Nada de Novo no Front

Nada de Novo no Front Erich Maria Remarque

Resenhas - Nada de Novo no Front

Giu 06/04/2023

Forte como tem que ser
Fiquei curiosa pra ler quando soube que tinha sido escrito por um soldado que foi pra guerra mesmo.
É tão verdadeiro e triste, sem romantização, escancara a realidade da guerra...O que passava na cabeça dele tão novo vivenciando aqueles horrores, se questionando...E detalhes que passam despercebidos.
Eu adoro livros com fundo de guerra, mas alguns romantizam muito, por isso eu amei ter lido esse. É forte como tem que ser. Emociona, revolta e faz refletir.

Leila 04/04/2023

O livro "Nada de Novo no Front" de Erich Maria Remarque é uma obra-prima da literatura mundial e uma importante reflexão sobre as agruras da guerra. Este livro, publicado originalmente em 1929, é um relato poderoso sobre a vida dos soldados alemães durante a Primeira Guerra Mundial. O autor apresenta um retrato honesto e realista da guerra, sem romantizá-la nem glorificá-la de forma alguma.

Ao longo do livro, Remarque mostra como a vida é efêmera e como a morte é onipresente na vida dos soldados. Ele retrata as agruras e perrengues reais que ocorrem no campo de batalha, como a fome, a sujeira, o frio, a dor e o sofrimento. Ele também mostra como o companheirismo e a amizade são essenciais para que os combatentes possam sobreviver e manter a sanidade mental.

Uma das características mais marcantes do livro é a maneira como Remarque descreve a decadência do final da Primeira Guerra Mundial. Ele mostra como os soldados perderam a esperança e a fé na causa pela qual lutavam, e como a guerra se transformou em uma luta pela sobrevivência. O autor também dá uma pincelada de como viviam os civis nos poucos contatos que os soldados tiveram com eles.

O livro "Nada de Novo no Front" é uma crítica poderosa à guerra e à mentalidade belicista que leva as pessoas a acreditar que a violência é a solução para os conflitos. Ele mostra como a guerra é uma máquina de matar que destrói vidas e sonhos, e como ela afeta tanto os soldados quanto os civis. É uma obra que deve ser lida por todos aqueles que desejam entender a natureza da guerra e as consequências terríveis que ela traz consigo.

Homero 28/03/2023

Nada de Novo no Front... Apenas.
Erich Remarque escreveu este livro após ter vivido anos pelas trincheiras da primeira guerra mundial.
Este fato é preponderante para que esta obra tenha enraizada uma vibe realista que vai dá brutalidade da guerra, as filosofias de jovens que crescem numa guerra e de coisas "inúteis" que acontecem na guerra.

E além disso, um romance bem escrito que caminha entre auto-reflexões e diálogos vívidos.

Por fim o nome "Nada de Novo no Front" que é aterrador para quem chega ao final.

As expectativas foram alcançadas com sucesso!

Alan kleber 25/03/2023

"Para todos os cirurgiões, a guerra é uma época magnífica."
"Sou jovem, tenho vinte anos, mas da vida conheço apenas o desespero, o medo, a morte e a mais insana superficialidade que se estende sobre um abismo de sofrimento. Vejo como os povos são insuflados uns contra os outros e como se matam em silêncio, ignorantes, tolos, submissos e inocentes. Vejo que os cérebros mais inteligentes do mundo inventam armas e palavras para que tudo isto se faça com mais requintes e maior duração. E, como eu, todos os homens de minha idade, tanto deste quanto do outro lado, no mundo inteiro, veem isto; toda a minha geração sofre comigo. Que fariam nossos pais se um dia nós nos levantássemos e nos apresentássemos a eles, para exigir que nos prestassem contas? Que esperam de nós, se algum dia a guerra terminar? Durante todos esses anos, nossa única preocupação foi matar. Nossa primeira profissão na vida. Nosso conhecimento da vida limita-se à morte. Que se pode fazer, depois disto? Que será de nós?"

Nada de Novo no front fala sobre desumanização, perda e solidão. E nos faz refletir sobre a fragilidade da vida e sobre os valores que realmente importam.
O livro Retrata de forma intensa e realista a vida dos soldados alemães durante a primeira guerra mundial. O autor, Erich Maria Remarque, narra a história através dos olhos de Paul Baumer, um jovem que se alista no exército com a esperança de defender a pátria, mas que logo percebe que a guerra é algo muito diferente do que imaginava.
A narrativa é crua e impactante, apresentando-nos o dia a dia dos soldados no front, com todos os seus horrores e misérias. Remarque consegui transmitir com mastria a angústia e o desespero de jovens que foram lutar em uma guerra que não compreendiam e que não tinham nada a ganhar. Muitos desses garotos foram enganados, ludibriados por professores que exigiam heroísmo e amor a pátria deles. Jovens que achavam que a guerra seria rápida, mas que acabaram chafurdando na lama durante 4 anos. Sofrendo todo tipo de misérias e sofrimentos.
Através de Paul Baumer, Remarque nos mostra como a guerra destrói não apenas a vida dos soldados,mas também sua humanidade. Aos poucos, Baumer percebe que aqueles que eram seus inimigos não eram tão diferentes dele mesmo, que todos estavam ali apenas para cumprir ordens e sobrevjver.
O livro é uma critíca implacável a guerra e àqueles que a promovem.
E mostra como a ideologia nacionalista pode cegar pessoas e levar a destruição de vidas e nações inteiras. E como a guerra é uma ferramenta usada pelos líderes políticos para manter o poder. E ela continua sendo uma ameaça real para a humanidade.
Este é um livro atemporal. Leiam.

Vini 25/03/2023

Essa leitura é um lembrete oportuno da futilidade e desperdício da guerra.
Em pouco menos de duzentas páginas, o autor Erich Maria Remarque revela a estupidez, a insanidade e a crueldade do conflito armado. O livro segue uma estrutura bastante simples e eu não curti muito a escrita do livro. O autor nos leva para cenários infernais, mas entrega um pouco de melodrama e tranquilidade na história. A leitura de 'Nada de Novo no Front' é um lembrete oportuno da futilidade e desperdício da guerra e do efeito que ela tem sobre indivíduos e nações.

Siga-me: Insta, Face, Pinterest, Tumblr, Filmow, Spotify, Skoob, TikTok e Twitter: @estantedovini

site: https://www.estantedovini.com.br/post/resenha-nada-de-novo-no-front

leiturasdaursula 21/03/2023

Um relato visceral
"Nada de novo no front" é um romance anti-guerra escrito pelo autor alemão Erich Maria Remarque. Publicado em 1929, o livro é uma crônica da Primeira Guerra Mundial do ponto de vista de um jovem soldado alemão chamado Paul Baumer.

O livro é um relato cru e realista das dificuldades e horrores da guerra, incluindo a morte de amigos próximos e o trauma psicológico que os soldados enfrentam. Remarque retrata a guerra como uma experiência brutal e sem sentido que destrói vidas humanas e destaca a ironia de jovens que são incentivados a lutar em nome da pátria, mas que acabam sendo vítimas da violência e do sofrimento.

Em suma, "Nada de novo no front" é um livro poderoso e emocionalmente impactante que questiona a glorificação da guerra e faz um apelo pela paz. É uma leitura obrigatória para aqueles que desejam entender as consequências reais do conflito armado e seus efeitos duradouros sobre as pessoas que participam dele.

otxjunior 16/03/2023

Nada de Novo no Front, Erich Maria Remarque
A narrativa de 1º pessoa se aproxima de uma 3º, tamanha a despersonalização que a guerra provoca. O título original é irônico, "no front, nunca há silêncio", até ser ressignificado no final brutal. Sobra poesia, o que não é de todo mal, sendo a alemã do início do século passado.

Gui Mendes 05/03/2023

Impactante
Decidi adiantar a leitura desse livro devido a indicação do filme ao Oscar, não me arrependo nada. Nunca tinha visto nenhuma obra retratar de maneira tão séria, impactante e assustadora o que os milhões de soldados passaram nas trincheiras européias.

O filme conseguiu adaptar o livro extremamente bem, mesmo assim o final do livro é BEM melhor.

Kelvin Mosna 02/03/2023

A guerra é instrumento de desastres humanos
Em síntese, o livro de Erich Maria Remarque, escrito em 1929, que ganhou adaptações cinematográficas, continua irrefutavelmente palpitante ao demonstrar a realidade fatídica das guerras. Assim, ao contrário do que tenta fazer crer grande parte do método hollywoodiano, a guerra não é glamourosa. Essa ácida verdade – permeada por massacres e mortes – é sonegada por Hollywood em grande parte. A história ali narrada, pautada pela Primeira Guerra Mundial, infirma a confecção de histórias heroicas e seus sedutores feitos. Em síntese: a guerra é um infeliz instrumento de desastres humanos. Nada mais.

Ana Ponce 01/03/2023

Brutal
Não tenho outra palavra para definir essa leitura além crua e brutal, com zero glamourização da guerra, o autor opta uma abordagem mais realista - com direito a lama fétida, fome, doença, e a ociosidade.
E podemos dizer que o título realmente faz jus a narrativa abordada.
Recentemente saiu uma nova adaptação, desta vez alemã, simplesmente incrível, com um trabalho de sim fenomenal, que me lembrou muito a sensibilidade do trabalho feito em "O som do silêncio".

Walldir.Braz 28/02/2023

Uma leitura incrível e assustadora
Li este livro por recomendação do meu professor de história/sociologia e me surpreendi. A narração retrata o terror da primeira guerra mundial do modo assustador e desumano que ela aconteceu. É um grande livro!
Aviso: não leia se tiver estômago fraco, existem partes da narrativa que são bem chocantes.

Caroline 27/02/2023

O que é um soldado sem guerra?
Nada de novo no Front é uma experiência de leitura que merece ser vivida, por mais que seja considerado uma ficção não há dúvidas que Erich M. Remarque colocou pedaços de sua trajetória nas trincheiras durante todo o livro. Por conta disso, na época de lançamento foi considerado por ex-soldados como uma das obras mais realistas de guerra.

A história é contada a partir do ponto de vista de Paul (nosso protagonista) e seus companheiros de escola, que alistaram-se para o exército movidos pelo discurso patriota que lhes era contado. Mas, Paul e seus amigos logo percebem que a guerra é diferente do que imaginavam e enfrentam, conforme o tempo passa, as consequências da vida no Front.

A narrativa é profundamente reflexiva e cheia de melancólia, com uma linguagem rebuscada que transmite o desespero e o desamparo que Paul sentia durante aquele longo tempo. É um livro para ser lido devagar, porque pode se tornar arrastado por conta do vocabulário utilizado na escrita.

Porém, o livro é intenso e carregado de palavras significativas que podem ser trazidas para o tempo atual. Uma história dolorida mas que recomendo para todos.

Gabriel.Maissack 25/02/2023

Sem Heróis
É comum ver em histórias de guerra o sofrimento que ela causa, mas é comum também ver a resignificação disso através do propósito maior, do heroismo. Mas aqui não. Aqui você vai ver uma luta vazia de significado, onde mesmo as vitórias tem gosto de derrota, até porque não tem um porque, a não ser o porquê daqueles que não tomam a frente no campo de batalha

Bruna Chaves 25/02/2023

O livro é curto, mas mostra vários aspectos da primeira guerra que eu desconhecia. Me emocionei com a história. O filme é uma boa adaptação, apesar de não superar o livro