O segredo do meu marido Liane Moriarty

Resenhas - O Segredo do Meu Marido

Karoline 12/02/2023

A leitura foi bem interessante na grande maioria do tempo. Desde o início, fui instigada pela curiosidade e já liguei alguns pontos logo de cara. Apesar disso, o final foi inesperado e até decepcionante para algumas personagens. Mesmo assim, é um bom livro! ?

Manu 11/02/2023

Gostei de serem três famílias diferentes, gostei das histórias que as envolviam, minha predileta foi a história da Tess e todo o enredo dela. Acertei o conteúdo da carta. Mas esperava um pouco mais de suspense no livro, algo mais surpreendente, empolgante. A leitura é muito boa, gostei bastante do livro, mas podia ter tido uma cereja do bolo e não teve.
Os capítulos da rachel eu achei muito tristes, fiquei agoniada em algumas partes, mas ainda assim eu gostei.
O final do livro faz a gente pensar muito em ?tudo que você faz um dia volta pra você?
Esperava um pouco mais do livro mas é um livro bom

Mariana 09/02/2023

O puro suco do drama das famílias de classe média.
Três mulheres, três famílias, três dramas diferentes.
Cecília com sua família perfeita, sua organização perfeita, sua cidade perfeita se vê a mercê de uma carta que vai mudar tudo.
Tess descobre que seu marido se apaixonou por sua melhor a liga e prima.
Rachel uma idosa coma vida traumatizada pela perda de sua filha adolescente.
Três história que se conectam e te fazem pensar em como a culpa e os segredos faz parte do cotidiano de todos.

Halynka 05/02/2023

Uma escolha despretensiosa
A escolha pela compra deste livro foi despretensiosa. A escolha por ser o livro da vez, também. No entanto, surpreendeu-me positivamente! Boa escrita e um enredo que prende o leitor.
Histórias de três famílias entrelaçadas por uma determinada situação, ainda que alguns participantes não façam nenhuma ideia sobre esta.
Não é uma história de amor, embora seja. É uma história de assassinato, embora não seja!

Lewrites 31/01/2023

Leitura passiva agressiva
O plot é bom, mas eu senti que lá pela metade ficou um pouco cansativo. Fiquei insatisfeita com o final de tudo mundo praticamente.
Gosto de drama familiar, mas achei algumas coisas desnecessárias. Só para encher página (também me incomodou os comentários gordofóbicos, e algumas frases).
Lembro que tive que ficar lembrando o tempo todo que esse livro foi escrito nos anos 2000.

ana 25/01/2023

10/10
adorei a história, a escrita, tudo!! conheci a autora por pequenas grandes mentiras e achei que me prendeu do início ao fim, no começo pela história da carta, depois de revelado achei que ficaria morno mas todos os dramas me deixaram bem envolvida na história. muito bom (mas tb sou fácil de impressionar kkkk)

Sofia.Teixeira 24/01/2023

Gostei bastante, porém esperava mais
Eu fiquei super curiosa com a sinopse e recebi ótimas recomendações desse livro. Mas, como sempre, expectativa acaba com a minha experiência.

O livro é bom, mas super enrolado. Tem cenas descartáveis e as partes importantes acontecem todas de uma vez só. Gostei, mas esperava mais

Fernanda631 23/01/2023

O Segredo do Meu Marido
O Segredo do Meu Marido foi escrito por Liane Moriarty e foi publicado em 30 de julho de 2013.
O Segredo do Meu Marido traz a história de três diferentes mulheres, que acabam impactadas e entrelaçadas a partir da revelação do segredo do marido de uma delas, Cecilia Fitzpatrick. Ela encontra uma carta no porão de sua casa escrita por seu marido com a recomendação de ser aberta única e exclusivamente após sua morte. Como ele ainda está vivo, e sem indício algum de estar doente, ela fica dividida entre abrir ou não o envelope.
A história começa nos apresentando Cecilia e seus dramas familiares. A princípio fiquei um pouco aturdida com a quantidade de informações aparentemente irrelevantes que a autora joga na narrativa. Ela descreve quase que de maneira exata como funciona nossa cabeça naqueles momentos em que nem estamos muito preocupados em pensar. Parece que tudo faz parte de seu plano de mostrar que as personagens do livro são de fato banais. Mães de família, esposas dedicadas, mulheres comuns vivendo vidas monótonas, "sem sal" ou sem vivacidade.
Cecilia é uma personagem que se vê diante de uma decisão praticamente impossível. A solidez de seu casamento e de sua vida fica completamente ameaçada quando ela descobre a carta que deveria ser aberta apenas quando John-Paul, seu marido, já tivesse morrido. O que ela descobre a desestabiliza e a faz questionar não apenas quem é seu companheiro, mas ela mesma, devido às atitudes que precisa tomar.
No segundo capítulo conhecemos Tess. Tess também enfrenta uma reviravolta ao descobrir que as duas pessoas que mais ama (o marido e a prima/melhor amiga) estão apaixonados. Em um esforço quase irracional de salvar sua família de um divórcio, ela vai embora de casa para que os dois vivam essa paixão, na esperança de que tudo volte ao normal depois disso.
E no seguinte, Rachel. Uma mulher que recebe a notícia de que seu filho vai se mudar para Nova York com a esposa e o filho, sendo a criança a única alegria na vida de Rachel, que teve a filha assassinada há mais de vinte anos.
Essas três mulheres, tão diferentes entre si, têm suas vidas conectadas de uma forma inesperada. Liane Moriarty conta uma história que, apesar de ter momentos mais parados, nos faz querer saber o que vai acontecer com aquelas mulheres.
É um pouco confuso no começo e é quase impossível ligar uma mulher a outra, mas ao longo da narrativa pequenos detalhes vão se conectando e vamos percebendo o que a autora quis com tudo aquilo.
Cecilia sempre deu tudo de si para suas três filhas e seu marido. É uma mulher dedicada ao seu trabalho e ganha muito bem com isso, é ativa nas questões de sua comunidade, apaixonada por seu marido e tenta ao máximo ser uma mãe exemplar.
Tess nunca pensou que havia nada errado em seu casamento e jurava que era super feliz com seu marido e sua prima/melhor amiga.
Rachel ama seu neto com todo seu coração e não consegue imaginar como será sua vida agora que ele vai mudar com os pais para Nova York.
De repente Cecilia encontra uma carta escrita por seu marido que só deveria ser lida quando ele morresse, Tess descobre que seu marido e sua prima estão apaixonados e Rachel não consegue seguir em frente mesmo após mais de vinte anos do assassinato de sua filha. A história inteira muda quando Cecilia abre a carta escrita por seu marido.
Talvez um dos grandes trunfos de O Segredo do Meu Marido esteja em sua narrativa. De forma leve e despretensiosa, a história começa a ser narrada de forma a logo envolver o leitor, principalmente pelo delicado humor que a permeia.
A escrita de Liane Moriarty logo mostra ter apenas uma máscara de aparente leveza, escondendo uma trama muito mais complexa. Exatamente como suas personagens, que vão além do que demonstram.
Fui cativada inicialmente tanto pela escrita da autora quanto, e principalmente, pela curiosidade acerca da carta encontrada por Cecilia. Porém, as próprias tramas iniciais de cada mulher chamaram minha atenção, de forma a querer conhecê-las melhor e saber como lidariam com seus problemas — ou como cada um deles evoluiria ao longo do enredo.
Um romance bem delineado sobre os conflitos de cada uma de suas personagens. Há sim um caráter psicológico na trama, mas no sentido de se aprofundar nas personalidades, receios e anseios das figuras apresentadas. Não só Moriarty as retratou com maestria como conseguiu atrelar cada uma das vidas com singularidade e perspicácia, fazendo de O Segredo do Meu Marido surpreendente, impactante e moderadamente reflexivo, ainda que sua leitura seja leve e prazerosa.
A autora sabe como construir mulheres e suas diversas camadas, com qualidades e defeitos. Essa característica ficou evidenciada durante a leitura de O Segredo do Meu Marido. Cecilia, Tess e Rachel tem motivações próprias, atitudes humanas (e, muitas vezes, falhas) e não fazem o que o leitor acha que elas devem fazer, mas sim o que acreditam ser o melhor para si mesmas e para quem amam. Essa habilidade de Liane Moriarty de criar boas personagens femininas é algo que me agrada muito em sua escrita.
O livro de Liane Moriarty te coloca na pele das três personagens principais e te faz pensar: O que você faria se descobrisse o que Cecilia descobre? Como você agiria se estivesse no lugar de Tess? Você faria o que Rachel fez a respeito do suposto assassino de sua filha? Fiquei com essas perguntas indo e voltando em minha mente durante toda a leitura.
O Segredo do meu Marido é sobre destino e escolhas. Muita gente gosta de planejar cada detalhe da vida e às vezes somos surpreendidos, seja com uma coincidência louca ou com algo totalmente inesperado. Também existe aquela coisa da gente lembrar de algum momento da nossa vida e pensar “e se eu tivesse feito diferente?”, sendo que é melhor não pensar isso. A vida é como é, e o rumo dela é só um. O que está feito, está feito, e dificilmente pode ser mudado.
O segredo do meu marido é uma leitura rápida, fácil e muito prazerosa. Mudou alguns conceitos pré-estabelecidos e definitivamente é uma leitura que eu recomendo sem pensar duas vezes.
O desfecho foi bem inesperado e as informações finais também. Simplesmente sensacional. Um livro bom, que te tira da sua zona de conforto sem nenhum arrependimento e te faz adorar cada segundo.

Patricia_Nobre 18/01/2023

Que livro é esse??
"Nenhum de nós conhece todos os possíveis cursos que nossas vidas poderiam ter tomado. E provavelmente é melhor assim. Alguns segredos devem ficar guardados para sempre. Pergunte a Pandora".

Falar desse livro é bem estranho, porque nem sei o que pensar dele. A gente começa achando que a história vai pra um lado, que vamos saber de tudo no final, que tudo vai ser esclarecido e de repente a história traz uma série de coisas no epílogo que me deixou passada...
O livro foi uma experiência muito boa, mas em alguns momentos ficou cansativo porque descrevia muito os momentos diários que, pra mim, não eram tão relevantes pra o desenvolvimento da história.
De todo modo, me surpreendeu e me deixou confusa tb ?.
Confesso que esperei um pouco mais, e não favoritei. De todo modo foi uma leitura boa, mas teve seu tom bizarro. Poderia ter tomado outro rumo, na minha opinião.

Annaplima 15/01/2023

"Quando a carta tinha sido escrita? ... Imagine que seu marido tenha lhe escrito uma carta que deve ser aberta apenas quando ele morrer. Imagine também que essa carta revela seu pior e mais profundo segredo - algo com o potencial de destruir não apenas a vida que vocês construíram juntos, mas também a de outras pessoas."
Gostei bastante do livro!!!

Isaias Gamma 13/01/2023

Liane Moriarty te prende com a cara no livro a cada página
Peguei esse livro para ler pois amei a leitura de "Pequenas Grandes Mentiras" e o que dizer sobre "O Segredo do Meu Marido?"
Sim, foi outra leitura excelente que te faz ficar pensando o dia todo nele e o que pode estar acontecendo por trás de tudo.
Todo o drama familiar é delicioso de ler, é como se você tivesse lendo uma grande fofoca.
Apesar de ter sido uma leitura viciante e eu já querer pegar outro da autora pra ler, teve alguns fatos que me fizeram tirar notas do livro:
1° Não precisava ter tanto sobre o muro de Berlim né!? Sim, eu sei que as passagens tem todo um contexto mas mesmo assim
2° descobri o que o marido escreveu na carta, justamente no capítulo em que ia ser revelado me deu um estalo e descobri momentos antes. Hora hora, temos um Sherlock Holmes aqui???
3° a personagem Tess, dentre as três protagonistas achei tão desnecessária, o ponto de conecção da historia dela com a das outras principais foi fraco, e é uma personagem com falas gordofobicas durante a sua narrativa em vários momentos, sei que ela está com raiva e tudo. Mas sério Tess? Melhore.

Raquel834 12/01/2023

O segredo do meu marido
A história em si é legal de acompanhar... Porém, as personagens principais não são tão cativantes.
Gostei bastante da inserção da história do Muro de Berlim no livro, principalmente pela vivência da Cecília e os apontamentos da Esther.
No entanto, ainda estou na dúvida, se tinha necessidade de ter aquele epílogo.

Emanuelle189 12/01/2023

Vi algumas resenhas dizendo que acharam o livro chato e fiquei chocada kkkkk. Desde o início, você fica curioso pra saber qual é o segredo, e após descobrir, fica curioso pra saber como vai ser o desenrolar da história. Você questiona toda e qualquer atitude dos personagens, que é só ladeira abaixo. Eu gostei muito da história. Os sentimentos são tão bem descritos que você se identifica. Você se coloca no lugar de todos os personagens( quase todos). Você pensa no que faria se estivesse no lugar deles. Eu descobri que não sei o que faria porque é tudo tão dolorido e difícil.

Amei a ligação entre as personagens e a metáfora com o muro de Berlim. Não é um livro para que você leia buscando suspense (o que achei que de fato seria). É um livro onde você percebe o quanto você não conhece a pessoa que convive com você todos os dias e o quão falho é o ser humano. Eu amei

Luciana1005 12/01/2023

O segredo do meu marido
A história se passa na Austrália e gira em torno de uma carta que foi escrita por John-Paul à sua esposa, anos atrás. Sua intenção era fazer com que a esposa, Cecília, tivesse acesso a carta após a sua morte. Ou seja, ela não deveria ter acesso a seu grande segredo enquanto ele ainda estivesse vivo. Porém, ele acaba perdendo a carta no meio da bagunça de seu escritório e sua esposa a encontra anos depois, quando ele ainda está vivo.

A carta e o segredo contido nela são partes fundamentais da história, mas o ponto forte da trama é como a autora apresenta os personagens. No decorrer das páginas mergulhamos na vida dos personagens principais e passamos a conhecer seus pensamentos mais íntimos. Todos são retratados de maneira realista e com zero romantismo. E ao conhecer seus pensamentos e preocupações nos deparamos com aspectos da personalidade de cada um, que não são nada admiráveis.

A autora também consegue fazer com que o leitor enxergue bondade em seres humanos que fazem maldade. O que nos faz refletir sobre situações em que mesmo as piores maldades podem ser manifestadas em momentos ?específicos? guiados pelo descontrole emocional.

O livro traz questões muito problemáticas e a que mais me deixou desconfortável foi o tema gordofobia. Confesso que não gostei muito da forma que foi trazido para o livro. Tive a sensação que a autora deixou uma mensagem também problemática sobre o tema.

E para finalizar é um livro que fala de pessoas e relacionamentos de maneira densa e nos convida a infinitas reflexões.

Opinião: Gostei muito do livro! Os pontos que me deixaram desconfortáveis na história me trouxeram muitas reflexões. E o que mais me impressionou foi a facilidade com que a autora descreveu cenas cotidianas trazendo com tanta fluidez fragmentos da personalidade de cada personagem. É um livro que nos convida a enxergar os acontecimentos da vida pela perspectivas dos indivíduos que estão envolvidos direta ou indiretamente com eles. Recomendo!