Blade Runner

Blade Runner Philip K. Dick

Resenhas - Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?

Phil.Surniche 18/01/2022

Filme x Livro
Confesso que havia visto o filme algumas vezes antes de tocar nesse livro.
Acho que a adaptação cinematográfica acaba perdendo algumas sutilezas do livro... Principalmente esse lance de "possuir animais", reais ou elétricos. A relação do protagonista com a esposa também é algo muito bom de se pensar. Mas quem sou eu para criticar isso, já que o próprio PKD achou que um complementa o outro.
Enfim... Gostei muito da leitura, tanto... que acabei lendo em apenas um dia. A leitura super fácil e filosófica assim como a maioria das narrativas do autor.
Acho que estou me viciando na literatura dele... Já foram 4... Agora já comprei mais dois livros para esse ano ainda. :)

Leonardo 19/08/2022

Uma impressão de 'Androides sonham com ovelhas elétricas?'
Eu comprei este livro pela Amazon, pois já estava com vontade de ler, mas também buscava algo de ficção científica para ter uma base melhor numa história que eu estava/estou escrevendo (nem sei dizer se eu vou termina-la).

Eu já havia assistido o filme de Blade Runner e sua sequência 'Blade Runner 2049'; ambos os longas eu considero excelentes, vale dizer. No entanto, me peguei fisgado pela prosa de Philip K. Dick, sendo uma leitura deliciosa que perpetua por todas as páginas, o que me fez preferir o livro ao filme, por mais que sejam obras muito complementares.

Criei o Skoob com a intenção de voltar com o hábito de leitura. Vou adicionar mais coisas que li no decorrer do tempo; comecei, principalmente, pelos quadrinhos, estes que tenho decorados quais eu li e quais não. Livros, porém, tenho vários em casa que li há anos, e não lembro o nome de todos de cabeça, logo, pretendo marca-los aqui depois.

Voltando ao 'Blade Runner'/'Androides sonham com ovelhas elétricas?' digo que foi uma leitura extremamente prazerosa e imersiva. Pretendo comprar a capa dura em breve.

É isso. Boa noite!

raphaseixas89 26/11/2021

''Androides sonham com ovelhas elétricas?'' é um clássico da ficção cientifica, inspirou dezenas de livros e filmes com a mesma temática e foi a origem para um fantástico filme, completamente inovador para época, mas pessimamente vendido chamado Blade Runner.

O enredo traz inúmeros questionamentos sociais e intelectuais derivado do maior medo pós segunda-guerra: o medo da destruição dos recursos por bombas nucleares. A inovação de Blade Runner é implementar os androides clássicos de Asimov e um ambiente praticamente abandonado pelas principais lideranças governamentais. Ou seja, são androides, construídos para suprir a mão de obra em Marte, local que serviu de assentamento após a semi-destruição do planeta Terra, que possuem consciência, personalidades, vida e interação social e são indistinguíveis dos seres humanos.

Blade Runner pode parecer uma ficção cientifica fraca para quem viu os filmes, mas que aborda temas muito complexos deixados de lado nas adaptações. Um exemplo seria a busca sem razão em pertencer a uma elite ou, fingir participar. Devido aos efeitos causados pela radiação, muitos animais morreram, desde os de estimação aos selvagens, os poucos exemplares tornaram-se objeto de desejo, como uma forma de mostrar riqueza. Na falta de um animal real, a população supri essa necessidade com animais elétricos, assim como os androides, muito próximo dos animais reais.

O interessante do livro é acompanhar o policial Deckard, incumbido da missão de caçar os androides fugitivos de Marte, questionar a própria noção de realidade e civilidade ao perceber que esses androides, são tão individuos quanto ele.

É um livro fantástico, cheio de questionamentos e que os filmes, por mais incríveis que sejam, não chegam perto da complexidade apresentada no livro.

Marcio 16/11/2020

Melhor que o filme.
Um livro muito bem escrito com personagens cheios de vida, Philip conseguiu transformar os androides em seres humanos mais que os verdadeiros, no livro há muito do autor e da vida dele, lutas internas com lutas externas em um ambiente muito bem desenvolvido, PKD se tornou um dos autores que irei conhecer mais, claro e óbvio que o livro é infinitamente superior ao livro mas, ambos podem se complementar pois as ideias do autor também estão no filme.
Lara.Furini 16/11/2020minha estante
A linguagem é muito complicada? Tava pensando em ler...

Marcio 16/11/2020minha estante
Lara não é nada complicado e muito envolvente a linguagem , pode ler que vai gostar.

ToniBooks 20/03/2021

Androides sonham com ovelhas elétricas.
Neste livro que deu origem ao filme Blade Runner, PKD, um dos gigantes da FC, trata de temas sensíveis como: moral, metafísica, religião e empatia, tudo em meio a um cenário distópico. O personagem central é um caçador de recompensas que vive seu dilema existencial enquanto a trama desenvolve-se. Ressalvo que o autor trás várias informações sobre tecnologia e outros temas sem se preocupar em aprofundar os seus significados, o que, em alguns momentos, faz com que o leitor "caminhe no deserto."

Dudu Menezes 08/08/2023

Androides sonham com ovelhas elétricas? Esse é o título original da obra de Philip K Dick, que ficou conhecida com a adaptação cinematográfica intitulada Blade Runner.

Quem diria que um livro de ficção iria me fisgar como esse? Pois é, a começar pelo título. Antes de iniciar a leitura me perguntava que viagem é essa de se questionar se "androides sonham", ainda mais com "ovelhas elétricas"?

Um cenário desolador, onde os habitantes que restaram, na terra, vivem expostos à poeira e à radiação tóxica - efeitos colaterais de uma guerra que "ninguém lembra bem suas motivações ou quem havia vencido", mas que acabou com a vida como a conhecemos, hoje, em nosso planeta.

É nesse ambiente inóspito que o caçador de recompensas, Rick Deckard, recebe a missão de "aposentar" 6 androides que fugiram de Marte para viver como se fossem humanos neste mundo decadente. Mas o que os fez fugir de outro planeta, mais avançado, para viver em um lugar onde só haviam ficado os chamados "cabeças de galinha" (pessoas de baixo QI) e os "normais" que ainda não haviam emigrado; seja por apego ao lugar onde sempre viveram, seja porque alimentavam alguma esperança que as coisas pudessem melhorar um dia?

O fato é que, nesta terra devastada, em um mundo tecnologicamente muito mais avançado, o que emerge é, ainda, o que nos constitui enquanto seres humanos; o que nos diferencia das máquinas. Pense que já não havia mais animais em grande escala como hoje, apenas réplicas elétricas de todo tipo de bicho. Ter um bichano, em casa, qualquer um, era símbolo de status e o maior objeto de desejo daqueles que ainda habitavam o planeta terra.

E tem mais...

Uma religião - o mercerismo - é a única capaz de fundir os seres humanos que se conectam à "caixa de empatia" para viver uma experiência coletiva de sofrimento, experimentando a dor de uma entidade arquetípica, que, à figura de Jesus Cristo, é venerada por "ressuscitar animais".

O trabalho de Rick não é nada fácil. Em meio à esse mundo de experiências sensoriais, que unem a mente ao espírito, ele precisa identificar quem é, de fato, um androide, aplicando "testes", que medem a "capacidade empática" do indivíduo que pode ser o seu alvo.

Leiam!

Rayane 01/06/2020

Um dos livros mais incríveis que li até hoje. A escrita de Philip K. Dick é cativante e reflexiva e, alinhado ao enredo do livro, provoca questionamentos interessantes durante a leitura.

A ficção ?Androides sonham com ovelhas elétricas?? apresenta o mundo, no ano de 2019, sob a poeira radioativa que dizimou a vida na terra. O personagem principal, Rick Deckard, é um caçador de recompensas que aposenta os andróides ilegais, que são designados como Andy no romance. A partir disso, é apresentada de fato a trama do romance: qual a diferença de um humano para um andróide?

No livro, a principal diferença é a empatia: os Andróides não conseguem ter empatia pelos seres vivos, e com isso, os caçadores de recompensas aplicam testes para a diferenciação. Apesar disso, durante a leitura, o principal sentimento é de que os personagens andróides agem, por vezes, de maneira mais humana do que os próprios. Enfim, é uma leitura incrível e gostosa e com certeza entrou na minha lista de favoritos. Um ótimo romance para os que procuram uma boa literatura de ficção científica.

Guacira.GonAalves 14/09/2020

Cresci vendo meu pai assistir ao filme Blade Runner e, ao ver que esse filme foi baseado no livro Androides sonham com ovelhas elétricas?, dei risada com o título que não se parecia em nada com o título do filme. Posso dizer que gostei muito da leitura e que ela me instigou a assistir ao filme agora, com o olhar de uma mulher de 43 anos e não do de uma criança pequena que via tudo que o pai colocava para rodar no vídeo cassete de casa. Interessante o material extra que o livro traz: entrevista e biografia do autor e entender as diferenças entre as duas obras. Recomendo.

TJ 22/03/2022

Androides sonham com ovelhas elétricas?
Título brilhante para uma obra brilhante

O livro, mais conhecido como "Blade Runner", vai nos mostrar um futuro pós apocalíptico dominado por uma poeira radioativa e uma humanidade escrava de sua própria vontade. Já que perderam o propósito de sua existência e vivem absortos em sua ignorância.
E é através do personagem principal Rick Deckard, um caçador de recompensas, que iremos nos questionar sobre o que é ser um humano, o que nos difere de um ser sintetizado e qual é o verdadeiro significado da empatia.
Leitura frenética e repleta de filosofias e questionamentos, este livro reúne o melhor da ficão científica!

Cozzolindo 12/04/2020

Um visionário chamado PKD
PKD foi um escritor sci-fi surpreendente para sua época, seus medos a respeito da evolução tecnológica e até onde ela conseguiria chegar fez ele escrever alguns livros fantásticos do gênero e hoje vou falar sobre o livro que inspirou Blade Runner.
"Andróides sonham com ovelhas elétricas?" se passa num futuro caótico, onde a Terra foi devastada e os humanos já tinham colonizado Marte como alternativa e a história começa com 8 andróides fugindo de lá para tentarem viver como seres humanos na Terra e um caçador de recompensas é contratado para dar um fim neste "inocente" plano.
PKD questiona muito sobre o que seria o certo e o que seria o errado, os perigos da tecnologia, a raça humana e até mesmo religião no livro, tudo isso entrelaçado numa história envolvente e surpreendente, onde eu poderia escrever dezenas de linhas aqui elogiando esta maravilha literária.
Graças a este livro agora quero ler mais sobre sci-fi e PKD, leitura muito mais do que recomendada para fãs do gênero de ficção científica ou dos filmes de Blade Runner.

Adri 05/01/2021

Ficção científica raiz
O que torna este livro um clássico da ficção científica, e que também destaca os grandes livros do gênero, com certeza é como as mudanças tecnológicas impactam a sociedade e modificam sua cultura. É muito fácil achar livros de ficção com alienígenas, andróides, guerras interplanetárias mas ainda assim encontrar uma sociedade muita próxima da nossa, quase estagnada. Um planeta quase morto por poluição radioativa, pessoas depressivas e solitárias, a posse de animais orgânicos (não sintéticos) como uma nova forma de status social e a presença de andróides quase indistinguiveis dos seres humanos são alguns dos elementos que tornam esse romance essencial a qualquer fã de ficção científica que realmente trata de mudanças sociais e culturais advindas da evolução científica/tecnológica. Ainda me pergunto porque o futuro da humanidade é sempre retratado de forma tão sombrio e desesperançosa em obras do gênero, praticamente sem qualquer progresso moral, ao contrário do que fez Star Trek next generation ainda que mais especificamente no início da série, com a retidão de seus personagens frente as dificuldades e encontro com povos menos evoluídos e mais agressivos. De qualquer forma, um bom livro, mas com certeza bastante triste.

Helder 28/07/2020

A melhor descrição sobre androides que já vi na vida.
Agora entendi o que é Ficção Científica. :)

Uma terra devastada pela guerra onde até o ar tornou-se toxico. A solidão de quem viu grande parte de população buscar refúgio em outros planetas enquanto insiste em viver no que sobrou (por medo ou por não conseguir desapegar). A busca pela convivência em cultos como o Merceanismo, onde a vida humana tenta ser única e a busca o consolo de que não está só e a busca incessante por androides refugiados que insistem em viver como humanos (o que é proibido).

A história é um dia (sim, um único dia) na vida agora não tão monótona de Deckard, um caçador de recompensas que vê o destino colocar em suas mãos uma missão quiçá impossível: deter um grupo de 8 unidades Nexus-6, a mais avançada até o momento.

Entre dificuldades e dilemas filosóficos, o nosso nada carismático detetive percorre grandes corporações, discorre sobre o que é ser vivo, vê humanos que desistem da vida enquanto androides buscam ser reconhecidos como seres vivos, enfrenta dilemas morais e encontra-se, tendo uma ideia de quem realmente é no mundo.

PKD foi fantástico ao discorrer sobre um "romance" que mostra, em minha opinião, a concepção de androide mais perfeita construída até hoje. Um sistema com inteligência superior, com possibilidade de realizar milhões de cálculos, mas que nunca está realmente vivo porque não é possível codificar a "empatia", aquela coisa invisível que nos faz nos reconhecer como seres vivos e que nos faz sentir os outros ao nosso redor.

Está aí a essência do que seria um psicopata (um ser com inteligência, mas sem sentimentos). Impossível para a convivência quando no mesmo nível do humano.

É uma leitura que realmente vale a pena ser lida.

OBS: Nesta edição existem comentários e entrevistas com o autor. Vale a pena ler até a última página.

Marcos-1771 11/11/2020

Estamos rodeados de Andys
A história do livro é mais uma das clássicas de k. Dick.

O que faz você ser um ser humano, o que te faz ser você mesmo? O livro trás inúmeros questionamentos

A empatia que "diferencia" os humanos dos androides, é a chave do livro. A empatia, sentimento que falta em muitos homens atualmente, estamos cercados de androides, pessoas que estão jogadas na máquina do mundo e não sentem mais nada pelos seus semelhantes, puro individualismo.

Animais elétricos, animais verdadeiros, animais... A importância de se ter um animal para ser "bem visto" socialmente, todos querem um animal, inclusive Deckard vive para comprar um animal verdadeiro.

A Metafísica também está envolvida no livro, drogas, depressão. A vida precisa de um impulso para conseguirem sobreviver, pois a vida nunca parece que vai melhorar, vai ser sempre assim.

Androides sonham com ovelhas elétricas?
Homens sonham com ovelhas?

letíciavmf_ 07/03/2021

A estória em si é até interessante, mas o modo como foi escrita não me agradou tanto, deixando algumas questões meio confusas pra mim.

Tailane.Carine 26/12/2021

Eu demorei um pouco a entender o ambiente da história, a entender os personagens, os sentimentos deles, mas o livro é muito bom, reflexões existencialistas em todo o livro kkk
10/10