Da minha terra à Terra

Da minha terra à Terra Sebastião Salgado

Resenhas - Da minha terra à Terra

A.Nascimento 08/04/2014

Simplesmente Sebastião
Após ler 'Da Minha Terra à Terra' fiquei mais humano.
Sebastião tem uma visão de vida, de humanidade incrível, ele se preocupa tanto com as pessoas e tanto com a natureza que nos cerca que é impossível ler esse livro sem se emocionar. O primeiro capítulo, por exemplo, emociona como ele descreve o seu contato com uma Tartaruga Galápagos, nome dado ao Arquipélago, também visitado por Darwin "teoria da evolução".
Em suma, o livro é deliciosamente escrito, uma lição de humanidade e amor à natureza. Grande presente.

allanpatrick 17/05/2014

Um humanista
Acompanho o trabalho de Sebastião Salgado desde 1990, quando vi pela primeira vez numa revista a exposição de uma série de fotos de sua autoria.

É impossível ficar indiferente ao seu trabalho e ao lermos sua biografia-depoimento entendemos o porque. Salgado é o tipo de homem que Bertold Brecht definiu como imprescindível: consciente dos mecanismos que giram o mundo, corre sempre atrás de retratar as vítimas colaterais, sejam humanas ou ambientais, ao mesmo tempo em que cria uma série, gênesis, que nos faz acreditar que outro mundo é possível.

Obrigado, Sebastião, por trazer sua luz ao mundo!

Cintia 15/10/2014

Sebastião Salgado viveu sua infância e parte da adolescência cercado pela natureza, vivendo em plena liberdade, numa época e local onde longas distâncias eram percorridas a cavalo em meio a mata brasileira Teve contato com a cidade apenas quando decidiram mandá-lo estudar. Salgado conheceu então coisas que nem imaginava existir. Conheceu a política e passou a lutar por seus interesses e pelo que acreditava ser importante para a sociedade. Conheceu o sofrimento do brasileiro, um sofrimento que se remete mundo a fora. Formou-se em economia, se casou com Lélia que estudava arquitetura, precisou se refugiar na França onde trabalhou como economista e conheceu a fotografia através de Lélia que precisava fotografar arquitetura. Viajou para a África e lá descobriu sua paixão pela fotografia e reconheceu nas dificuldades africanas as mesmas dificuldades brasileiras. Todo esse processo, essa vivência e experiência possibilitaram a Salgado construir seu universo de trabalho, esse conhecimento fez com que ele focasse seu trabalho grande parte na cobertura do ser humano, seja na fome, na miséria ou no trabalho. Por estas influências é que Sebastião Salgado faz suas escolhas fotográficas, seleciona o que deseja que o mundo veja.
O livro me mostrou que o amor pela fotografia pode começar em qualquer idade e que fotografar não é o simples fato de apertar um botão, é preciso pensar a fotografia como instrumento de luta por ideais. Além disso, fotografar exige um conjunto de funções que vão desde uma conversa sobre o tema até a exposição do trabalho. É preciso pensar a fotografia, ter paciência e esperar o tempo que a fotografia demanda. O livro tem uma narrativa muito agradável que demonstra com clareza o amor que Salgado tem pelo trabalho, pela família e até mesmo por seu país. Salgado destaca que é possível acreditar na humanidade, apesar de todos os horrores que presenciou como fotógrafo, ainda há no mundo coisas pelas quais lutar e que o homem ainda vale uma tentativa de mudar.

Bruno Soda 17/04/2021

Inspirador
Uma bela biografia de Sebastião Salgado. O livro não apenas conta sua história, como também seu pensamento sobre o ser humano e a natureza, construído a partir das diversas experiências de seus projetos fotográficos.

Celaro 11/04/2021

Uma curta história para tão grandiosa obra
A auto-biografia do grande fotógrafo Sebastião Salgado conta suas origens, suas crenças e um pouco de seus projetos e suas viagens. digo um pouco pois é um livro curto para a qualidade da obra que Salgado produziu e com tanta intensidade no trabalho.

Elaine cris 30/12/2022

Quero mais.
Sou fã do trabalho deste homem, que me inspirou a fotografar.
Gostei muito do livro, porque eu conhecia o trabalho e algumas histórias por trás de alguns ensaios, neste livro ele mostra como iniciou como fotógrafo, as circunstâncias que o fez chegar a ser um fotógrafo renomado. O que me surpreendeu é o lado político que eu não conhecia, a narrativa do livro é bem fluída e deu vontade de continuar lendo mesmo depois de terminar.

Recomendo para amantes de fotografia, a quem queira saber um pouco sobre a ditadura militar.

Christiane 24/07/2021

Depois que vi a exposição "Genesis" no MON em Curitiba estou fascinada pelo trabalho de Sebastião Salgado. Assisti ao documentário O Sal da Terra e agora terminei de ler o livro Da minha terra à terra onde ele nos conta sua história pessoal e o que significa fotografar para ele. Vai além, fala sobre o que aprendeu com este trabalho para sua vida, para sua maneira de ver o mundo.

Comecei a leitura ontem e não consegui largar até finalizar o livro. Fui envolvida e desejei que o livro continuasse. O que dizer de uma pessoa que percorreu mais de 120 países, viu coisas atrozes, tristes, dilacerantes a ponto de adoecer fisicamente e psiquicamente, que aprendeu a arte da paciência necessária para poder fotografar e que fotografou o que sentia mantendo sempre a dignidade do outro, mesmo nas piores situações? O que Sebastião nos transmite é uma lição de vida, de viver, sem fechar os olhos ao que pior o ser humano tem, suas misérias, sua crueldade, sua ganância, mas também nos levando aos mais belos lugares deste planeta, onde o homem ainda vive em harmonia com a natureza, com os animais. Ele nos ensina a poder viver neste lado do planeta mais bonito, sem fechar ignorar o outro lado, uma vez que somos responsáveis por tudo que ocorre neste mundo, de maneira direta ou indireta, pois quando compramos produtos fabricados por crianças, por escravos, ou produzidos através da destruição da natureza, estamos colaborando com a tristeza do mundo.

Suas fotos são um despertar, uma conscientização, não são tiradas para produzir pena ou compaixão e com isto apaziguar a consciência de Salgado ou para dar lições. Para ele as fotos são sua vida, são subjetivas, captam o que ele está vivendo e sentindo.

Ele constata que os migrantes, mesmo tendo que deixar suas terras por causa da pobreza, buscam algo de melhor, acreditam que irão ter uma vida melhor e por isto inventam uma nova vida longe de sua terra natal, já os refugiados não fazem isto, eles foram obrigados a deixar suas terras pelo medo, para fugir das atrocidades, da morte, e não tem o desejo de uma vida melhor, querem apenas sobreviver quando o conseguem. Os relatos de Salgado sobre os Balcãs e Ruanda são fortes, e ainda ficam muito longe do que ele viveu ali, por mais que as fotos retratem isto como um espelho.

Há uma tendência a pensar que o Holocausto foi o maior genocídio e que isto não se repetirá, mas ou estamos cegos ou não queremos ver. O genocídio que ocorreu na África e nos Balcãs é atroz, cruel, o pior lado do ser humano.

Lendo Salgado, vendo o documentário, olhando suas fotos o que vejo é que estou diante da humanidade com o que ela tem de pior e com o que ela tem de melhor.

Felipe B. 01/10/2020

Fotografia em palavras
Um ser humano que vai além de um simples fotógrafo e ambientalista. Sua história de vida é surpreendente e motivacional em todos os sentidos. Incomparável e inigualável são qualidades pequenas pra descrever o quanto Sebastião Salgado foi e ainda significa para o Brasil como um todo. Biografia mais do que recomendada: obrigatória.

Teeh 07/01/2015

DA MINHA TERRA Á TERRA, DE SEBASTIÃO SALGADO
Sebastião Salgado é conhecido mundialmente por suas fotografias em preto e branco que conseguem passar histórias completas em apenas um quadro. Um fotógrafo que consegue passar tanto sentimentos em fotos, também me surpreendeu na escrita.

"Para alguns, sou um fotojornalista. Não é verdade. Para outros, sou um militante. Tampouco. A única verdade é que a fotografia é minha vida"

Da minha terra á Terra é uma autobiografia, mas, assim como nas suas fotos, Sebastião Salgado não se delonga, ele vai direto aos pontos importantes (talvez por isso um livro tão curto). Não sei bem o que esperava do livro, acho que uma história de um sempre apaixonado por fotografias que acabou criando uma obra maravilhosa. Mas não foi bem assim.

site: http://livrosaquaticos.com/2014/12/04/da-minha-terra-a-terra-de-sebastiao-salgado/

Roberta 06/06/2015

Da minha terra à Terra - Sebastião Salgado
É incrível ler as 146 páginas da obra e em todas elas enxergar o humanismo, a solidariedade e a preocupação do mineiro em registrar a existência de cada ser humano que viu atrás das lentes nos 120 países que já visitou. A simplicidade e a parceria que tem com a esposa, desde os seus vinte anos, é uma coisa única, assim como o amor que sente pelos seus dois filhos, Juliano e Rodrigo.

“Da minha terra à Terra” é mais que um livro biográfico, é um mapa do nosso mundo e o registro das histórias dos humanos que vivem nele, que nos faz questionar o que estamos fazendo de bom para a terra e o mundo e nos instiga a conhecê-lo da mesma forma que Sebastião Salgado fez. Super recomendo!

site: https://depoisqueli.wordpress.com/2015/06/06/da-minha-terra-a-terra-sebastiao-salgado/

Victor 29/05/2017

A história do maior fotógrafo brasileiro!
É uma autobiografia, sendo apenas a apresentação feita por Isabelle Francq. Nesse livro Sebastião conta os principais acontecimentos de sua carreira e o por quê de alguns fatos, como por exemplo a opção pelo preto e branco. Muito bem editado e a linguagem é super fácil. Mas o principal dessa obra é a forma como Sebastião, assim como nas fotos, expressa suas opiniões e sentimentos.

Joade 02/01/2018

Quem conhece as fotografias de Sebastião Salgado precisa conhecer também a sua história, os porquês dos projetos, como e o que o influenciou em toda a sua trajetória. O livro é ótimo, mas bastante objetivo (não espere aquelas biografias gigantes cheias de detalhes desnecessários).

Sebastião Salgado é um ser humano incrível, com uma história incrivelmente inspiradora, e que traz muitas lições para nossas vidas. Era fã do seu trabalho, hoje sou fã da pessoa do Sebastião, exemplo de vida.

Bia 12/04/2020

Legal
Interessante conhecer a trajetória de vida e as incríveis histórias dessa figura que tanto ouvi falar.

Sabrina 08/07/2020

O homem e o fotógrafo
O livro narrado por Sebastião Salgado conta partes de sua vida desde a infância, o exílio na época da ditadura e as viagens que fez para diversos projetos. Vale a pena para conhecer seu trabalho

Amanda 22/03/2021

Trajetória de vida de Sebastião Salgado com detalhes da vida pessoal e profissional.
Com linguagem simples e cativante, o livro narra a trajetória de vida de Sebastião Salgado com detalhes da vida pessoal e profissional.
Conhecido mundialmente por suas fotografias em preto e branco que conseguem passar histórias completas em apenas um quadro, Sebastião Salgado, assim como nas fotografias, não se delonga e vai direto aos pontos importantes.

De economista à fotografo, após o exílio na França e primeira visita à África, se apaixona pela fotografia e pela possibilidade de apresentar, através desta, um mundo que as pessoas não imaginam que exista.
Em cada uma das 152 páginas é possível enxergar o humanismo, a solidariedade e a preocupação em registrar a existência de cada ser humano que viu através das lentes nos 120 países que já visitou.

Uma ressalva:
Este livro retrata muitos assuntos já abordados no documentário "O Sal da Terra", então, para quem já o assistiu, não verá muitos fatos novos.

“Para alguns, sou um fotojornalista. Não é verdade. Para outros, sou um militante. Tampouco. A única verdade é que a fotografia é minha vida"

site: https://www.instagram.com/biblioteque.and.co/