o que querem.

Lia é uma protagonista que se encaixa perfeitamente nesse perfil citado. Ela nunca admitiu muito o fato de ser a Primeira Filha da Casa Real, posição que traz consigo enormes responsabilidades. Além disso, o casamento que lhe fora imposto foi o estopim para decidir abrir mão de vez de tudo aquilo que sempre buscou: sua liberdade e seu poder de escolha. Ela se encaixa no perfil de protagonistas que surgiu nos últimos anos nos livros YA e sobrenaturais.

A grande sacada do livro, além do protagonismo interessantíssimo de Lia, é a exclusão da identificação do príncipe e do assassino durante a narrativa. Lemos os capítulos de ambos sem saber quem é quem, criando os perfis dentro de nossa própria mente. Apenas no final tudo é revelado e o leitor fica finalmente sabendo se torceu para o que queria ou não, além das reais intenções de cada um. Esse elemento foi usado de forma muito inteligente pela autora, pois cria um elo de conexão muito forte com o leitor, fazendo com que ele devore o livro até a última página.

A mitologia da história também é interessante. Não me aprofundarei muito nesse tópico, para não dar spoiler a quem ainda não leu, mas a protagonista desenvolverá algo que lhe será muito útil no seu futuro na trama.

Vale destacar aqui o trabalho da editora com o livro. A edição está lindíssima, com capa dura, folha de guarda com o mapa do território onde se passa a história, um belo projeto gráfico e marcador de fita, além de alguns mimos para quem comprar o livro (pôster e marcadores). Fiquei impressionado quando entrei em contato a primeira vez, pois, pela primeira vez em todos esses anos que trabalho com livros, vi uma edição nacional superar a original, em hardcover. Já havia lido Kiss of Deception anteriormente em inglês, à trabalho, e gostei muito do trabalho tanto de edição quanto de tradução que a Darkside fez com o texto. A tradutora, Ana Death Duarte, que assina a tradução de séries como Belo Desatre e Guerra dos Fae, fez um trabalho muito bom, dando sentido a termos específicos da história original e mantendo a grafia quando necessário.

Recomendo muito a leitura de quem gosta de romances com protagonistas fortes e destemidas, como a da série Trono de Vidro, e de história da realeza, como na série A Seleção de Kiera Cass.

site: http://www.capaetitulo.com.br/2016/07/resenha-kiss-of-deception-cronicas-de.html
Fabiano Baloo 14/10/2016minha estante
Bela resenha heim? ?????

Fabiano Baloo 14/10/2016minha estante
null

Marcos 14/10/2016minha estante
Obrigado?

sdespellman 04/06/2021

Esse é o primeiro livro de fantasia que eu leio e NOSSA muito bom!! A história me prendeu desde o início, confesso que antes de ler eu não estava com muitas expectativas, mas o desenrolar dos personagens e as relações entre eles trouxe o entretenimento que eu precisava. Tem um plot twist que me deu um tapa na cara, sinceramente o Kaden é tudo pra mim hahaha. O livro vale muito a pena, estou lendo o segundo da trilogia e ansiosa para saber o desenrolar da história.
thay 04/06/2021minha estante
pergunta p ver se podemos ser amigas: kaden ou rafe?

sdespellman 04/06/2021minha estante
kaden totalmente hahaha

thay 04/06/2021minha estante
VC É PERFEITA

Erika 16/10/2016

Girl Power de um reino aí
The Kiss of Deception

A velha história da princesa que não aceita viver nas condições impostas pela tradição real, cujo coração será disputado por dois rapazes, pois ela é irresistível de linda e cheia de atitude.
Clichês à parte, a história começa interessante: os reinos de Morrighan (onde vive a princesa), Dalbreck (casa do príncipe) e Venda (do assassino) vivem uma briga antiga, rola até um mapinha, e no início de alguns capítulos é inserido trechos de escritas antigas dos reinos. Mas a escritora não explora isso! Até o final do livro não sabemos de quase nada a respeito da história dos reinos. O foco do livro é o romance. Durante as primeiras 250 páginas não acontece nada além da fuga da princesa e os dois mocinhos disputando a atenção da mesma. Ela é realmente irresistível.
Sobre a edição, o livro tem capa dura e vem acompanhado de fitilho, marcador de páginas e mapa-pôster. Seria mais um carinho para os nossos olhos que a Darkside nos presenteou. Presenteou naquelas, né, porque eu paguei por isso. Mas acho que a editora não revisou essa publicação, pois a minha veio recheada de erros de digitação. E em tempos de corretor automático do Word, isso dói na minha alma e no meu coração. Mais atenção, né?
Rafa Ferrante 17/10/2016minha estante
Eu estava tão louco por esse livro e agora que tenho perdi a vontade de ler rs

Erika 24/10/2016minha estante
Rafa, é aquilo... muita gente ama este livro. Comigo não rolou sentimento nenhum e só de imaginar que ainda tem mais dois volumes, me dá uma preguiiiiça hahaha... mas quem sabe você curte?

Vê Tezoni 23/11/2016minha estante
Vdd belos erros de edição

Émeraude 05/04/2016

Segura seus forninhos meninas e meninos!!

*Som da marcha nupcial* Viveram felizes para sempre * barulho de disco arranhando*

Eu poderia enumerar aqui a quantidade de coisas que poderiam dar errado nesse livro, sabe por quê? É um clichê atrás do outro: Princesa mimada (mas com opinião e coragem) e Príncipe arrogante (mas determinado e leal); Reino e casamento real (mas não tão real assim); Assassino sexy (mas muito perigoso); Tramas, reinos, intrigas

E eis que surge a maior pegadinha da história dos plots, eu simplesmente fui atropelada com esse jogo de POVs (point of view, ou basicamente capítulos narrados por diferentes pessoas) executados brilhantemente aqui. Mary E. Pearson sambou na minha cara de salto agulha, eu fui trolada por essa autora, enganada! E é por esta razão que EU TE AMO Mary, o seu poder de escrita é fantástico.

Quem era essa garota que meteu seu nariz entre dois reinos e fez o que bem quis?
Mary E. Pearson está de parabéns e eu me curvo a sua nova série de fantasia, que para mim foi uma das três melhores do ano de 2015. Mal posso esperar por sua sequência, esta série está mais do que recomendada!

Preciso muito ler o livro 2!!
Sally 09/04/2016minha estante
Gostei da sua resenha. Expressa exatamente o que estou sentindo!!! A autora foi fantástica!!! Ainda não terminei de ler, mas acabei de ler "aquela" parte, e ainda estou em choque!!! COMO ASSIM???? Eu torcia por um, mas não é ele.... como assim??? Muito bom, genial!

Victoria 11/04/2016minha estante
Pq a sua resenha é uma cópia da resenha anterior?

Deh 02/05/2016minha estante
Já estava curiosa agora, com sua resenha, estou ansiosa para ler...
Ótima resenha!!!

Ray Corrêa 30/12/2016

Um beijo suave com uma pitada de traição.
Devo dizer que as minhas expectativas eram altas demais. Eu já tinha escutado muita gente falando do livro então já o segurei com uma certa familiaridade que não era de certo verdadeira.
A história começa com a Princesa Lia, para mantermos tudo na informalidade. Ela foi obrigada a se casar com o Príncipe do Reino de Dalbreck, que nunca tinha visto antes, pela sobrevivência do seu reino. A vida da realeza não é novidade para nós, dever antes de amor, responsabilidade antes de felicidade.
A Lia era uma primeira filha da casa Real, o que carrega um peso muito importante de acordo com as crenças e costumes do reino de Morrighan. Há um toque de magia bem forte na história e ele é representado através do "dom" que supostamente todas as primeiras filhas herdam.
Porém, Lia se recusa a seguir em frente com os planos dos seus pais e com a ajuda da sua dama de companhia e grande amiga Pauline, ela foge no dia do casamento levando consigo alguns documentos do reino e resolve levar uma vida sem luxo, sem títulos mas também sem obrigações. Ela quer ser livre para escolher o próprio destino e não tem medo de por a mão na massa por isso.
O Príncipe rejeitado se sente curioso em relação a essa menina que teve a ousadia de tomar uma atitude tão radical para poder tomar as rédeas próprio destino, ele mesmo não queria um casamento mas acabou por se deixar persuadir pelo seu pai. Então, ele vai atrás dela e a moça que encontra não é nem um pouco aquela que ele tinha imaginado.
Lia começa a trabalhar em uma taverna e se desfaz de toda a imagem real que tinha sido montada para ela, se permitindo reconstruir do zero.
Ao mesmo tempo, um Assassino é enviado do Reino de Venda, que são considerados por todos como bárbaros e selvagens, para que acabe com a vida de Lia impossibilitando uma possível aliança entre os dois outros reinos. Uma luta de fronteiras acontece a anos e se os Reinos de Morrighan e Dalbreck se unirem, juntos eles podem suprimir qualquer possibilidade do Reino de Venda conquistar seus objetivos.

Os capítulos são divididos em sua maioria entre os pontos de vista de Lia, do Príncipe e do Assassino. Mas no começo, a autora não nos conta quem é o assassino e quem é o Príncipe, cabe a nós criarmos a nossa própria imagem de cada um. Eu não tenho como dizer a vocês em que ponto eu decidi quem era quem, foi algo tão natural que eu nem mesmo senti, e quando em certo momento do livro ela finalmente nos conta os nomes de cada um em seus respectivos títulos, o meu mundo virou de cabeça para baixo.
Eu me senti totalmente traída. Era como se nada mais na história fizesse sentido para mim e eu me peguei suspeitando de todas as outras informações que eram passadas. Eu suspeitei de todos os outros personagens, eu suspeitei da própria Lia.
Talvez tenha sido essa a intenção da autora, nos mostrar que estamos condicionados a criar um determinado estereótipo que as vezes não condiz com o que a pessoa realmente é, mas confesso que fiquei tão paranoica que isso atrapalhou um pouco o restante da leitura. Eu só consegui retomar de verdade a história quase no final.

A minha preferência por um dos personagens desse "triângulo amoroso" era tão discrepante que toda vez que o outro aparecia eu chegava a rolar os olhos. Deu para perceber que ela foi tentando inserir esse outro personagem de forma mais intensa, para criar uma certa empatia mas não funcionou muito bem para mim.
Eu me colocava no lugar de Lia diversas vezes e me irritava com as decisões que ela tomava, com a falta de ação em certos momentos e o fato dela dialogar demais em outros. Mesmo assim foi válido porque não podemos esperar que todas as pessoas tenham as mesmas atitudes que achamos que deveriam ter, e mais para o final do livro, ela deu a volta por cima e conquistou um pouco mais do meu respeito.
Foi muito gratificante ver o crescimento de Lia durante a história, ela vai se endurecendo, se tornando mais forte, mais atenta, mais sagaz. Ela vai se transformando em uma mulher madura e mesmo com todas as situações trágicas que acontecem ao seu redor, ela não perde aquela essência generosa e humana que poderia ter se extinguido diversas vezes.

O livro termina com uma situação um tanto tensa e me deixou extremamente curiosa para saber o que acontece em seguida então posso afirmar que, para mim, foi uma boa leitura. Divertida, leve e desconcertante em alguns momentos. Devo acrescentar que o romance tem um foco muito grande e a o resto da história em si fica um pouco rasa. A geografia desse mundo começa a ser explorada e nós descobrimos tudo junto com Lia, mas senti falta de um aprofundamento político e religioso para explicar melhor os conflitos entre os reinos. Talvez isso venha a ser abordado melhor no próximo livro que com certeza vai entrar para minha estante.
Hemilly.Neves 31/12/2016minha estante
A história estáescrita em inglês?

Ray Corrêa 01/01/2017minha estante
Não!! Está em Português, apesar do título ter permanecido o original! :)

Hemilly.Neves 02/01/2017minha estante
Obrigado

triz 12/10/2021

Chato demais
Comecei achando que iria amar, até comprei o livro físico. Nunca estive tão broxada na vida.

A história tinha TANTO potencial mas a autora não soube aproveitar nem um pouco.
Os personagens são razos e nada cativantes. A protagonista é completamente entediante.

Enfim, foi uma tortura terminar a leitura desse livro. Nota dó.
Gabyz.z 12/10/2021minha estante
Quando a gente compra e não gosta dói ainda mais o coração

Carol 13/10/2021minha estante
VC ME RESUMIU TANTO

Carol 13/10/2021minha estante
Quero tanto vender os livros juro por deus-

warnercalxre 13/12/2021

virou meu fav
não tava esperando nada demais desses livros, comprei pq tava na promoção kkkkkk mas eu li em tipo, um dia, é MUITO bom, com certeza recomendo pra todo mundo
Allê 13/12/2021minha estante
Comprei na Bienal, estou ansiosa pra ler!!

callobalt 13/12/2021minha estante
quero muitooo ler esse livro!!

Carol.Castro 13/12/2021minha estante
Estou amando esse livro ??

Camila 12/01/2017

Surpreendente
Comprei o livro na promoção de Black Friday da Amazon depois de ler tantas críticas boas sobre ele.
Visualmente ele é lindo: capa dura, com marcador em tecido e em papel, pôster com mapa...enfim, a editora DarkSide sempre arrebenta nos detalhes.
Mas confesso que quando comecei a ler quase desisti da leitura. A diagramação dos diálogos, dispostos entre aspas, me incomodaram bastante... mas foi uma questão de costume!
O enredo é rico em detalhes e facilmente nos transportamos para os cenários do livro. Instantaneamente me apaixonei por Kaden e tomei antipatia de Rafe. E aí, já no final do livro, um tapa na cara!
Li e reli, voltei alguns capítulos e devorei as páginas finais.
Jey Jeyy 13/01/2017minha estante
Vc ficou meia perdida? Eu levei um susto, ja fiz uma anotação mental para voltar e reler assim q terminar o segundo livro!!!!

Camila 18/01/2017minha estante
Jeny, também quero reler depois pra ver se eu deixei passar alguma coisa, rs

Deh 20/01/2017minha estante
null

lilac 03/08/2021

até que é bom, mas não muito
Fazia muuuito tempo que queria começar esse livro, mais de ano já, e acredito que foi minha maior decepção...
Sempre ouvi muitas pessoas falando bem de The Kiss of Deception e da Mary também, além dele ser um livro lindo, é um romance (meu gênero favorito), mas essa história não rolou.
Eu amei a ideia da princesa fugindo de um casamento arranjado, mas foi só isso e acabou, daí em diante foi um tédio sem fim!! Acredito que os momentos em Terravin poderiam ter sido mais breves ou mais emocionantes. O livro começa a melhorar no final, porém, além de estar terminando, ainda continua chatinho.
Sinceramente, esse não é um livro mal escrito, a história é coerente, só é muito tediosa, demorei quase um mês pra ler, a autora com certeza poderia ter desenvolvido muito melhor. Ainda não sei se vou ler o segundo ou outros dela, porque essa foi uma decepção muito grande!
Jessica 03/08/2021minha estante
O segundo é bem mais devagar

lilac 03/08/2021minha estante
kkkkkkk ai mentira

Jessica 03/08/2021minha estante
Hahahahha sério, fica muuuito mais devagar, eu terminei pulando várias partes

Ju Vogel - Nemeton dos livros 06/02/2019

The Kiss of Deception
O livro nos conta a história da |Princesa Arabella Celestina Idris Jezelia, ou simplesmente Lia, como gosta de ser chamada. 🍃

Lia é uma primeira filha da casa de Morrighan e, segundo a tradição, ela teria "o dom". O dom pode vir manifestado de várias formas e é passado de mãe para filha.
Algumas tem visões, outras tem pressentimentos, etc. Porém Lia nunca sentiu o dom se manifestar nela, e não é muito adepta das tradições e religião. 🍃

Ela está prestes a se casar com o Príncipe do Reino de Dalbreck , um casamento arranjado pelas famílias para criar uma espécie de Aliança entre os Reinos e lutar juntos contra os "bárbaros". 🍃

Porém Lia resolve fugir no dia do casamento, acompanhada de sua amiga e criada Pauline. 🍃

Lia e Pauline então partem em uma jornada para o vilarejo de Terravin, onde Pauline tem amigos que podem ajudá-las.

Porém, a jornada não será tão fácil como elas esperavam, pois além do próprio Príncipe, que quer entender o motivos de sua noiva ter fugido, atrás dela também vai um assassino que foi contratado para matá-la. 🍃

Agora vem o momento "mindblown" do livro!!! A autora não nos revela quem é o Príncipe e quem é o assassino, ela nos dá apenas as características de cada um e fica a nosso cargo adivinhar quem é quem, já que a revelação fica praticamente da metade pro final do livro.

E gente!! Que agonia eu passei durante a leitura!! Vocês não tem noção!! O livro tem continuação, até agora tem mais dois publicados além desse, todos pela editora maravilhosa Darkside Books, sempre com edições lindas por dentro e por fora

site: https://www.instagram.com/p/BjNaKOKHwgF/
Jess 11/02/2019minha estante
E ai acertou quem era quem?

Julie 14/02/2019minha estante
Eu fiquei até a hora que ela revelou pensando que o principe era o assassino o assasino era o príncipe, fiquei de cara quando li que era o contrário kkkkk

Ju Vogel - Nemeton dos livros 15/02/2019minha estante
Gurias, não acertei, fui iludida! Hahaha

Jessica.Hellen 10/12/2016

The Kiss of deception
Livro maravilhoso recomendo a todas, história apaixonante sobre uma menina que desde criança já teve seu casamento planejado, por gerações, quando se torna jovem chega o dia do casamento e aí história se desenrola, apaixonante.
Alisson 10/12/2016minha estante
É um livro que pode ser lido por rapazes também?

Jessica.Hellen 10/12/2016minha estante
Sim

Alisson 10/12/2016minha estante
Obrigado Jessica. Vou colocar na meta de leitura. Minha esposa tem o livro.

Maygeek7 21/12/2021

Juro que nunca critiquei hehehe :)
Uma história muito criativa com uma narrativa surreal. Mesmo alguns acontecimentos sendo clichê de romance tudo é muito bem trabalhado.
A escrita da autora é outro ponto que me agradou demais. É super fluida. a construção deste universo é sensacional. Não é um mundo muito complexo igual a Tolkien, mas tem vida própria. Com lugares e povos diferentes, com culturas, poemas, contos e lendas, mitos e canções. Tudo de certa forma até muito simples de compreender.

O início da história é meio cansativo. No começo, a protagonista é difícil de aturar porque segue o clichê de princesa burrinha em livro de romance. E o gênero Romance não é meu favorito. Mas, ao longo das páginas, tudo muda radicalmente. Além do plot twist logo no meio da história (inclusive, muito surpreendente e fodastico) Ela dá à volta por cima, e demonstra um lado completamente contrário onde sim vejo o lado "força feminina" que é tanto aclamado.
Eu comecei o livro xingando a Lia, e terminei amando.

Sentir falta da ausência das cenas de romance/sexo. Não sei se é o costume com livros atuais que leio onde tudo é tão explícito. Mas isso é uma opinião pessoal.

Precisamos elogiar a Darkside books, com mais uma edição maravilhosa. E tem até um mapa da região que ilustra a trama.
Itsmemari 21/12/2021minha estante
Eu também amei!!! E acho que as cenas que você sentiu falta podem vir no próximo livro?

CPF1964 22/12/2021minha estante
Gostaria de desejar a você e a sua linda família um Natal cheio de paz e harmonia. Que o ano de 2022 seja repleto de ótimas leituras e realizações.

Maygeek7 22/12/2021minha estante
Obrigada CPF1964, desejo o mesmo. ??

Xoxofana 07/08/2021

Eu me sinto enganada de 30 maneiras diferentes
Esse livro é incrível e perfeito e meu deus. Eu esperava um coisa e fui surpreendida com outra, tomei alguns tapas na cara e surpreendida de novo. Amei ele, é só isso que tenho a dizer, amei ele e toda a enganação e coisas que me fez acreditar.
Beatr1zp 07/08/2021minha estante
quero muito começar esse livro, aiaiai

Xoxofana 07/08/2021minha estante
Começa, sério!!! O início dele foi meio devagar pra mim, mas depois eu li tão rápido e foi uma leitura tão boa!!!

Xoxofana 07/08/2021minha estante
Se ler ele, deixa seus surtos aqui por favor kkkkk pq eu surtei muito depois da metade do livro