Nada de Novo no Front

Nada de Novo no Front Erich Maria Remarque

Resenhas - Nada de Novo no Front

Gabs 26/06/2023

Pesado e necessário
Esse livro é uma denúncia aos horrores da Primeira Guerra Mundial e a vida dos soldados do front e as crueldades vivenciadas num contexto em que nem sabiam pelo quê lutavam.

juLuiLes 25/06/2023

A guerra é uma desgraça
A obra é horrível, agoniante, melancólica e pesarosa, ou seja, perfeita. O autor retrata a realidade da guerra pela perspectiva de quem a vive, o que dói muito ao leitor. É impossível ler e não se questionar sobre o mundo em que vivemos. É revoltante saber que pessoas são colocadas umas contra as outras sem que haja alguma rusga entre elas. Tem um trecho no livro que mexeu comigo. Algum dos personagens da comitiva principal diz não querer matar franceses, pois ele nunca havia visto um antes da guerra, logo, não tinha razão para causar algum mal a eles. Enfim, como dito por Paul: Só o hospital mostra realmente o que é a guerra.

Peloponeso 23/06/2023

Leitura obrigatória
Eu sinceramente não tenho muito o que falar neste momento, mas de uma coisa eu tenho certeza: este livro precisa ser lido pelo máximo de pessoas possível!
Com o aumento da romantização de guerras, a sua glamourização e obras e mais obras com intuito de mostrar como a guerra é heróica e todos esses outros adjetivos que não irei me estender, ?Nada de novo no front?traz uma visão visceral, dolorosa, feia, fétida dos horrores da Primeira Guerra.
A incrível ambientação que Erich M. Remarque nos transporta para a frente do campo de batalha, nos fazendo capazes de sentir o cheiro de sangue e lama no ar e aquela vertigem pavorosa de não saber o que esperar para o dia de amanhã. No nosso caso, o que nos esperar em cada página virada.
Não é por menos, nosso autor foi combatente nesse momento cruel ainda jovem, colocando nas palavras seus traumas e a vivência no front.

Cartola de Bigode 21/06/2023

Nada de novo no front
De pouco em pouco o front vai te mastigando e te deixando sem esperanças.
Cada vez mais as pessoas vão perdendo um pedaço delas pra guerra e esse livro consegue mostrar isso de uma forma bem íntima; acho que isso só foi possível porque o autor realmente lutou na primeira guerra.
Tem muitas histórias que romantizam a guerra e usam ela pra criar heróis, mas nessa aqui tudo que vai encontrar são jovens que nem ao certo sabem do porquê de estarem matando outros jovens.

Laysa1997 11/06/2023

Angustiante manifesto antibelicista
Depois de mais de dois anos da leitura, quando penso em "Nada de Novo no Front" fico momentaneamente sem palavras. E ainda que não haja palavras suficientes para definir o horror da guerra, Remarque conseguiu mostrar a "verdadeira face" da guerra, do dia a dia dos soldados, que, longe de serem os heróis perfeitos dos filmes e propagandas armamentistas, eram, em sua maioria, homens traumatizados, cansados e famintos. A história contada em primeira pessoa é uma mistura de relato e ficção, já que Remarque, assim como Paul (protagonista e narrador), também se alistou, aos dezoito anos, logo no início da Primeira Guerra Mundial. É incrível como um livro escrito há quase 100 anos, sob a perspectiva de um jovem soldado, em um país e contexto histórico completamente distintos da minha realidade, conseguiu me impactar tanto: "Bombardeio, fogo cerrado, fogo de barragem, gás, minas, tanques, metralhadoras, granadas de mão...são apenas palavras, mas encerram o horror do mundo.”

Layla.Ribeiro 04/06/2023

No campo de batalha cheira morte?
Um livro forte e delicado sob o ponto de vista de um jovem soldado que vai lutar no front e vivenciar os horrores da Primeira Guerra Mundial, um livro de cunho antimilitarista publicado antes da Segunda Guerra, de forma a conscientizar que a guerra é danosa, que não leva a lugar nenhum, lembrar para nunca repetir, sabemos que não foi o que aconteceu. É uma obra muito boa para apresentar as pessoas que não têm nenhum conhecimento sobre o que foi a Grande Guerra, leitura envolvente e de linguagem clara, o único defeito para mim são os capítulos longos.
Este título da resenha que eu trouxe é um trecho da música Campo de Batalha do cantor de reggae baiano Edson Gomes eu já ouvi inúmeras vezes, mas nunca tinha parado para pensar sobre ela de fato, mas quando estava lendo esse livro, algum vizinho meu estava ouvindo essa música e parei finalmente para analisa-la e a música de fato é o resumo deste livro, resumo das guerras que ocorreram e ainda ocorrem, todos sabem que não é benéfico para ninguém nem para o país, nem para os civis e nem para os próprios soldados, como diz o cantor na letra: ?Derramar teu sangue. Em favor de que? de que? (nada)?, em resumo, como o próprio autor do livro fala sem deixar de ser atual: ?não há nada de novo sobre o front.?

Kayara.Silveira 03/06/2023

Leitura obrigatória
Apesar dos personagens apresentados serem fictícios, a história contada é real. O autor lutou pelo lado da Alemanha durante a primeira guerra e escreveu o livro baseado em suas anotações durante este período.

O livro é de cunho totalmente pacifista, mostrando os horrores da guerra e o lado humano dos soldados que ali lutaram, de ambos os lados. O autor abandona a narrativa heroica tradicional e traz diálogos cheios de reflexões com trechos como "Seria mais simples e melhor do que isto aqui, onde quem luta não são os verdadeiros interessados" e "Estamos aqui para defender a nossa pátria. Mas os franceses também estão aqui para defender a deles. Quem tem razão?". Portanto não me surpreendi ao descobrir que durante a segunda guerra seus livros foram queimados e sua cidadania alemã foi retirada.

Junto as histórias de tragédia, também há toques de humor e reflexões beirando a poesia, o que torna a leitura menos pesada. Mas não deixa de ser uma história sobre a guerra, então devemos estar cientes que leremos alguns trechos perturbadores.

Acredito que esse é o tipo de livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida, se eu fosse professora de história colocaria como leitura obrigatória aos meus alunos.

Eduardo1304 10/05/2023

Nada de novo no front
Relatos reveladores da vida em uma frente de batalha durante a primeira guerra mundial.
Gostei da história, dos personagens, da ideia pacifista que o livro traz e da reflexão sobre o horror da guerra com suas causas banais e consequências devastadoras.

Renato 26/04/2023

Citações
No seu entender, uma declaração de guerra deve ser uma espécie de festa do povo, com entradas e músicas, como nas touradas. Depois, os ministros e os generais dos dois países deveriam entrar na arena de calção de banho e, armados de cacetes, investirem uns sobre os outros. O último que ficasse de pé seria o vencedor. Seria mais simples e melhor do que isto aqui, onde quem luta não são os verdadeiros interessados.

Marcela Bomfim | @TeIndicoTodoDia 25/04/2023

Te indico para ler e assistir: NADA DE NOVO NO FRONT

O aclamado livro de Erich Remarque é um dos mais importantes romances pacifistas do século XX, é brutal e devastador e ganha uma nova adaptação cinematográfica que está concorrendo a 9 OSCAR's.

Em "Nada de Novo no Front", acompanhamos a trajetória do protagonista Paul, um jovem alemão de família humilde, que como tantos outros de sua geração, abandonou a escola e partiu para uma guerra que não era sua.

O livro é um romance baseado nas experiências de guerra do próprio autor e o mesmo consegue criar uma narrativa reflexiva e brutal de um dos acontecimentos mais chocantes do mundo, nos emocionando e nos deixando também incrédulos.

A nova adaptação, disponível no catálogo da NETFLIX, expõe de forma explícita e chocante todas as cenas descritas pelo protagonista e de forma fiel ao livro e também a história, consegue ser devastadora.

Certamente, obras que se complementam e nos mostram o horror pelo o qual muitos passaram, capaz de nos causar todas as emoções possíveis.

E você? Já leu ou assistiu essa obra?
Se eu fosse tu não perdia tempo e ia agora procurar saber um pouco mais!

E ah, se gosta do meu conteúdo por aqui, não esquece de curtir, comentar, salvar e compartilhar meus posts.
Até o próximo

site: https://www.instagram.com/p/Cmg9yMYLIlN/

Marcus.Santana 24/04/2023

Livro impressiona pela simplicidade e didatismo da narrativa
Uma obra clássica pacifista. Ela revela todos os horrores da Primeira Guerra Mundial. ?Nada de Novo no Front? nos apresenta um retrato da experiência pessoal de Erich Maria Remarque, que aos 18 anos conheceu os horrores da Primeira Guerra Mundial. Acompanhamos o dia a dia de Paul Bäumer e um grupo de soldados alemães, que motivados pelo sentimento patriota, enfrentam batalhas físicas e psicológicas nas trincheiras. A narrativa nos mostra uma faceta da guerra pouco divulgada, como as condições sanitárias enfrentadas pelos soldados como infestação de ratos e piolhos, o convívio com cadáveres, assim como surtos de claustrofobia e acessos de loucura.

Em seu pouco tempo de descanso, os soldados se perdem em pensamentos de um passado que eles nem se lembram mais, de uma brusca ruptura em sua juventude, de sonhos abandonados e de uma vida onde a guerra se tornou sua principal crença. É no companheirismo e sentimento de fraternidade que eles encontram força para ?suportar a angústia e o medo de morrer?.

O autor expõe as incertezas desses jovens que ao saírem para o front, não tinham profissões, e tudo que conhecem são tiros e granadas. Preocupações quanto ao fim da guerra, revelam que a sua experiência no front não será algo que poderão despir como uma roupa.

O livro impressiona pela simplicidade e didatismo da narrativa. Isso explica seu extraordinário sucesso ao ser lançado em 1929. Mas os milhões de livros vendidos não foram suficientes para impedir a chegada dos nazistas ao poder,em 1933, que baniram e queimaram esta obra e depois fizeram o mesmo com milhões de seres humanos. Isso nos leva a refletir sobre a impotência da razão sobre a emoção, pois os instintos são muito mais poderosos do que as reflexões.

Gases, gritos, calor, lama, fome. É uma leitura marcante, pois a sensação de você estar nas trincheiras te acompanha com a sucessiva explosão de eventos. As questões mais profundas do livro, só demonstram o conhecimento de causa do autor.

É um livro extremamente recomendado para quem ainda acredita na guerra romântica hollywoodiana. Remarque simplesmente mostra a guerra nua e crua, longe de qualquer romantismo ou idealização: soldados desesperados, civis sofrendo, políticos lucrando, etc.

GIZ 20/04/2023

O livro trata da vida dos soldados no front, na Primeira Guerra. A obra já foi transformada em filme, inclusive premiados.
Nada de Novo no Front é um livro necessário para que possamos pensar quem realmente faz a guerra e por que o faz. Pouco se fala do sofrimento e da vida dos soldados, da sua solidao, de ter que matar alguém pelo simples fato de matar, das populações atingidas, dos familiares e amigos desses soldados que ficam à sua espera. Seu retorno, como ficam suas mentes, seus lutas. Isso quando voltam.
A guerra é um ato cruel em nome de algo que não faz parte da população. Infelizmente, se fala muito dos feitos, dos generais, dos imperadores, dos presidentes, dos primeiros ministros, mas pouco de quem realmente lutou.

Kessidy.Kevin 13/04/2023

Terra, terra, terra.
"Para nenhum homem a terra é tão importante quanto para um soldado.Quando ele se comprime contra ela, demoradamente, com violência, quando nela enterra profundamente o rosto e os membros, na angústia mortal do fogo, ela é seu único amigo, seu  irmão, sua mãe. Nela ele abafa o seu pavor e grita no seu silêncio e na sua segurança ela o acolhe e o liberta para mais 10 segundos de corrida e de vida, e volta a abrigá-lo: às vezes para sempre." ?Nada de novo no front.

Daniel1906 10/04/2023

Nada de Novo no Front
Certamente uma das melhores leituras do ano. Achei fantástica!
O narrador é um soldado alemão e conta fatos do dia a dia das tropas durante a Primeira Guerra Mundial.
Muitos detalhes sobre as condições das tropas, relatos cruéis e penosos sobre o combate, pensamentos e reflexões que o narrador e seus companheiros tiveram ao longo do conflito. Há também trechos belíssimos (alguns bem tristes, mas nao deixam de serem retratados lindamente pelo autor) sobre amizade, companheirismo e sexualidade desses homens.
O autor foi ex combatente durante o conflito, sua história de vida torna a obra ainda mais interessante. Alguns acreditam que o livro se trata de uma obra autobiográfica, mas até onde eu pude saber, não existe confirmação disso.