Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

Mah 03/09/2021

incrível! porém...
livro simplesmente incrível e envolvente, mas a transfobia complica muito... :(
os personagens são incríveis, amei a escrita e eh uma leitura muito leve pra sair da ressaca literária
Sagan 03/09/2021minha estante
Tem muitas partes transfóbicas? É pq tô querendo ler, mas fiquei com um pé atrás depois disso

Lais.oliveirax 08/07/2021

Bom mas?
Curti bastante o livro é bem fluido capítulos curtinhos do jeito que eu gosto, a amizade do Dante e do Ari é muito massa gostei demais maisss o jeito que foi abordado a transfobia não gostei dessa parte, cagou o livro. Várias pessoas amando mais não sei como não ver como abordou essa parte !
méri 08/07/2021minha estante
simm, essa parte da transfobia é falada por algumas pessoas, mas não é destacada como algo ruim do livro, tendo o hype todo que ele tem, parece que ignoram isso. quem leu espera que no segundo livro o benjamin mude isso. mas pelas primeiras 2 páginas do livro traduzido, que postaram no twitter, acho que não aconteceu essa mudança.

Nossaa

Lais.oliveirax 08/07/2021minha estante
Não dá pra defender mais

méri 08/07/2021minha estante
quer q eu te mande o link dessa tradução das primeiras pags amg?

Mandaaa

AnaJu76 05/06/2021

Muito bom, tô apaixonada pelo ari e pelo Dante, eles são uns nenens, amei a história dos dois, tive vontade de socar a cara de quem fez aquilo com o Dante, os pais deles tbm são super divertidos, achei o livro fofo demais.

Mari Maci 20/10/2021

Essa é uma resposta bem Ari...
?Imaginei como era segurar a mão de alguém. Aposto que às vezes é possível desvendar todos os mistérios do Universo na mão de uma pessoa.? - pág. 156

Esse livro desvendou os meus mistérios. Ele possui um desenvolvimento muito leve e interessante, todos os temas abordados me interessaram deveras e me senti muito bem lendo.
Apesar do romance estar presente e ser um dos mais adoráveis que já li, esse livro foca mais na amizade do que no romance, diria que não é o foco, mas de qualquer forma é extremamente bom?
Esse livro tem suas problemáticas que me deixam muito decepcionada, mas não tem como esquecer tudo o resto que esse livro possui de bom.
Eu recomendo a todos que gostam de uma nova maneira de pensar e de romances nas entrelinhas, famílias complicadas e amaveis e picapes vermelhas. E pássaros?

?Os pássaros existem para nos ensinar coisas sobre o céu.? - pág. 65

azhonix 29/12/2020

É um livro incrível, ótimo pra quem quer voltar com o costume de ler ou até mesmo iniciar hábitos de leitura. Mostra a forma como dois adolescentes passam a conhecer não somente um ao outro, mas a si mesmos. Possui algumas partes que possam conter gatilhos para pessoas sensíveis, mas é abordado de forma delicada e demonstrando a compreensão de outros personagens. É realmente um livro muito gostoso de ler.

Jhamyle 29/03/2021

Aristóteles Mendonza, um homem livre.
Creio que nunca irei encontrar as palavras corretas pra definir todas as sensações que tive lendo este livro. Foi um misto intenso de riso, de amor, de reflexão e muito muito amor! Foi incrível descobrir os segredos do Universos junto com esses dois. Magnífico!
5?+?

CPF1964 30/06/2021

Opinião
Primeiro livro que leio do autor.

Gostei muito da escrita dele.

Leitura fluída.

Muita sensibilidade.

Se eu tivesse 20 anos daria 5 estrelas.

Luiz Souza 13/12/2023

Casal Teen
O livro conta a história da amizade de Ari um jovem meio bravo e com alguns questionamentos sobre a vida e Dante um jovem alegre e solar que está descobrindo sua orientação sexual.
A amizade deles começa num clube de natação poderia ser mais um ciclo de amigos qualquer mas o laço que eles formaram foi bem especial e raro.

Com o tempo Ari descobre apaixonado por Dante e juntos descobrem os segredos do Universo junto com o cachorro e a picape no deserto kkk.

O livro é bem escrito , poético e bem dinâmico gostei muito dele, e do filme também.

Ótima leitura.

Liviaa.rosa 11/05/2021

Aristóteles e Dante ? Benjamin Alire Sáenz
É tão fácil escrever uma resenha de um livro como este. É doce. É puro. É contínuo. O enredo traz uma relação de parceria, de amor, de amizade e conflitos. Tanto com os pais, tanto com uns aos outros e até com eles mesmos.

Todos temos guerras individuais e lidamos com elas de formas diferentes. O autor soube mostrar isso na história. Mostrar, também, como o medo de ser quem somos, poderia tirar de nós uma grande oportunidade de estarmos e de nos fazer felizes.

Confesso que chorei muito com a história, tocou num ponto muito específico meu e não termino este livro sendo a mesma pessoa. Pode parecer banal para muitos, mas a leitura foi bem significativa para mim.

O quão importante é o papel dos pais e responsáveis em apoiar os filhos independente do que acontecer, também é uma premissa do livro. Estilhaçou-me, não só de tristeza, mas também de amor e compreensão.

Muitas das vezes achamos que o mundo nos odeia. Que o universo esconde seus segredos a sete chaves. Mas não. Nós que não percebemos que o único segredo do universo é ser feliz, e não seria um segredo se todos nós soubessemos como ser. Por isso vivemos. Somos todos como Ari, pessoas que precisam aprender a amarem a si, amarem ao próximo e, assim, sermos felizes.

Simplesmente perfeito. ?????????? Digno de 5 estrelas.
anaclaraleitegomes 11/05/2021minha estante
A resenha me fez querer ler!

Liviaa.rosa 11/05/2021minha estante
Leia, sério. Estou me recuperando da rasteira que esse livro me deu até agora

nat 04/06/2022

"não falar pode deixar alguém muito solitário"
muito fofo! ? conseguiu deixar meu coração mais leve e me tirar de uma ressaca literária.

me vi muitas vezes no lugar do Ari e não gostei de ter me identificado tanto com certas atitudes e pensamentos... acho que me assustou um pouco. talvez por isso eu tenha me frustado por certas atitudes que ele tomava ao longo do livro.

a vibe no início é puramente depressão e coisas pra baixo, quase tive umas crises existenciais :')

luiza 17/12/2021

Meu queridinho protegido!!!
"A todos os garotos que tiveram de aprender a jogar com regras diferentes."

O que dizer sobre AriDante, além de que esses dois conquistaram totalmente meu coração?

Aristóteles e Dante, o filósofo e o escritor. Nesse livro, em especial, apenas dois adolescente de 15 anos tentando compreender o universo que existe dentro deles.

Ari e Dante se conhecem no verão. Ari não sabe nadar, e Dante não vê problema em ensiná-lo. Disso surge uma amizade entre duas pessoas opostas, mas que se completam totalmente.

Ari com toda sua melancolia e Dante com seu espírito livre, se encontram um no outro, se compreendem como ninguém, e acabam descobrindo que o que procuram esta bem ali, de frente aos seus olhos.

"Eu era praticamente invisível. Acho que gostava de ser assim.
Até que surgiu Dante."

Nesse livro que se passa nos anos 80, vamos ver as dificuldades do preconceito e os conflitos da descoberta. Conhecer a si mesmo não é tão fácil, principalmente em um mundo em que todos te dizem estar errado.

Me identifiquei muito com o Ari nesse livro, e com todos os sentimentos expressado por ele durante essas páginas. Ele é um personagem muito profundo.
Achei lindo ver o mundo desses dois, cheio de arte, poesia e sonhos. Assim como a forma como eles compartilham suas ideias e pensamentos.
Aristóteles e Dante vão te ensinar o valor da amizade e a importância de ser menos cruel consigo mesmo.

"Como pude um dia sentir vergonha de amar Dante Quintana?"
lellllla 17/12/2021minha estante
essa foi a melhor resenha que alguém poderia fazer sobre esse livro

luiza 17/12/2021minha estante
Amy, vc fez o meu dia, brigada!!!

lellllla 17/12/2021minha estante
só falei vdds amg

Duda 15/03/2021

Perfeito
Eu não tenho nem palavras pra falar desse livro. Ele é simplesmente PERFEITO, o jeito do Ari de enxerga as coisa, a relação dele e do Dante, a relação com seus pais, como ele vai evoluindo. Esse livro é MARAVILHOSO, todos deveriam ler, eu tô em êxtase!!
Jennifer 15/03/2021minha estante
Está na minha estante ?

Thai lendo 15/03/2021minha estante
aaa SIM, os dois são tão humanos sabe?? as ações deles são muito reais e amo o jeito como eles se entendem ou se desculpam, felizmente novo livro vem ai

Jennifer 18/03/2021minha estante
Nossa que legal, agora me animei mais para lê-lo

aggs 03/08/2021

?Quando vamos ter a sensação de que o mundo nos pertence??
Foi uma leitura super gostosinha e muitooo fluída. Amei demais o desenvolvimento dos personagens e o ponto de vista do Ari, me identifiquei com ele em boa parte do livro e peguei um carinho enorme por ele e pelo Dante. Amei muito os pais dos dois, que apesar de tudo, aprenderam muito com os filhos e continuaram lá por eles.

O problema desse livro, como todos vocês sabem, é a cena de transfobia. Foi extremamente desnecessária e você percebe que foi algo proposital, fiquei muito irritada pq a ignorância da parte do autor pode passar uma informação errada para as pessoas que não tem muita noção do assunto. Então foi sim bem irresponsável da parte dele. Quem tem algum gatilho com transfobia vai ficar muitíssimo mal, então se você for ler, vá com psicológico.

Não sou de avaliar um livro somente pelo lado ruim, muito menos somente pelo lado bom, eu adorei o livro, a história e a pureza, mas se não tivesse essa cena ele levaria 5 estrelas sim, porémm, dou 4,5 pq isso da cena me deixou incomodada demais mesmo.

(e eu favoritei pq gostei muito do livro em si, tirando a cena ridícula.)

Vanessa 27/12/2023minha estante
Esse é um dos meus livros favoritos! Não sei o pq dos outros não gostarem