Blade Runner

Blade Runner Philip K. Dick

Resenhas - Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?

Bruno Passuello 13/04/2021

Achei que ia ser uma baita de uma experiência e nem isso foi
Após assistir os dois filmes e ter amado achei que o livro iria ser muito bom mas para a minha surpresa tive uma péssima experiência, somente ao final da história consegui entender e o final tipo??? Por várias vezes pensei em disistir da leitura mas fui forte e terminei.
Bia 13/04/2021minha estante
eu tinha colocado esse como meta de leitura, mas acabei de ser desestimulada kkkkk

Leléu Ltd. 19/07/2020

Clássico atemporal
Um clássico que guarda em si uma criatividade atemporal, que, dentre várias qualidades, me sobressaiu por antever a dificuldade que a humanidade um dia teria em distinguir entre um ser humano e uma máquina.

A empatia é uma das palavras-chave, num mundo em que animais são itens raros e que os "melhores" humanos deixam a Terra. Uma história interessante, contada a partir de diversos pontos de vista, que nos leva à imediata e perene certeza de que o teste de Turing se tornou uma tarefa muito fácil.

Vale a pena confrontar com o filme de 1982, que parece não apenas uma adaptação mas um complemento à obra do autor do Castelo Alto.

Felipe 12/11/2021

A história do filme #sqn
Resolvi ler esse livro como uma segunda chance ao PKD após o frustrante Homem do castelo alto e, de fato, valeu a pena! O livro segue a mesma linha narrativa do filme, mas nada é exatamente igual. Da personalidade do Deckard ao desfecho, tudo traz outros ares tão interessantes e ricos que até esquecemos que algo está ligado ao filme Blade Runner. Adorei a apresentação cultural dos animais (verdadeiros ou elétricos), a explicação mais clara da forma como os androides pensam e agem, a Rachel com uma personalidade bem diferente... Enfim, li com muita empolgação e recomendo!

Rayane 01/06/2020

Um dos livros mais incríveis que li até hoje. A escrita de Philip K. Dick é cativante e reflexiva e, alinhado ao enredo do livro, provoca questionamentos interessantes durante a leitura.

A ficção ?Androides sonham com ovelhas elétricas?? apresenta o mundo, no ano de 2019, sob a poeira radioativa que dizimou a vida na terra. O personagem principal, Rick Deckard, é um caçador de recompensas que aposenta os andróides ilegais, que são designados como Andy no romance. A partir disso, é apresentada de fato a trama do romance: qual a diferença de um humano para um andróide?

No livro, a principal diferença é a empatia: os Andróides não conseguem ter empatia pelos seres vivos, e com isso, os caçadores de recompensas aplicam testes para a diferenciação. Apesar disso, durante a leitura, o principal sentimento é de que os personagens andróides agem, por vezes, de maneira mais humana do que os próprios. Enfim, é uma leitura incrível e gostosa e com certeza entrou na minha lista de favoritos. Um ótimo romance para os que procuram uma boa literatura de ficção científica.

Leonardo 19/08/2022

Uma impressão de 'Androides sonham com ovelhas elétricas?'
Eu comprei este livro pela Amazon, pois já estava com vontade de ler, mas também buscava algo de ficção científica para ter uma base melhor numa história que eu estava/estou escrevendo (nem sei dizer se eu vou termina-la).

Eu já havia assistido o filme de Blade Runner e sua sequência 'Blade Runner 2049'; ambos os longas eu considero excelentes, vale dizer. No entanto, me peguei fisgado pela prosa de Philip K. Dick, sendo uma leitura deliciosa que perpetua por todas as páginas, o que me fez preferir o livro ao filme, por mais que sejam obras muito complementares.

Criei o Skoob com a intenção de voltar com o hábito de leitura. Vou adicionar mais coisas que li no decorrer do tempo; comecei, principalmente, pelos quadrinhos, estes que tenho decorados quais eu li e quais não. Livros, porém, tenho vários em casa que li há anos, e não lembro o nome de todos de cabeça, logo, pretendo marca-los aqui depois.

Voltando ao 'Blade Runner'/'Androides sonham com ovelhas elétricas?' digo que foi uma leitura extremamente prazerosa e imersiva. Pretendo comprar a capa dura em breve.

É isso. Boa noite!

Ricardo.Barroso 05/12/2021

Incrível
Incrível, envolvente, filosófico, bem diferente do filme Blade Runner (ou do que eu lembro dele, vou ter que assistir de novo). Algumas coisas não entendi muito bem (Wilbur Mercer? O sapo elétrico?!!), mas os textos de apoio ajudam bastante e o contexto biográfico do PKD torna a leitura mais surreal.

Manu 22/05/2021

animais de mentira
Tinha criado muitas expectativas erradas desse livro mas n deixou de ser um boa leitura.
No início achei que seria uma aventura futurista científica mas a narrativa foca em uma visão mais filosófica e imediata (o período de tempo é bem curto).
Demorei um pouco pra entender totalmente o contexto, acho que poderia ter sido de uma forma mais rápida.
Gostei de como foi levantada as questões, as cenas entre andys e humanos foram MUITO confusas mas foram incríveis.
O mercenarismo retratado com uma espécie de religião foi uma jogada muito foda mas na minha opinião foi mal desenvolvida a relação disso com aqueles aparelhos de empatia lá.
A questão dos animais de mentira achei que teve uma jogada muito mais emocional, mas acabou sendo desnecessariamente exagerada o que não me agradou.

Lah 16/03/2021

Reflexivo
O que era para ser uma história sobre robôs acabou se tornando uma grande reflexão sobre o que nos faz verdadeiramente humanos.

A capacidade de sentir empatia foi o tema central da história, além de tratar sobre o sentimento de solidão, preconceito, e a triste analogia da relação de um mundo quase sem animais verdadeiros.
Bu 16/03/2021minha estante
Vou encaixar nas leituras mais próximas.

Caio328 24/02/2023

Conto que inspirou Blade Runner, Ovelhas Elétricas Não Choram. Em um mundo pós apocalíptico a Terra foi evacuada, para quem ficou o status está em ter pets vivos.

Duda 17/08/2020

Não sei se entendi, mas gostei
Apesar de ter achado o final um pouco raso e o desenvolvimento das personagens femininas deixarem um pouco (lê-se muito) a desejar, gostei bastante das reflexões que o livro levantou.

Como sempre, humanos são sempre hipócritas em qualquer lugar. Do que adianta ser empático com os animaiszinhos e desprezar seus semelhantes?

Marcio 16/11/2020

Melhor que o filme.
Um livro muito bem escrito com personagens cheios de vida, Philip conseguiu transformar os androides em seres humanos mais que os verdadeiros, no livro há muito do autor e da vida dele, lutas internas com lutas externas em um ambiente muito bem desenvolvido, PKD se tornou um dos autores que irei conhecer mais, claro e óbvio que o livro é infinitamente superior ao livro mas, ambos podem se complementar pois as ideias do autor também estão no filme.
Lara.Furini 16/11/2020minha estante
A linguagem é muito complicada? Tava pensando em ler...

Marcio 16/11/2020minha estante
Lara não é nada complicado e muito envolvente a linguagem , pode ler que vai gostar.

Phil.Surniche 18/01/2022

Filme x Livro
Confesso que havia visto o filme algumas vezes antes de tocar nesse livro.
Acho que a adaptação cinematográfica acaba perdendo algumas sutilezas do livro... Principalmente esse lance de "possuir animais", reais ou elétricos. A relação do protagonista com a esposa também é algo muito bom de se pensar. Mas quem sou eu para criticar isso, já que o próprio PKD achou que um complementa o outro.
Enfim... Gostei muito da leitura, tanto... que acabei lendo em apenas um dia. A leitura super fácil e filosófica assim como a maioria das narrativas do autor.
Acho que estou me viciando na literatura dele... Já foram 4... Agora já comprei mais dois livros para esse ano ainda. :)

Luiz Miranda 16/02/2022

Pessimismo diante do futuro
Como acontece em todas as adaptações de PKD, existem diferenças substâncias entre filme e livro. "Os Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?" traz o escritor no território em que é mestre: futuro distópico, ilusão x realidade, pessimismo.

O planeta Terra é apresentado como um lugar decadente em que só permanecem indivíduos incapazes. Um ambiente dominado por poeira radioativa onde predomina uma nova religião chamada Mercerismo e ter um animal é sinônimo de status. O plot é o mesmo do filme, Deckard é incumbido da missão de matar androides rebeldes que escaparam de Marte.

Digamos então que livro e filme se completam: Dick com detalhes da vida cotidiana, Ridley Scott com o visual acachapante. Sobre as principais diferenças, nada posso dizer sem dar spoiler. Agora uma coisa me chamou bastante atenção no livro: a intrigante existência de dois departamentos de polícia, onde um não conhece o outro. Uma pena que o escritor não tenha aprofundado essa situação.

Já li trabalhos melhores de Philip K Dick, mesmo assim Blade Runner é sólido o suficiente para merecer ser recomendado, até pela sua importância na cultura pop.

3,5 estrelas

Lobo 01/08/2023

Reflexivo
Dick nos leva para uma distopia onde o mundo está arruinado e quem pode muda-se de planeta, o nosso está dominado por androides e uma poeira radioativa, temos que comprar e manter animais que conseguiram sobreviver, quem não consegue compra um animal falso.
Nisso um caçador de androides recebe a missão de aposentar novos modelos que vivem entre nós e nessa caçadas nós surge diferentes indagações como: por que somos os seres superiores? Por que podemos mais? O que nos difere?

Cozzolindo 12/04/2020

Um visionário chamado PKD
PKD foi um escritor sci-fi surpreendente para sua época, seus medos a respeito da evolução tecnológica e até onde ela conseguiria chegar fez ele escrever alguns livros fantásticos do gênero e hoje vou falar sobre o livro que inspirou Blade Runner.
"Andróides sonham com ovelhas elétricas?" se passa num futuro caótico, onde a Terra foi devastada e os humanos já tinham colonizado Marte como alternativa e a história começa com 8 andróides fugindo de lá para tentarem viver como seres humanos na Terra e um caçador de recompensas é contratado para dar um fim neste "inocente" plano.
PKD questiona muito sobre o que seria o certo e o que seria o errado, os perigos da tecnologia, a raça humana e até mesmo religião no livro, tudo isso entrelaçado numa história envolvente e surpreendente, onde eu poderia escrever dezenas de linhas aqui elogiando esta maravilha literária.
Graças a este livro agora quero ler mais sobre sci-fi e PKD, leitura muito mais do que recomendada para fãs do gênero de ficção científica ou dos filmes de Blade Runner.